12 de set. de 2012

90 ANOS DE RÁDIO: Conheça a história de João Nereu, hoje na Rádio Objetiva AM em CM

O radialista João Nereu é um dos mais experientes em atividade no rádio mourãoense.
Ele começa a série de homenagens aos profissionais do rádio. Conheça um pouco da história de João Nereu Ferreira. 
"Parabéns Ilivaldo, só você para lembrar destas coisas bonitas, como os 90 anos do rádio. Comecei nos final dos anos 60 mais precisamente em 1969 na Rádio Cruzeiro de Porto Alegre, e comecei como "cabo-mem", mas na época era simplesmente "esticador de fio".
O rádio pra mim é minha vida, afinal é dele que tirei o que tenho hoje, e o que é mais importante na minha vida: "a minha família". Lógico bens materiais também, como carro, casa e outras coisas.
Só rádios eu passei pela Cruzeiro, Cultura de Curitiba, Colméia de Campo Mourão, Radiobras de Manaus, Sociedade da Bahia, Humaitá, Rural FM, Club de Ubiratã, Pantanal FM de Mundo Novo (MS), Clube de Campo Grande (MS) e Objetiva AM de Campo Mourão, onde estou atualmente. 
Nessas emissoras, fui de esticador de fio a narrador de esportes. No esporte tento fazer narração meio de tudo um pouquinho -futebol, futsal, basquete, volei e handebol- até rodeio tentei uma vez, mas esse não deu certo, só ficou no "segura peão".
Transmissões que me marcaram? Uma delas foi na vitória do Rubens Bueno sobre o Augustinho Vechi, estava eu, Wille Bathe Jr e o saudoso Antonio Kienen, que ele ou o Wille diziam: João Nereu Manda o papelzinho daí e por uma cordinha eu mandava pra eles da quadra do ginasinho JK até as cabines, e de repente caiu um destes papés e os dois gritavam, e ele ia subindo, subindo,  mas agora ele vai caindo, caindo e o ouvinte não entendendo nada. Ligava na rádio perguntando o que era aqui de "caindo, caindo!...
O programa que mais me marcou e marcou a minha trajetória no rádio, sem dúvida nenhuma foi "CARGA PESADA" na Rádio Colméia, programa este que originou o nome famoso das Lonas Carga Pesada de Londrina para o Mundo.
E algumas transmissoes de jogos de futebol - Seleção Brasileira e os grande clubes nacionais e internacionais.
Atualmente o rádio mourãoense passa pela pior fase de todos os tempo. Primeiro o rádio esta entregue nas mãos de quem nunca fez rádio de verdade, com exceção do Eloi Bonkoski - ali conhece tudo e mais um pouco do rádio, afinal nasceu dentro de rádio. Se não houver ninguém com vontade de fazer um rádio atuante e promissor a tendência é acabar de vez com o "rádio povão."
A melhor equipe que eu trabalhei foi a que era comandada pelo saudoso Miltom Rolim na Humaitá. E tinha no time, Kienem, Sandro Santos, Antonio Miguel, Wille Batke, Pedro Veiga, Celso Voidelo, Asa Negra e o saudoso Treve, e eu lógico.
Um grande abraço amigo, que Deus proteja você, sua família e os seus leitores amigos"

3 comentários:

  1. Parabéns, confrade Ilivaldo, por este resgate histórico do rádio mourãoense! O entrevistado, João Nereu (o João Grandão, como dizia o Félix Souza), é um gigante do rádio, sabe tudo sobre esta profissão! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, João Nereu, pela citação. Acho que continuamos aprendendo sobre rádio todos os dias, principalmente com aqueles que, como você, são personagens muito importantes desta linda história. Parabéns pelo teu trabalho e dedicação ao nosso querido rádio.
    Parabéns, Ilivaldo, por mais uma oportuna e acertada ação em prol da valorização do nosso meio.

    Abraços

    Eloi Bonkoski

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, João Nereu, pela citação. Acho que continuamos aprendendo sobre rádio todos os dias, principalmente com aqueles que, como você, são personagens importantes desta linda história. Parabéns pelo teu trabalho e dedicação ao nosso querido rádio.
    Parabéns, Ilivaldo, por mais uma oportuna e acertada ação em prol da valorização do nosso meio.

    Abraços

    Eloi Bonkoski

    ResponderExcluir