23 de fev. de 2012

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: A Fonoaudiologia e a educação – Parte II


O distúrbio ou transtorno de aprendizagem é um conjunto de sinais e sintomas que provocam uma série de perturbações no aprender da criança, interferindo no processo de aquisição e manutenção de informações de uma forma acentuada. O transtorno corresponde a uma inabilidade especifica em uma das áreas como a leitura, a escrita e a matemática em indivíduos considerados capazes intelectualmente.
Existe também um grande número de crianças que apresentam baixo rendimento escolar em decorrência de outros fatores, como por exemplo, falta de interesse, questões psicológicas, disfunções no sistema nervoso central, inadequação metodológica ou ainda a mudança no padrão de exigência da escola.
Ao fonoaudiólogo cabe orientar a equipe pedagógica e a família para que essas questões sejam tratadas de forma adequada no ambiente escolar, no familiar e no clínico.
Tipos de transtorno de aprendizagem:
Dislexia: relacionado à leitura;
Discalculia: relacionado ao raciocínio lógico matemático;
Disortografia: relacionado à ortografia das palavras;
Disgrafia: relacionado à escrita;
Transtorno não verbal de aprendizagem: relacionado à atenção, memória, comportamento, coordenação e função pragmática da linguagem.
Inclusão e educação
Inclusão, apesar de não ser algo novo, é o movimento que reafirma o direito da pessoa com deficiência de ser respeitado pela sociedade em seus diversos círculos de convivência – escola, trabalho, família, clube, entre outros- independente de suas limitações. No âmbito educacional é necessário um trabalho multidisciplinar para atender a essa realidade. O fonoaudiólogo esta preparado para implementar, acompanhar e promover o diálogo sobre esse conhecimento dentro e fora do contexto escolar. Sua atuação é essencial como parte integrante da equipe de educação inclusiva.
Aguardo vocês na semana que vem, com mais temas sobre a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para
camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário