30 de set. de 2012

AGRADECIMENTO POR MAIS UM DIA

HOMENAGEM AOS técnicos tetracampeões do basquete de Campo Mourão na história dos JAP´s

Campo Mourão é tetracampeão do basquete masculino nos Jogos Abertos do Paraná, o nosso glorioso JAP`s. Na sua história, os títulos foram conquistados sob o comando dos técnicos Ademir "Billy" Basso em 1995, depois em 2009 com Daniel Wattfy, em 2011 com Emerson Luiz e agora em 2012, novamente com Emerson, o treinador mais vezes campeão em competições oficiais na nova geração do basquete paranaense. O BLOG posta algumas imagens vencedoras destes importantes personagens que com muito trabalgo e competência, apoio de dirigentes e atletas, da Fecam, patrocinadores, apoiadores, imprensa e de torcedores mourãoenses subiram no pódio e colocaram Campo Mourão no mais alto degrau do esporte paranaense. Uma singela homenagem a quem fez, com paixão e obstinação a história vencedora do nosso basquete.


E Viva o basquete mourãoense, um exemplo a ser seguido. E como escrevo e manifesto sempre: "Bom mesmo é ganhar e ser campeão é melhor ainda! Pois quem ganha comemora, e quem perde tenta justificar."

NOS JAP´S 2012: Campo Mourão fica em 5º lugar na classificação geral em Maringá

Foi encerrada na tarde deste sábado em Maringá a  fase final da edição 55 dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s). 
Campo Mourão terminou em quinto lugar na classificação geral. Parabéns aos dirigentes, organizadores e atletas das seleções que colocaram a cidade novamente entre as melhores do Paraná.
No geral, Maringá foi campeão com 627 pontos. Em segundo ficou Cascavel, Ponta Grossa em terceiro e Londrina em quarto lugar. Na sequência, Foz em sexto, Toledo em sétimo, Paranavaí em oitavo, Araucária em nono e Pato Branco em décimolugar.
AS PERFORMANCES DAS SELEÇÕES DE CM EM 2012
Campeão: basquete masculino, tênis de mesa e xadrez feminino.
Vice-campeão: tênis de mesa e xadrez masculino.
Terceiro lugar: atletismo feminino e masculino, judô feminino.
Quinto lugar: futebol de campo, handebol masculino, judô masculino e natação masculino.
Sexto lugar: ciclismo feminino.
Sétimo lugar: futsal, karatê e tênis masculino.
Oitavo lugar: basquete e handebol feminino.
Nono lugar: ciclismo e volei de praia masculino.
Décimo lugar: Volei de praia feminino.
Décimo primeiro lugar: karatê feminino.
A nota lamentável foi a eliminação do futsal feminino pela inscrição irregular de uma atleta. Lamentável e fato triste para uma modalidade que já venceu muitas vezes competições oficiais em anos anteriores.

O BASQUETE MOURÃOENSE É TETRA!

A imagem acima é do basquete masculino de Campo Mourão após a entrega da premiação como tetracampeão dos Jogos Abertos do Paraná, a maior competição poliesportiva do Estado. E viva o basquete mourãoense!

HOJE É DIA DA BÍBLIA e Dia de São Jerônimo

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo".
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na "Cidade Eterna", Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA Domingo, 30 de Setembro de 2012

Evangelho (Marcos 9,38-43.45.47-48) - Domingo, 30 de Setembro de 2012 - 26º Domingo Comum
Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor.
41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.
42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.
- Palavra da Salvação. -  Glória a vós Senhor.

29 de set. de 2012

PLANTÃO DO BLOG: CM vence Maringá e é tetracampeão do basquete masculino nos Jogos Abertos do Paraná 2012

É Campeão! É Bi! É Tri! É Tetracampeão! Viva o basquete mourãoense, que na tarde deste sábad venceu Maringá por 76 a 57 e sagrou-se tetracampeão da modalidade nos Jogos Abertos do Paraná. Mais uma conquista que consolida o ótimo trabalho, mesmo com dificuldades desenvolvido dentro e fora das quadras. Na imagem vitorioa, o técnico Emerson Luis, o craque Djair e o auxiliar técnico Eliseu Souza, no estúdio número 01 da Rádio Colméia em Campo Mourão no programa campeão Tocando de Primeira. Viva!

AOS 83 anos, morre Hebe Camargo

NOS JAP´S 2012: TÊNIS DE MESA de Campo Mourão é Ouro no Feminino e Prata no Masculino em Maringá


O tênis de mesa encerrou sua participação nos 55º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) na quarta-feira.O grande destaque foi Campo Mourão, que levou as três medalhas no feminino: ouro com Viviane Nakasato, prata com Evaine Aoki, e bronze com Fabiana Massaretto.
No masculino, a vitória ficou com Rennan Tanabe, de Maringá, seguido por Eduardo da Silva, de Cascavel, e Emerson Jerônimo, de Toledo, fechando o pódio dessa categoria do tênis de mesa, que contou com a participação de 28 atletas. No feminino, foram 20 mesatenistas.
Pontuação geral. Na categoria feminino, Campo Mourão fechou os JAPs com a melhor pontuação: 70. Maringá ficou em segundo, com 55,5 pontos, e Cascavel terminou na terceira colocação, com 44 pontos. Já no masculino, Cascavel levou a melhor (58 pontos), com Campo Mourão em segundo (39 pontos) e Toledo em terceiro (36,5 pontos). Na imagem acima, craques do tênis de mesa com os dirigentes Sérgio Ueda e Edilson Suetomi, do esporte mourãoense.

NOS JAP´S 2012 EM MARINGÁ: Modalidades coletivas encerram Jogos Abertos


Termina neste sábado a 55ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, competição que reuniu deste o último dia 24 em Maringá cerca de 3.500 atletas representando 43 municípios na disputa de 20 modalidades.
Os últimos troféus dos esportes coletivas serão disputados a partir de 13h30. Ao todo serão distribuídas 105 taças, mas a maioria delas ficará na Cidade Canção que de forma antecipa assegurou o título de campeã geral do evento já com os resultados de quinta-feira.
Os campeões da handebol masculino serão conhecidos a partir de 13h30, no Ginásio de Esportes Chico Neto com os vencedores das semifinais Maringá x Cascavel e Goioerê x Londrina realizadas nesta quinta-feira.
No basquete masculino, a partir de 14h, será definido o título envolvendo os vencedores dos confrontos semifinais desta quinta que seriam Maringá x Campo Mourão, dirigido pelo técnico Emerson Luis.  O futsal conhecerá o campeão, no Chico Neto, a partir de 15h entre Maringá x Cascavel. Aqui a garantia de bom nível técnico já que opõe equipes que disputam o Estadual da Série Ouro.
Também no Chico, às 16h30, o vôlei masculino vai apontar a cidade campeã. Se enfrentam vencedores dos cruzamentos entre Maringá x Foz e Araucária x Cascavel.
As emoções finais do futebol acontecem no Estádio Willie Davids, às 15h. O título ficará entre as equipes que venceram as semifinais que foram disputadas entre Maringá e Ponta Grossa e Araucária e Francisco Beltrão.
Além das semifinais à noite, a sexta-feira teve ainda a definição do atletismo, pela manhã, na pista do Willie Davids. Cascavel conquistou cinco medalhas de ouro; Campo Mourão, Londrina e Paranavaí ficaram com três douradas cada e Ponta Grossa obteve dois primeiros lugares.
Os maringaenses com melhores resultados foram com medalhas de prata nos 5 mil metros, Luzia de Souza Pinto; salto triplo, Claudine Paola Gimenes e 200 metros, Guilherme Soares Santana. Para compensar, a Cidade Canção conquistou duplo ouro no vôlei de praia. Fonte: O Diário de Maringá.

NOS JAPS 2012: NO XADREZ, é campeão no Feminino e Vice no Masculino

Terminaram na manhã de sexta-feira (28), as competições do xadrez da fase final dos 55º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão A, que estão sendo realizados em Maringá. Paranavaí no masculino e Campo Mourão no feminino ficaram com título geral dos JAPs 2012.1

NOS JAP´S 2012: Campo Mourão decide título no basquete masculino hoje conta Maringá


Campo Mourão venceu Londrina por 104 a 42 e disputam hoje a medalha de ouro com Maringá, que ganhou de Pato Branco por 109 a 53. As decisões acontecem no Ginásio do Country Club, às 10h e às 14h respectivamente.
Campo Mourão, do técnico Emerson de Souza, entrou em quadra nesta tarde contra Londrina, com muita tranquilidade e fechou o 1º quarto em 29x05. No 2º quarto (60x08) Londrina não conseguiu passar pela defesa de Campo Mourão, que a cada ataque surpreendia com cestas de três pontos, além de enterradas espetaculares de Thiago, Roberto e Michel. Demonstrando cansaço visível, Londrina ‘desacelerou’ no 3º quarto, e Campo Mourão finalizou totalizando 85x23. Uma pequena reação foi vista no 4º quarto (104x42), mas Campo Mourão garantiu a vitória e irá disputar amanhã a medalha de ouro contra Maringá.
Maringá e Pato Branco protagonizaram a segunda semifinal da noite. Pato Branco saiu na frente, mas logo Maringá achou o rumo da cesta e virou o jogo, fechando o 1º quarto em 24x12. No 2º quarto comprovou seu favoritismo e alavancou o placar, finalizando no total em 51x20. O 3º quarto foi um despertador para Pato Branco, que acertou mais cestas, entrou com seus ataques e teve mais garra em defender seu garrafão, mas não foi suficiente, e Maringá fechou o tempo em 77x37, finalizando o jogo em 109x53. Amanhã Pato Branco disputa com Londrina a medalha de bronze.

HOJE É DIA dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".
São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)
São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.
São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA Sábado, 29 de Setembro de 2012

Evangelho (João 1,47-51)

Sábado, 29 de Setembro de 2012
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
- Palavra da Salvação.  - Glória a vós, Senhor.

EVANGELHO DO DIA Sábado, 29 de Setembro de 2012

Evangelho (João 1,47-51)

Sábado, 29 de Setembro de 2012
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.





28 de set. de 2012

EVANGELHO DO DIA Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2012

Evangelho (Lucas 9,18-22)

Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2012 -5ª Semana Comum
Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.
22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
- Palavra da Salvação.  Glória a vós, Senhor.





27 de set. de 2012

EVANGELHO DO DIA Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012

Evangelho (Lucas 9,7-9)

Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012
São Vicente de Paulo
Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

26 de set. de 2012

EVANGELHO DO DIA Quarta-feira, 26 de etembro de 2012a Evangelho (Lucas 9,1-6)

Evangelho (Lucas 9,1-6)- Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012  - São Cosme e São Damião
Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
- Palavra da Salvação.  Glória a vós, Senhor.

25 de set. de 2012

DA COLUNA DO ELY: Dos mais de 87 mil habitantes, quase 50% nasceram em Campo Mourão e 85% são paranaenses


 A foto acima registrei no final de semana. A Coluna do Ely publicou hoje que quase 50% dos habitantes de Campo Mourão nasceram na cidade. Isto é, dos 87.194 cerca de 49.8% (43.468) são mourãoenses de nascimento. E do total geral, 85% são paranaenses, ficando apenas 15% nascidos em outros estados brasileiros. Valeu Ely Rodrigues, muito interessante este levantamento.

EVANGELHO DO DIA Terça-Feira, 25 de Setembro de 2012

Evangelho (Lucas 8,19-21)

Terça-Feira, 25 de Setembro de 2012
25ª Semana Comum
Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

24 de set. de 2012

FESTIVAL DE Música dos Funcionários da Coamo (Festicam) é o melhor de todos os 32 anos

Com apresentações de trinta e seis canções na interpretação de mais de 50 calouros de várias regiões do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, aconteceu na sexta-feira e sábado, o 32º Festicam, o Festival de Música da Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo. O evento que é uma tradição há mais de três décadas é um dos mais antigos do interior paranaense, vem revelando calouros e valorizando a música brasileira.
Vencedores – Ao final das apresentações com animação da excelente Banda América, de Francisco Beltrão, foram anunciados os cinco primeiros colocados no Festicam 2012 que receberam troféus e prêmios em dinheiro.


Em primeiro ficou Rogério Dobbins (Goioxim) com a música “Mira Ira” de Lula Barbosa/Raices da América;
Rogério e Joel Makohin
em segundo, Fernanda Ribeiro Gomes de Assis (Palmital) com “Abandonada” de Fafá de Belém.

A música “Malaguenha Salerosa” de Chitãozinho & Xororó deu o terceiro lugar a dupla Emerson Carlos Pires e Fernando Lago da Silva, de Cantagalo.
Ricardo Rebouças Leite (Moreira Sales) foi premiado em quarto lugar com “O Mais importante é o Verdadeiro Amor” de Daniel, em quinto lugar,
“Pra Ser Feliz” de Daniel, com Jorge Marcelo Batista (Mangueirinha).
Nível alto - Para o diretor Social da Arcam e presidente da Comissão Organizadora do Festicam, Jorge Luiz Scarpin Carrozza, o “Festival vem melhorando ano após ano e o de 2012 pode ser considerado o melhor de todos os já realizados.” Carrozza ressalta o nível dos candidatos e dos jurados, a participação do público que compareceu em bom números nas duas edição – eliminatória e final- no ginásio da Arcam e a organização, como pontos fortes do evento.

“Foram duas noites com música brasileira de qualidade, os calouros são profissionais de diferentes áreas da cooperativa que subiram ao palco e mostraram seus dons artísticos. Foi um show da MPB, agradando as milhares de pessoas entre associados e convidados que prestigiaram este grande evento. Parabenizamos a todos os envolvidos direta e indiretamente, que fizeram um grande evento sócio-cultural na Arcam.”

Como atração especial da finalíssima do Festicam, a organização convidou para um mini-show a cantora mourãoense Carol Biazin, que foi um espetáculo à parte no Festival dos Funcionários da Coamo.
A comissão julgadora foi composta pelo músico e professor Raimundo Gabino, músico, radialista e publicitário Alan Palhano, jornalista Sid Sauer, radialista e apresentador de eventos João Nereu Ferreira, professora e empresária na área artística Edilaine Maria de Castro, e como presidente do Júri, o diretor de Esportes da Arcam e gerente Industrial de Alimentos da Coamo, Leonardo Marcelo Lucas.
Viva o Festicam! Um show na voz dos funcionários da Coamo.

RESPONSABILIDADE SOCIAL:Coamo é a cooperativa mais sustentável do Sul do Brasil


O resultado consolidado na 9ª Pesquisa de Gestão Sustentável, promovida pela Editora Expressão de Santa Catarina aponta a Coamo como a cooperativa mais sustentável do Sul do Brasil. A editora desenvolveu sua exclusiva Pesquisa de Gestão Sustentável em parceria com a Aequo Soluções em Sustentabilidade apontando as organizações de excelência em responsabilidade social empresarial. Na representatividade da pesquisa, as 114 empresas participantes faturaram juntas R$ 280 bilhões em 2011 e investiram R$ 3,7 bilhões em projetos e ações sociais no Sul.
As empresas premiadas foram avaliadas com os resultados provenientes nos investimentos em projetos sociais nas comunidades, saúde, segurança e condições do trabalho, meio ambiente, ecoeficiência do processo produtivo, treinamento e capacitação, entre outros. A pesquisas avaliam o desempenho organizacional das empresas dentro de quatro perspectivas – financeira, dos clientes, processos internos e qualidade de seu crescimento e aprendizagem.
“A Coamo é a campeã no setor Cooperativas e destaque nos critérios ´Questões do Consumidor´e ´Perspectivas de Clientes´. É uma premiação que nos orgulho para todos – cooperados, diretoria e funcionários- haja vista que a pesquisa da revista Expressão é baseada nas novas normas I S O 26000 que norteia um novo paradigma na responsabilidade social”, comemora o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. O evento de premiação realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

DEUS NOS PEDE PARA vencermos nosso orgulho, diz Bento XVI


"Seguir o Senhor requer sempre do homem uma profunda conversão, uma mudança no modo de pensar e de viver", afirmou Bento XVINeste domingo, 23, o Papa Bento XVI disse que o Senhor nos pede para sermos humildes e derrotar o orgulho enraizado em nós. Durante a oração mariana do Angelus, recitada no pátio interno da residência Apostólica de Castel Gandolfo, o Santo Padre afirmou que é necessário uma mudança no nosso modo de pensar e de viver para seguir a Deus.
“Seguir o Senhor requer sempre do homem uma profunda conversão, uma mudança no modo de pensar e de viver, requer abrir o coração à escuta para deixar-se iluminar e se transformar interiormente”, explicou.
Um ponto-chave no qual Deus e o homem se diferenciam é o orgulho – continuou o Papa; em Deus não há orgulho, porque Ele é total plenitude e é todo inclinado a amar e doar vida; em nós homens, ao invés, o orgulho está intimamente enraizado e requer constante vigilância e purificação.
Bento XVI acrescentou que “nós, que somos pequenos, aspiramos parecer grandes e sermos os primeiros, enquanto Deus não teme em se inclinar e se fazer último, por isso pediu à Virgem Maria que mostre a todos o caminho da fé em Jesus através do amor e da humildade.
"Peçamos a Deus que essas palavras inspirem todos aqueles que são responsáveis pelo dom da vida, das dignas condições de existência e de educação, do seguro e sereno crescimento das crianças. Toda criança possa gozar do amor e do calor familiar!". Canção Nova e Rádio Vaticano.

PROFESSORA MARIA JOANA: É primavera! A vida teimosa renasce


Este foi o título do artigo que escrevi e foi publicado no jornal diocesano Servindo em outubro de 2005 e na Gazeta Centro Oeste- 21 de setembro de 2005, no auge das denúncias do mensalão. Reproduzo trechos para reavivar nossos sentimentos.
“Quando a noite parece sem fim... sei que o sol continua a brilhar...”.
É tempo de primavera. Por mais longa que seja à noite, o sol continua a brilhar... Por mais frio que seja o inverno, a primavera sempre vem com sua explosão de vida, teimando em renascer. Mesmo que não tenhamos invernos rigorosos, dias curtos, escuros como outros países, a força de vida dos novos brotos sempre é um alento de vida...
...A que estrela atrelaremos nossas esperanças, nossos sonhos? Em meio a tantos problemas um misto de sentimentos nos invade: perplexidade, indignação, decepção, angústia quanto ao futuro. Depois de meses de sucessivas e intermináveis denúncias, instala-se o cansaço, o começo de descrédito. As CPI$ perdem o rumo, parecem resinar-se à falta de um final esclarecedor para toda a dinheirama do valerioduto. Na briga pelo poder, os partidos repetem o amadorismo da disputa anterior para a presidência da Câmara (só faz 7 meses que esse filme passou e já esqueceram...), demonstrando que não aprenderam nada com a lambança anterior, com a profunda crise ética que vivem nossos representantes. O governo não se comunica com suas bases e com o povo e continua apostando na “compra” de apoio parlamentar (R$1 bilhão, mais cargos...). Partidos aliados não se entende m entre si, o PT não se entende, não chegam a uma conclusão, não pune os culpados, perde petistas históricos de renome, o título de maior bancada. Quando vai acabar esse processo depurativo, esse inverno? Falta descerem dos seus saltos altos, vestirem as sandálias da humildade, acabarem com este festival de privilégios, com esta velha política do “é dando que se recebe”, ”todo mundo faz porque não eu- caixa dois, doações não contabilizadas, nomeações de parentes sem concurso etc...”, a política do vale tudo para se manter no poder e CUMPRIR A TAREFA PARA A QUAL FORAM ELEITOS: BUSCAR O BEM COMUM DO POVO BRASILEIRO.
Não se pode brincar com a fé do povo, com a expectativa de transformação da realidade dentro da ordem democrática que Lula encarnou. A esperança não é de aço, mas de cristal. É muito frágil e não aceita a explicação de que sempre foi assim. O PT chegou ao governo como uma força nova, encarnando a esperança coletiva de não repetir a história, mas sim de MUDÁ-LA. ”Ninguém tem o direito de maltratar a esperança da qual é portadora”diz Eduardo Galeano.
Mas, “apesar de você(s) amanhã há de ser novo dia” como canta Chico Buarque. É a nossa crença que nos motiva as reflexões cheias de esperança, apesar da crise política, da corrupção em todos os níveis: o latifúndio do mensalão, do mensalinho, o festival de mentiras, da falta de punição dos corruptos e corruptores e devolução do dinheiro roubado, do dinheiro público indo para contas no exterior, pagando viagens de alguns “amigos do rei”..., da paralisia nas ações do governo e partidos que criam à sensação de impunidade e conivência...
O Brasil tem todas as condições ecológicas, culturais e técnicas para dar certo, para trilhar um novo caminho que encerre os nossos cinco séculos de sofrimento, suor e lágrimas. Talvez por não passarmos pela dureza de invernos rigorosos, ou pela falta de guerras, o nosso povo seja assim com é, alegre, cordial, jeitoso, meio malandro para inventar jeitinhos de sobreviver, tão acolhedor que acolhe todas as nações do mundo que vieram. Aqui a COMUNIDADE HUMANA mostrou que é possível viver numa GRANDE FAMÍLIA. Para cá vieram levas e levas de imigrantes, povos sofridos que abandonavam seus países dilacerados por guerras, fome, desemprego e para cá vieram em busca de LIBERDADE em uma TERRA chamada ESPERANÇA. Diziam não a todas as formas de imperialismos, nazismos, fascismos, comunismos e outros ismos. Muitos deixaram tudo e arriscaram a vida para aqui chegar, mas NÃO SE ENTREGARAM.
Somos hoje, um país multicultural, todos que para cá vieram foram acolhidos cordialmente (vem de cordis-coração) como brasileiros, trouxeram na bagagem suas experiências, seus costumes, tradições e principalmente seus sonhos de uma VIDA NOVA. Mas não podemos confundir cordialidade, marca registrada do povo brasileiro, com burrice, alienação, passividade, aceitação do INACEITÁVEL...
ESTAMOS TRAUMATIZADOS SIM, Senhor Presidente. “Por sabermos que “essa não é nem a primeira nem a última crise” é que não cremos que “as mentiras que foram contadas irão aparecer”, que “aqueles que tiverem culpa pagarão pelos erros que cometeram”, pois NÃO É” essa a lógica natural da política” aqui no Brasil. Toda vez que as denúncias ameaçam subir a rampa do Planalto ao chegar ao Ministério da Fazenda a investigação para... Já sentimos cheiro de orégano no ar... Há sinais de “entendimento” entre PT, PSDB e PFL... Não adianta abster-se de votar nas eleições do PT, como se não tivesse nada a ver com os problemas do partido do qual é o PRESIDENTE DE HONRA. Não adianta fazer discursos éticos como se estivesse longe da raiz dos problemas ético-finaceiro-eleitorais do PT.
Use o bisturi, simbolicamente recebido dos médicos do Einstein e faça os cortes e reformas necessárias, mesmo que “seja na própria carne”. E que a ESTRELA DE DAVI (não a do campo majoritário do velho PT colocada até nos jardins do Palácio do Planalto...) ilumine seus passos, sua consciência para que possamos sair deste inverno escuro das sucessivas revelações das artimanhas para se manter no poder e resgatar a ESPERANÇA NA DEMOCRACIA, a CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES. Queremos poder olhar a polícia sem medo, olhar os políticos e ver neles parlamentares, governantes, estadistas que pensem nas próximas gerações (e não apenas nas próximas eleições...). Queremos ver a presença maciça de parlamentares silenciosos, atentos, ouvindo as despedidas de seus colegas, Roberto Jefferson, Severino, os únicos capaz de silenciar a Câmara... Queremos acreditar que estamos vivendo os últimos dias do “inverno”, que a PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO!!! Que podemos exclamar com Pablo Neruda ”Caramba, a primavera é inexorável!”
E exclamar hoje, primavera de 2012: Caramba, valeu à pena esperar 7 anos!!!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

EVANGELHO DO DIA Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2012

Evangelho (Lucas 8,16-18)

Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2012 -25ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
- Palavra da Salvação.  Glória a vós, Senhor.

23 de set. de 2012

EVANGELHO DO DIA Domingo, 23 de Setembro de 2012

Evangelho (Marcos 9,30-37)

Domingo, 23 de Setembro de 2012 - 25º Domingo Comum
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.
33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”
34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”
36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.
- Palavra da Salvação.  - Glória a vós, Senhor.

22 de set. de 2012

A COMISSÃO JULGADORA do 32º Festicam em CM

A Comissão julgadora do Festicam 2012: jornalista Sid Sauer, pubicitário e músico Alan Palhano, professor e músico Raimundo Gabino, professora e empresária na área cultural Edilaine Castro, radialista João Nereu e Leonardo Marcelo Lucas (diretor de Esportes da Arcam e gerente Industrial de Alimentos da Coamo).

OS CALOUROS DO Festicam, o Festival de Música dos Associados da Arcam, na edição 2012

Calouros do 32º Festicam, o Festival de Música dos Associados da Arcam - Associação dos Funcionários da Coamo- na edição 2012 em Campo Mourão, Paraná.

FINALISTAS DO Festival de Música da Arcam hoje em Campo Mourão no ginásio da Arcam

Acontece hoje no ginásio da Arcam em Campo Mourão, a grande final do 32º Festival de Música da Arcam, o Festicam, com as apresentações de 20 finalistas. A eliminatória realizada ontem contou com 36 músicas.
Confira os finalistas e a ordem de apresentação na noite de hoje, a partir das 20h30, com a animação da Banda América de Francisco Beltrão.
01) Camaro Amarelo/Munhoz & Mariano com Marcelo Nunes (Altamira do Pr)
02) O Grande Amor da Minha Vida/Gian & Giovani com José Pereira/Sebastião Pereira (Campo Mourão –Getec/Fiação)
03) Tentei te Esquecer/Matogrosso & Mathias com Ederson Gonçalves de Souza (Ouro Verde Oeste)
04) Deslizes/Fagner com Leondes Bispo Martires (Pensamento/Boa Esperança)
05) Proposta/Daniel com José Carlos Araújo (Campo Mourão - Gerem)
06) Pra Ser Feliz/Daniel com Jorge Marcelo Batista (Mangueirinha)
07) É isso aí / Ana Carolina e Seo Jorge com Cristiane Neves Hauage e João Carlos de Lima (GRH/Gejur)
08) Tente Outra Vez/Brenda dos Santos com Tainá Cristina Ferreira (Juranda)
09) Se Fiquei Esperando meu Amor Passar/Legião Urbana com Denilson Kuligowski (Paranaguá)
10) O Mais importante é o Verdadeiro Amor / Daniel com Ricardo Rebouças Leite (Moreira Sales)
11) Zé Ninguém/Biquine Cavadao com Geovane Santos (Luiziana)
12) Não Olhe pro Meu Olhar/César & Paulinho com Aparecido Santos/Noel Eustáquio de Souza (Fiação Goioerê/Getran-C. Mourão)
13) Malaguenha Salerosa/Chitãozinho & Xororó com Emerson Carlos Pires/Fernando Lago da Silva (Cantagalo)
14) Abandonada/Fafá de Belém com Fernanda Ribeiro Gomes de Assis (Palmital)
15) Menina/Cristian & Ralf com Nelson Klepa (foto)/João Marcos Maciel (Aral Moreira/Palmital)
16) Hoje eu Sei/João Paulo e Daniel com Reginaldo de Carvalho/ Lucas Pereira (Faxinal/Pitanga)
17) Vira-Vira/Mamonas Assassinas com Paulo, Marcos, Eliton, Celso e Rodolpho (Luiziana)
18) Mira Ira/-Lula Barbosa/Raices da América com Rogério Dobbins (Goioxim)
19) O Careta/Roberto Carlos com Luiz Carlos Alves (Paranaguá)
20) Homenagem ao Malandro/Diogo Nogueira e Chico Buarque com Grupo Entebe – Marcos, Moacir, Cláudio, Marcelo, Danilo, Diorgy, Jr. Colaço, e Fábio Pressinatte (Engenheiro Beltrão/Entreposto de C.Mourão e Quinta do Sol)

EVANGELHO DO DIA Sábado, 22 de Setembro de 2012

Evangelho (Lucas 8,4-15)
Sábado, 22 de Setembro de 2012 - 24ª Semana Comum
Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:
5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu:
“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.
- Palavra da Salvação.  - Glória a vós, Senhor.

21 de set. de 2012

HOJE É DIA DE SÃO MATEUS

A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: "Segue-me" deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.
Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.
É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como:
"Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem." e ainda:"Não podeis servir a Deus e ao dinheiro."
Com Judas, porém, ficou o encargo de "caixa" da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!
Este apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.
São Mateus, rogai por nós!
cancaonova.com
* Foto da Igreja matriz de São Mateus do Sul, no Paraná.