31 de jul de 2012

BASQUETE: hoje tem amistoso entre Campo Mourão x Foz, às 19 horas no ginasinho JK

A equipe do Campo Mourão Basquete adulto masculino realiza hoje amistoso contra Foz do Iguaçuno ginasinho JK às 19 horas.

A partida amistosa visa a preparação dos mourãoenses para as competições do segundo semestre - Campeonato Paranaense, Jogos Abertos Paranaense e Sul-brasileiro de clubes. “Será muito importante esta partida amistosa, pois estamos retornando os trabalhos mais intensos, visto que o Campeonato Paranaense começa agora em agosto, onde iremos recuperar o título estadual e buscaremos o tetracampeonato dos Jogos Abertos Paranaense”.
As categorias de Base do Projeto Basquete Cidadão contam com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Campo Mourão (Fecam), o patrocínio dos Alimentos Coamo, Colégio e Faculdade Integrado, Viapar e BRDE, e a parceria com a Clínica Físioclinica, Academia Trainer, Churrascaria Minuano, Constrututora Marcovic, Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Clínica Ortoclin, Via Sollus Corretota de Seguros com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

NA ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS: professora Dalva Helena de Medeiros vai ocupar a cadeira nº 36


A professora Dalva Helena de Medeiros foi eleita e em breve irá assumir a cadeira número 36 da Academia Mourãoense de Letras. A eleição da nova academica ocorreu na semana passada, durante a reunião mensal da entidade. Dalva será a fundadora da cadeira que tem como patronesse a professora Diva Aparecida Camargo, falecida recentemente.
Dalva Helena de Medeiros é pedagoga, possui mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, Linha de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Professora titular da UEPR- Campus de Campo Mourão - PR no Curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação Ambiental e Formação de Educadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, metodologia, formação de educadores, Teoria HIstórico Cultural, Ensino de Ciências. Integrante do Grupo de Pesquisas: Estudos Regionais: geo-histórico, sócio-cultural, econômico, educacional e ambiental - GERA e Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar, linha de pesquisa: Ensino, aprendizagem e Desenvolvimento.

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Avó é.... mãe com açúcar!


No dia 26 deste mês de julho foi comemorado o Dia das Avós, recordando Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria e avós de Jesus Cristo. O papel dos avós hoje na família tem um peso muito maior que tinha no passado, fruto do próprio relacionamento amigo e carinhoso entre os avós e os netos. Se no passado alguns avós impunham respeito, distância e até mesmo certo medo, hoje de maneira geral os netos tem uma visão muito carinhosa e amiga dos avós, como nos revelam alguns depoimentos de crianças, que nos ajudam a refletir sobre o nosso papel de pai, mãe, avô, avó.
“Um avô é um homem que não tem filhos, por isso gosta dos filhos dos outros.
Os avós não têm nada para fazer, a não ser estarem por aí. Quando nos levam a passear, andam devagar e não pisam nas flores bonitas e nem nas lagartas. Nunca dizem: Some daqui! Vai dormir! Agora não! Vai pro quarto pensar! Normalmente são gordos, mas mesmo assim conseguem abotoar os nossos sapatos.
Sabem sempre o que a gente quer. Só eles sabem como ninguém a comida que a gente quer comer. Os avós usam óculos e, às vezes, até consegue tirar os dentes. Os avós não precisam ir ao cabeleireiro, pois são carecas ou estão sempre com os cabelos arrumadinhos. Quando contam histórias nunca pulam partes e não se importam de contar a mesma história várias vezes.
Os avós são as únicas pessoas grandes que sempre têm tempo para nós. Não são tão fracos como dizem, apesar de morrerem mais vezes que nós. Todas as pessoas devem fazer o possível para ter um Avô. Ainda mais se não tiverem televisão.” Redação de uma menina de 8 anos, publicada no Jornal do Cartaxo, em Florianópolis.
Da internet vêm as respostas de uma menina de 5 anos. Perguntaram a ela o que gostaria de ser quando crescesse. Respondeu: Quero ser avó! E explicou:
“Os avós escutam, compreendem, além do mais a família inteira se reúne na casa deles... Avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros. O avô leva os meninos Para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos.
Os avós não fazem nada por isso podem ficar mais tempo com a gente. Como são velhinhos não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal.. Nos levam ao shopping e nos deixam ver as vitrines até cansar. Na casa deles tem sempre uma mesa cheia de coisas gostosas! Passeia com os netos mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo sentir seu perfume.
Os avós nunca dizem: “Depressa, já para a cama! Quando a gente faz uma pergunta os avós nunca dizem: “Menino, não vê que estou ocupado!”Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende. Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se fossemos bobos. Nunca se referem a nós com expressos tipo”Que gracinha!” como fazem algumas vistas.
O colo dos avós é quente e fofinho, bom para a gente sentar quando está triste. Todo mundo deveriam tentar ser um avô ou avó por que são os únicos adultos que tem tempo para nós.”
PARABÉNS a todos os avôs e avós que aprenderam com as experiências da vida o que realmente importa e fazem tudo para ser uma fonte permanente de carinho aos filhos, netos, bisnetos!!!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

EVANGELHO DO DIA Terça-Feira, 31 de Julho de 2012

Evangelho (Mateus 13,36-43)

Terça-Feira, 31 de Julho de 2012 - Sto. Inácio de Loyola
Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”. - Palavra da Salvação.  - Glória a vós, Senhor.

29 de jul de 2012

FIM DO SONHO: América não repete boas atuações, empata o jogo e perde nos pênaltis para o Goioerê no RB

Não era o final que os torcedores, jogadores e dirigentes do Esporte Clube América, o "Vermelhinho da Asa Leste" de Campo Mourão queriam. O América não reeditou as boas jornadas anteriores, empatou três vezes no tempo normal e perdeu a chance de ir à final do Amadorzão 2012 promovido pela Liga de Goioerê ao perder nos pênaltis para o time goioerênse por 3 a 2. Goioerê irá decidir a final do campeonato com Ubiratã ou Umuarama.
Nas imagens deste blogueiro neste post: acima, o técnico Roberto Soares, do América, na motivação aos jogadores antes das cobranças de penalidades;abaixo: jogadores do América, cobrança do primeiro pênalti do América para fora, última penalidade do Goioerê e comemoração da equipe visitante no estádio RB.



SEJA COMO O SOL! Um ótimo e abençoado domingo!

EVANGELHO DO DIA Domingo, 29 de Julho de 2012

Evangelho (João 6,1-15)

Domingo, 29 de Julho de 2012
17º Domingo Comum
Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes.
3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando o olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”
10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor!

PLANTÃO DO BLOG 2: América precisa vencer Goioerê hoje a tarde no RB para ir à final do Amadorzão 2012

O Esporte Clube América, o "Vermelhinho da Asa Leste" joga por uma vitória hoje às 15 horas no estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão, para ir à final do Amadorzão 2012 no próximo domingo contra Ubiratã ou o favorito Umuarama.
No jogo de ida, domingo, empate por 1 gol em Goioerê. Nesta tarde, o time dirigido pelo técnico e jornalista Roberto Soares vai com tudo para confirmar o favoritismo do América no Amadorzão 2012.
A entrada é franca e são boas as perpesctiva para um bom público no incentivo ao "vermelhinho" neste domingo no RB.

PLANTÃO DO BLOG: CM FUTSAL perde pela 13ª vez e entra na zona do rebaixamento na Chave Ouro

A derrota por 2 a 0 para o Ponta Grossa na noite deste sábado no ginásio Valternei de Oliveira - mesmo com um bom primeiro tempo, mas com queda acentuada na etapa final- aconteceu o que muitos temiam: a entrada do Campo Mourão Futsal, com 14 pontos nma zona de rebaixamento que colocará duas equipes na Chave Prata de 2013. Isto porque o Corbélia, então com 13 pontos, venceu o Toledo em casa e foi a 16 pontos.
Com isso, Campo Mourão do ala Piliu (foto) disputou 21 jogos: venceu 3, empatou 5 e foi derrotado em outros 13, é o 14º colocado - a frente do Paraná Clube com 12 e do palotina com 9 e atrás de Corbélia, 16, Toledo, 17 e São Lucas de Paranavaí, 20.
O próximo desafio será na noite de 8 de agosto em Corbélia, frente ao seu primeiro adversário fora da zona de rebaixamento.
Luz vermelha acesa, e há muito tempo na Chave Ouro.
CAMPANHA DO CAMPO MOURÃO FUTSAL
Guarapuava 5 x 0 Campo Mourão
Campo Mourão 2 x 1 Corbélia
Quedas do Iguaçu 4 x 2 Campo Mourão
Ponta Grossa 4 x 3 Campo Mourão
Campo Mourão 2 x 2 Toledo
Foz do Iguaçu 4 x 4 Campo Mourão
Maringá 2 x 0 Campo Mourão
Campo Mourão 5 x 3 Palotina
Campo Mourão 4 x 5 Pato Branco
Marechal Rondon 5 x 1 Campo Mourão
Campo Mourão Mourão 3 x 3 Francisco Beltrão
Paranavaí 9 x 0 Campo Mourão
Campo Mourão 4 x 0 Paraná
Umuarama 7 x 4 Campo Mourão
Campo Mourão 3 x 4 Cascavel
Pato Branco 6 x 1 Campo Mourão
Palotina 2 x 2 Campo Mourão
Campo Mourão 4 x 7 Foz do Iguaçu
Toledo 5 x 5 Campo Mourão
Campo Mourão 2 x 4 Maringá
Campo Mourão 0x2 Ponta Grossa.

28 de jul de 2012

VIRGEM MÃE APARECIDA, nossa vida e nossa luz

SARAH MENEZES, a primeira medalha de OURO do Brasil nas Olimpíadas de Londres e a primeira de uma mulher no JUDÔ

A judoca brasileira Sarah Menezes fez história em Londres. Venceu a romena Alina Dumitru na categoria até 48 kg, e conquistou o primeiro ouro de uma mulher no judô e insere o Brasil no topo do quadro de medalhas olímpico.

IMAGENS das Olimpíadas de Londres

Viva as Olimpíadas de Londres!

OS CONVIDADOS do programa Tocando de Primeira edição 984 deste sábado na Rádio Colméia AM de Campo Mourão

O trabalho voluntário do grupo de escoteiros de Campo Mourão será o tema do primeiro tempo deste sábado, 28 de julho, no programa Tocando de Primeira, com a edição de número 984, ao vivo e em cores na Rádio Colméia AM.

No segundo tempo, presença dos dirigentes Roberto Soares (foto) do Esporte Clube América, em ritmo de decisão no Amadorzão 2012 e do técnico Márcio Rinaldo, do Campo Mourão Futsal que joga ´hoje em casa contra o Ponta Grossa.
O Tocando de Primeira completará 1.000 sábados no ar em 17 de novembro deste ano.
É neste sábado a edição 984, a partir das 11 horas ao vivo e em cores. Tocando de Primeira, um golaço no rádio brasileiro.

AS FINALISTAS DO Concurso GAROTA JIU 2012

O Concurso Garota JIU foi umas das atrações da fase final dos Jogos dos Funcionários da Coamo (JIU) no sábado. 21 de julho, em Campo Mourão.  Priscila Fernanda Boock, da gerência de Distribuição (Gedis) - ao centro- Região 1-SEDE foi a vencedora do Garota JIU 2012. Em segundo, Thais Cristina Katchuk - à esquerda (Palmital) e em terceiro, Suellen Daiane Wessler - à direira (Ivaiporã).

OS VENCEDORES DO JIU 2012

Na classificação geral dos Jogos dos Funcionários da Coamo (JIU) 2012 no pódio, sábado, 21 de julho, na Arcam, em Campo Mourão:  Edilson Aquino, 2º lugar, representando a unidade de Ivaiporã, Marciel Ferraz, equipe GIGA Campeão Geral e Marcélio Szydlowski, equipe Getran, 3º lugar na maior competição poliesportiva dos funcionários da Coamo.

GIGA, campeão do futebol suíço veterano JIU 2012

Em pose histórica, a equipe Giga (Gerência de Organização e Sistemas, Imprensa, Auditoria e gerência de Produtos) campeã no futebol suíço veterano nos Jogos dos Funcionários da Coamo (JIU) edição 2012. Os campeões: Edevilson, Claiton, Gilson, Fernando, Bóris, Marciel, Lelo, Luisinho, Pavão, Nelsinho, Sidney. Comissão técnica: Ilivaldo Duarte e Mário Lino. Supervisão: Ailton Queiroz. E Viva o Giga, campeão geral do JIU 2012.

EVANGELHO DO DIA Sábado, 28 de Julho de 2012

Evangelho (Mateus 13,24-30)

Sábado, 28 de Julho de 2012
16ª Semana Comum
Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de jul de 2012

PRISCILA BOOCK é a Garota JIU 2012

Antes da entrada dos campeões regionais na fase final dos Jogos dos Funcionários da Coamo foi a vez da presença da beleza da mulher brasileira com o Concurso Garota JIU. As candidatas entraram e fizeram seu desfile no sábado (21) para encantar a platéia e os jurados nos quesitos beleza, simpatia e desenvoltura.

A vencedora do Garota JIU 2012 é Priscila Fernanda Boock, da gerencia de Distribuição (Gedis) representante da Região 1 - Sede.
Na imagem abaixo, Prisila e as outras duas finalistas do Garota JIU 2012: Thais Cristina Katchuk, de Palmital (Região 5) e
Suellen Daiane Wessler, de Ivaiporã (Região 2).

PREMIAÇÃO - Após os desfiles individual e coletivo, aconteceu a premiação da Garota JIU 2012. Em terceiro lugar ficou Suellen (à direita na foto acima), em segundo, Thais Cristina Katchuk, de Palmital (à esquerda na foto acima).

EVANGELHO DO DIA Sexta-Feira, 27 de Julho de 2012

Evangelho (Mateus 13,18-23)

Sexta-Feira, 27 de Julho de 2012
16ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

26 de jul de 2012

A SUA JANELA eo seu horizonte

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Lançado em Campo Mourão concurso cultural do projeto Atlas Ambiental

"Em que Campo Mourão eu quero viver!" Este é o tema do concurso cultural lançado esta semana no encontro com dezenas de professores da rede pública municipal e estadual de Campo Mourão. O concurso faz parte da última etapa do projeto Atlas Ambiental Campo Mourão com patrocínio da Coamo Agroindustrial Cooperativa e Basf, iniciativa do Programa Mata Viva e da Fundação Espaço Eco e apoio do Município e Núcleo Regional de Ensino de Campo Mourão. O projeto Atlas Ambiental Campo Mourão está movimentando mais de 50 professores e mais de 5 mil alunos nas categorias de 5 e 6ª séries, e de 8ª e 9ª séries em dezessete escolas municipais e estaduais no Município de Campo Mourão. Concurso - Nos próximos dois meses os professores mourãoenses estarão trabalhando conteúdos com os alunos visando prepará-los para inscrição de trabalhos de desenho nas respectivas categorias do concurso. “As inscrições dos alunos serão feita nas próprias escolas até o próximo dia 28 de setembro. Após esta data, na primeira semana de outubro, cada escola fará a escolha do melhor trabalho em cada categoria mediante participação de uma comissão julgadora e os encaminhará para o Núcleo Regional de Ensino (NRE), que receberá todos os trabalhos das escolas municipais e estaduais”, explica Ilivaldo Duarte, assessor de imprensa e cooperativismo da Coamo e membro da coordenação do projeto Atlas Ambiental Campo Mourão.Segundo a organização do concurso, a escolha do melhor trabalho entre os alunos da 5ª e 6ª série e da 8ª e 9ª série acontecerá entre os dias 8 e 9 de outubro na sede do Núcleo Regional de Ensino (NRE) com o julgamento dos trabalhos por uma comissão formada por representantes da comunidade, da classe docente e dos patrocinadores. Premiação - A entrega da premiação aos vencedores – aluno, professor e escola - em cada categoria está programada para a segunda quinzena de outubro na administração central da Coamo por ocasião do último módulo de capacitação com os professores das disciplinas de história, geografia e ciências. “Temos certeza que bons trabalhos serão produzidos pelos nossos alunos, é um privilégio para nós de Campo Mourão recebermos este projeto da Coamo e da Basf que é um grande presente e uma importante ferramenta pedagógica de educação sócioambiental em benefícios dos nossos estudantes de 9 a 14 anos de idade”, ressalta o professor José Bardini Neto, chefe do Núcleo Regional de Ensino, com sede em Campo Mourão.
Qualidade - A professora de Geografia, Leila Sambati vem trabalhando com o Atlas Ambiental Campo Mourão em sala de aula desde o início do projeto e que antes do seu lançamento tinha dificuldades em encontrar material sobre o município de Campo Mourão que chamasse a atenção dos alunos. “Foi muito bom receber este material que é de grande qualidade, a partir de agora os alunos ficarão mais interessados e motivados em fazer belos desenhos concorrendo a prêmios e mostrar qual a cidade em que eles querem viver”, afirma a professora.
Conscientização - Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o projeto Atlas Ambiental Campo Mourão está oportunizando aos alunos e professores uma melhor conscientização e o desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente sustentável. “Este projeto da Coamo e da Basf que vem recebendo grande apoio do Município e do Núcleo de Ensino, demonstra o compromisso da Coamo com a prática de uma agricultura sustentável, por isso, ficamos felizes por contribuir com a comunidade e obter melhores resultados.”

Nas imagens acima, o engenheiro agrônomo da Coamo Aquiles Dias, os coordendadores do projeto pela Coamo, Núcleo Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação e o gerente regional da Basf, Jorge Fontana.

JOGANDO EM CASA, CM Futsal perde para Maringá por 4 a 2 e acumula 13 derrotas na Chave Ouro 2012

O pequeno público que foi na noite desta  quarta-feira (25) no ginásio Valternei de Oliveira, no Lar Paraná, sofreu de novo com mais uma derrota do Campo Mourão Futsal na Chave Ouro - Campeonato Paranaense. Desta vez, a derrota foi por 4 a 2 para o Maringá. 
Assim, em 20 jogos, o time mourãoense venceu 3, empatou 5 e perdeu outras 13 derrotas. E ainda tem chances de se classificar entre os 12 times da próxima fase, entre os 16 participantes.
Mesmo difícil, a luta continua e a busca pela quarta vitória será neste sábado novamente no Valternei de Oliveira, frente ao Ponta Grossa.

PAPO COM LUZIA SANTIAGO: Sorria para a vida hoje


O segredo de sorrir sempre para a vida é abrir o coração e deixar a luz de Cristo entrar. Sem Deus, não é possível sorrir para a vida.
Não podemos deixar que as circunstâncias nos transformem em pessoas amargas, insatisfeitas, tristes, porque lutas e dificuldades sempre teremos; o que faz a diferença é vivermos todas as coisas em Deus e com Ele.
Se ontem não foi um dia muito favorável, hoje temos a graça de começar tudo de novo e dar uma resposta diferente às situações, mesmo que elas sejam as mesmas de ontem.
Ao nosso redor, as coisas podem continuar da mesma forma, mas a cada manhã que desperta o Senhor nos dá uma graça própria para agirmos de maneira diferente, de modo que nada nos impeça de sorrir sempre para a vida.
“Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, caminharão com um ardor sempre crescente” (Sl 83).
Peçamos, hoje, a Nossa Senhora do Sorriso que nos ensine a sorrir para a vida, como ela sorriu para Santa Teresinha do Menino Jesus, que estava doente na ocasião e foi curada.
Nossa Senhora do Sorriso, rogai por nós.
Luzia Santiago, do Blog da Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA Quinta-Feira, 26 de Julho de 2012

Evangelho (Mateus 13,16-17)

Quinta-Feira, 26 de Julho de 2012
São Joaquim e Sant’Ana
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

25 de jul de 2012

FUTSAL CHAVE OURO: CM inicia hoje série de dois jogos em casa contra Maringá e Ponta Grossa

Diante de Maringá na noite de hoje às 21 horas e neste sábado contra Ponta Grossa. Esses são dois jogos importantes do Campo Mourão Futsal na Chave Ouro do Campeonato Paranaense para embalar de vez e buscar a classificação entre os 12 melhores para os playoffs. 
Campo Mourão tem 14 pontos obtidos em 19 jogos e está na 13ª colocação.

No jogo desta noite o técnico Márcio Rinaldo não contará com o ala/fixo Julio, expulso sábado (21) em Toledo, assim como Gaucho. Os jogadores Eduardinho e Negrão cumprirão suspensão hoje diante de Maringá e são mais dois desfalques para o técnico mourãoense.

GOTAS DE MISERICÓRDIA: Os eleitos

As almas eleitas são como luzes em Minhas mãos, luzes que lanço na escuridão do mundo e o ilumino.
(Diário de Santa Faustina, n. 1601). Do Blog da Eliana Sá, Canção Nova.




EVANGELHO DO DIA Quarta-Feira, 25 de Julho de 2012

Evangelho (Mateus 20,20-28)

Quarta-Feira, 25 de Julho de 2012
São Tiago Maior
20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

24 de jul de 2012

EVANGELHO DO DIA Terça-Feira, 24 de Julho de 2012

Evangelho (Mateus 12,46-50)

Terça-Feira, 24 de Julho de 2012
16ª Semana Comum
Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

23 de jul de 2012

DIA 5 DE AGOSTO: Festa na Quase Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em CM. Participem!


COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Cuidado Brasil


Circula na internet uma comparação entre o tipo de vida e economia da Europa e da China que nos faz refletir sobre a REALIDADE BRASILEIRA. Opinião é de um professor chinês de economia, o Prof. Kuing Yamang, que viveu em França e conhece a realidade europeia.
“A sociedade europeia está em vias de se autodestruir. O seu modelo social é muito exigente em meios financeiros. Mas, ao mesmo tempo, os europeus não querem trabalhar. Só três coisas lhes interessam: lazer/entretenimento, ecologia e futebol na TV! Vivem, portanto, bem acima dos seus meios, porque é preciso pagar estes sonhos...
2. Os seus industriais deslocalizam-se porque não estão disponíveis para suportar o custo de trabalho na Europa, os seus impostos e taxas para financiar a sua assistência generalizada.
3. Portanto endividam-se, vivem a crédito. Mas os seus filhos não poderão pagar ‘a conta’.
4. Os europeus destruíram, assim, a sua qualidade de vida empobrecendo. Votam orçamentos sempre deficitários. Estão asfixiados pela dívida e não poderão honrá-la.
5. Mas, para além de se endividar, têm outro vício: os seus governos 'sangram' os contribuintes. A Europa detém o recorde mundial da pressão fiscal. É um verdadeiro 'inferno fiscal' para aqueles que criam riqueza.
6. Não compreenderam que não se produz riqueza dividindo e partilhando, mas sim trabalhando. Porque quanto mais se reparte esta riqueza limitada menos há para cada um. Aqueles que produzem e criam empregos são punidos por impostos e taxas e aqueles que não trabalham são encorajados por ajudas. É uma inversão de valores.
7. Portanto o seu sistema é perverso e vai implodir por esgotamento e sufocação. A deslocalização da sua capacidade produtiva provoca o abaixamento do seu nível de vida e o aumento do... da China!
8. Dentro de uma ou duas gerações, 'nós' (chineses) iremos ultrapassá-los. Eles tornar-se-ão os nossos pobres. Dar-lhes-emos sacos de arroz...
9. Existe outro cancro na Europa: existem funcionários a mais, um emprego em cada cinco. Estes funcionários são sedentos de dinheiro público, são de uma grande ineficácia, querem trabalhar o menos possível e apesar das inúmeras vantagens e direitos sociais, estão muitas vezes em greve. Mas os decisores acham que vale mais um funcionário ineficaz do que um desempregado...
10. (Os europeus) vão diretos a um muro e a alta velocidade...”
ó os europeus??? O Brasil que se cuide, pois estamos com políticas semelhantes às da Europa. Parece mesmo que já vimos este filme aqui no Brasil: funcionários demais, sede de dinheiro público, ineficácia, vantagens, direitos sociais..., punição de quem produz e cria empregos, com impostos, taxas, que sangram o contribuinte..., endividamento... viver acima de seus meios..., não querer trabalhar..., pensar só no lazer, entretenimento, ecologia, prazer, futebol...
As notícias confirmam o maior endividamento dos brasileiros, gastando além do que ganham, estimulados a consumir pelo próprio governo que quer melhorar o PIB, (e não consegue...). A presidente Dilma que deveria dar o exemplo e sabe que estamos vivendo momentos de crise e que “não se deve brincar a b eira do precipício” como disse em discurso no Planalto, agora quer “ser como eles” e ter um avião Boeing 747 como o de Obama. Como mulher, dona de casa, gerente das contas do Brasil ela sabe como todo brasileiro consciente, que em tempos de crise, uma família com dificuldades econômicas não troca nem de carro quanto mais de avião. O Airbus A319 comprado por Lula em 2004 já foi um gasto desnecessário, que saiu do nosso bolso, os contribuintes!!!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC-majocalderari@yahoo.com.br

EVANGELHO DO DIA Segunda-Feira, 23 de Julho de 2012

Evangelho (Mateus 12,38-42)

Segunda-Feira, 23 de Julho de 2012
16ª Semana Comum
Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

22 de jul de 2012

ENTREVISTA DE DOMINGO: Jader Lupércio dos Santos

Com habilidade ímpar com a perna esquerda, Jader Lupércio dos Santos, mourãoense há 28 anos e nascido na paranaense Itaguajé, é o homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO. 
Nos bons tempos do futsal de Campo Mourão na década de 80 com fortes campeonatos e muitos times competitivos, onde o ginasinho JK frequentemente estava lotado, Jader foi campeão com a forte equipe da Paraná Diesel, que fazia frente à Arcam, Joper, Mecânica Marcos e Fertimourão.
Muito conhecido no meio esportivo mourãoense ele conta um pouco da sua vida e das suas conquistas. 
Nos Jogos os Funcionários da Coamo, o JIU, cuja edição 2012 foi encerrado em 21 de julho, ele defendeu as cores da equipe da gerência Financeira - onde trabalha há 18 anos- e atuou em algumas regionais como voluntário na coordenação técnica.
“Sempre joguei bola nos campinhos perto de casa, jogava futsal no colégio e fui até convidado a jogar futebol de campo no XV de Novembro de Campina da Lagoa. Comecei jogando de lateral esquerdo e depois promovido à meia esquerda”, conta Jader, qu recentmente sagrou-se tetracampeão dos Jogos Interclubes de Campo Mourão no futebol suíço - Categoria Sênior.                       

QUEM É JADER LUPÉRCIO DOS SANTOS? Nasci em Itaguajé - PR, em 10.09.1966. Sou filho de Helena Maria de Paula e Juvêncio Sebastião dos Santos. Sou irmão de Alex, Fábio e Bruna. Casado com Araceli Ferreira dos Santos e pai de Felipe, Marcelo e Ana Beatriz.
COMO VOCÊ SE DEFINE? Uma pessoa trabalhadora e que sempre cumpri com os seus compromissos, um bom pai, um bom marido e sempre disposto a ajudar seus colegas.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Morei em Itaguajé até os meus três anos, passei também por Campo Mourão e aos quatro anos já morava em Campina da Lagoa, as minhas brincadeiras de criança eram soltar pipa, bolinha de gude e logo cedo as brincadeiras com a bola de futebol.
NOTA DO BLOG: Itaguajé no norte central paranaense, fi criado em 26 de novembro de 1951 e instalado em 30 de novembro de 1952, após ser desmembrado de Santo Inácio.
O nome Itaguagé, que vem do tupi-guarani (ita+guag), significa "pedra brilhante ou pintada", possivelmente pela existência de cristais de rocha ou quartzo na região. Nas imagens, vista aérea e do Cristo Redentor em Itaguajé.
DESDE QUANDO EM CAMPO MOURÃO? Estou desde 1984, terminei o segundo grau e fiz vestibular em Campo Mourão, passei na Fecilcam e estou aqui até hoje.

ONDE ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Cursei da primeira à oitava série em Campina da Lagoa, fiz o segundo grau em Maringá cursando Desenho Arquitetônico, pois queria ser um Engenheiro Civil, porém o destino me trouxe a Campo Mourão e acabei fazendo Administração pela Fecilcam e posteriormente Pós-graduação pela Faculdade Integrado em MBA – Controladoria e Análise Contábil-Financeira.
O QUE FAZ NA VIDA PROFISSIONAL?  Iniciei trabalhando com meus 14 anos como cobrador em um escritório de contabilidade em Campina da Lagoa por 01 ano, pois em seguida fui estudar em Maringá. Aos 18 anos já em Campo Mourão, trabalhei por um ano na Fundação Educacional de Campo Mourão, posteriormente fui bancário por 8 anos no Unibanco e há 18 anos trabalho na Coamo no Departamento Financeiro como Encarregado do Setor de Contas a Receber.
Nestes anos trabalhando na Coamo, sempre participei do programa 5S, principalmente no "S" do Social, em campanhas de agasalhos, campanhas de higiene pessoal, campanhas de fraldas e também ajudando no sopão com a grande participação da dona Clair.
COMO É O SEU DIA A DIA? Sou muito caseiro, de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Como gosto de jogar bola, nas quintas e domingos sempre jogo meu futebol. Nas horas vagas gosto de assistir televisão principalmente os esportes. Meu filho mais velho Felipe (17) já trabalha na Coamo como aprendiz, o Marcelo (12) pratica sua atividade esportiva em uma escolinha de futsal e minha Ana Beatriz (10) participa da aula de Jazz e sempre que posso estou acompanhando o desenvolvimento das crianças.
O QUE JÁ FEZ QUE SE PUDESSE, JAMAIS TERIA FEITO OU FARIA DE NOVO?  Não me arrependo de nada do que fiz até hoje, penso que poderia ter feito mais pelo próximo e isso sim é um dos meus objetivos futuros.
O QUE AINDA NÃO FEZ, QUE SONHA E ALMEJA UM DIA FAZER? Tenho vontade de fazer uma viajem pelo Brasil/Nordeste com minha família. Tenho 19 anos de casado e nossas férias/viagens sempre são aqui por perto. Quem sabe no ano que vem quando fizermos 20 anos de união conseguiremos realizar esse sonho.
DO QUE TEM SAUDADES?  Tenho saudades do meu tempo de criança, não tinha preocupações com o futuro e podia andar pelas ruas de bicicleta ou mesmo a pé sem medo de nada. Hoje em dia está ficando cada vez mais difícil fazer alguns programas que antigamente eram tão simples.
QUEM SÃO MOURÃOENSES EXEMPLOS NA COMUNIDADE? Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho desenvolvido pela dona Jacira (Na imagem abaixo, dona Jacira recebendo doações da equipe da gerência Financeira da Coamo, dentro do Programa de Qualidade 5S).
Geraldo dos Santos da Fiorella e também Amani Spachinski de Oliveira professor, escritor e poeta.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Itamar Tagliari pelo trabalho com o futsal; Paulo Gilmar Fuzeto pelo belo trabalho efetuado há anos frente à Arcam e também Ronaldo (Escolinha Copel) e Gordo (Escolinha Urupês) pelo trabalho que fazem com as categorias de base do futsal mourãoense. Destas escolas, com certeza sairão os nossos craques do futuro.
CITE PERSONALIDADES MOURÃOENSES? José Aroldo
Galassini pelo trabalho de anos a frente da maior Cooperativa da América Latina e Denir Daleffe, empresário da Cometa/Pousada Fazendinha.
QUAL DEVERIA SER O PERFIL DO PRÓXIMO PREFEITO DE CM?  Uma pessoa honesta e com princípios, voltada ao bem comum da população, buscando melhores condições da educação e saúde, em busca mais emprego e renda, incentivando o esporte e à cultura.
QUANDO COMEÇOU A JOGAR CAMPEONATOS? Sempre joguei bola nos campinhos perto de casa, jogava futsal no colégio e fui até convidado a jogar futebol de campo no XV de Novembro de Campina da Lagoa, comecei jogando de lateral esquerdo e depois promovido à meia esquerda.
QUAIS OS SEUS PRINCIPAIS TÍTULOS? Já fui campeão nos Jogos Interclubes de Campo Mourão nas categorias livre, master e sênior.
Fui também campeão bancário de futsal pelo Unibanco, campeão citadino de futsal pela Paraná Diesel (foto abaixo) em 1989 e várias vezes nos jogos internos na Arcam.

QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ ENFRENTOU? Já enfrentei grandes times em vários campeonatos de futsal, suíço e futebol de campo. Joguei contra grandes times da Arcam, Mecânica Marcos, Mercado Columbia, Tapeçaria Joper, Fertimourão e Coopermibra.
QUAL O MELHOR TIME EM QUE JÁ JOGOU? É difícil falar de um time apenas, pois já participei de grandes times com grandes jogadores. Mas o último sempre chama a nossa atenção: o time de futebol suíço sênior da Arcam de 2012 no Interclubes ficará sempre na minha memória.

NA SUA OPINIÃO, QUAL O ESTÁGIO E O FUTURO NO NOSSO FUTSAL E FUTEBOL MOURÃOENSE? Joguei muitos campeonatos de futsal e com certeza tinha mais torcedor vibrando com os jogos do que hoje na primeira divisão do paranaense. Estou triste por ver nosso time nas últimas posições, os empresários deveriam se unir para formar um time para disputar títulos e assim os torcedores voltariam às quadras para vibrar com o nosso time. O futebol também passa pelo mesmo momento, quando tínhamos o Sport, a Adap, a gente via o estádio Roberto Brzezinski sempre cheio para empurrar o time, e com a Adap fomos até vice-campeão. Vamos ficar na torcida para que o futsal e futebol voltem a dar alegrias a nós torcedores mourãoenses. Na imagem, no final da década de 80, o bom time do Sport Club Campo Mourão, o "Leão do vale".
QUAL DECISÃO MARCOU SUA VIDA? Muitas decisões marcaram minha vida, mas ser campeão citadino de futsal em 1989 foi marcante. Pela Paraná Diesel não tínhamos um grupo forte para ganhar da Mecânica Marcos,  que na época, era uma seleção. Mas  jogamos com garra e determinação, e na prorrogação, fizemos um gol que ficará na minha memória por muitos e muitos anos.
QUAL GOL FOI IMPORTANTE EM SUA VIDA? Não  sou um jogador de fazer muitos gols, sou mais de assistências, mas na final Interclubes Sênior 2012 ganhamos de 4 a 1 e fiz dois gols - um de direita em uma jogada do Baú e outro de esquerda em uma jogada do Marciel.
EM QUEM VOCÊ SE ESPELHA, QUEM SERIA UM "NOVO JADER"? Gostava muito de ver o Neto jogando pelo Corinthians, dando assistências e fazendo gols inclusive de falta. Gostaria de ver meus filhos (Felipe e Marcelo) jogando profissionalmente já que não tive essa oportunidade. Porém não são canhoteiro como o pai, mas acredito que o Felipe seguirá por outros caminhos. Assim, estou apostando minhas fichas no Marcelo. Vamos acompanhar.
FUTEBOL É JEITO OU FORÇA? Futebol é jeito, quem tem o dom vai longe, é claro que tem que ralar muito mas com certeza chegará, pois a força é utilizada somente por aqueles que não tem o jeito para o futebol. Na imagem abaixo, o Sênior da Arcam, tricampeão dos Jogos Interclubes d Campo Mourão  (2011), com Jader de capitão, recbendo o troféu na Arcam.

NEYMAR, PATO OU DAMIÃO? Mesmo não sendo santista, sou fã do Neymar. Pois é o mais completo, rápido, habilidoso e também faz muitos gols.
O QUE REPRESENTOU O TÍTULO DO "TIMÃO" NA  LIBERTADORES? Era um sonho distante, mas hoje virou realidade, com uma equipe forte, comissão técnica competente e todos remando para o mesmo objetivo, não tinha como dar errado, somos campeões. Vai Corinthians!!

VAPT-VUPT
Ética... devemos praticar todos os dias.
A política é... deveríamos ter políticos mais preparados.
Campo Mourão do presente é... a cidade que eu amo.
A Campo Mourão do futuro será... uma metrópole se os políticos fizerem sua parte.
Comida... churrasco em família.
Música... sertaneja.
Religião... católica.
Um fato inesquecível... meu casamento.
Um fato marcante... o nascimento dos meus filhos.
Uma imagem... a morte do Ayrton Senna.
Um sonho... ver meus filhos formados e bem de vida.
Ser tetracampeão do Sênior... a realização de um grupo formado somente por craques e por uma comissão técnica exemplar.
Arcam é... a melhor associação de Campo Mourâo.
QUAL PERGUNTA GOSTARIA DE TER RESPONDIDO QUE NÃO FOI PERGUNTADO NA ENTREVISTA DE DOMINGO? Não ficou nada sem perguntar, as perguntas fecharam o ciclo da minha vida. Do dia 13 até a presente data passou um longa metragem de 45 anos bem vividos, sempre perto do meu Pai Juvi e Mãe Helena, apesar de separados, dos meus tios Homero e José Carlos e a menos de um ano conheci o Tio Jackson, dos meus irmãos Alex, Fábio e Bruna, dos meus filhos Felipe, Marcelo e Ana Beatriz e minha querida esposa Araceli.
QUAL SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM? Recebi o convite dia 13.07.12 às 09h22,  sexta-feira 13. Para alguns um "dia de azar" e para outros como um "dia de muita sorte". Realmente não esperava tal convite e fiquei muito feliz e emocionado. Dos nossos grandes amigos devemos sim esperar somente coisas boas e essa homenagem feita pelo Ilivaldo Duarte ficará para sempre registrada no meu coração.
QUAL O SEU RECADO AOS LEITORES? Para você está lendo essa entrevista, continue acompanhando o belo trabalho do Ilivaldo através do blog, do Tocando de Primeira, do Jornal Coamo, do Difucam, pois ele é um iluminado.