31 de mai de 2012

A CARREATA VITORIOSA do basquete campeão brasileiro

Desfile do vitorioso basquete masculino de Campo Mourão pelas ruas e avenidas mourãoenses em 31 de maio de 2012.

UM ANO PARA ficar na história da Amobasquete

Esta semana vai ficar na história dos esportistas e de modo especial dos dirigentes da Fecam e da Amobasquete. E o dia de hoje com  apresentação ao vivo e em cores dos atletas e dirigentes da equipe de basquetebol de Campo Mourão, no coração e na memória dos dirigentes da Amobasquete.
O sonho da Liga Nacional continua. O quinto lugar na Super Copa do Brasil e o título nacional dos Jogos Abertos Brasileiros 2012 provocam emoção e gratidão aos mourãoenses abnegados Edson "China" Hirata, Nelsinho Martins, Lucas Spadoto, Idevalci Ferreira Maia e Roque Burin, só para citar cinco nomes da Amobasquete - uma entidade que conseguiu respeito e admiração, aglutinando pessoas e parceiros na busca de um só ideal: o fortalecimento do basquete mourãoense.
Hoje é dia de manifestar um Viva para o Basquete Mourãoense. Então, aos conhecidos e anônimos que colaboram direta ou indiretamente para o sucesso da Amobasquete e desta modalidade: Viva! O sonho continua!

COAMO destaca sucesso do projeto Basquete Campo Mourão

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, recebeu os agradecimentos da delegação do basquete de Campo Mourão pelo apoio da cooperativa a modalidade do técnico da equipe, professor Emerson Luis de Souza e da presidente da Fecam, Karla Maria Tureck.
Gallassini parabenizou os atletas e dirigentes pela conquista manifestando a satisfação da cooperativa pelo excelente resultado de Campo Mourão nos Jogos Abertos Brasileiros. "Ficamos felizes em participar deste projeto do basquetebol que eleva o nome da nossa cidade a nível estadual e nacional, e também oportuniza a projeção e o fortalecimento da marca dos Alimentos Coamo e da Via Sollus Corretora de Seguros na camisa de um time organizado e vencedor", disse Gallassini, que recebeu o troféu de campeão dos JAB`s e uma camisa oficial da equipe mourãoense. O projeto basauetebol tem o apoio da Associação Mourãoense de Basquete (Amobasquete) e Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam).

CAMPEÕES DO BASQUETE brasileiro agradecem apoio da Coamo

A diretoria da Coamo Agroindustrial Cooperativa recebeu na manhã de hoje a visita de Dirigentes e atletas da equipe do Basquete masculino de Campo Mourão, campeã dos Jogos Abertos Brasileiros (JAB´s) em Vitória, no Espírito Santo,visitaram na manhã desta quinta-feira a diretoria da Coamo Agroindustrial Cooperativa para agradecer o apoio recebido da cooperativa na temporada 2012. AA 
A delegação esteve acompanhada de dirigentes da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e da Aassociação dos Amigos do Basquete (Amobasquete) - entidade que coordena e impulsiona as atividades da modalidade.
A equipe de Campo Mourão representou o estado do Paraná nos JAB´s, e além de obter a única medalha de ouro paranaense em modalidades coletivas nos jogos, para orgulho dos mourãoenses, também conquistou o título de maior expressão da história do basquete do Município, ao vencer por 91 a 84 na decisão, a equipe mineira de São Sebastião do Paraíso.

PAPO COM LUZIA SANTIAGO: Vamos viver o hoje de maneira nova?


É muito bom o despertar de um novo dia, principalmente porque temos a oportunidade de vivê-lo de maneira nova.
Jesus sempre nos dá a chance de recomeçar. Concretamente, hoje, podemos procurar um sacerdote e fazer uma boa confissão, ato de fé que nos proporciona rever as nossas escolhas, os nossos relacionamentos, as nossas atitudes, a nossa postura, os nossos objetivos diante da vida e tudo o que permeia a nossa existência. Dessa forma, nós nos abrimos para que o amor dirija nossos passos ao longo do dia.
Podemos “escutar e pensar antes no outro; perdoar aos nossos inimigos; responder com doçura ainda que desejemos responder rispidamente; pedir perdão quando nos equivocarmos; acabarmos com uma briga; evitarmos a fofoca, o julgamento e tantas outros hábitos que temos e que não são saudáveis. Vivendo assim estamos em total comunhão com o coração de Jesus, que nos dá este mandamento: ‘Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor’” (I Pd 1,22).
Peçamos hoje ao Espírito Santo que renove toda a nossa vida.
Vinde, Espírito Santo!
Luzia Santiago, do Blog da Canção Nova

COLUNA DE ESTER PIACENTINI: Cuidado com o que deseja


É interessante observarmos, que passamos a vida inteira desejando alguma coisa. Sempre, em primeiro lugar desejamos a prosperidade. Todos querem estar bem financeiramente. Um bom emprego, uma boa casa, carro, um bom salário, saúde abundante, filhos saudáveis e por aí vai, o leque de desejos.
É comum em todas as esferas, pessoas pedindo algo a mais, pretendendo melhorias. Não percebemos que na maioria das vezes estamos muito bem, e queremos mais do que somos capazes de suportar.
A promoção dentro do emprego, financeiramente pode ser vantajosa, dentro da organização coloca o empregado perante outros em lugar de destaque, mas pode significar, mais tempo fora de casa, em viagens, treinamentos, reuniões etc... .
O mesmo, terá menos tempo para família, para o lazer diário ou em final de semana. A família fica em segundo plano, porque passa a ter menos tempo para estarem juntos, até mesmo as poucas horas de descanso passam a ser conturbadas, com chamamentos de emergência, conforme o caso que o novo posto exige. No início tudo é maravilhoso, e muitas vezes este início gera muitos conflitos internos, que levam algum tempo para estarem solucionados, depois vem o estresse.
Uma nova situação sempre exige uma nova adaptação. Penso que é por estas situações que surgiu a frase de efeito:”EU ERA FELIZ E NÃO SABIA”.
Se todos nós antes de desejarmos alguma coisa, fizéssemos um questionamento, sobre - o que realmente estamos desejando e porquê?. Quando pensarmos sobre trabalho, carreira, veremos que é importante considerar o que é certo e bom. Além de concentrar a atenção no que poderia ser melhor.
Sentirmos satisfeitos e estarmos felizes não significa que vamos deixar de trabalhar e concentrar esforços na carreira para torna-la a mais bem sucedida de todas. Podemos ter as duas coisas – felicidade e motivação- sem sacrificar nossa sanidade.
Tenhamos em mente que mais responsabilidade pode ser uma grande coisa, mas pode significar menos liberdade pessoal, mais preocupação. Um salário melhor, pode dar uma segurança financeira maior, mas pode exigir desistência de coisas que nunca pensamos abrir mão, um tempo a mais com a família, por exemplo.
Portanto, vamos ser suficientes naquilo que temos, e quando pedirmos mais, vamos analisar até que ponto vai ser melhor, e quais as nossas prioridades como pessoa, porque podemos conseguir e depois.... .
Pense nisso! –
Ester de Abreu Piacentini, Corretora de Seguros, Contadora, Pedagoga Social, membro da Academia Mourãoense de Letras – cadeira 29.

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: Zumbido


Um som produzido dentro da via auditiva acomete cerca de 28 milhões de brasileiros. O chamado zumbido, no entanto, costuma ser deixado de escanteio pelas pessoas quando, muitas vezes, é sinal de alerta para anormalidades no ouvido. O sintoma aparece como uma forma de compensação a alguma agressão que o ouvido possa ter sofrido. A fim de tentar compensar uma possível perda, outras partes da via auditava começam a trabalhar de forma mais acelerada. O resultado é que elas disparam mais impulsos elétricos para o cérebro, que interpreta tais impulsos como sons.
O tipo de barulho produzido pelo próprio ouvido é bem variável. As comparações relatadas pelos pacientes variam conforme o nível cultural e as experiências individuais. Mas, os sons mais comuns são de apito, chiado, canto de cigarra, zunido de abelha, cachoeira e panela de pressão.
Em um quadro normal, as vias auditivas captam a vibração dos sons gerados no ambiente e os enviam na forma de impulsos elétricos para o cérebro. O distúrbio se instala quando as vias auditivas passam a enviar impulsos mesmo sem haver uma fonte gerando o som. O grande obstáculo para o tratamento do zumbido é descobrir o que leva a essa emissão indiscriminada de impulsos, já que o zumbido em si não é uma doença, e sim, um sintoma.
Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma. Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles.
A impressão de que o zumbido atinge mais os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva. Como esse problema atinge mais a terceira idade, há mais ocorrências de zumbido nessa faixa etária. O som incômodo, entretanto, pode aparecer em qualquer idade, em pessoas com audição normal ou não. Há, porém, relação com o gênero: ainda sem explicação, o problema acomete mais o sexo feminino.
O ideal é procurar orientação se o zumbido persistir por mais de um dia, mesmo acreditando que será possível habituar-se sozinho. Se persistir o sintoma procure um médico Otorrinolaringologista para uma avaliação.
Vejo vocês na próxima semana com outras curiosidades relacionadas a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para
camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

EVANGELHO DO DIA Quinta-Feira, 31 de Maio de 2012

Evangelho (Lucas 1,39-56)

Quinta-Feira, 31 de Maio de 2012
Visitação de Nossa Senhora
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

30 de mai de 2012

QUALIDADE DE VIDA: Funcionários da Coamo participam do Dia do Desafio 2012


Os funcionários da Coamo, Credicoamo, Arcam, Via Sollus e Fups participaram hoje em vários Municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul do Dia do Desafio - edição 2012, que tem a sua coordenação a nível nacional pelo Serviço Social do Comércio.
A atividade consiste na prática de qualquer tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. Somente nas unidades da Coamo em Campo Mourão, a cooperativa contabilizou a participação de 1.520 pessoas na prática do Dia do Desafio 2012.
Para a Coamo a prática do esporte, lazer e atividades físicas é muito importante, sendo praticada pelos funcionários de forma regular, com incentivo dos programas de qualidade da cooperativa e também pelas atividades desenvolvidas pela Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo – Arcam-. “Buscamos a qualidade de vida e do bem estar dos nossos funcionários e familiares através das diversas atividades desenvolvidas na cooperativa que vem registrando uma participação crescente da equipe funcional”, afirma o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, que ao lado da diretoria e superintendentes, também participou do Dia do Desafio 2012.
Objetivo - O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA – Associação Internacional de Esportes para todos – com sede na Alemanha – e tem como objetivo estimular as comunidades para adoção de uma vida mais ativa para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades. As pessoas podem realizar qualquer tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos.
O objetivo da organização é mobilizar o maior número possível de pessoas para a realização de atividades físicas.
Números - Em 2011, o Dia do Desafio registrou a adesão de mais de 63.611.208 de pessoas, de 4.023 cidades, em 22 países do Continente Americano. O Brasil contou com a mobilização de mais de 34.585.669 de pessoas de 1.871 municípios, que contribuíram de forma significativa para a proposta de unir esforços para modificar conceitos, o que referenda o entendimento universal desse movimento. No Paraná participaram 348 cidades, mobilizando 4.978.259 pessoas.
Atividades - Os participantes participam praticando esportes, dança, brincadeiras, corridas, caminhadas, natação, ciclismo entre outras atividades do cotidiano, consideradas excelentes para a saúde e bem-estar.

PARANÁ fica em segundo lugar geral nos JABs


Os Jogos Abertos Brasileiros acabaram ontem a noite (29) em Vitória, a competição que reuniu delegações de 10 estados teve disputas em oito modalidades. E o Paraná tem motivos de sobras para comemorar, a delegação do estado conquistou a segunda colocação geral da competição.
Com a conquista da equipe masculina de basquete o Paraná deixou para trás o Rio de Janeiro e foi vice-campeão geral dos JABs, ficando atrás somente do estado de São Paulo. A segunda colocação foi o resultado das conquistas de todas as modalidades, do atletismo, do judô, da natação, do vôlei de praia, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete. Foi o resultado da forma séria que o esporte está sendo levado no estado do Paraná, em todos os âmbitos.
O chefe da delegação paranaense, Mauro João Cachel, estava muito satisfeito com o resultado, segundo ele a segunda colocação geral superou as expectativas, que no inicio dos JABs eram de estar ao menos entre os quatro primeiros. Ter ficado atrás apenas de São Paulo é uma grande vitória para o esporte paranaense, declarou Cachel.
No momento da premiação dos JABs, que foi feita pelo subsecretário da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Espírito Santo, Renato Oliveira, o estado do Paraná foi citado como exemplo de organização nos jogos, demostrando para todos os presentes o comprometimento que o Paraná tem com o esporte. Fonte: Secretaria de Esportes do Paraná.

CAMPO MOURÃO, Campeão Brasileiro de Basquetebol nos JAB`s 2012

COLUNA DA PROFESSORA CIDA FREITAS: É assim


A cultura da roça impregnou a minha alma
Amo tudo o que vem da natureza
Na terra roxa mora a minha certeza
De ver brotar a semente, nascer a planta, a flor...


Na floresta há multividas
Que gostaria de poder contar...
No bosque há barulho do silêncio


Há cheiro de vida,
Há uma orquestra quando a manhã se levanta
Que se apresenta também quando o sol está indo embora...


Há brisa que beija de leve
Fazendo a dança das folhas...
Magia, beleza, poesia...


A cultura da cidade impregnou o meu ser
Amo tudo o que é belo
A arquitetura, os jardins, as praças...
Amo as igrejas de onde me vem energia
Amo as escolas onde o saber passeia
Amo as pessoas que constroem histórias


Histórias do bem...
Amo o teatro, a pintura, a música, a dança...
Amo a literatura, todas as artes...
Amo tudo o que faço e o que sonho fazer
Amo a vida nessa mistura...


Sou rural e urbana
Sou urbana e rural...
Sou assim, feliz, mas não muito normal.


Cida Freitas é professora, poetisa e membro da Academia Mourãoense de Letras.

EVANGELHO DO DIA Quarta-Feira, 30 de Maio de 2012

Evangelho (Marcos 10,32-45)

Quarta-Feira, 30 de Maio de 2012
8ª Semana Comum
Naquele tempo, 32discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”.
35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

29 de mai de 2012

PLANTÃO DO BLOG 3: Campo Mourão Basquete desfila quinta-feira a tarde em carro do corpo de bombeiros

A cena ao lado com alegria, orgulho e felicidade do técnico vitorioso Emerson Luis, o "moço" de São José do Rio Pardo vai se repetir nesta quinta-feira a tarde pelas ruas e avenidas de Campo Mourão.
Com direito a desfile em carro do corpo de bombeiros para comemorar o mais importante título da história do basquete - Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros - conquistado na noite desta terça-feira em Vitória no Espírito Santo.

PLANTÃO DO BLOG 2: CM BASQUETE VENCE MG por 91 a 84 e é Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros no ES


É Campeão Brasileiro!
Campo Mourão acaba de conquistar o título nacional no basquete nos Jogos Abertos Brasileiro ao vencer São Sebastião do Paraíso (MG) por 91 a 84. Este é o maior título da história do basquete mourãoense. Viva o nosso basquete, organizado e com talento dentro e fora de quadra.

PLANTÃO DO BLOG: CM Basquete vence mineiros no primeiro tempo da decisão nos JAB´s

A equipe do Campo Mourão Basquete está vencendo São Sebastião do Paraíso, por 50 a 40 - placar final do primeiro tempo - na decisão dos Jogos Abertos Brasileiros (JAB´s) em Vitória, no Espírito Santo.

SÁBADO TEM QUATRO DECISÕES no futebol suíço pelos Jogos Interclubes 2012 na Aertcam

O sábado promete muitas emoções nos campos da Aertcam, anexo estádio dos Amadores na Asa Leste. Serãol quatro as decisões no futebol suíço. Pela categoria Adulto decidem Afiin e Aertcam. No Sênior, Afiin e Arcam, no Master jogam Arcam e  Campagro e no Veterano a decisâo será entre Arcam e Clube dos 30 (foto).

INTERCLUBES tem campeões na Tranca e Bilhar; nesta quinta tem final no Truco na Arcam

Já são conhecidos os campeões dos 25º Jogos Interclubes de Campo Mourão 2012 na Tranca e no Bilhar.
Nesta quinta-feira, no salão social da Arcam acontecem as finais do Truco a partir das 19h30, entre Arcam e Clube dos 30.
O Clube dos 30 venceu a tranca masculina e mista, enquanto que a Assercam faturou a tranca feminina. O Country Club foi campeão do bilhar derrotando o Clube dos 30.

BASQUETE DE CAMPO MOURÃO vence Goiânia e faz hoje final histórica nos JAB´s contra São Sebastião do Paraíso (MG) no Espírito Santo


O Campo Mourão Basquete faz na noite de hoje uma partida e uma final histórica nos poucos anos de existência do projeto organizado pela Amobasquete. A equipe mourãoense venceu ontem Goiânia por 99 a 63 e conquistou o direito de disputar pela primeira vez na sua história uma final nos Jogos Abertos Brasileiros(JAB´s). A decisão será às 19h30 diante da equipe de São Sebastião do Paraíso, de Minas Gerais.
“Estamos muito contentes com esta final, é a primeira vez que o nosso basquete chega tão longe numa competição nacional, agora vamos torcer para os meninos se superarem e trazerem este título inédito para a nossa cidade” disse a secretária Especial de Esportes Karla Maria Tureck.
Campo Mourão tem na sua equipe coordenada pelo técnico Emerson Luis de Souza, ols atletas Rafinha, Schneider, Luciano, Robertão, Thiago Mathias, Djair, Omar, Juninho, Maurilio, Zé Ramos, Augusto e, Rafão. A equipe venceu todos os jogos nos JAB´s - diante de Vitória-ES (81X64), Santos-SP (83X73), Paranhos-MS(73X69) e Goiânia-GO(99 x 63).

COLUNA DO PROFESSOR MACIEL: A sensação exagerada do sensacionalismo


“Todos sabem, a galinha quando acaba de botar ovo ela canta muito. Confesso não saber se a alegria que a leva cantar é pelo ovo em si, ou por estar aliviada dado ao esforço hercúleo que teve que fazer”. Estive Nólocal (b.d.C)
O sensacionalismo dos meios de comunicação está tão arraigado que parece ser corriqueiro, manchetes caracterizam tal prática. Jornalistas alegam que grande parte do público aprecia – e só conseguem compreender – quando o conteúdo dos fatos é noticiado como um espetáculo, mesmo que grosseiro. O sensacionalismo nem sempre está explicitamente nas manchetes, ocorre a conta gotas, a cada momento quando a notícia é dada.
As redes televisivas estão proporcionando ampla divulgação quanto ao acidente e o quadro médico do cantor Pedro Leonardo, 24 anos, filho do também cantor sertanejo Leonardo, jornais das emissoras das nacionais entram ao vivo em todos os noticiários. É fácil constatar que a importância está ligada ao fato de ser o rapaz filho de Leonardo. Mesmo filho de uma pessoa famosa, o exagero é grande, dado ao tempo em minutos consumido para a divulgação. É estúpido tamanho estardalhaço.
Não se trata de não divulgar o fato, mas o sensacionalismo contribui para a alienação, escamoteando realidades que precisaríamos não só de saber, e sim com a importância devida, haja vista o desconhecimento mínimo que muitos brasileiros têm sobre os seus próprios direitos, embora eles saibam das fofocas do chamado mundo das celebridades, aliás, tantas vezes sem cerebridades.
Encerrar o assunto é não ter que se estender a tamanha mediocridade em torno de uma figura que até agora em nada contribuiu para a música do Brasil, quanto mais para a cultura, é apenas o filho de alguém famoso, ambos vazios em si mesmos.
Fases de Fazer Frases (I)
O molde molda a moda módica, modelo moderado.
Fases de Fazer Frases (II)
Sentir-se inteiramente à vontade é não se sujeitar a vontade por inteiro?
Fases de Fazer Frases (III)
A inveja quando não pode ser copiada ou apropriada gera a vingança.
Fases de Fazer Frases (IV)
Dê certo, decerto o acerto certeiro.
Fases de Fazer Frases (V)
Uma dita palavra dita sentidos e significados, a significar o que se sente ante a palavra.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
É simplesmente imperdível o blogue do Juma. Na referida página virtual João Marcos Durski demonstra o incontido amor e orgulho de ser mourãoense, também em relação ao passado, haja vista as fotos de várias gerações, trazendo à tona pessoas de saudosa memória, bem como os tempos de juventude de muita gente que está por aqui, com cabelos brancos ou já sem tê-los de há muito. O velho ditado bem se aplica, “recordar é viver”, nossa história com sabor da saudade, presente em nossos dias.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Pois é, o gato que teria supostamente morrido, levou a FECILCAM a instaurar uma sindicância, quando o felino apareceu, belo e saltitante. Na Coluna passada foi escrito aqui que era falta do que fazer. Mas é curioso, caso o gato tivesse sido morto e a sindicância fosse conclusiva neste sentido, que poder teria o diretor de punir o homicida? Mandaria prendê-lo? É mesmo falta do que fazer, ou melhor, vontade para fazer o que seja vital para uma instituição de ensino superior.
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
Na solenidade realizada pelo CENSE – Centro de Socioeducação de Campo Mourão, o pastor Élio Marques fez uma bela fala endereçada aos jovens internos da mencionada Unidade, e por diversas vezes, referindo-se aos desencontros da vida e a crença em superá-las, o pastor argumentou sobre as “pedras pelo caminho que precisam ser removidas para que surja e prevaleça a pessoa de bem”. Diante das várias citações a pedras, o enfermeiro do CENSE Claudio Rodrigues Cardoso de Melo interveio de modo irônico, oportuno e correto, ao exclamar: “não é pra vocês meninada fumarem estas pedras, viu?”
Olhos, Vistos do Cotidiano (IV)
“Tite mantém o mesmo time de São Januário na volta da Libertadores” foi a manchete do jornal Folha de São Paulo, na internet, dia 22 último (09:42). O pleonasmo é erro: manter, significa o que já é como tal, a mesma coisa, algo, enfim uma situação já existente e que continuará sendo.
Reminiscências em Preto e Branco
Eliane do Carmo Pereira Machado, conceituada professora de Matemática mourãoense, relembrava o fato das pessoas simples e em geral moradoras rurais, que, desejando saber como uma pessoa iria viajar, perguntavam se ela ia “de carro baixo” ou não. Elas se referiam aos veículos de passeio, já que “carro alto” eram caminhões, tratores. E, por falar nisso, não é difícil pessoas do campo (e não só de Campo Mourão) perguntarem os horários de ônibus do seguinte modo: “que hora que tem carro pra Altamira do Paraná?” Carro é ônibus.

EVANGELHO DO DIA Terça-Feira, 29 de Maio de 2012

Evangelho (Marcos 10,28-31)

Terça-Feira, 29 de Maio de 2012
8ª Semana Comum
Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

28 de mai de 2012

DIRETORIA DO CM FUTSAL exige mudança de atitude da comisão técnica e elenco na Chave Ouro 2012

O presidente do Campo Mourão Futsal, professor Itamar Tagliari, juntamente com a secretária Especial de Esportes e presidente da Fecam, professora Karla Tureck e do diretor geral da Fecam, proferssor Ricardo Elchmeier estiveram reunidos no início da tarde desta segunda-feira para duas reuniões com o grupo de jogadores e comissão técnica da equipe para avaliar o momento atual e pedir mudança de atitude para a sequência da Chave Ouro. Foram duas reuniões, uma com o grupo e outra somente com a comissão técnica.
Este encontro da diretoria com o grupo é motivada pela goleada histórica sofrida na sexta-feira em Paranavaí por 9 a 0.
O próximo jogo do Campo Mourão será somente no dia 6 de junho, às 21 horas, no Valternei de Oliveira, diante do Paraná Clube. Para este jogo, o técnico Márcio Rinaldo deverá contar com o retorno de alguns dos jogadores que estão no departamento médico, entre eles, o cearense Pilil. Os torcedores esperam que com esses "reforços" o time embale no campeonato e consiga dar mais alegrias a sua torcida na Chave Ouro.

JOGOS INTERCLUBES têm decisão do truco na quinta e quatro categorias do futebol suíço no sábado

Os Jogos Interclubes de Campo Mourão tem nesta semana a decisão na modalidade de truco na quinta-feira no salão social da Arcam, e o futebol suíço no sábado nos campos da Aertcam. Na imagem acima, o time de master da Arcam finalista do Interclubes 2012.
Confira os jogos decisivos de quinta e sábado.MODALIDADE: TRUCO
LOCAL: ARCAM - HORÁRIO: 19h30
ARCAM X Clube dos 30
FUTEBOL SUÍÇO - DIA 02/06/2012 (Sábado)
LOCAL: AERTMCAM – CAMPO 01
15h00 AERTMCAM X AFIIN - Adulto
16h15 ARCAM X AFIIN - Sênior


LOCAL: AERTMCAM – CAMPO 02
15h00 ARCAM X Campagro - Máster
16h15 ARCAM X Clube dos 30 - Veterano

PAPA BENTO XVI define Pentecostes como "Festa da união, compreensão e da comunhão humana"

O Papa Bento XVI celebrou ontem na Basílica Vaticana a Santa Missa na solenidade de Pentecostes, “festa da união, da compreensão e da comunhão humana”.

Em sua homilia, o Santo Padre destacou que atualmente, mesmo com o desenvolvimento dos meios de comunicação e com “encurtamento” das distâncias geográficas, a compreensão e a comunhão entre as pessoas parecem ser sempre superficiais e difíceis. Então ele questiona: “Nesta situação, podemos encontrar realmente e viver aquela unidade que precisamos?”.
O Papa recorda da antiga história da construção da Torre de Babel (cfr Gen 11,1-9), onde os homens acreditavam não precisar mais de Deus e queriam sozinhos construir um caminho que os levasse ao céu para abrir as portas e colocarem-se no lugar de Deus.
“Também no nosso mundo, com o progresso das ciências e das técnologias encontramos o poder de dominar as forças da natureza, de manipular os elementos, de fabricar seres vivos, chegando quase ao próprio ser humano, rezar a Deus parece algo ultrapassado, inútil, porque nós mesmos podemos construir e realizar tudo aquilo que queremos. Mas não notamos que estamos revivendo a mesma experiência de Babel”, salienta o Pontífice.
O Santo Padre aponta a resposta para este conflito está na Sagrada Escritura, no episódio de Pentecostes. Naquela manhã, 50 dias depois da Páscoa, um vento forte soprou sobre Jerusalém e a chama do Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos, pousou sobre cada um e acendeu neles aquele fogo divino, um fogo de amor capaz de transformar. Em Pentecostes, onde existia divisão e estranhamento, nasceu unidade e compreensão.
“E assim, torna mais claro porque Babel é Babel e Pentecostes é Pentecostes. Onde os homens querem fazer-se Deus, somente colocam-se uns contra os outros. Onde, em vez, colocam-se na verdade do Senhor, abrem-se para a ação do Espírito que os sustenta e os une. Queridos amigos, devemos ser segundo o Espírito de unidade e verdade, e para isso devemos rezar para que o Espírito nos ilumine e nos guie para vencer o fascínio de seguir nossa verdade, e para acolher a verdade de Cristo transmitida na Igreja”, enfatizou.
Como em Pentecostes, concluiu Bento XVI, a Igreja hoje se recolhe com a Virgem Maria para rezar: “Veni Sancte Spiritus! – Vem, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!”

EVANGELHO DO DIA Segunda-Feira, 28 de Maio de 2012

Evangelho (Marcos 10,17-27)

Segunda-Feira, 28 de Maio de 2012
8ª Semana Comum
Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de mai de 2012

PLANTÃO DO BLOG 3: Campo Mourão Basquete enfrenta Goiânia nesta segunda pelas semifinais dos JAB´s no Espírito Santo


O Campo Mourão/Basquete venceu na tarde deste domingo (27) o Paranhos do Mato Grosso do Sul por 73 a 59, e com 100% de aproveitamento disputará nesta segunda-feira contra o Goiânia uma das semifinais dos Jogos Abertos Brasileiros (JAB´s) em Vitória, capital do estado do Espírito Santo.
Campo Mourão derrotou no seu grupo as equipes do Santos (SP),  Vitória (ES) e Paranhos(MS). O seu adversário (Goiânia) venceu na primeira fase as equipes do Rio de Janeiro e de Sinop (MT).
A outra semifinal será entre Minas Gerais e Santos (SP).
Apoio - O Campo Mourão/Basquete conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Campo Mourão (Fecam), o patrocínio dos Alimentos Coamo, Colégio e Faculdade Integrado, Viapar e BRDE, e a parceria com a Clínica Físioclinica, Academia Trainer, Churrascaria Minuano, Constrututora Marcovic, Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Clínica Ortoclin e Via Sollus Corretora de Seguros.

PLANTÃO DO BLOG 2: Basquete de Campo Mourão vence Santos na segunda rodada dos JAB´s no Espírito Santo

Na tarde deste sábado (26) o Campo Mourão Basquete derrotou a equipe de Santos (SP) por 83 a 73 nos Jogos Abertos Brasileiros (JAB´s) que estão sendo disputados em Vitória, no Espírito Santo.
Após vencer Vitória (ES) por 81a 64 e Santos (SP) por 83 a 73,  Campo Mourão enfrenta na tarde deste domingo a equipe Paranhos, do Mato Grosso do Sul, e amanhã disputa uma das semifinais do basquete masculino.  Paranhos perdeu para Santos e Vitória, que por sua vez, foram derrotadas pela equipe mourãoense.
Participam este ano dos JAB´s as equipes campeãs dos Jogos Abertos Estaduais do ano passado.
E viva o basquete masculino mourãoense.

PLANTÃO DO BLOG: Os finalistas do futebol suíço nos 25º Jogos Interclubes de Campo Mourão

A imagem deste post é dos Veteranos da Arcam - campeões no ano passado nos Jogos Interclubes de Campo Mourão. Devido a mudança de idade nos jogos, a equipe da Arcam conta este ano com o futebol dos "intermináveis"  Moitinho, Pimenta e Birinha, já que alguns como Dário e Birão estão disputando o Sênior. No próximo sábado, Arcam e Clube dos 30 reeditarão a final de 2011 nos Veteranos.
Nas outras categorias, os finalistas também foram conhecidos na tarde deste sábado nos campos da Arcam na rodada equilibrada das semifinais dos Jogos Interclubes de Campo Mourão.

No Adulto houve a maior goleada com a Aertcam passando pela Assercam e decidirá contra a Afiin (Integrado e Ipê) que venceu a Arcam nos pênaltis após ter conseguido empatar no tempo normal por 3 gols, e estar em desvantagem no placar por 3 a 0.
No Master, a Campagro venceu a AABB por 2 a 0 e fará a decisão com a Arcam, que derrotou a AABB por 3 a 1.
Na categoria Sênior, a Afiin venceu o Country por 2 a 1 e enfrenta a Arcam que derrotou a AABB nos pênaltis, após empate por 2 gols no tempo normal.
A Fundação Municipal de Esportes ainda não homologou a rodada decisiva dos Interclubes 2012, programada para sábado, 2 de junho. Porém comentários davam conta da possibilidade das decisões acontecerem nos campos do Country ou da Aertcam.

EVANGELHO DO DIA Domingo, 27 de Maio de 2012 Pentecostes


Evangelho (João 20,19-23)
Domingo, 27 de Maio de 2012 Pentecostes
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
Palavra do Senhor.

Glória a Vós Senhor!

TODOS FICARAM cheios do Espírito Santo


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 2,1-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam
. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”- Palavra do Senhor. Graças a Deus

26 de mai de 2012

SEGUNDA-FEIRA tem reunião da diretoria com elenco do Campo Mourão Futsal que volta a jogar dia 6 de junho em casa

"Foi uma fatalidade, mas não gostei e não podemos aceitar passivamente uma derrota como esta de 9 a 0 em Paranavaí, mesmo considerando todos os desfalques" foi o que disse o professor Itamar Agostinho Tagliari, presidente da A. D. C. Tagliari - Campo Mourão Futsal- no segundo tempo do programa Tocando de Primeira, na Rádio Colméia AM, deste sábado, 26 de maio de 2012. Itamar anunciou para segunda-feira uma reunião com o elenco para analisar a situação e prometeu medidas para tentar reverter a situação provocada por esta vergonha que o futsal mourãoense passou na noite de sexta-feira em Paranavaí. O fato é que a derrota com goleada não foi aceita pelos torcedores. Um deles, o Ádio Ramos, presidente do Clube dos 30 que inclusive, foi a Paranavaí para assistir o jogo e saiu no intervalo quando estava 5 a 0 para os anfitriões, disse "Você pode perder de várias maneiras, perder com dignidade é uma coisa, mas perder sem vontade de jogar e ganhar é outra coisa bem diferente."
O próximo jogo do Campo Mourão será somente daqui a 11 dias, no dia 6 de junho, no Valternei de Oliveira, diante do Paraná Clube. Mas, convenhamos, algumas coisas precisam ser feitas. Pela história e tradição, o futsal e o torcedor mourãoense não merece esta goleada e esta situação vexatória.

NOS JAB´S, no Espírito Santo, basquete de Campo Mourão vence Vitória na estréia por 81 a 64


O atual Campeão Paranaense, Campo Mourão venceu ontem a equipe do Vitória, na estréia do basquete masculino por 81a 64 nos Jogos Abertos Brasileiros que estão sendo disputados na capital do estado do Espírito Santo. Agora, Campo Mourão enfrenta Santos (São Paulo) neste sábado a tarde e amanhã encerra a primeira fase diante de Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
As semifinais começam na segunda-feira, lembrando que no outro grupo estão Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Os Jogos Abertos Brasileiros – JABS 2012 irão até o dia 30 de maio com dois mil atletas representando dez Estados. Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
APOIO - O Campo Mourão/Basquete conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Campo Mourão (Fecam), o patrocínio dos Alimentos Coamo, Colégio e Faculdade Integrado, Viapar e BRDE, e a parceria com a Clínica Físioclinica, Academia Trainer, Churrascaria Minuano, Constrututora Marcovic, Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Clínica Ortoclin e Via Sollus Corretora de Seguros.

EVANGELHO DO DIA Sábado, 26 de Maio de 2012 São Filipe Néri


Evangelho (João 21,20-25)
Sábado, 26 de Maio de 2012 São Filipe Néri
Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?”
21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

25 de mai de 2012

PLANTÃO DO BLOG 2: Fim de jogo e derrota do Campo Mourão Futsal para o Paranavaí por 9 a 0 na Chave Ouro

Lamentável! Não me lembro quando na história do futsal, Campo Mourão sofreu uma goleada tão elástica como a desta noite ( 9 a 0) em Paranavaí, para o São Lucas - foi o maior do time paranavaiense na sua existência em campeonatos paranaenses-
O técnico Márcio Rinaldo resume o que foi o episódio no microfone da Rádio Objetiva em cadeia com a Rádio Paranavaí. "É uma situação que ninguém esperava, é uma vergonha e é difícil achar palavra para justificar uma situação dessa. O nosso time não é time para tomar de 9 a 0. O jeito é esquecer e amanhã analisar e tomar decisão, se vai mandar jogador, técnico embora, mas alguma coisa tem que ser feita."
É alguma coisa tem que ser feita, porque esta derrota desastrosa entrou negativamente para a história do nosso futsal mourãoense. Lamentável!

SEMIFINAIS DO INTERCLUBES e Porco Fest entre as atrações do programa Tocando de Primeira 975 na Rádio Colméia

No segundo tempo do programa Tocando de Primeira deste sábado, a partir das 12 horas na Rádio Colméia AM, destaque para as semifinais do futebol suíço nos Jogos Interclubes de Campo Mourão. Presenças de Luisinho Kloster, Santo Antonio, Cláudio Martinez, o "Pimenta" entre as atrações do programa de número 975. Na imagem da rodada do sábado nos Clube dos 30 - Luisinho, Angelo Verci, Santo Antonio e Getulinho.
Mas, antes no primeiro tempo, presenças do rotarianos do "Gralha Azul" para apresentar o evento Porco Fest que será realizado no domingo no CTG em benefício da APAE.
E tem mais: tem futsal, tem basquete. Ao vivo e em cores, neste sábado, às 11 horas na Rádio Colméia AM.
Só não ouve o Ilivaldo Duarte quem não tem rádio ou não tem.

PLANTÃO DO BLOG: Fim do primeiro tempo em Paranavaí com derrota do CM Futsal por 5 a 0

Com vários desfalques, futsal abaixo da média e expulsão no início do jogo do goleiro Taylan que substitui Boquinha, o Campo Mourão Futsal terminou goleado no primeiro tempo por 5 a 0 diante do São Lucas/Paranavaí, no ginásio Lacerdinha, no Noroeste do Paraná, pela 12ª rodada do Campeonato Paranaense de Futsal – Chave Ouro 2012. "É uma vergonha, nunca vi um time jogar desse jeito, sem comprometimento", disse no intervalo o técnico Márcio Rinaldo no microfone da Rádio Paranavaí.

SEMIFINAIS neste sábado no futebol suíço dos Jogos Interclubes com quatro jogos na Arcam

Neste sábado acontecem nos campos da Arcam as semifinais do futebol suíço nos Jogos Interclubes de Campo Mourão.
No Adulto, Aertcam x Assercam, às 14h15 no campo 4 e no campo 5, Arcam x Afiin.
No Master, AABB x
Campagro e Arcam x Afiin. Na categoria Sênior, osjogos entre  Country x Afiin e Arcam x AABB (foto). 
E na categoria Veterano, o jogo entre Arcam x Clube dos 30.

CBF DEFINE:Coritiba e Palmeiras decidem em casa semifinais da Copa do Brasil 2012

Em sorteio na sede da CBF, na tarde desta sexta-feira, os times, que encaram respectivamente São Paulo e Grêmio por uma vaga na final, conquistaram o direito de mandar o jogo de volta diante de suas torcidas. As datas e horários ainda serão divulgadas, mas os duelos de ida serão realizados nos dias 13 e 14 de junho, enquanto as partidas decisivas estão agendadas para os dias 20 ou 21 do mesmo mês.
Depois de superar o Bahia nas quartas de final, o Grêmio entra na reta final da competição nacional para tentar se isolar como o maior campeão. Atualmente, o time gaúcho tem quatro títulos e está empatado na liderança desse ranking com o Cruzeiro, que foi eliminado nas oitavas de final, diante do Atlético-PR. O Furacão, por sua vez, deixou a competição após cair justamente diante do Verdão, adversário dos gremistas nas semis.
Para avançar na Copa do Brasil, o Palmeiras aposta na experiência do técnico Luiz Felipe Scolari. Ele tem nada menos do que três taças da competição no currículo. Uma pelo Criciúma (em 1991), outra à frente do próprio Verdão (em 1998) e uma terceira exatamente pelo Grêmio (em 1994).
Dentre tantos experientes em Copa do Brasil, São Paulo e Coritiba buscam seu primeiro título. Depois de bater na trave e perder a decisão de 2011 para o Vasco, o Coxa aposta no desempenho no Couto Pereira para, enfim, levara taça. Foram quatro triunfos – o último sobre o Vitória – e sempre com pelo menos dois gols de saldo.
O São Paulo, por outro lado, tem retrospecto semelhante no Morumbi. Foram três vitórias em três jogos – não precisou encarar o Bahia de Feira de Santana-BA na segunda fase – e também sempre com ao menos dois gols de saldo – a última vítima foi o Goiás.
Jogos de ida (13 e 14/06/2012):
São Paulo x Coritiba - Morumbi
Grêmio x Palmeiras - Olímpico
Jogos de volta (20 e 21/06/2012):
Coritiba x São Paulo - Couto Pereira
Palmeiras x Grêmio - a confirmar
Site: Globo Esporte

PALMEIRAS estréia domingo contra o Grêmio no RS uniforme camisa verde-limão

Sucesso de público pela primeira vez em 2007, a camisa verde limão volta a ser adotada pelo Palmeiras. Esta é a terceira ocasião em que o clube usa roupa neste tom. Em julho de 2010, a Adidas - fornecedora de material esportivo do time - chegou a confeccionar outra versão na mesma cor. Em todas as vezes, o uniforme caiu no gosto dos torcedores, que pintavam as arquibancadas palmeirenses de verde limão.

O Palmeiras já tinha lançado um novo modelo na semana passada, com desenho de triângulos no peito, e que foi usado no último sábado, na estreia do Brasileirão, no empate de 1 a 1 com a Portuguesa no Pacaembu. O manto 2 continua sendo a camisa branca, enquanto a camisa verde com listras brancas segue como uniforme 3.
A nova camisa entrará em campo pela primeira vez no jogo deste domingo, dia 27, diante do Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Site Globo Esporte.

NOS JOGOS ABERTOS BRASILEIROS EM VITÓRIA, Basquete de CM estreia hoje diante dos anfitriões


O Campo Mourão Basquete, Campeão paranaense de 2011 representa a partir de hoje o estado do Paraná nos Jogos Abertos Brasileiros em Vitória, no Espírito Santo. Após o quinto lugar na Super Copa Brasil 2012, Campo Mourão estreia hoje às 19h30 contra Espírito Santo, amanhã enfrenta São Paulo e no domingo, fecha a primeira fase contra o Mato Grosso do Sul. Na segunda será a vez das semifinais - no outro grupo estão Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Os Jogos Abertos Brasileiros – JABS 2012 irão até o dia 30 de maio de no ginásio do Tancredão, em Vitória, com dois mil atletas de dez Estados. Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
APOIO - O Campo Mourão/Basquete conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Campo Mourão (Fecam), o patrocínio dos Alimentos Coamo, Colégio e Faculdade Integrado, Viapar e BRDE, e a parceria com a Clínica Físioclinica, Academia Trainer, Churrascaria Minuano, Constrututora Marcovic, Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Clínica Ortoclin e Via Sollus.

EVANGELHO DO DIA Sexta-Feira, 25 de Maio de 2012 7ª Semana da Páscoa


Evangelho (João 21,15-19)
Sexta-Feira, 25 de Maio de 2012 7ª Semana da Páscoa
Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

24 de mai de 2012

COLUNA DA PROFESSORA CIDA FREITAS: Ares de Inverno

O outono nos brinda com a fartura de frutas. Por onde se olha há uma árvore com seus galhos repletos, pesados de frutas. É um cenário bonito de se ver, de se admirar. Para quem passou a infância na zona rural, a cena traz doces lembranças do pomar, das brincadeiras em cima das árvores...
Gosto de me lembrar de quando subíamos nas árvores para tirar frutas ou para nos esconder uns dos outros. O contato com a natureza nos fazia também natureza, éramos parte dela atarracados nos troncos, nos galhos, dentro das copas generosas.
Criança é um pouco pássaro. Voa mesmo sem ter asas, é indefesa, pura e linda assim como os pássaros (...).
Mas o outono está na sua última cena, e já vai dando espaço à nova estação que está chegando de mansinho.
O frio da noite, delicioso clima para quem tem agasalho, dá mostra do inverno que já vem. E, como cada estação é única, o inverno vai pintando o seu cenário para a próxima peça que a natureza irá apresentar. Se vai chover, o céu fica cinzento, quase triste, sugerindo o aconchego, a introspecção, o mergulho dentro de si mesmo. Se é dia de sol, o céu fica muito mais azul, a claridade se acentua, as plantas amanhecem cobertas de orvalho. Poesia pura.
A mistura de cores que se estabelece no final do outono chama nossa atenção. Nos campos, os vários verdes das plantas se misturam com o marrom da terra num quadro digno do pintor maior; na cidade, as árvores vão se despindo das folhas verdes que aos poucos ficam amareladas e se desprendem numa demonstração de que já cumpriram a missão. Flores aqui e ali salpicam de outras cores a visão de quem vê e enxerga (Há muitos que veem, mas não enxergam, que pena!).
As estações vivem em sintonia como naquela prova de corrida onde um atleta corre até um ponto e passa o bastão para o outro que faz sua parte no percurso. Nessa sintonia a natureza se faz completa para o deleite de quem a compreende e se apaixona por ela.
Cada tempo é especial. A primavera é a estação mais linda porque enche nossos olhos de cores e nos inspira para o amor. O verão dá chance ao corpo de se mostrar, relaxar, viver intensamente; o outono se preocupa em se dar generosamente, sem economia; o inverno sugere a reflexão, o aconchego do lar, o brinde às pessoas que se amam.
Se pensarmos bem, duas estações são voltadas à fisiologia humana: verão e outono; duas se preocupam com coisas do espírito: primavera e inverno. Será que não?
Pensando nisso, olhando tudo isso, só nos resta agradecer ao Criador. Sem criador não há criação, sem criação não existe vida. Sem vida o tudo é nada.
Coisas da natureza... Mudança de estação sempre inspira. Um brinde ao outono que já vai! Um brinde, com vinho, ao inverno que já vem!
Cida Freitas, Professora, poetisa e escritora, membro da Academia Mourãoense de Letras.

COLUNA DE ESTER PIACENTINI: Maturidade


Há várias definições para maturidade. A do Aurélio diz – É o estado das pessoas ou das coisas que atingem completo desenvolvimento. O psicólogo A. Schneiders define maturidade como:”A personalidade responsável e disciplinada que transforma o adolescente em adulto e o capacita a tomar decisões, lutar com problemas e acercar-se de pessoas de modo satisfatório”.
Ouvi certa vez que – o grão de trigo, desde que se faz a semeadura até que se transforme em espiga graúda, supera obstáculos com o solo, o clima as pragas e por fim a colheita. Compreenderemos com facilidade que também o homem deve ir superando uma série de etapas no físico e no moral, até transformar-se em pessoa madura.
O Homem passa por um longo processo de amadurecimento, a primeira infância, a idade das brincadeiras, idade escolar, adolescência, aí começa a busca pela identidade pessoal, a juventude, é a idade da reflexão, da intimidade e dos desejos imperiosos de autonomia, a idade adulta, onde surge o amor, a procriação, busca da estabilidade emocional. Inicia-se a fase de máximo rendimento e se assumem grandes responsabilidades, e então a maturidade, que passa a ser aceitação de si mesmo e da própria circunstância que coube a cada um viver. Integração pessoal, familiar e social, paz consigo mesmo, autonomia pessoal e personalidade própria.
Cabe a nós pais dar suporte aos nossos filhos para que eles amadureçam com dignidade e responsabilidade, não considerá-los maduros pelo conhecimento, mas pela sua postura diante do gerenciamento do cotidiano.
Um dos meus filhos queria fazer uma viagem sozinho, dirigindo, diante da objeção questionou:- Mas, já tenho 18 anos, estou na faculdade, sei dirigir tenho habilitação, o que está faltando? – ao que respondi – Não tenho nenhuma dúvida, sei que o conhecimento está testado e aprovado, mas questionei – será que surgindo algum imprevisto maior você saberá resolvê-lo? Então vieram as dúvidas, tive a oportunidade de esclarecer melhor o que era maturidade.
Muitas vezes nossos adolescentes, nossos jovens, tem o conhecimento, o comportamento excelente, são amorosos, mas ainda não estão maduros o suficiente. Esta é a nossa responsabilidade orientar, a rebeldia, a oposição às normas disciplinares e outras atitudes desafiantes, pois são condições naturais, prévias e necessárias para alcançar a independência e uma conduta madura, tanto no psicológico como no afetivo.
Pense nisso! –
Ester de Abreu Piacentini - Corretora de Seguros, Contadora, pedagoga social, membro - da Academia Mourãoense de Letras – cadeira 29.

CONFIRMADO: Cantora Adriana estará no CRISTO É NOSSO SHOW 2012 em Campo Mourão

A paulista Adriana, uma das mais belas vozes da música católica foi anunciada esta semana como um das principais atrações do Cristo É Nosso Show, edição de 2012. O evento de música católica acontece este ano nos dias 1 e 2 de dezembro em Campo Mourão no Parque de Exposições Getúlio Ferrari. São esperadas mais de 15 mil pessoas que reunirá grandes nomes da música e da pregação católica brasileira.

NESTA SEXTA, CAMPO MOURÃO FUTSAL busca primeira vitória fora de casa na Chave Ouro 2012 em Paranavaí


Com o desfalque do fixo Júlio, por suspensão, e do goleiro Boquinha (foto)  que sofreu uma lesão durante treino nesta semana e que o tirará das quadras por dois meses, o Campo Mourão Futsal/Fecam enfrenta o São Lucas/Paranavaí nesta sexta-feira, no Ginásio Lacerdinha, em Paranavaí, às 20h30, pela 12ª rodada do Campeonato Paranaense de Futsal – Chave Ouro 2012.
Na classificação, o São Lucas, atual vice-campeão, é o 11º colocado com 10 pontos enquanto que o Campo Mourão com um ponto a mais está duas colocações atrás na tabela. Em seis jogos fora de casa, o time mourãoense empatou um (Foz) e perdeu os outros cinco (Guarapuava, Quedas do Iguaçu, Ponta Grossa, Maringá e Marechal Rondon).
O técnico Márcio Rinaldo definiu o jovem goleiro Taylon para sunstituir Boquinha. O fixo Deivid poderia até estrear, mas como não foi regularizado, quem retorna ao time é o pivô Gaúcho, que estava fora por lesão.
Márcio Rinaldo acredita no grupo para buscar a primeira vitória do time longe de sua torcida na atual temporada. “Precisamos de vitórias, de resultados positivos, para alcançarmos nossos objetivos e embalar na competição, alcançando pontos para nos levar mais adiante na classificação”, destacou Rinaldo.
Com informações de Diego Reis.

MONSENHOR JONAS ABIB: O Senhor nos quer cheios do Espírito Santo


Em nossos tempos, quem impede os dons do Espírito Santo não está entendendo a vontade de Deus. São necessárias prudência e sabedoria, porém, justamente porque é preciso sabedoria, é necessário o dom da sabedoria, e ser prudente é dar armas aos cristãos, é dar armas à Igreja, não desarmá-la.
Impedir os dons nos tempos de hoje é impedir a ação do Espírito Santo. É a vontade de Deus que a Igreja, que é o Corpo de Cristo, não seja mutilada, pois Cristo chora ao vê-la assim.
O Senhor quer que todos sejam cheios do Espírito Santo, que recebam os dons do Espírito para que a Igreja não seja mutilada, mas perfeita. Assim como o pai e a mãe querem seus filhos perfeitos, a Igreja precisa de filhos perfeitos. Podemos dizer: “Sim, Deus quer uma Igreja perfeita, com todos os dons do Espírito Santo. Ele quer que a Sua Igreja, hoje, receba o batismo no Espírito Santo e manifeste os dons do Espírito para não ser [Igreja] mutilada”. E isso se dará a partir do dom menor, que é o dom de línguas (e como se tem impedido o dom de línguas!), até o dom maior, que é o amor. Ore pedindo a Deus o derramamento do Espírito Santo.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
(Trecho do livro "O Espírito sopra onde quer" de monsenhor Jonas Abib).

EVANGELHO DO DIA Quinta-Feira, 24 de Maio de 2012 7ª Semana da Páscoa


Evangelho (João 17,20-26)
Quinta-Feira, 24 de Maio de 2012 7ª Semana da Páscoa
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra
; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

23 de mai de 2012

GOTAS DE MISERICÓRDIA: Graças derramadas

Deves saber que, todas as vezes que vens a Mim, humilhando-te e pedindo perdão, derramo uma imensidade de graças na tua alma e a tua falta desaparece diante de Mim; (Diário de Santa Faustina 1293). Eliana Sá, do Blog da Canção Nova. 


PAPO COM LUZIA SANTIAGO: Quem não ama não conhece a Deus


"Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele” (I Jo 4,16b).
A grande graça para nós é amar e morrer amando. Mesmo se cumprirmos todos os Mandamentos da Lei de Deus, se não amarmos, isso de nada nos valerá.
Só conhecemos a Deus verdadeiramente se amamos a Ele e a nossos próximos. E um dos grandes frutos do amor é querer e fazer o bem ao outro.
O amor traduz-se em gestos concretos; lembremo-nos daquelas pessoas que nos causaram mal e peçamos ao Espírito Santo que nos aproxime delas e nos conceda a graça de amá-las e perdoá-las.
”Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor” (I Jo 4,7-8).
Ao amarmos somos os primeiros beneficiados, porque o amor cura, liberta, restaura e nos conduz à plena liberdade. Olhemos para Jesus, que se entregou por amor a nós e sigamos o exemplo d’Ele.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago, Canção Nova

EVANGELHO DO DIA - Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012 7ª Semana da Páscoa


Evangelho (João 17,11b-19)
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012 7ª Semana da Páscoa
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste
. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor
.