25 de out. de 2012

CENTRO DE JUVENTUDE homenageia ITACHIR TAGLIARI

A prefeitura inaugurou neste dia 25 de outubro de 2012 o Centro da Juventude que leva o nome de Itachir Tagliari, na Asa Leste, com orçamento de R$ 3 milhões realizada com recursos do governo estadual e contrapartida do município.
O local irá atender jovens de 12 a 17 anos, em especial àqueles na condição de vulnerabilidade social – alvo da obra realizada simultaneamente em 39 municípios. No local haverá espaço para produção e consumo cultural, além de prática esportiva. 
Itachir Tagliari - Fundador de times de futsal e precursor das escolinhas de futsal de Campo Mourão, Itachir Tagliari foi o nome escolhido para ser homenageado com o Centro da Juventude. A paixão de Tagliari pelo esporte, em especial pelo futebol e pelo futsal, fez com que Campo Mourão se tornasse referência no estado, com a conquista de vários títulos paranaenses.
Foi Itachir Tagliari que fundou a Associação Tagliari de Futsal, em 1968. Na época, o time adulto era a principal equipe mourãoense e disputava campeonatos regionais e estaduais. Por muitos momentos, o time possuía apenas o patrocínio da família Tagliari. Na década de 1970 conquistou o reconhecimento estadual após vencer o Campeonato Paranaense de Futsal, título que foi repetido mais duas vezes. A partir de então, o esporte de Campo Mourão foi reconhecido, e o time da Associação Tagliari já foi considerado o sexto melhor time de futsal do Brasil.
Além da contribuição para o esporte adulto mourãoense, o principal feito de Tagliari, e que motivou a utilização de seu nome no Centro da Juventude, foi a fundação da primeira escolinha de futsal em Campo Mourão na década de 1980. Crianças com idade entre seis e 15 anos passaram a ter a oportunidade de treinar e representar a cidade em competições regionais e estaduais. Tagliari acreditava no poder do esporte como transformador social e as equipes formadas pela Escolinha já conquistaram três vezes o campeonato paranaense na categoria fraldinha, três vezes o paranaense na categoria mirim, duas vezes o estadual na categoria pré-mirim e vários outros títulos regionais.
Tagliari e a Associação hoje são reconhecidos em Campo Mourão como importantes apoiadores e incentivadores do esporte. Agora, Itachir Tagliari é o nome do Centro da Juventude de Campo Mourão, lembrando a população da força que o esporte possui na transformação social, um dos objetivos do Centro da Juventude.

2 comentários:

  1. Boa Noite Ilivaldo!!!
    Mais uma vez com grande emoção leio seu Blog, muito obrigada!!!

    Família Tagliari

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho Ilivaldo!!!
    Enquanto lia seu blog recordáva-me dos treinos na escolinha... Dos campeonatos internos.... Dos campeonatos externos...Dos campeonatos estaduais e interestaduais!
    Sempre nos orgulhávamos em levar o nome de Campo Mourão através da A. Tagliari!
    Hoje alegro-me como o Salmista: " grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres!" Salmos 126:3
    Um grande abraço!
    Lisliane

    ResponderExcluir