11 de abr. de 2012

COLUNA DA CAMILA ZAZULA: Viver a vida é envelhecer com saúde

É fundamental oferecer orientações aos idosos, suas famílias e à sociedade como um todo sobre os cuidados que esta fase da vida requer. Todos precisam aprender a envelhecer com saúde, com qualidade de vida.
Buscando essa qualidade, a alimentação é um ponto a ser acompanhado de perto. Mais do que uma necessidade, alimentar-se também um ato de socialização, que une pessoas, da amamentação os jantares de negócios ou reuniões em família, isso sem falar na satisfação do prazer de comer. São sensações que não precisam ficar apenas na lembrança do idoso. Com algumas dicas é possível continuar a alimentação de forma adequada, reconhecer alterações neste processo e procurar o atendimento adequado.
Se você perceber que uma pessoa apresenta dificuldade ao engolir, sensação de algo parado na garganta, tosses ou engasgos freqüentes causados por alimentos ou pela saliva, notar cansaço, febre, rouquidão ou restos de comida na boca após a alimentação, cuidado!
Você pode estar diante de uma DISFAGIA. O nome pode ser estranho, mas o problema é mais comum do que você imagina.
Continuaremos a falar sobre esse tema na semana que vem...aguardo vocês...
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário