18 de fev. de 2013

COLUNA DE ABRAHAM SHAPIRO: Só proteja seu entusiasmo

Cadê aquele entusiasmo que você sentiu um dia? Está aí ainda? Ou você cedeu aos "conselhos" dos seus "mui amigos" que lhe disseram: "Vá com calma!", "Não dê tudo de si!”
Quantas boas ideias você já teve na vida? Conte-as. E inclua os pensamentos captados em palestras, em treinamentos na empresa, ouvindo uma matéria de rádio ou lendo um jornal.  A ideia brilhou na sua mente. Você se encantou com ela e  se aqueceu pelo desejo de realizá-la. Você se viu transformando um belo ideal em prática, e sonhou com seus consequentes benefícios.
Mas o que houve depois com tudo aquilo?  Talvez você diga: “Faltou apoio!”  E eu lhe direi: “Você se desviou!”
Mas a questão é: “Por quê?” E a resposta: “O seu entusiasmo esfriou”.
Entusiasmo é o que mantém o calor dos nossos planos. Entusiasmo é o alimento da autoconfiança – aquela certeza de que somos capazes, de que temos força e o alcance para realizar.
Imagine que você plantasse uma vinha, cuidasse de seus primeiros brotos se convertendo em folhas e a aguasse na medida certa. Depois, você construísse uma parreira na qual ela cresceria e lançasse suas gavinhas, até produzir as primeiras uvas. Lá está o primeiro cacho irisado ao sol.
Se alguém se aproximasse dizendo: “Por que tanta dedicação e cuidado? Isto são apenas uvas”. Você concordaria com esta visão? Se sim, estaria transformando em nada todo o seu trabalho. Seria a mais dolorosa e desprezível tolice.
Você – e só você – sabe quanto fez para proteger a sua planta dos insetos, do sol excessivo, das pragas e do frio. Desde o plantio você suou para cuidá-la. Estes frutos que acabam de nascer não são iguais aos de uma feira ou mercado. Eles são o prêmio pela sua devoção e esforço.
Esta pessoa não faz ideia disso. Portanto, jamais assuma sua visão displicente. Não a ouça – por nada neste mundo!
Feche os seus ouvidos para toda e qualquer pessoa que deseje gelar o seu entusiasmo. Recue se preciso.  Resista com todas as suas forças.  Só não consinta em reduzir ou deixar morrer a sua força interior, a sua fé, o seu ardor,  pois, sem isto você estará definitivamente vencido. Ou talvez morto!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário