30 de jun de 2012

NA HISTÓRIA: IMAGEM DO estádio Roberto Brzezinski em CM

Nas lentes de Mariana Cavali e Carlos Rodrigues - História: imagem áerea do estádio Roberto Brzezinnski, em Campo Mourão (PR): palco em décadas anteriores de jogos da Mourãoense, Sport e ADAP no futebol profissional.

SPORT, o "Leão do Vale": poucos anos, mas o suficiente para ficar na história dos esportistas mourãoenses

A imagem acima é do Sport Club Campo Mourão, o nosso "Leão do Vale". No final da década de 90, em pleno estádio Roberto Brzezinski com Vanderlei, Tito, Ariomar, Cícero, Alcântara, Benê, Manoel Martins, Jair Lençone e Cia. Poucos anos de duração é verdade, mas o suficiente para ficar no coração e perpetuar na história dos esportistas e do futebol mourãoense. Viva!

NOSSA VIDA É ABENÇOADA por pessoas especiais...

BRASIL, campeão em 1958, 62, 70 e foi tetra em 94 nos Estados Unidos

BASQUETE: MOURÃOENSES campeões brasileiros recebem homenagem no JK

Na sexta-feira (29), antes do início da decisão da Taça Paraná, atletas e dirigentes do Campo Mourão Basquete foram homenageados com a entrega de faixa pela conquista dos Jogos Abertos Brasileiros, nos JAB`s deste ano no Espírito Santo (ES).

HÁ 10 ANOS o Brasil conquistava o pentacampeonato mundial na Copa de 2002

Com o técnico Felipão, os goleiros Marcos, Rogério e Dida, e Cia, o Brasil foi pentacampeão há 10 anos na Copa do Mundo de 2002.

ATRAÇÕES DO TOCANDO DE PRIMEIRA 980 hoje na Rádio Colméia AM

Os atletas Gustavo Padilha Garcia e Guilherme Suetomi (foto) , do tênis de mesa mourãoense contemplados no Projeto Talento Olímpico 2016 estarão no primeiro tempo do programa Tocando de Primeira deste sábado, 30 de junho. O programa que terá a edição de número 980 na Rádio Colméia AM terá também no primeiro tempo o diretor-secretário da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, Edilson Suetomi. No segundo tempo do Tocando de Primeira, que dia 17 de novembro completará 1.000 sábados no ar, os convidados serão o técnico e jornalista Roberto Soares, campeão ontem pelo América /TV Cidade Sul do Popular de Futsal e nas quartas-de-final do Amadorzão 2012 pelo América, ao lado de atletas do América e de diirgentes do Araruna Esporte Clube.

É neste sábado, a partir das 11 horas nos 850 KHz, ao vivo e em cores da Rádio Colméia AM.
Só não ouve o Ilivaldo Duarte quem não tem rádio ou não tem vizinho.
Tocando de Primeira, um golaço no rádio brasileiro.

AMÉRICA/TV Cidade Sul é campeão do 21º Popular de Futsal em Campo Mourão

O América/TV Cidade Sul é o campeão do 21º Campeonato Popular de Futsal. Venceu o Mundo Cirúrgico por 2x1 na noite de ontem (29) no ginásio Valternei de Oliveira no Lar Paraná. A  equipe Frios Ferraz ficou o terceiro lugar e a equipe Pantera, o 4º lugar. O artilheiro foi Renato Cruz, do Pantera, com 20 gols. O goleiro menos vazado é Eraldo Alves Pereira Neto, com 13 gols, do América/TV Cidade Sul.

EVANGELHO DO DIA Sábado, 30 de Junho de 2012

Evangelho (Mateus 8,5-17)

Sábado, 30 de Junho de 2012
12ª Semana Comum
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”.
7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

29 de jun de 2012

PLANTÃO DO BLOG: CM BASQUETE vence Guarapuava por 98 a 42 na estreia da fase final da Taça Paraná 2012 em CM

No ginasinho JK, o Campo Mourão Basquete estreiou com vitória nesta noite de sexta-feira (29) na Taça Paraná. Venceu Guarapuava por 98 a 42, no primeiro jogo das finais. No outro jogo,m em Maringá, o time da casa venceu Pato Branco por 81a 60.
O apoio da torcida mourãoense foi muito importante para consolidar a vitória que foi fácil diante do Guarapuava. Neste sábado, às 18 horas, o Campo Mourão enfrenta o Pato Branco. No domingo, às 11 horas, a decisão da Taça Paraná no maior clássico paranaense entre Campo Mourão e Maringá. 
O time mourãoense estreiou as novas contratações - os alas Cristiano Baierle, Michel Santos e Felipe Ranieri.
Os dois primeiros colocados na Taça Paraná 2012 terão vaga para o Sul Brasileiro de Clubes 2012.

EVANGELHO DO DIA Sexta-Feira, 29 de Junho de 2012

Evangelho (Mateus 8,1-4)

Sexta-Feira, 29 de Junho de 2012
12ª Semana Comum
1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

28 de jun de 2012

O RECONHECIMENTO DOS CONSUMIDORES ao óleo de soja Coamo: um dos mais vendidos do Brasil

O óleo de soja Coamo é destaque em vendas no país. Entre as grandes empresas e multinacionais do país os Alimentos Coamo são reconhecidos pela qualidade em todos os processos.
O óleo de soja refinado Coamo, produto que compõe a linha de Alimentos Coamo, é novamente destaque em vendas na pesquisa Mix de Marcas da revista Supermercado Moderno, uma das mais conceituadas do país.
Neste ano, o óleo de soja refinado Coamo aparece como o 4º mais vendido no ranking nacional, 3º mais vendido no interior de São Paulo e em 2º lugar na região Sul. Essa pesquisa avalia empresas de todo o país, junto aos fornecedores e tem como intuito analisar a qualidade e a constância do fornecimento das marcas e categorias existentes nos supermercados.
Com relação ao ano anterior o óleo de soja se manteve na mesma posição na classificação nacional e da região Sul, enquanto que no ranking que abrange o interior de São Paulo o produto subiu para a 3ª, uma conquista que marca o reconhecimento e a qualidade do produto, conforme destaca o gerente comercial de Alimentos, Domingos Marzulli. “O óleo de soja Coamo, competiu com produtos de grandes empresas e multinacionais. As três empresas que estão a nossa frente, tem atuação mundial e são grandes multinacionais, enquanto nós operando regionalmente no Brasil conseguimos esta excelente colocação que é orgulho para todos os funcionários e cooperados”, afirma o gerente Comercial de Alimentos.

ORGULHO DOS PRODUTORES: Óleo de soja Coamo entre os mais vendidos no País

COLUNA DA PROFª SILVÂNIA CARVALHO: A beira do caminho e o Tremà

À BEIRA DO CAMINHO

Percebi uma plantinha muinto pequena,
meio escondida entre as pedras.
Que graça, que pena!
A poeira quase encobria
o botãozinho de flor que saía dela.
Quem passava, apressado, nem notava a beleza
de uma planta como aquela...
Concebida sem querer,
crescendo por entre as pedras,
sempre à beira do caminho,
florindo pra ninguém ver!
TREM
Às vezes é como da janela de um trem - em movimento.
Sempre a vida lá fora passando...
Ou sou eu passando por ela?
Placas e avisos, lágrimas e risos,
Meninos perdidos...
Mães que esperam (esperar é coisa de mãe!)
Como da janela de um trem,
Ouço música... misturam-se ritmos,
Como vida e sentimentos...
Misturam-se... e passam.
Minha estação pode estar logo depois daquela curva...
Quem sabe eu desça,
Ou fique a olhar, só olhar,
Pela janela do trem!
Silvania Maria Costa Carvalho, é professora na rede municipal de ensino. É membro da Associação Mourãoense dos Escritores - AME desde 1999, e membro da Academia Mourãoense de Letras, fundadora da cadeira nº 30.Tem poesias publicadas nas últimas coletâneas da AME - Caminhos "In" Versos III e IV. Publicou o livro de poemas "NO MESMO COPO" em 2007, prefaciado pelo escritor e poeta Amani Spachinski de Oliveira.

AMANHÃ NO GINASINHO JK, Campo Mourão Basquete inicia decisão da fase final da Taça Paraná 2012


Campo Mourão sedia a partir de amanhã no ginasinho JK a fase final da Taça Paraná de Basquete. Também no sábado (30) e domingo (01) a equipe de Campo Mourão irá lutar para conquistar mais este título, contando com o apoio da torcida mourãoense.
A equipe de Campo Mourão joga contra o Guarapuava na sexta-feira às 20 horas; no sábado contra o Pato Branco às 18 horas e no domingo às 11 horas os mourãoenses poderão assistir a um clássico paranaense com o jogo entre Campo Mourão e Maringá.
Segundo o técnico da equipe Emerson Souza a conquista de mais este título é muito importante para a equipe. “Vamos entrar em quadra com uma equipe campeã brasileira e apresentar à cidade as novas contratações do Campo Mourão Basquete, que são os alas Cristiano Baierle, Michel Santos e Felipe Ranieri”, completa o técnico.
Os dois primeiros colocados na Taça Paraná terão vaga para o Sul Brasileiro de Clubes, assim garantindo maior calendário para o 2° semestre, que também terá o Campeonato Paranaense e Jogos Abertos do Paraná, além das competições das Categorias de Base.
Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do Ginásio JK nos dias dos jogos pelo valor de R$5,00 (cinco reais) por partida.
APOIO - O Campo Mourão/Basquete conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Campo Mourão (Fecam), o patrocínio dos Alimentos Coamo, Colégio e Faculdade Integrado, Viapar e BRDE, e a parceria com a Clínica Físioclinica, Academia Trainer, Churrascaria Minuano, Constrututora Marcovic, Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Clínica Ortoclin e Via Sollus Corretora de Seguros.

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: O que é Vectoeletronistagmografia?


A VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA é parte fundamental da rotina da avaliação otoneurológica e através de diversas provas visa analisar de forma minuciosa os sistemas envolvidos na manutenção do equilíbrio corporal.
As principais indicações para o exame são para indivíduos que apresentam:
- Qualquer tipo de tontura ou desequilíbrio
- Zumbido e/ou perda auditiva sensorioneural
- Cinetoses,
- Cefaléia,
- Síndrome do pânico,
- Quedas,
- Sindromes de tronco encefálico e cerebelo.
Sendo a tontura o sintoma mais freqüente para indicação do exame. Estima-se que cerca de 42% dos adultos queixam-se de tontura em alguma época de suas vidas. Os diferentes tipos de tontura podem ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum em idosos e o sexo feminino parece ser o mais acometido. As tonturas podem afetar de diferentes modos a qualidade de vida. Podem ser leves, moderadas ou intensas, esporádicas, freqüentes ou constantes e, além da desconfortável sensação de perturbação do equilíbrio corporal, podem vir acompanhadas de prejuízo da memória, dificuldade para entender, fadiga física e mental, dificuldade para ler e escrever. A insegurança física gera insegurança psíquica, o que pode ocasionar ansiedade, depressão e pânico
O  profissional que realiza a vectoeletronistagmografia: é o Fonoaudiólogo. Os objetivos fundamentais do exame são:
- Confirmar o comprometimento vestibular
- Saber qual o lado lesado (direito, esquerdo ou ambos)
- Saber se o distúrbio é periférico (labirinto e VIII nervo), central (núcleos, vias e inter-relações com outras estruturas do sistema nervoso central) ou misto.
- Verificar o tipo da lesão vestibular (irritativa ou deficitária).
- Ajudar na identificação da causa, pela contribuição ao estabelecimento de uma hipótese diagnóstica
-  Estabelecer o prognóstico
- Monitorizar a evolução do paciente tratado e da sua doença
- Modificar, se necessário, a orientação terapêutica, com base no acompanhamento dos sinais objetivos aos exames.
- Decidir quando o tratamento deve ser encerrado, após a resolução dos sintomas e/ou sinais ou a obtenção do
O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos. Os pacientes são submetidos a testes visuais com barras luminosas, em que devem acompanhar com o olhar o deslocamento de sinais luminosos, e testes calóricos (com ar), em que as orelhas são expostas a ar quente e ar frio, que estimulam de forma diversa o labirinto.
Agende seu exame.Dúvidas, opiniões, sugestões: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão - PR.

COLUNA DE ESTER PIACENTINI: Fogueira de vaidades


É impressionante observar a competição para assumir responsabilidade de boas obras. Quando o trabalho está sendo bem elaborado, tem fisionomia perfeita aos olhos de quem aprecia, não faltam candidatos para assinar. É aquela história que conhecemos bem,... Ah! Viu o que seu filho aprontou!... . Isto quando há algum problema, mas quando é êxito... Ah! É meu filho!... . Assim acontece em todos os níveis, e escalas maiores ou menores, nas sociedades enquanto, política, igreja, clubes, família etc... Etc... .
O anonimato pertence aos feitores, aqueles que trabalham com a alma, com amor, com garra. Desde que o mundo é mundo. Não generalizando fatos e situações, mas é impressionante e desanimador, quando se dá conta de quantos trabalhos e projetos são mortos pelos assinantes de obras.
Todo início é árduo, o custo é alto, exige um desgaste emocional que não tem preço. Quando a obra aparece, a vaidade daqueles que não participa, aflora, então começam as picuinhas, querem a marca registrada, querem assumir a feitura. Para tal não importa quem esteve à frente, quem organizou quem deu suor, sorriso, lágrimas.
Em nome de uma organização, seja ela política, eclesiástica, sigla de clubes, ou mesmo nome de família, não importa, as críticas começam a esvair-se de lábios, que até então nada fizeram, ou dispuseram a fazer por tal projeto ou ação desenvolvida.
É fácil, palavras saem fácil da boca daqueles que querem mostrar o poder. Tenho um amigo, um parceiro fiel, que está atravessando, sua primeira experiência neste sentido, ele está desolado, revoltado, deprimido, como tem trabalhado este rapaz e sua esposa, esta família é uma benção no trabalho que desenvolvem, e agora apareceram os feitores para assinar a obra quase pronta, e o despreza para eles a presença dele é dispensável, não há mais necessidade de seu trabalho.
O que tenho a dizer-lhe, é meu amigo!, Outros campos estão sedentos de pessoas que queiram dar o seu anonimato por uma boa causa, resgatando cidadãos, a semente plantada germina, mesmo que escasseie os nutrientes, se ela for de boa qualidade, amor não faltou, portanto siga em frente não desanime!.
Se a sociedade em si se conscientizar, ignorar os assinantes de obra, e fizer o trabalho, de resgate de cidadão, sem olhar o bonde que vem atrás de sucesso, pode ter certeza que o mundo realmente será melhor.
Em Jeremias 10: 14 15,16... ”Todo homem se embruteceu, e não tem ciência; envergonha-se todo fundidor da sua imagem de escultura, porque sua imagem fundida é mentira... vaidade são obras de engano... Não é semelhante a estes a porção de Jacó; porque ele é o criador...” . Pense nisso!!! –
Ester de Abreu Piacentini. Corretora de Seguros, Contadora, Membro da Academia Mourãoense de Letras – Cadeira 29.

EVANGELHO DO DIA Quinta-Feira, 28 de Junho de 2012

Evangelho (Mateus 7,21-29)

Quinta-Feira, 28 de Junho de 2012
Santo Irineu
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de jun de 2012

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA do Perpétuo Socorro

A MENSAGEM DO QUADRO de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O ÍCONE de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Sê pretendemos falar de Nossa Senhora , nunca conseguiremos falar tudo , esta que é a figura da mulher bendita a bendita dentre todos, e, refletimos neste dia 27 de junho, um dia frio, chuvoso , refletimos o titulo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,o quadro, o ícone foi entregue aos missionários redentoristas em 1961 a quase 150 anos , com a seguinte missão façam-na conhecida por todo o mundo .O Perpétuo socorro a Mãe da Misericórdia . Muitos foram os santos que tiveram devoção a Nossa Senhora Santa Terezinha , o Beato João Paulo II quando operário no seu país a difícil vida , ele passava todos dias nas igrejas redentorista para meditar, e muitos outros como o pe. Cícero Romão batista era muito devoto ,está enterrado na capela do Perpétuo Socorro em Juazeiro no Ceará ,muitos papas se inspiraram e escreveram João XXIII , Paulo VI, o mistério a co redenção de Maria porque na história da salvação o seu papel principal foi apresentar Jesus Cristo , no seu seio bendito que o redentor é gerado, ela é nova Eva , se pela antiga Eva entrou o pecado pela nova Eva veio a salvação, que mistério grandioso encerra nesta figura , Deus a cumulou de graças e bençãos mais do que isso ,Deus a escolheu, ela nos apresenta o Cristo e nos apresenta o Cristo co redentora da cruz ,e continua sua missão para não perdemos o rumo na vida, isso nos fala o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro , o quadro não é uma fotografia do rosto de Maria ,os traços físicos mas uma retratação do espírito da missão da alma , contemplar esse ícone é como contemplar o Evangelho ,o quadro é todo dourado , Nossa Senhora tem rosto sereno de paz , mulher segura da sua Fé sabe da sua missão e não se acovarda diante dela, de seu rosto inspira serenidade ,com Jesus no colo no centro do quadro é Jesus e não Maria, o quadro fala do serviço de Maria na co redenção com a mão indica Jesus ,e Jesus está com as vestes do Senhor ressuscitado , a cor verde da humanidade e Maria nos diz indicado com sua mão ele é caminho a verdade e a vida , e Maria não olha pra Jesus olha para nós como para dizer eu protejo e acompanho vocês olhem para mim que você encontrará Jesus , Maria de olhos grandes olha por nós, boca pequena, para fazer silêncio nos ensina quão importante é meditar. Traz as vestes de virgem toda de Deus, por isso, a estrela na testa pertence a Deus e brilha porque é reflexo do amor, de amor estrela do evangelho, tantos vem a igreja atraídos por ela, mas, encontram Jesus. Maternidade de Deus maternidade nossa. Nas palavras do próprio Cristo Mãe eis ai teus filhos,filhos eis ai tua mãe, e outro detalhe a pequena sandália que se desprende dos pés de Cristo é teológico, é rei , e na humildade na entrega de si mesmo ele tira as sandálias . Devocionalmente o pecador pode estar preso por um fio apenas, do cristo na co redenção de Maria ,um verdadeiro devoto (a) de Maria nunca se perde é um presépio, não existe o presépio da encarnação , o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro presépio da paixão e morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo , mãe da misericórdia ,divina graça ,a co redentora esta atenta e aponta a todos, tem um olhar especial de mãe, por ela somos convidados a correr para os braços de Jesus.
ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS
PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO
AMÉM.

HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus in Merulana..

Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma.
De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o Auxílio dos cristãos, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA Quarta-Feira, 27 de Junho de 2012

Evangelho (Mateus 7,15-20)

Quarta-Feira, 27 de Junho de 2012
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhe­ce­reis”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

26 de jun de 2012

COLUNA DA PROFª CIDA FREITAS: O incrível mundo das emoções



Assistindo a um pedaço do jogo entre Corinthians e Santos mil pensamentos povoaram minha mente. Pelas imagens na TV, eu ia analisando o comportamento dos torcedores.
Comecei a ver o jogo quando as equipes já estavam empatadas por um gol, vantagem para o Corinthians. O Santos buscava desesperadamente fazer mais um gol para se classificar para a final da Libertadores da América enquanto o Corinthians tentava segurar o placar para alcançar o sonho de disputar o último jogo e levar o troféu para sua coleção.
Nas arquibancadas o sufoco das duas torcidas, imagens captadas e transmitidas pela TV. Imagens indescritíveis da emoção que assalta cada um de uma forma arrebatadora. Pensei nos corintianos e santistas da família. Preocupei-me com ambos, mas confesso que torci pelo Corinthians, time de meus filhos. Eu torço pelos meus filhos, não pelo time, mas naquele momento, para torcer pelos filhos eu tinha que torcer pelo time.
De novo imagens das torcidas. A diferença ficava por conta das camisas, pois a expressão era a mesma: lágrimas, um gesto de desespero de quem não podia sofrer o gol quando a bola chegava perto; um gesto de incontida esperança quando se criava uma possibilidade de gol para o time que precisava de mais um.
No final, choro convulsivo de quem perdeu, choro de alegria, de alívio, de quem venceu. Fiquei pensando em como essas emoções se processam no ser humano. Vencer um jogo, alcançar um título é tão importante para o torcedor como se realmente ele ganhasse alguma coisa. Foco na coragem de cada torcedor ao enfrentar o frio, a chuva, o trânsito pesado para chegar ao estádio e se amontoar no meio da multidão, acotovelando-se, expondo-se aos perigos da violência... Pais com seus filhos, mulheres se contorcendo na ânsia de ver seu time vencendo, crianças, adolescentes, jovens, todos se emocionam até as lágrimas!... Que incrível essa força do futebol brasileiro!!!
Não quero pensar, mas os pensamentos me traem e eu penso: Por que essa emoção não flui assim com força para defender as causas mais significativas do País? Por que essa emoção não determina gestos verdadeiros de indignação contra a corrupção que corrói o Brasil; contra os crimes hediondos, especialmente relacionados à pedofilia, a todo tipo de violência? Por quê?
Antes que esses pensamentos pudessem criar um clima pessimista, afastei-os e liguei para o Júnior, meu filho, que estava feliz comemorando a classificação do seu Corinthians! Emoção do filho é emoção da mãe e como ele diz: “Vai Corinthians!”.
Cida Freitas é professora, escritora e membro da Academia Mourãoense de Letras.

HANDEBOL MASCULINO DE CAMPO MOURÃO é 100% no Campeonato Paranaense de Clubes

O handebol masculino de Campo Mourão continua invicto no  Campeonato Paranaense de Clubes, Categoria Livre. No final de semana, Campo Mourão venceu seus dois jogos na segunda etapa da competição: 29 a 14 diante de Arapongas, e 23 a 19 sobre Cascavel.
Por sua vez, o handebol feminino não venceu seus jogos diante de  Maringá, Cianorte e Foz do Iguaçu. O Campeonato Paranaense é  organizado pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR) que anuncia a próxima etapa nos dias 28 e 29 de julho no ginásio 19 de agosto em Goioerê.

SEXTA-FEIRA tem decisão do Campeonato Popular de Futsal no Valternei de Oliveira em CM

O Campeonato Popular de Futsal promovido pela Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) que teve seu início dia 23 de abril com 36 equipes termina nesta sexta-feira no ginásio Valternei de Oliveira, no Lar Paraná. A decisão será às 20h30 entre América/TV Cidade Sul (foto) e Mundo Cirúrgico. Nas semifinais, o Mundo Cirúrgico venceu Frio Ferraz por 5 a 0 e o América/TV Cidade Sul fez 3 a 1 na equipe Pantera.
Na preliminar de sexta-feira, às 19h15 haverá a decisão do terceiro lugar entre Frio Ferraz e Pantera.

RECORDAR É VIVER! Golaço, o primeiro programa esportivo da televisão mourãoense

A imagem acima é histórica. É de um dos 99 programas "Golaço - o grande lance do esporte" apresentado entre 1999 e 2001 na TV Carajás, que foi o primeiro programa esportivo da televisão mourãoense. Na imagem, Ilivaldo Duarte - apresentador -, Birão Rodrigues - comentarista- e Itamar Tagliari - convidado de um dos sábados no Golaço. Viva!

COLUNA DE LUZIA SANTIAGO: Agimos bem quando enxergamos bem


Peçamos, hoje, ao Senhor que retire as escamas dos nossos olhos, para que enxerguemos todas as coisas como de fato são, e não como as julgamos.
Hoje, o Senhor nos dá este conselho: “Não julgueis e não sereis julgados. Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes ” (Mt 7,1-3). Em outras palavras, Deus está nos dizendo que, antes de falar ou fazer alguma coisa a alguém, precisamos nos colocar no lugar dessa pessoa e nos perguntarmos: “Eu gostaria que fizessem assim comigo?”. Usando sempre esse critério, faremos sempre o bem.
Jesus, dê-nos a graça de enxergar como o Senhor enxerga.
Obrigada, Jesus!
Luzia Santiago, do Blog da Canção Nova.

COLUNA DO PROFº JOSÉ EUGÊNIO MACIEL: Jorge, sempre a servir: simplicidade grandiosa

“É talvez o último dia da minha vida. Saudei o sol, levantando a mão direita, Mas não o saudei, dizendo-lhe adeus, Fiz sinal de gostar antes: mais nada”.
É TALVEZ O ÚLTIMO DIA DA MINHA VIDA – Alberto Caeiro ( Fernando Pessoa)
Existem pessoas que fazem das suas próprias vidas um espetáculo tão fantástico que elas possuem sempre uma plateia ávida em assistir e para o qual se encantam. As apresentações se repetem no cotidiano, ao mesmo tempo novas peças entram em cartaz num mesclar de alegria e tristeza, uma vez ser inevitável os obstáculos inerentes ao viver.
A última vez em cena é o adeus, anunciado, previsto ou não, pode ser pressentido, ainda que não se deseje aceitá-lo. As cortinas hão de se abrir e fechar, sempre. Entretanto, nesse espaço de tempo cronológico têm os que não voltarão jamais e existem aqueles que acenam ao público. Eternamente não haverá outro retorno ao palco dessa vida.
No descortinar de agora o seo Jorge, Fernandes de Moraes (foto), finda um belíssimo espetáculo que encenou por 85 anos. Sorria para vida quando tudo faria crer em determinados momentos só existirem espaço e motivo para a melancolia.. Sofria também, era solidário, tinha sempre uma palavra amiga e mão estendida. Esperançoso, sabia que o ânimo era mais que estímulo ou necessidade, sobretudo foi o sonhar como alavanca de agir, convicto que poderia bastar “um dia após o outro”.
As cortinas da vida foram também as portas do Bar Aparecida, nele a metade da vida do Jorge, sempre a servir, pronta, elegante e competentemente, quando as ruas próximas de centro somente elas tinham asfalto, logo o barro vinha até ali trazido pelos automóveis rústicos de vias vicinais. Aliás, o Bar Aparecida não faz parte da história de Campo Mourão apenas por ser um dos mais antigos, mas o modo como ali se constituía um ambiente democrático de todas as classes sociais. Prosas e encontros a descortinar a vida de uma cidade a florescer como planta outrora promessa de ser tenra e dar frutos. O Aparecida era o cenário livre para todos os goles.
As portas do bar se fecharam, passando a fazer parte da memória de Campo Mourão. São as cortinas que fecham e abrem precisamente agora, não mais a aparecer o personagem ilustre da querida família que deixa, o personagem dos seus numerosos amigos e da cidade. Seo Jorge sai de cena, é o destino a pregar uma peça, mesmo que a imortalidade da alma boa se caracterize na luz que prossegue a brilhar por intermédio dos seus incontáveis exemplos, legados de uma pessoa decente, sólido caráter, integridade moral, tudo transmitido sem arroubos e sim no cotidiano de uma envolvente e sábia simplicidade, também de bondade, afeto, respeito.
Ainda que no cenário do luto, é possível o aplauso em reconhecimento a dignidade de uma pessoa merecedora das palmas.
Fases de Fazer Frases
O ideal é enxergar com os próprios olhos. Ver com olhos alheios é preferível, a ser cego.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Intitulado Mourãoense já pagou quase R$ 80 milhões em impostos, publicada na última quinta nesta Tribuna e assinada pela jornalista Ana Carla Poliseli é um conteúdo acima de um registro de fatos, pois os dados contundentes não podem ser ignorados por toda a sociedade. No texto claro e incisivo existe a seguinte referência: cada mourãoense já entregou aos governos (federal, estadual e municipal) pelo menos R$ 880,00. A matéria traz outros importantes dados e projeções que deixam evidentes a enorme carga tributária brasileira, obrigando todos nós brasileiros a trabalharmos pelo menos quatro meses tão somente para pagarmos impostos. O valor de 80 milhões diz respeito somente aos seis primeiros meses de 2012.
O certo é que impostos não faltam. O que falta, aliás com notável intrepidez, é uma estrutura pública que devolva tanto dinheiro em forma do chamado “bem-estar social”.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Nas eleições deste ano Campo Mourão terá 4.571 eleitores a mais, um acréscimo de 7.5%. Estarão aptos a votar 65 mil e 43 eleitores. O município ocupa a 20ª posição no Paraná e a primeira na região, segundo noticiou o Sítio CRN on line. Goioerê tem 21 mil 905 e Ubiratã tem a terceira posição regional, com 12.418 eleitores. Em uma rápida comparação deste escrevinhador aqui, Campo Mourão tem muito mais em veículos (já passou dos 50 mil) do que os dois municípios somados no número de eleitores.
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
No mês que vem, que aliás se avizinha, esta Coluna irá completar 24 anos de publicação. A favor ou contra, que o caro leitor se sinta inteiramente à vontade, caso deseje, de se manifestar sobre esta data. Ufa!
Olhos, Vistos do Cotidiano (IV)
No dia de dois importantes jogos de futebol, o Jornal Nacional noticiou amplamente na última quarta a partida pela Libertadores entre Corinthians e Santos. Era natural que o fizesse, dada à importância e porque a Globo transmitiria o embate decisivo. Porém, a também semifinal mas da Copa do Brasil, o noticiário simplesmente ignorou o fato, como se não houvesse o jogo, um profundo desrespeito aos torcedores do Coritiba e do São Paulo, revelando a falta de um jornalismo bom e sério, além de ser uma arrogância. Dos canais abertos a Rede Bandeirantes transmitiu a partida.
Olhos, Vistos do Cotidiano (V)
Ainda sobre jornalismo, mas desta vez como aspecto positivo, a Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Globo, foi digna de ser paranaense, ao transmitir para a capital do nosso Estado e Litoral o jogo do Coritiba. Na última quinta, possivelmente por ter recebido reclamações posteriores, o Globo Esporte explicou a decisão, justificando que sempre procurará priorizar a cobertura jornalística que diga respeito ao Paraná. Absolutamente certa a RPC. Parabéns.
Reminiscências em Preto e Branco
Ombros carregam escombros do passado em ruínas. É preciso dar de ombros ao que já foi e seguir adiante por um tempo de nova construção.
José Eugênio Maciel é professor, sociólogo, advogado, escritor e membro da Academia Mourãoense de Letras.

EVANGELHO DO DIA Terça-Feira, 26 de Junho de 2012

Evangelho (Mateus 7,6.12-14)

Terça-Feira, 26 de Junho de 2012
12ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

25 de jun de 2012

TAÇA PARANÁ DE BASQUETE: Campo Mourão sedia competição e joga esta semana contra Guarapuava, P. Branco e Maringá

O Campo Mourão Basquete sedia neste final de semana a Taça Paraná enfrentando Guarápuava, Pato Branco e Maringá, na disputa pelo título estadual. Na sexta-feira, Campo Mourão joga às 20 horas diante de Guarapuava. No sábado, às 18 horas, Pato Branco será o adversário dos mourãoenses. No domingo, às 11 horas, o mais importante clássico paranaense de basquete - Campo Mourão x Maringá- encerra a competição.
O evento marca o reencontro do torcedor como time campeão brasileiros dos JAB´S e poderá conhecer as novas contratações -  Cristiano Baierle, Michel Santos e Felipe Ranieri.

Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do ginasinho JK nos dias dos jogos pelo valor de R$5,00 (cinco reais) por partida.
O técnico Emerson Luis de Souza diz que a Taça Paraná é muito importante para a sequencia dos trabalhos. "Os dois primeiros colocados terão vaga garantida na Copa Sul de Clubes, e também teremos no segundo semestre os jogos do Campeonato Paranaense e Jogos Abertos do Paraná, além da categorias de base."

FUTSAL: Adiado jogo entre Campo Mourão x Maringá e time mourãoense volta a jogar dia 7 de julho em Palotina

O próximo jogo do  Campo Mourão Futsal na Chave Ouro do Campeonato Paranaense será daqui a 12 dias no sábado, 7 de julho, em Palotina, no Oeste do Paraná. A tabela marcava o próximo jogo neste sábado (30 de junho), em casa, contra o Ciagyn/Maringá. Mas o time maringaense pediu nesta segunda-feira o adiamento do jogo que foi deferido de imediato pelos dirigentes mourãoenses.
Com isso, o técnico Márcio Rinaldo - na foto ao lado do técnico Emerson Luis, do basquetebol de Campo Mourão, após participação no programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM- terá duas semanas para recuperar alguns jogadores e aumentar a estima do elenco que anda em baixa, em consequência da falta de vitórias e do elenco principal em quadra, em face das contusões.
Fazia muitos anos, caros leitores, que o futsal mourãoense não enfrentava uma fase tão difícil como a desta temporada no  Campeonato Paranaense.

ESPORTE CLUBE AMÉRICA de Campo Mourão vence Araruna fora de casa nas quartas-de-final do AMADORZÃO 2012

No estádio Ariovaldo Uergo, o Araruna estreou mal nas quartas-de-final do Campeonato Amador da Liga de Goioerê 2012, perdendo para o Esporte Clube América, de Campo Mourão por 2 a 1. Os gols do time mourãoense do Vermelhinho da Asa Leste foram de pênaltis.
Na rodada das quartas de final também perderam as três melhores equipes da primeira fase - Umuarama, Moreira Sales e Tuneiras do Oeste, que jogaram fora de casa e foram surpreendidos respectivamente por Luiziana, Ubiratã e Goioerê.
Neste domingo acontecem os jogos de volta. No estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão, o América - dos dirigentes Enoque e Roberto Soares-  precisa apenas de um empate contra o Araruna, que se quiser ir para às semifinais precisa cencer por dois gols de diferença.
Com informações do site radar esportes.

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Competir? Crescer? Cooperar? Fazer a nossa parte...


"Há 20 anos assumimos que poderíamos construir nosso caminho para a sustentabilidade. Essa foi a mensagem da Rio-92, mas desde então nada mudou. Só que o mundo está além do seu limite. Nós agora estamos usando mais produtos da natureza, mais peixes, mais florestas, mais solos do que o planeta consegue suprir. Estamos despejando mais lixo do que pode ser assimilando. Claramente estamos em um caminho insustentável." William Rees ecólogo canadense.
Apesar de estarmos no calor dos debates, o parâmetro para avaliar se a Rio+20 cumpriu sua missão e discutir o Futuro que queremos para a humanidade é ver se cumpriu o objetivo proposto pela Assembléia-Geral da ONU, que a convocou, focado em dois pontos: 1- economia verde no quadro de desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; 2- base institucional para o desenvolvimento sustentável. Ver se conferência foi realmente "ponto de partida, não de chegada": ou seja, se criou as condições para inovar, em vez de fechar novos acordos, como em 1992.
Certamente sérios pontos foram discutidos na Rio+20, mas a épica batalha sobre a mudança climática,o desenvolvimento sustentável, quem vai pagar a conta das mudanças parece perdida na esfera da política internacional. Os futuros historiadores poderão indicar a responsabilidade, quem apertou o gatilho, quem se omitiu, mesmo que todos os países compartilhem alguma culpa. O Protocolo de Kyoto foi assassinado no berço pelos bilionários do petróleo que financiam o Partido Republicano norte-americano e a eleição de Bush. Agora os democratas, por sua vez, apesar de lamentarem a morte de Kyoto, consideram o aquecimento global uma questão menos importante que a campanha de Obama, e suas crises econômicas como a Europa...
Segundo o suíço Mathis Wackernagel que junto com seu colega Rees elaborou o conceito de pegada ecológica, ”não temos um problema global, temos uma tempestade global. A questão é: seu barco está pronto para a tempestade? Não temos de ter um acordo que diga que temos de fazer isso. Um país não tem de consertar o buraco no seu barco só se os outros o fizerem. Tem de consertar para não afundar."
Para Reess "Só que não queremos considerar a redistribuição da riqueza para resolver a pobreza, por exemplo. Porque isso significaria dividir, ter impostos justos, o mundo corporativo contribuir mais com a sociedade". “No modelo corrente global, em que favorecemos a ganância e o individualismo e perdemos o senso de comunidade e a compaixão de uns pelos outros, é muito difícil persuadir as pessoas que a coisa mais importante é cooperar pelos interesses mútuos em vez de competir para crescer mais."
E para evitar uma catástrofe anunciada é preciso revisar não só o modelo econômico como também promover e resgatar um modo de convivência mais solidária e cooperativa, que permita que a vida humana exista entre um piso e um teto. O piso é a necessidade social de viver, de ter acesso a alimentação, água, saúde, educação, energia, emprego, igualdade social e conforto. Mas o teto é o quanto o ambiente p ode fornecer, sem afetar as gerações futuras, sem afetar o limite ambiental máximo, causando perda da água doce, da biodiversidade, mudanças climáticas, acidificação dos oceanos, poluição química, destruição da camada de ozônio, mudança do uso da terra.
Como fazer para continuar a crescer a partir de um consumo menos focado em bens e mais em serviços? Como fazer para mudar padrões de consumo e produção, seja possível produzir bens de modo mais eficiente, com menos custos e maior rentabilidade para as empresas, poluindo menos e reduzindo o impacto ambiental? Como buscar políticas governamentais, um trabalho de longo prazo de educação e de mudança de hábitos de consumo, em vista de um consumo sustentável? E aí, independente das indecisões dos nossos políticos, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte!!! Não vamos esperar pela Rio+40!!! Não vamos deixar que a descrença na política, com suas ligações impensáveis (Maluf e PT, Fruet e PT) e nos valores democráticos contaminem a nossa esperança!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso - PUC- majocalderari@yahoo.com.br

EVANGELHO DO DIA Segunda-Feira, 25 de Junho de 2012

Evangelho (Mateus 7,1-5)

Segunda-Feira, 25 de Junho de 2012
12ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não jul­gueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que me­dirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

24 de jun de 2012

PADRE ZEZINHO ao vivo no programa Tocando de Primeira (Rádio Colméia AM): grandes ensinamentos

No sábado (23/06) entrevistei no programa Tocando de Primeira 979 (Rádio Colméia AM) o padre Zezinho. Foi uma super entrevista que postarei esta semana no Face e no BLOG.
Um programa muito especial ao vivo e em cores. Deus seja louvado. Viva!

NA EUROCOPA 2012, Itália vence Inglaterra nos pênaltis e enfrenta Alemanha na quinta-feira pelas semifinais

No clássico das quartas-de-final entre Itália e Inglaterra, em Kiev, a Azzurra venceu por 4 a 2 nos pênaltis e agora vai enfrentar a Alemanha na próximaquinta-feira em uma das semifinais da Eurocopa 2012. A Itália foi superior à Inglaterra no tempo normal e na prorrogação, com 64% da posse de bola, 35 finalizações (contra nove do rival) e dois chutes na trave.  Foto: Reuters.

IMAGEM NOTURNA em CAMPO MOURÃO, no Centro-Oeste do Paraná

Imagem noturna de dezembro/2011:administração central da Coamo em Campo Mourão.

DEUS, EU TE AGRADEÇO por mais um dia..

FUTSAL: CAMPO MOURÃO É GOLEADO em Pato Branco e sofre sua 10ª derrota em 16 jogos no Paranaense 2012

A fase do fustal mourãoense na Chave Ouro parece não ter fim e a cada rodada o time tenta buscar forças para sair desta grave situação, com elenco limitado, sem talentos e confiança na temporada 2012. No sábado (23), o Campo Mourão Futsal voltou a perder e de goleada, em Pato Branco, no Sudoeste Paranaense por 6 a 1. Com a 10ª derrota mourãoense na competição, o time tem apenas 12 pontos - 3 vitórias, 3 empates e 10 derrotas- e está a frente somente do Paraná Clube (09), Corbélia (07), e Palotina (05).
Restam mais 14 rodadas para cumprir o segundo turno - sou contra esta fórmula do Campeonato que tem o primeiro e o segundo turno com 30 jogos e não bonifica os "campeões" de cada turno.
Só para o leitor acompanhar. Acima de Campo Mourão (13º lugar) estão Toledo e São Lucas (16), Marreco (20),  Quedas do Iguaçu (22) e Foz Cataratas (23, em 8º lugar).
A liderança é da Copagril de Marechal Cândido Rondon com 37, seguido nas outras posições (2º até o 7º lugar): Maringá - próximo adversário de Campo Mourão neste sábado, 30 de junho, com 34 pontos, Cascavel (33), Umuarama (31), Guarapuava e Pato Branco (28), e Ponta Grossa (24).

EVANGELHO DO DIA Domingo, 24 de Junho de 2012

Evangelho (Lucas 1,57-66.80)

Domingo, 24 de Junho de 2012
Natividade de São João Batista
57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

23 de jun de 2012

PERFIL: PADRE ZEZINHO, sacerdote católico, educador, comunicador e pregador


José Fernandes de Oliveira nasceu em l941. É sacerdote católico, educador e pregador. Conhecido como  Padre Zezinho, SCJ, é sacerdote Dehoniano, missionário. Tem presença forte na Pastoral de Juventude, Pastoral Vocacional, Catequese e Pastoral da Comunicação, Mídia Católica.
Entre suas atividades é sacerdote, professor de comunicação, pregador, escritor, compositor, radialista, produtor e diretor de televisão, colunista de jornal, compositor, conferencista, orientador de jovens e artistas cristãos, descobridor de talentos, criador de métodos de comunicação na Igreja Católica, teórico e pesquisador de comunicação religiosa.
Tem mais 300 títulos (obras) sobre diversos temas: Catequese de Atitudes, Igreja-Hoje, Catolicismo-Agora, Adolescência, Pais e Filhos, Família, Dor e Esperança, Educação para o diálogo, Educação para a democracia, Educação para a paz, Libertação, Ecumenismo, Púlpito e Pregação. É o conteúdo básico de seus escritos.
Seu caminho tem sido a psicopedagogia da fé. Desenvolveu em mais de 80 livros, pequenos e volumosos, a catequese de atitudes na linha do “e então?” “e agora?” “e depois?”. Diz que escreve para levar a “pensar como Jesus pensou” porque cristão que não pensa acaba dando o que pensar…
Das suas mais de 1,500 canções e dos cerca de 120 Cd´s cantados e falados afirma: Não sou padre porque canto: canto porque sou padre! É um serviço que farei enquanto a Igreja ainda precisar de minha voz. Mas se, um dia, parar de cantar ou escrever, pode ter certeza que saberei o que fazer. Nem a canção nem o livro fazem o padre: é o padre quem os faz… Escritor ou cantor são dois adjetivos que não tornam um padre católico ou um pastor evangélico melhor do que os seus colegas. Além da possível fama ele ainda terá que provar que é um bom sacerdote!
Há 45 anos é um dos autores católicos mais lidos e cantados do Brasil e do mundo. Autor de mais de 300 obras, entre livros, Cd`s, e vídeos; colaborador de mais de 50 revistas e jornais católicos, aceito por outras igrejas, conhecido em vários países, um dos pregadores cristãos mais reconhecidos do Brasil, seu apelido carinhoso é PADRE ZEZINHO SCJ, mística da pequenez que assumiu já nos primeiros anos de padre e seu nome é JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA.
Mineiro de Machado MG; crescido em Taubaté, SP, estudou filosofia em Santa Catarina e Teologia nos Estados Unidos. Em fins dos anos 60 e inícios dos anos 70 deu impulso a uma forma de comunicação que em muitos lugares mudou o jeito de evangelizar os jovens. Agregava doutrina e arte. Hoje ele é reconhecidamente apontado como um dos catequistas e comunicadores de grande impacto nos últimos 40 anos no Brasil.
Ele foge de títulos e adjetivos. Tem sua visão pessoal de marketing e condena o excesso de auto-exposição e de protagonismo do sacerdote. Diz que a mídia é como o sol da manhã. Bronzeia e queima. Quem se expõe demais aos holofotes da mídia lembra o sujeito que ficou demais na praia. Nãos e protegeu e queimou-se.
Insiste que é mais Amós e Oséias do que Isaias e Jeremias. Cantar e escrever são profecias menores, diz ele. Mas certamente ajudam os grandes profetas e grandes pensadores a chegar ao povo.
Define-se como o entregador de jóias ou de pizzas. No mundo há uma ciência chamada “logística”. Armazena e faz chegar no tempo certo e sem danos ao produto. Na Igreja há uma ciência chamada catequese que repercute através dos mais diversos meios de comunicação e cuja tarefa é fazer chegar ao povo de Deus, sobretudo aos mais simples, a mensagem católica, sem arranhões e sem personalismos exagerados. Brinca dizendo que há carteiros que ao invés de entregar a mensagem dos outros entregam a própria biografia. Esqueceram o que é ser carteiro. E sentencia: Quando o mensageiro se torna maior do que a mensagem alguma coisa está errada naquela forma de marketing.

BASQUETE: Dezenas de atletas participam sábado e domingo do Festival Basquete Cidadão em CM

Hoje e amanhã, acontece no ginásio de esportes JK em Campo Mourão, o  1° Festival Fecam Basquete Cidadão.
Participam alunos do Projeto Basquete Cidadão que treinam nos núcleos em colégios públicos do Município, mantidos pela Lei de Incentivo ao Esporte, e também alunos do Colégio Santa Cruz e os treinam no ginasinho JK. 
O Festival tem por principal objetivo interagir os alunos de diferentes núcleos, possibilitando uma maior vivência dos alunos para a modalidade, podendo conhecer mais o basquetebol de maneira lúdica.
Locais e horários de treinamentos.

Col. Unidade Polo - 3ª e 5ª das 10 às 11 horas.
Col. Unidade Polo - 3ª e 5ª das 16 às 17 horas
Col. Mal. Rondon - 2ª e 4ª das 17h40 às 18h40
Col. Antonio Teodoro - 3ª e 5ª das 17h30 às 19 horas.
Ginásio JK - 2ª - Sub-12/Sub-13 - Sub-14/Juv das 18h30 às 19h30; das 19h30 às 21h00.
Ginásio JK - 3ª  – Sub-10/Sub-11 - Sub-14/Juv 18h30 às 19h30. e das 19h30 às 21 horas.
Ginásio JK - 4ª – Sub-14 - Juventude - 18h30 às 19h30 e das 19h30 às 21 horas.
Ginásio JK - 5ª - Sub-12/Sub-13 - Sub-14/Juv. das 18h30 às 19h30 e das 19h30 às 21 horas.
Ginásio JK - 6ª – Sub-10/Sub-11 - Sub-14 - Juventude - das 18h00 às 19h00 e das 19h00 às 20h00 e das 20h00 às 21h00.
Mais informações sobre horários de treinamentos das categorias: contato com os professores: Emerson (44) 9960-0222, Eliseu (44) 9906-9499 e Rafael (44) 9914-2784.
APOIO - O Campo Mourão/Basquete conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Campo Mourão (Fecam), o patrocínio dos Alimentos Coamo, Colégio e Faculdade Integrado, Viapar e BRDE, e a parceria com a Clínica Físioclinica, Academia Trainer, Churrascaria Minuano, Constrututora Marcovic, Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Clínica Ortoclin e Via Sollus Corretora de Seguros.

EVANGELHO DO DIA Sábado, 23 de Junho de 2012

Evangelho (Mateus 6,24-34)

Sábado, 23 de Junho de 2012
11ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?
27Quem de nós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

22 de jun de 2012

HANDEBOL: CM sedia sábado e domingo a 2ª Etapa do Campeonato Paranaense de Clubes nos ginásios do Lar Paraná e Col. Mal. Rondon

Campo Mourão recebe neste sábado e domingo a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Clubes de Handebol - Categoria livre, com participação dos times mourãoenses no masculino e feminino de handebol,com apoio da Fundação Municipal de Esportes (Fecam). Ao todo serão 21 partidas - 12 no feminino e 9 no masculino- a serem realizadas nos ginásios do Lar Paraná e do Colégio Marechal Rondon reunindo 12 cidades paranaenses.

O handebol masculino de Campo Mourão, do técnico Jair Grasso (foto) lidera o campeonato ao lado de Maringá, com quatro pontos. No feminino, Cascavel, Cianorte, Maringá e Boa Esperança estão empatados com 2 pontos. A primeira etapa do Paranaense foi disputada em Boa Esperança. Depois de Campo Mourão, as próximas etapas serão em Goioerê (28 e 29 de julho) e Maringá (1º e 2 de setembro). A final será em Cianorte entre os dias 7 e 9 de setembro.
O time mourãoense masculino joga neste sábado no ginásio Valternei de Oliveira, no Lar Paraná, às 19 horas diante de Arapongas e no domingo, às 15 horas contra Cascavel.
O feminino mourãoense enfrenta Maringá, no ginásio do Lar Paraná, às 14h30 deste sábado e no domingo, às 9 horas contra o Cianorte e às 16h30 enfrenta Foz do Iguaçu.
Confira a programação:
SÁBADO (23)
LOCAL – Ginásio Lar Paraná
11h30 – São José dos Pinhais/EPH/PUC x Arapongas – masculino
13h – Boa Esperança x Matelândia/CER Aymoré – feminino
14h30 – Unimed/UEM/Maringá x FECAM/Campo Mouro – feminino
16h – Unimed/UEM/Maringá x Marialva – masculino
17h30 – Goioerê x Cambé/SEME – masculino
19h – FECAM/Campo Mourão x Arapongas – masculino
20h30 – Cascavel/FAG x Unimed/UEM/Maringá – feminino
LOCAL – Colégio Marechal Rondon
13h – Coca-Cola/Copel/Unipar/Cianorte x Apucarana – feminino
14h30 – Foz do Iguaçu x Cascavel/FAG – feminino
19h – Apucarana x Cascavel/CHC – masculino

20h30 – Coca-Cola/Copel/Unipar/Cianorte x Boa Esperança – feminino
DOMINGO (24)
LOCAL – Ginásio Lar Paraná
9h – Coca-Cola/Copel/Unipar/Cianorte x FECAM/Campo Mourão – feminino
10h30 – Cascavel/FAG x Matelândia/CER Aymoré – feminino
12h – Cambé/SEME x São José dos Pinhais/PUC – masculino
13h30 – Unimed/UEM/Maringá x Goioerê – masculino
15h – FECAM/Campo Mourão x Cascavel/CHC – masculino
16h30 – Foz do Iguaçu x FECAM/Campo Mourão – feminino
LOCAL – Colégio Marechal Rondon
9h – Boa Esperança x Apucarana – feminino
10h30 – Unimed/UEM/Maringá x Foz do Iguaçu – feminino
12h – Marialva x Apucarana – masculino
16h – Apucarana x Matelândia/CER Aymoré – feminino.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Município de Campo Mourão.

PREFEITA DINA CARDOSO recepciona Padre Zezinho


Na manhã dessa sexta-feira, 22, a prefeita de Farol, Dina Cardoso recepcionou no aeroporto de Maringá o padre José Fernandes de Oliveira, o conhecido cantor católico Padre Zezinho. Ele estará a atração principal neste sábado do aniversario de 19 anos de emancipação política administrativa do município de Farol.
A partir das 19h30, com entrada franca, o show marca os 45 anos de canções do padre que deverá ser assistido por um público superior a cinco mil pessoas da cidade e toda a região da Comcam.
O bispo de Maringá, Dom Anuar Battisti também esteve presente na recepção ao padre Zezinho ao lado da prefeita Dina Cardoso.
Padre Zezinho e a Banda Ir ao Povo que o acompanha no show católico estarão hospedados na Pousada rural A Fazendinha, em Farol.
No sábado, está confirmada a participação do padre no Programa de rádio Tocando de Primeira, na Rádio Colméia,a partir das 11h, apresentado pelo acadêmico da Academia de Letras de Campo Mourão, jornalista Ilivaldo Duarte.

PADRE ZEZINHO amanhã ao vivo e em cores no programa TOCANDO DE PRIMEIRA na Rádio Colméia AM

Uma grande notícia para os ouvintes do programa Tocando de Primeira. Neste sábado, às11h30, estarei entrevistando com a graça de Deus o padre Zezinho (SCJ), que na noite de sábado fará um show na praça central de Farol.
No sábado 13 de junho de 2009, há 3 anos, entrevistei o padre Zezinho ao vivo por telefone, no programa de número 827 e o deste sábado será o 979 - portanto 152 sábados depois.
Como Celebridade do programa Tocando de Primeira, padre Zezinho recebeu no seu escritório em Taubaté (SP) naquela oportunidade, o troféu Tocando de Primeira, através do amigo radialista José Costa, diretor da Rádio Vale Verde FM (96,5 MHZ) de Assis Chateubriand.osta, obrigado padre Zezinho (SCJ) pela mensagem de fé, esperança e de amor na sua carreira de evange