22 de fev. de 2012

COISAS QUE FAZEM BEM 1: A sabedoria e o princípio da realidade


Amigos do Blog, posto importante artigo para reflexão de autoria do arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, publicado no jornal Folha de Londrina, edição de sábado 19/02/2012.
1. A sabedoria. Grande sabedoria é saber integrar nossas ideias, nossas carências, nosso jeito de ser. A maturidade humana transparece no amor ao outro, no controle dos impulsos, na resistência ao sofrimento, na busca e opção pela verdade, em reconhecer e agradecer. Integrar nossas sombras, procurar ajuda, assumir valores levam a gente a ter novas atitudes. Precisamos tomar decisões e fazer escolhas. Integrar corpo, coração e alma só pode fazer-nos bem, ou seja, os bens materiais, os bens afetivos e os bens espirituais, quando integrados, preenchem nossas necessidades básicas e nos tornam pessoas centradas.
2. O princípio da realidade. Nosso eu real profundo nem sempre é conhecido por nós. Outras vezes não é aceito. Corremos o risco de viver de imagens, máscaras, projeções. O princípio da realidade nos ajuda a enfrentar os problemas, a conhecer-nos com profundidade, a sair dos sonhos, ilusões, desejos descabidos. Enfim, o princípio da realidade nos torna realistas, conscientes e mais maduros.
DOM ORLANDO BRANDES, arcebispo de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário