2 de set. de 2012

ENTREVISTA DE DOMINGO: Helder Martinez Dal Col

Helder Martinez Dal Col é o homenageado do BLOG neste final de semana na tradicional e esperada ENTREVISTA DE DOMINGO. Advogado, professor universitário e escritor, pós-graduado em Administração Universitária pela Universidade Estadual de Maringá. 
Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela FGV-RJ e Mestre em Direito Civil pela UEM-PR, Helder nasceu em Paranavaí e com um ano de idade mudou-se para Ivaiporã onde passou sua infância e saiu somente aos 16 anos para dar sequência aos estudos.
"Foi uma infância feliz, em uma cidade pequena do interior, em que se podia brincar na rua a qualquer hora do dia ou da noite, sem medos e sem preocupações com violência", diz o homenageado.
Uma ótima leitura com a mais nova Celebridade do BLOG, que inclusive tomou posse na noite deste sábado como novo membro da Academia Mourãoense de Letras.

QUEM É HELDER MARTINEZ DAL COL? Advogado, professor universitário e escritor, pós-graduado em Administração Universitária pela UEM, especialista em Direito Civil e Processual Civil pela FGV-RJ e Mestre em Direito Civil pela UEM-PR. Vive em união estável com Dâmares Ferreira e é pai de Gustavo Leon Dias Dal Col e Júlia Dal Col Ferreira. (Fone 44-3525-1006 – Email: hmartinez@advogconsultoria.com.br).
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Nasci em Paranavaí-PR - foto abaixo - .
Meus pais se mudaram para Ivaiporã-PR - fotos abaixo- quando eu tinha apenas 01 (um) ano de idade, cidade em que passei minha infância e da qual somente saí aos 16 anos para dar sequência aos estudos.
Foi uma infância feliz, em uma cidade pequena do interior, em que se podia brincar na rua a qualquer hora do dia ou da noite, sem medos e sem preocupações com violência.
De família pobre, tive uma infância e adolescência marcadas pela simplicidade, onde o que importava era o “ser” e não o “ter”.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa simples e divertida. Apesar do aspecto sério, que cultivo na atividade profissional, sou espirituoso e irreverente. Quem me conhece na intimidade sabe que doso muito bem esses dois aspectos de minha personalidade. Gosto das boas coisas da vida, mas valorizo o conteúdo das pessoas e não as aparências. Sou dedicado e leal em minhas amizades e prezo a sinceridade e a gentileza.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Cursei o ensino fundamental e o 2º Grau em Ivaiporã, sempre em escola pública. Após um primeiro vestibular frustrado para medicina, com apenas 16 anos, mudei-me para Maringá, para fazer um curso profissionalizante de Tornearia Mecânica. Aprendi tecnologia mecânica, desenho técnico industrial, solda elétrica e torno em madeira. Gostava de Maringá e queria continuar morando por lá. Sem conseguir emprego nessa área, acabei sendo “convidado” pelos meus pais a voltar para casa.
A intenção era abrir uma tornearia e trabalhar junto com meu pai, que tinha uma oficina de Posto de Molas. Resolvi apostar na oportunidade que tinha por estar na “cidade grande” e pedi uma chance para fazer o vestibular no final do ano. Prestei para Direito e passei no primeiro. Cursei Direito na UEM e formei-me com Láurea Acadêmica. Comecei a trabalhar na própria Universidade, onde tive acesso à minha primeira pós-graduação, no campo da Administração Universitária. Em 2000, concluí a segunda pós-graduação, em Direito Civil e Processual Civil, ministrada pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2003 concluí o Mestrado em Direito Civil na UEM.
COMO FOI A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Depois de formado, abri escritório em Maringá. Fui Assessor Jurídico do Município de Nova Esperança. Trabalhei na Reitoria da UEM como assistente jurídico e advogado concursado, de 1987 até 1993, quando fui convidado a integrar a Assessoria Jurídica da COAMO, em Campo Mourão. Desliguei-me da UEM, renunciando à estabilidade do cargo público e à carreira como advogado autárquico, para apostar na iniciativa provada.
Atuei como advogado e Gerente Jurídico, até o final de 2002, quando me desliguei da Cooperativa e fundei, juntamente com minha mulher Dâmares, a “Advog Consultoria”, mantendo a prestação de serviços à COAMO por vários anos, porém sem vínculo de emprego. Essa desvinculação nos permitiu atender outros clientes e passamos a priorizar a prestação de assessoramento jurídico a empresas. Hoje temos clientes em vários Estados do Brasil.
O QUE LEVOU A OPTAR PELO CURSO DE DIREITO? Sempre fui adepto à leitura e dotado de boa redação e recebi certa influência da parte de minha mãe, pessoa muito culta e que me apontou as várias possibilidades e carreiras oferecidas pelo curso de Direito. Mesmo antes de formado, fui trabalhar no escritório de um de meus professores, Dr. Wadson Nicanor Peres Gualda, que já era um excelente advogado e me inspirou a gostar da carreira. Muitos de meus colegas migraram para a magistratura, ministério público e outras carreiras. Identifiquei-me com a advocacia e nunca me interessei por concursos.
QUAL A SUA ÁREA, O QUE MAIS GOSTA E QUAIS SÃO ENTRAVES PARA O BOM EXERCÍCIO DA ÁREA? Atuo em várias áreas do Direito, mas voltei o foco de meu escritório às causas cíveis e à assessoria empresarial preventiva, pois a organização e o planejamento jurídico evitam ou amenizam o passivo judicial. Assessoramos as empresas clientes na quase totalidade das causas, o que exige atuação em vários segmentos distintos e também prestamos serviços individuais a pessoas físicas. A demora na tramitação dos processos, fruto de um Poder Judiciário abarrotado e mal aparelhado, é o principal entrave ao exercício da advocacia cível.

SER ADVOGADO É “JEITO” OU “FORÇA”? Penso que nenhuma das palavras define a profissão. Ser advogado é lutar pelo Direito. E só o Direito tem força legítima. Sempre gostei de frisar aos meus alunos que a sociedade civilizada se desenvolveu e a democracia se fez consolidada quando os homens abandonaram o exercício das próprias razões e “trocaram o direito da força pela força do Direito”. Saber interpretar a lei, conhecer seus mecanismos e sua dinâmica, para atuar com estratégia e consciência é o grande diferenciador que define um bom profissional nessa área.
TEM ALGUM CASO PITORESCO QUE GOSTARIA DE PARTILHAR? O conhecimento da língua portuguesa muitas vezes se mostra um fator relevante no exercício da advocacia. Também pode ser cruel para quem desliza no vernáculo. Certa vez atuei em um processo cuja tese principal do colega no lado oposto era a necessidade de assinaturas das testemunhas no documento que dava suporte ao litígio. O colega encontrou um acórdão do STJ que parecia feito sobre medida, pois descrevia um caso muito similar e concluía que o contrato “prescindia” das assinaturas para ser título executivo.
Toda a linha de argumentação se pautou nas expressões “prescinde” e “prescindir”, que o lado oposto interpretou como sinônimos de “precisar” ou “necessitar”, quando o significado era exatamente o oposto, de “dispensa” ou “desnecessidade”. Fiz a defesa da tese oposta usando o mesmo julgado do STJ e as mesmas frases do outro advogado. Obviamente ganhei a causa.
E A NOSSA JUSTIÇA COMO VAI? O QUE PODERIA OU DEVERIA ACONTECER PARA QUE FOSSE MAIS CÉLERE E RESPEITADA? Nossa Justiça ainda anda mal, apesar dos esforços para evoluir e melhorar. A Ministra Eliana Calmon, Corregedora do Conselho nacional de Justiça, declarou há poucos dias que a corrupção assola os alicerces do Poder Judiciário e que não vislumbra melhoras para a Instituição em menos de 10 anos. Mas não é só isso que vai mal. A Justiça brasileira é morosa, desaparelhada e o volume de processos é totalmente incompatível com a estrutura existente. A informatização dos processos foi uma solução excelente para acelerar a tramitação, mas enquanto não se abrir vagas para mais juízes e serventuários, sempre haverá um defict. É por isso que os bons juízes (e graças a Deus são a maioria), não conseguem operar grandes mudanças, por mais que se esforcem.
O QUE REPRESENTA SER ADVOGADO? A Advocacia é uma profissão nobre e de grande relevância. A figura do advogado é indispensável à administração da Justiça. Toda pessoa possui o direito à defesa, que é uma garantia constitucional. Sem o advogado, não há Justiça.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Nunca fui um grande atleta. Mas sempre gostei de praticar esportes, sobretudo na adolescência. Adorava futebol, mas sempre era um dos últimos a ser escolhido nas montagens dos times. Acho que tinha uma espécie de “síndrome das duas pernas esquerdas” (rsrsrs). No período de faculdade, experimentei várias modalidades esportivas e retomei o judô. Mas após a formatura, o tempo foi se estreitando pelo trabalho e pela atividade docente, que iniciei nos primeiros anos depois de formado.
Quando vim para Campo Mourão, ainda insisti no futebol amador, com os colegas de trabalho e cheguei a aprender os fundamentos do tênis, mas logo pendurei as chuteiras (literalmente).
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA MÚSICA E LEITURA? Desde sempre. Quando pequeno, adorava música, de qualquer espécie. Comecei a escrever muito cedo. Compunha minhas canções e escrevia poesias. Apesar de vir de uma família de poucos recursos financeiros, meus pais sempre cultuaram a leitura. Em casa, nunca faltaram gibis, livros e coleções e as revistas de Seleções do Reader’s Digest. Li a obra de Malba Tahan inteira quando criança e a releio até hoje. Dentre os melhores presentes que já ganhei, estão alguns livros que guardo com muito carinho.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DE CORACÃO, E ÍDOLO? Como a grande maioria dos brasileiros, adoro assistir futebol. Torço para o São Paulo FC, mas não sou nem um pouco fanático. Nunca perdi o humor nem o sono por causa de derrotas do time e não vejo o menor sentido em brigar ou se irritar por esse assunto. Como ídolo esportivo, sempre admirei Rogério Ceni, que além de ser um grande profissional, revela um lado humano e um grande equilíbrio pessoal. Só acho que ele deveria ter aproveitado a última lesão e parado, pois começa a mostrar um visível declínio nos jogos. Admiro os atletas que se vinculam ao time e não ao salário. No futebol, os jogadores são cada vez mais venais e estão sempre migrando para os clubes que pagam mais, sem se importar com os torcedores.
QUAL PROJETO AINDA GOSTARIA DE REALIZAR? Escrever um romance. Já pensei nisso antes, mas o ritmo da profissão nunca deixou espaço para esse projeto, ao menos até agora. O ingresso na Academia Mourãoense de Letras será, certamente, um estímulo para retomar essa ideia.
QUAL A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Já participei de vários grupos e entidades, no campo da arte, da cultura, da religião, atendimento social, etc. Acabo de deixar a presidência da Loja Maçônica Verdade e Justiça, que possui uma atuação relevante na comunidade e recebeu recentemente dos Poderes Executivo e Legislativo a “Comenda 10 de Outubro”, em reconhecimento ao trabalho individual e coletivo de todos os seus membros.
COMO É, NA SUA OPINIÃO, A REALIDADE DO NOSSO MUNDO JURÍDICO EM CM? Há em Campo Mourão uma atuação interativa e respeitosa entre Advogados, Promotores, Juízes e Serventuários. A convivência atual entre tais classes é harmoniosa, diferentemente do que já se presenciou em tempos idos. Os bons profissionais são valorizados e prestigiados. Os órgãos de classe (OAB e Corregedorias) têm exercido vigilante fiscalização e atuado contra os que não se enquadram nos preceitos éticos de conduta, o que traz benefícios para todos os operadores do Direito e para a população.
QUEM EM CM É UM ADVOGADO EXEMPLO? POR QUÊ?
Admiro o trabalho e a competência de muitos(as) colegas Advogados(as) de nossa cidade, por suas condutas éticas, marcadas pela honestidade, valores e princípios. Se tiver que citar nomes, registro o de duas pessoas, por razões especiais e diferentes: Dâmares Ferreira - foto acima ao lado de Helder-, por ter conseguido conciliar a advocacia com a docência e ter concluído seu Doutorado na PUC-SP, tornando-se a primeira Doutora em Direito de nossa cidade e o amigo Robervani Pierin do Prado (foto), a quem muito admiro como profissional, por sua postura ética, sua produção literária e pela dedicação na implantação e desenvolvimento do Curso de Direito em nossa cidade.
QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Penso que foi a decisão de estudar. Não foi fácil sair de casa aos 16 anos para morar fora e buscar oportunidades, como não foram fáceis os anos de faculdade, pós-graduações e o Mestrado, que cursei trabalhando e com família para cuidar. Não dá para manter a contagem das noites de sono perdidas, dos finais de semana sobre livros, dos eventos sociais e familiares não aproveitados. Todo crescimento exige um sacrifício. Para colher, é preciso semear.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Sempre procurei pautar minha vida em decisões bem pensadas, refletidas. É claro que já errei e sofri as consequências. Por isso não me arrependo das decisões. Aprendo com elas. Quando mais perdi, mais aprendi. E acredito que na nossa pequenez humana ainda não somos capazes de compreender o que Deus programa para nossa vida. Assim, o que hoje parece uma perda, um sofrimento ou um passo errado, no futuro pode ser o ponto necessário para um grande benefício, uma importante mudança. Desta forma, posso comemorar os acertos e assimilar as consequências dos erros, sem reclamar da vida, deixando meu futuro nas mãos de Deus e fazendo o melhor possível para merecer o que há de vir.
ÉTICA EM UMA FRASE É... a manifestação exterior da conduta ditada pelos valores morais que se tem no interior.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É...De mudanças e novas experiências. Tenho aceitado muitos desafios nos últimos anos e as experiências que venho adquirindo são inestimáveis. Hoje estou dedicando mais tempo à família, aos amigos e a mim mesmo. Cuidando mais da saúde e cultivando mais os relacionamentos. A eleição para a Cadeira 32 da AML não é apenas uma homenagem ou reconhecimento, mas uma excelente oportunidade de crescimento e novos aprendizados.

O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDICÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Viajar mais e conhecer as belezas de nosso mundo.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? 

Nossa Seleção Brasileira de 1982 - foto acima do grupo comandado pelo saudoso técnico Telê Santana, que montou uma das melhores seleções do nosso país de todos os tempos.CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? Os professores treinadores Itamar Tagliari e Edson Hirata (China) - foto- e o desportista Ari Mateus.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? José Aroldo Galassini, pela direção e construção da maior cooperativa singular da América Latina; Milton Luiz Pereira, por ser um exemplo de honestidade na vida pública e jurídica; Tia Jacira - foto abaixo em homenagem surpresa recebida no programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia em Campo Mourão, em maio de 2008, no programa de número 773- pelo trabalho que desenvolve em seu lar de apoio a crianças com necessidades especiais.

SER ADVOGADO É... uma missão de luta pela Justiça, zelo pela ética e participação na construção do Edifício Social.
SER PROFESSOR DE DIREITO É .. Um sacerdócio.
A INICIATIVA DO CIES HÁ ALGUNS ANOS EM LUTAR PELA CRIAÇÃO DO CURSO DE DIREITO EM CM?  Foi fantástica. Uma aposta vitoriosa do CIES, na pessoa de sua Diretora Maria da Conceição Montans Baer, que fortaleceu a Instituição e lhe deu grande projeção em nosso Estado. É de se valorizar o empenho do Professor Robervani Pierin do Prado para a implantação do curso e obtenção de sua aprovação perante o MEC.
QUAL OBRA DE SUA AUTORIA CONSIDERA MAIS IMPORTANTE E POR QUÊ? O primeiro livro é sempre uma experiência única. Quando publiquei “A Família à Luz do Concubinato e da União Estável” pela Editora Forense, me senti realizado. Mas foi o segundo livro, intitulado “Responsabilidade civil do empregador - acidente do trabalho”, também publicado pela Forense, a obra mais importante em minha carreira jurídica.
O livro nasceu em um momento especial, de muita maturidade e intensa produção intelectual. Optei pelo tema para desenvolver minha Dissertação de Mestrado, já pensando em publicá-lo. Apesar de ter sido muito gratificante ser convidado a publicar capítulos de outros livros, com autores renomados no Brasil e no exterior, o fato de ser uma obra exclusiva e pessoal, o faz único e seu conteúdo é muito mais técnico e elaborado do que o primeiro.
COMO RECEBEU O CONVITE PARA INTEGRAR A ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS? Foi uma verdadeira surpresa. A Academia Mourãoense de Letras não faz qualquer contato prévio, nem consulta os indicados sobre o interesse em integrá-la. Recebi uma ligação do Presidente da AML, Sr. Jair Elias dos Santos Junior, marcando uma visita aparentemente informal. No dia agendado, me apresentou um ofício da AML informando que eu já havia sido eleito para ocupar a Cadeira nº 32 da Academia. Acaso aceitasse essa honraria, deveria pronunciar-me por escrito. Aceitei na hora e despachei a concordância no próprio documento.
OS ACADÊMICOS DA NOVA GERAÇÃO DO DIREITO....
É gratificante acompanhar a evolução acadêmica. Sempre há alunos e alunos. Uns comprometidos, outros nem tanto. E quando se formam, muitas vezes nos surpreendem com conquistas às vezes inesperadas. A nova geração do Direito passará por um mecanismo cada vez mais seletivo.

O QUE PRECISA PARA SER UM BOM ADVOGADO NOS DIAS ATUAIS? Os requisitos para ser um bom profissional continuam os mesmos de todos os tempos: integridade ética e moral, humildade, zelo e dedicação. Sobretudo disposição, para estudar e aperfeiçoar-se sempre. Mas os dias modernos também exigem adaptação e investimentos em tecnologia e informática. Já não é possível peticionar em máquina de escrever e o papel está com os dias contados. Tudo caminha para a era digital.
HOJE É MAIS FACIL DO QUE ANTES EXERCER A ADVOCACIA? Para quem se mantém atualizado com a tecnologia, sim. Como dito acima, a Justiça está abandoando os processos físicos (em papel). Tudo está migrando para o meio digital e o advogado precisa evoluir junto, ou não consegue mais advogar. É preciso investir em informática e comunicação de dados. O lado positivo é que se tem acesso a todos os documentos de um processo, via internet, de qualquer lugar do mundo e o tempo de tramitação das ações tem diminuído consideravelmente. O acesso ao transporte aéreo também melhorou muito e possibilita rápidos deslocamentos, permitindo ampliar as fronteiras da advocacia.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É.... Uma cidade em expansão, que necessita de mais investimentos em infraestrutura, saúde e segurança.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Um lugar ainda melhor de se viver, com mais segurança e opções para que nossos filhos estudem, trabalhem e permaneçam por aqui, ou tenham razões para voltar, caso a vida os conduza para outras paragens.
GOVERNO DILMA É....Uma continuidade programada, que felizmente parece estar destoando da origem. Ainda precisamos aguardar para ver se prevalecerá a moralidade ou a impunidade. A corrupção precisa ser contida em nosso país, em todas as esferas de governo.
GOVERNO NELSON TURECK FOI .... Marcado, infelizmente, por denúncias de irregularidades, ações na Justiça e matérias negativas na imprensa.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Confesso que o sentimento é um tanto contraditório. Mesmo sendo advogado e professor, sou tímido e discreto. Não gosto de holofotes e prezo muito minha privacidade, uma das razões pelas quais admiro as pessoas que têm a coragem de se lançar na vida pública, especialmente na política, desde que se conduzam com honestidade. Raramente aceito convites para entrevistas, reportagens ou palestras. Ainda mais, sei que há muitas outras pessoas mais expressivas e importantes, que mereceriam esta homenagem com prioridade. Por outro lado, considero o convite do Ilivaldo Duarte uma deferência especial e de grande valor, que certamente alegrará os amigos sinceros e os familiares.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? As perguntas foram ótimas e permitiram revelar um pouco do que eu penso e de como encaro a vida, principalmente no exercício da Advocacia. Agradeço a oportunidade por deixar registrado um momento tão especial em minha vida, que foi a eleição para compor a Academia Mourãoense de Letras.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES? Obrigado por prestigiar esta iniciativa do Ilivaldo. Desejo-lhe muita paz e sucesso. Viva sua vida intensamente. Agradeça a Deus por todas as coisas boas que lhe são dadas e também por todas as que lhe são negadas e deixe nas mãos Dele decidir o que é melhor. Quanto menos necessidades criarmos para sermos felizes, mais próximos estaremos da felicidade.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA: Tocando em Frente
UM LIVRO? A Cabana.
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? Relendo “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan
UM AUTOR? Pontes de Miranda, no Direito. Dan Brown na Ficção.

UM PROFESSOR? Miguel Kfouri Neto (foto)
COMIDA? Strogonoff e Churrasco
SONHO? Viajar mais e conhecer mais lugares do mundo com minha família.
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Dos Corais “Canto e Cultura” e “Coamo” e nossa regente Sônia Márcia Cardoso.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Nascimento dos filhos.

HOBBY? Pesca
MANIA? Perfeccionismo
FRUSTRAÇÃO? Políticos corruptos e cassados, que se reelegem.
UM JOGO? Futebol
TÍTULO? Pentacampeonato mundial.
Abaixo, Helder juntamente com todos os coelgas confrades e confreiras da
Academia Mourãoense de Letras (AML) presentes na sua posse e
de Márcia Linhares, como os mais novos membros da entidade em 2012.
Ilivaldo, Helder, Chico Pinheiro, Maciel, Gilson, Jair, Broza, Sid, Aroldo, João, Agnaldo, Padre Jurandir, Gilmar e Amani; Maria Joana, Márcia, Silvânia, Nelsi, Maura, Édina, Cida e Ester, em 1 de sedtembro de 2012 em Campo Mourão.

Um comentário:

  1. Parabéns, confrade Ilivaldo, por nos proporcionar esta maravilhosa entrevista com o nosso novo confrade da AML, Helder Martinez Dal Col!

    Confrade, Helder Martinez Dal Col, seja bem-vindo ao nosso convívio da Academia Mourãoense de Letras - AML!

    Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir