21 de mar. de 2013

COLUNA DE ABRAHAM SHAPIRO: A receita correta para a solução dos seus problemas


Conta-se que um mestre oriental precisava escolher entre seus alunos aquele que seria o guardião de todo o grupo.  Para isso, tinha que descobrir quem teria as competências ideais para a execução das tarefas.
- “Vou apresentar-lhes um problema” - disse o mestre – “e aquele que resolvê-lo primeiro será o guardião do nosso grupo”.
Colocou um banquinho no centro da sala e sobre ele um valioso vaso de porcelana chinesa, enfeitado com maravilhosas flores.
- “Eis o problema” -  declarou o mestre.
Os discípulos contemplavam perplexos a maravilhosa peça: seus desenhos sofisticados em alto relevo, as flores... O que representava aquilo? Que enigma era este? Depois de alguns minutos de reflexão e inquietude, um dos discípulos levantou-se e fitou o mestre e os alunos à sua volta. Depois, caminhou até o vaso, pegou-o com mãos firmes e atirou-o no chão, estilhaçando-o em centenas de pedaços. Todos se espantaram.  Seguiu-se um silêncio misturado com censura no ambiente. Então, o mestre, dirigindo-se àquele discípulo, lhe disse:
- “Você será o nosso novo guardião”.
Aos demais, ele declarou:
- “Eu fui claro. Disse que todos estavam diante do problema. Não importa quão belo ou fascinante ele fosse. Este e qualquer problema tem que ser enfrentado e eliminado”.
Na empresa ou na vida só existe um problema quando há uma diferença entre o que está realmente acontecendo e aquilo que se desejaria que estivesse acontecendo.
Gerenciar é resolver problemas. Esta é a sabedoria máxima da gestão. Contudo, mesmo as pessoas que sabem teoricamente disso gastam tempo demais discutindo de quem é a culpa, e nada investem em conhecer as causas. E quando não há a quem culpar, elas buscam uma causa externa sobre a qual não têm nenhum controle.
A solução real de um problema é aquela que garante que ele não se repetirá. E isto, só se consegue quando a causa é focalizada e eliminada.
Guarde isto: avaliar e atacar as causas de um problema é muito superior à solução de quaisquer efeitos causados por ele.
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário