7 de fev. de 2012

ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS cria duas novas cadeiras e define hoje em reunião seus respectivos patronos


A Academia Mourãoense de Letras (AML) aprovou, em reunião ordinária realizada no início de dezembro do ano passado a criação de mais duas cadeiras. As novas cadeiras terão como patrono o professor Ephigênio José Carneiro - foto, autor da lei que criou a bandeira do Município de Campo Mourão- e o escritor Bramo Castaldo.
A eleição dos fundadores dos ocupantes das duas cadeiras será definido na reunião de hoje da Academia Mourãoense de Letras, às 18h30, na sede da entidade, anexa à Fundacam, na Biblioteca Professor Egídio Martelol.
Biografias - Nascido em Porto União (SC), Ephigênio José Carneiro mudou-se para Campo Mourão no dia 29 de julho de 1955, com o objetivo de fundar escolas. Em 1º de agosto de 1955 (data considerada de fundação), foi lavrada a ata no livro de subscrições de empréstimos pelos moradores da cidade para a construção do prédio que abrigou o Ginásio Campo Mourão. Todo em madeira, localizava-se nas imediações do Estádio Municipal “Roberto Brzezinski”. A escola deu origem ao atual Colégio Estadual de Campo Mourão. Ephigênio José Carneiro participou também da fundação da Escola Técnica do Comércio Santo Inácio, do Mini Ginásio 10 de Outubro, do Ginásio Botelho Mourão, da atual Fecilcam (na época denominada Fundescam - Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão). Foi ainda o primeiro presidente da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze - Acamdoze, em 1979. Também foi secretário municipal da Educação, Cultura e Turismo (1989/1990), Ajudou ainda a fundar o Lions Club de Campo Mourão, entidade que presidiu no período de 1976-1977. Na gestão 1993/1994 foi Governador do Distrito L21, além de Vice-governador da Região G (1987/1988). O professor e bioquímico Ephigênio José Carneiro foi vereador por quatro mandatos: (1964-1968), (1969-1972), (1977-1982) e (1983-1988).
Bramo Castaldo, foi conhecido palestrante na região sobre o combate do tabagismo e alcoolismo. Entre os cursos mais conhecidos ele destacava o de "Como parar de fumar em cinco dias". Ex-alcoolatra e ex-fumante, Castaldo escreveu três livros sobre o assunto, que os vendia com a finalidade de custear seus trabalhos, uma vez que eram oferecidos gratuitamente ao cidadão dependente. Presidiu também a Associação de Recuperação dos Alcoólatras de Campo Mourão – Aracampo.

Um comentário: