19 de ago. de 2012

COMO É BOM TER uma família!

Como é bom ter uma família! Esta verdade reflete a alegria e importância de todos nós cristãos que devemos ser gratos a Deus por nos ter dado este tesouro de presente.
E como foi feliz a Santa família de Nazaré, devemos procurar viver para o bem e o belo da nossa família a cada novo dia.
"Jesus, Maria e José, minha família vossa é. Abençoai a minha casa e cuida dela para mim. Vou amar a minha família até o fim", escreveu o poeta inspirado.
No seu artigo semanal publicado na Folha de Londrina (18/08/12), o arcebispo de Londrina Dom Olando Brandes escreve que "A rocha de uma casa, de uma família é constituída de cinco pilares: a ética que consiste na transmissão de valores e da fé; a disciplina que corrige os erros, educa o caráter, forma a personalidade, prepara a responsabilidade; a humildade, que é a necessidade do outro, do diálogo, da comunicação, da entreajuda; a honestidade sem a qual não é possível a convivência humana e, enfim a gratidão, ou seja, reconhecer o bem que a família nos oferece."
Por isso, como é bom ter uma família! Ter uma família é ter um lugar onde podemos chegar após o cansaço do cotidiano com suas alegrias, decepções, frustrações e realizações, e enfim repousar em paz com o ombro amigo, as alegrias e o amor dos filhos e da esposa. Seguramente, isso é uma grande dádiva de Deus.
Sempre manifesto que é em casa que devemos dar a mamadeira da fé, pois a Igreja e a escola ensina, mas é em casa e em família que somos educados para a fé e para a vida.
Mas, como é bom ter uma família! Viva!
E como propagou o papa João Paulo III: "A família é o santuário da vida", pois ela é o alicerce de uma casa, que propicia a educação, a formação, o amor e o desenvolvimento das pessoas para o bom, para o bem e para o belo (os três bês, de autoria própria que tenho difundido nas minhas conversas junto as comunidades e amigos).
Neste final de semana quando se encerra na Igreja Católica a Semana Nacional da Família 2012 com o tema "Família, trabalho e festa" convido a todos para crer e investir em sua família com o envolvimento e comprometimento de todos - pai e filhos- para um mundo melhor a cada novo dia. Que a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora possa estar no seu lar e com cada membro de sua família.
Por fim, faço minhas as palavras de Dom Orlando Brandes. "Quatro abaraços unem e salvam a família: o diálogo, o perdão, a ternura e a oração são frutos do amor".
E viva a família!
OBS: a foto acima é da minha família há alguns anos quando da comemoração do Dia dos Pais promovida pela Escola Educare no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, o "Parque do Lago" - uma atrações mourãoenses.
Ilivaldo Duarte, mourãoense, jornalista e membro fundador da cadeira 28 na Academia Mourãoense de Letras, cujo patrono é José Dutra de Almeida Lira, que foi advogado e jornalista em Campo Mourão.

Um comentário:

  1. Bom dia

    Linda família...

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas por agradecimento as bênçãos que Deus nos proporciona e especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 61
    1 OUVE, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração.
    2 Desde o fim da terra clamo a ti, por estar abatido o meu coração. Leva-me para a rocha sque é mais alta do que eu.
    3 Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo.
    4 Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. (Selá.)
    5 Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome.
    6 Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações.
    7 Ele permanecerá diante de Deus para sempre; prepara-lhe misericórdia e verdade que o preservem.
    8 Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho, e a Verdade, e a Vida.

    ResponderExcluir