17 de jan. de 2013

Academia Mourãoense de Letras elege patronesse e fundadora da cadeira 38


A professora Cristina Gláucia Schreiner da Mota (foto) vai ocupar a cadeira 38 da Academia Mourãoense de Letras (AML), que tem como patronesse a pioneira mourãoense Adelaide Teodoro de Oliveira. A eleição da nova acadêmica aconteceu em reunião ordinária no dia 16 de janeiro, na sede da instituição, anexa à Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello. A posse da nova acadêmica será em maio, juntamente com a da acadêmica Dirce Bortoti Salvadori, recém eleita fundadora da cadeira 37, em evento que marcará os 11 anos de fundação da Academia Mourãoense de Letras. 
Fundadora - Na manhã de quinta-feira (17), ela recebeu com surpresa a visita do presidente Jair Elias dos Santos Júnior, para comunicar da sua eleição para a Academia de Letras. Quando disse positivamente ao convite efetuado pela AML.  “Foi com grande alegria que recebi essa notícia, a qual considero um grande presente para mim, já que fiz aniversário no último dia 12 de janeiro. Sempre acompanhei os trabalhos da Academia e sei da sua importância para o desenvolvimento da cultura em nossa cidade e região. Aceito com satisfação esta honraria e farei o melhor para colaborar e fortalecer a nossa Academia de Letras”, disse a mais nova acadêmica.
Cristina é mourãoense, professora emérita formada em Letras, pela Faculdade de Ciências e Letras e Educação de Presidente Prudente (SP), com especialização em Estrutura do Ensino da Língua Portuguesa, pela Fecilcam. É escritora e atual presidente da Associação Mourãoense dos Escritores (AME), historiadora, empresária no ramo de materiais elétricos, diretora Administrativa da Câmara da Mulher Empreendedora, e atuante em movimentos  voluntários da  comunidade.
Patronesse - A indicação do nome de Adelaide Teodoro de Oliveira (foto) como patronesse da cadeira 38 foi bem recebida pela família, que faz questão de agradecer a manifestação da AML. “É um sentimento de gratidão e de muita emoção, uma honraria póstuma a uma pessoa que só viveu fazendo o bem, foi a primogênita de uma família de 12 filhos e que na sua vida sempre teve um carinho muito especial pela comunidade mourãoense. Estamos felizes com esta homenagem, a qual por extensão, reverencia toda a nossa família que aqui chegou há 102 anos”, afirmou Nelson Teodoro de Oliveira, irmão da mais nova patronesse da AML.
Jair Elias e a nova acadêmica da AML, na manhã desta quinta-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário