25 de out. de 2012

ATLAS AMBIENTAL CM: Definidos vencedores do Concurso “Em que Campo Mourão eu quero viver!”

Para coroar os trabalhos do Projeto Atlas Ambiental Campo Mourão promovido pela Coamo e Basf, com a participação e apoio direto do Município através do Núcleo Regional de Ensino (NRE) em âmbito das escolas estaduais e da Secretaria Municipal de Educação a nível municipal, foi realizado na manhã desta quinta-feira no NRE o julgamento dos trabalhos finalistas do Concurso Cultural “Em que Campo Mourão eu quero viver!”
A comissão julgadora composta por Cida Freitas, Edina Simionatto, Francisco Pinheiro, Cícero de Souza e Marley Formentini, elogiou a qualidade dos 18 trabalhos finalistas dos alunos nas duas categorias que produziram ilustrações pertinentes ao tema utilizando materiais e técnicas artísticas, com total liberdade para expressão da sua criatividade. A divulgação dos trabalhos classificados para a fase final e a premiação do vencedor em cada uma das duas categorias (6º e 7º ano, 8º e 9º ano) será dia 30 de outubro às 15 horas, na administração central da Coamo em evento especial que encerrará a primeira etapa do projeto.
Conteúdo - O tema “Em que Campo Mourão eu quero viver!” foi desenvolvido nas escolas durante vários meses mediante cronograma previamente estabelecido. Na primeira semana de outubro, as escolas participantes selecionaram o melhor trabalho em cada categoria e enviaram ao Núcleo Regional de Ensino (NRE). “Os módulos de capacitação oportunizados pelos organizadores foram importantes para fornecer subsídios e conteúdo aos professores no trabalho com os alunos, auxiliando-os na discussão e reflexão das coisas positivas em nossa cidade, e também daquelas que precisam receber melhorias, visando a construção de um município melhor com ênfase nas questões ambientais e sociais”, explica a professora Cleuza Aurélio, participante da comissão organizadora do Atlas Ambiental em Campo Mourão.
Referência - A cidade de Campo Mourão foi escolhida pela Basf através da Coamo para sediar de forma inédita este projeto no Paraná. O Atlas Ambiental de Campo Mourão é um projeto gerido pela Fundação Espaço ECO com duração de dois anos que auxiliou cerca de 60 professores e mais de 6 mil alunos de 16 escolas das redes pública e municipal a entenderem história, geografia, ciências e temas socioambientais, levando em conta aspectos globais e regionais, que fazem parte do universo da criança.

Capacitação - Os alunos do 6º ao 9º ano, na faixa etária de 9 a 14 anos de idade, receberam no início do projeto, exemplares do Atlas Ambiental que se constitue em importante ferramenta pedagógica de educação socioambiental. Por sua vez, os professores também receberam ao longo desses dois anos capacitação específica com materiais de qualidade em diversos módulos visando o desenvolvimento das atividades em sala de aula e fora dela, de acordo com a realidade local e regional, e também como preparação para a participação das crianças no Concurso Cultural.

Presente – Para o professor José Bardini Neto, chefe do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, José Bardini Neto, o projeto Atlas Ambiental foi um presente para professores, alunos e a comunidade de Campo Mourão, que movimentou milhares de pessoas durante vários meses possibilitando a oportunidade de uma reflexão e ações ambientais e sociais. “Este é um projeto de qualidade e importância singular que está sendo partilhado também pelos familiares dos alunos. Agradecemos a Coamo e a Basf por colocarem nossa cidade neste seleto grupo a nível Brasil, com a certeza de que o trabalho promovido e o conhecimento adquirido será fundamental para a melhoria da aprendizagem atual e das gerações futuras.”
Ilivaldo, Bruno, Rosemeire, Edi Carlos, Marley, Bardini, Cleuza, Joselha, Cida e Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário