31 de dez de 2011

OS CONVIDADOS DO último Tocando de Primeira de 2011 e as festivas com os amigos


O número 958 marcou a edição do último programa Tocando de Primeira de 2011 na Rádio Colméia. Em dois tempos e com muitas participações dos ouvintes, os convidados Pedro Cordeiro, Austin de Assis Andrade, Sidney Robeiro, Diego Reis, Roberto Soares e Tauillo Tezelli avaliaram brevemente a temporada esportiva deste ano em Campo Mourão. Na foto, ainda, além deste blogueiro, também o locutor Coronel Bastião, o mais experiente em atividade no rádio mourãoense.
Entre os assuntos, foram avaliados os trabalhos e resultados do futsal e basquete masculino, além de eventos como Jogos Interclubes, campeonatos citadinos, a falta de competições e apoio o futebol de campo. Também, não poderia deixar de estar na retrospectiva do ano, a queda do Sport Campo Mourão para a terceira divisão do futebol profissional.
Agora, o Tocando de Primeira estará duas semanas de férias e retorna ao vivo, no sábado, 21 de janeiro de 2012.
Mais uma vez, a gratidão e o carinho aos nossos ouvintes que formam a multidão invisível do programa campeão. Tudo de bom em 2012, no ano do milésimo Tocando de Primeira.
Antes do seu embarque para suas férias com familiares em São José do Rio Pardo (SP), o técnico campeão do basquete masculino mourãoense em 2011, professor Emerson Luis de Souza, ao lado dos amigos Valdomiro Júnior, Ilivaldo Duarte e Nelsinho Martins, na tarde de quinta-feira (29/12), na choperia Dom João, em Campo Mourão.
Na última festiva de 2011 - Nelsinho Martins, Bóris Kopko, Ilivaldo Duarte, Eder Pereira, Edinaudo Pereira da Silva, Vagner Silva, Sidney Ribeiro e Edevilson Canali - em momento ímpar de celebração das conquistas do ano que se finda.

IMAGENS DE 2011 EM Campo Mourão


Caros e estimados leitores, Feliz Ano Novo para vocês e a todos que ama e quer bem. Posto neste último dia útil do ano, algumas e apenas algumas imagens que marcaram este 2011 em várias áreas da nossa comunidade.
Inicio postando uma da minha família ao lado do Arcebispo Dom Mauro em um casamento do amigo Angelo Zanin.
A minha família, o meu carinho, gratidão e amor, pelo apoio e momentos de muitas felicidades e conquistas em 2011. Com a alegria e a graça de Deus.
O encontro dos presidentes da Coamo (Dr. Aroldo) e do Brasil (Dilma) na entrega à Coamo em São Paulo, do prêmio de A Empresa Mais Admirada do Agronegócio do País.

Futebol suíço Sênior da Arcam: tricampeã dos Jogos Interclubes 2011.
Atletismo mourãoense, bonito de ver as inúmeras vezes no pódio nos Jojup´s e nos jap´s 2011
Ivone Malho, Guerreira do Paraná: justa e merecida homenagem
Com os amigos palmeirenses Campeões do diversos ranking´s esportivos na Arcam
Natal de Luzes da Coamo: cartão postal e fortes emoções com a chegada do Papai Noel e acendimento das luzes na Capital do Centro-Oeste do Paraná
Com os Amigos do Espaço Sou Arte, vivi este ano uma das fortes emoções no meu níver, em 19 de janeiro: homenagem surpresa, que ficou na história e no coração, pela bondade dos amigos.
Academia Mourãoense de Letras encerra o ano com um segundo semestre movimentado, confrades e confreiras engajados e motivados: pesrpectivas muito positivas para 2012.
Basquete masculino foi campeão dos Jogos da Juventude do Paraná, onde o esporte mourãoense brilhou nas quadras e campos em 2011.
Governador Flávio Zunta, do Distrito Rotariano 4630, com amigos mourãoenses, recebe homenagem no programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM.
Os meninos do basquete masculino de Campo Mourão: categorias de base em ação o ano todo.
Padre Jurandir Coronado Aguilar, da Catedral São José, ao lado deste blogueiro e do padre Ricardo Arica: homenagem pelo Dia do Padre com o troféu Tocando de Primeira e a ENTREVISTA DE DOMINGO no Blog
Secretário de Esportes do Paraná, e árbitro da Fifa, Evandro Roman foi entrevistado no Tocando de Primeira, ao vivo na Arcam, na final da Copa Coamo de Cooperados - Futebol Suíço 2011. Edson Hirata, o "China", Beto Souza, Nestor Fernandes, o "Gringo", Billy Basso e Emerson Luis, em momento ímpar no ginasinho JK em competição basquetebolística.

SAIBA PORQUE O ANO DE 2012 será bissexto


O ano de 2012 será um ano bissexto, que é um ano com 366 dias, um dia a mais que os anos comuns. Mas, por que isso acontece?
A motivação é astronômica. Aliás, a construção de calendários é uma das mais antigas atividades astronômicas. Introduzir um dia a mais em determinados anos faz com que o ano terrestre continue compatível com o ano astronômico.
A Terra completa uma órbita em torno do Sol em 365 dias, 5 horas e 48 minutos aproximadamente, o chamado ano solar. Então, em um ano com 365 dias, a Terra não fecha uma órbita completa. Isso significa que logo no primeiro dia do ano seguinte, em um determinado horário, a Terra estará 6 horas “atrasada” em sua trajetória no espaço em relação ao mesmo evento do ano anterior. A cada quatro anos, esse atraso soma quase um dia.
Como consequência, a cada quatro anos um evento estará um dia defasado
deste mesmo evento há quatro anos atrás. Por exemplo, o início das estações: o outono no hemisfério sul seria “comemorado” no dia 21 de março, mas se deixássemos de corrigir esse efeito por, digamos 100 anos, o equinócio astronômico ocorreria somente lá pelo meio de abril!
Essa correção começou a ocorrer já na época de Júlio César no ano 45 a.C., mas era feita de maneira errada. Nessa época, um dia era inserido a cada três anos, em um calendário conhecido como Juliano. Mais tarde, no ano 8 d.C. o imperador César Augusto impôs uma nova correção ao calendário, estabelecendo que a inclusão de um novo dia deveria se fazer a cada quatro anos. Além disso, fevereiro passou a ter 28 dias (tinha 29) e o senado romano trocou o nome do mês de Sextilius para Augustus (que hoje é o mês de agosto) em homenagem ao imperador. Esse mês passou a ter 31 dias (incorporando o dia retirado de fevereiro) e por isso até hoje a alternância entre meses com 30 e 31 dias (excetuando fevereiro) falha com os meses de julho e agosto. Julho em homenagem a Júlio César tem 31 dias então agosto em homenagem a César Augusto não poderia ser mais curto. Este calendário passou a ser chamado de calendário Augustiano e vigorou entre os anos 45 d.C. e 1581.
Entretanto, em 1582 o papa Gregório XIII modificou o calendário Augustiano de modo a ajustar o calendário para conciliar a páscoa cristã com o equinócio de primavera (no hemisfério norte) que ocorre no dia 21 de março. Um estudo encomendado pelo papa mostrou que seria necessário retirar dez dias do ano de 1582 e isso foi feito no mês de outubro. Neste ano, o dia 15 de outubro sucedeu imediatamente o dia 04, isto é, os dez dias entre 04 e 15 de outubro foram suprimidos e não existe nenhum registro histórico com data em algum desses dias. Após essas correções, as regras para se definir um ano bissexto ficaram estabelecidas da seguinte maneira: a cada 4 anos há um ano bissexto, com a inserção de um dia ao final de fevereiro deixando-o com 29 dias; a cada 100 anos o ano não será bissexto, mas a cada 400 anos o ano é bissexto.
Esse novo calendário ficou conhecido como Gregoriano e é adotado por um grande número de países, mas não todos. Os cristãos ortodoxos, por exemplo não efetuaram as correções introduzidas em 1582 e hoje a defasagem entre os calendários é de 14 dias.
Falando em calendários, hoje há vários estudos e tentativas de se estabelecer um único e permanente calendário. Permanente ou estável, como os pesquisadores preferem dizer. Neste calendário, uma data em particular cai no mesmo dia da semana para o resto da vida. Por exemplo, o Natal de 2012 cairá em um domingo, em um calendário permanente (ou estável) ele ficaria no domingo para sempre.
O último desses calendários foi proposto há pouco meses pelo astrofísico Richard Henry e pelo economista Steve Hanke, ambos da John Hopkins University e chama-se calendário Hanke-Henry. A proposta é já começar a ser implantado no ano que vem e como meta, pretendem que o mundo todo o esteja usando em 2017.
Este calendário põe o dia primeiro de janeiro num domingo para sempre. Mais do que isso, haveria uma sequência de dois meses com 30 dias, sucedido por outro com 31. Assim teríamos, janeiro e fevereiro com 30 seguido de março com 31 dias e assim sucessivamente; abril e maio (30) seguido de junho (31) e etc. Para compatibilizar esse calendário com o calendário astronômico (aquelas 6 horas que eu mencionei lá em cima), um mês “extra” com 7 dias seria introduzido a cada 5-6 anos.
Diferente de outras tentativas de se reformar o calendário, esse deve ser um sucesso, segundo seus proponentes. Isso porque ele não quebra o ciclo de 7 dias por semana, considerado sagrado por Henry e Henke. Mas por que um calendário desses?
A motivação é puramente econômica, as indústrias poderiam planejar com antecedência seus investimentos e férias de funcionários, por exemplo, durante anos a fio. Os governos poderiam fixar os calendários escolares com relação aos feriados, que seriam sempre no mesmo dia da semana. A economia de empresas e países seria imensa com esse novo calendário.
Mas e daí? Se você nasceu no dia 31 de janeiro, ficará sem data para comemorar. Na melhor das hipóteses, poderá usar o dia 30, seguindo a lógica que nasceu no último dia de janeiro. E isso vai acontecer para o resto da sua vida em uma segunda feira sem graça. Natal e Ano Novo sempre aos domingos para você ir trabalhar logo na segunda feira. A cada 5-6 anos um mês extra com 7 dias, para quê? Para trabalhar mais? Tudo isso para as empresas se organizarem melhor e faturarem mais? Tô fora! Prefiro o bom e velho calendário Gregoriano, com suas datas “móveis”.

Fonte: g1.globo.com/observatorio com Dr. Cássio Barbosa - doutor e pós-doutor em astronomia e leciona na Universidade do Vale do Paraíba.

EVANGELHO DO DIA Sábado, 31 de Dezembro de 2011


Evangelho (João 1,1-18)
Sábado, 31 de Dezembro de 2011
7º Dia na Oitava do Natal
1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito
. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.
18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

30 de dez de 2011

EDILSON SUETOMI recebe o troféu TOCANDO DE PRIMEIRA ao vivo na Rádio Colméia AM


A história precisa ser contada e recontada, as emoções revividas e os protagnistas voluntários devem ser homenageados em vida, por tudo o que fizeram e fazem não importando sua área de atuação.
Um bom exemplo foi a homenagem surpresa para o esportista e analista de suporte, peabiruense de nascimento e mourãoense de coração, Edilson Massao Suetomi, no programa Tocando de Primeira, edição 956, do dia 17 de dezembro de 2011, ao vivo e cm cores na Rádio Colméia de Campo Mourão. Edilson, de surpresa, foi agraciado com o troféu Tocando de Primeira produzido por Troféus e Brindes Coelho. Foi uma homenagem justa e merecida por sua atuação como pai, dirigente e antes de tudo, voluntário na modalidade de tênis de mesa. Viva o Edilsonm Suetomi!

NESTE SÁBADO (31) tem o programa TOCANDO DE PRIMEIRA com o último do ano de 2011


A temporada 2011 chega ao fim e amanhã, sábado (31) apresentarei o último programa Tocando de Primeira do ano pelas ondas médias da Rádio Colméia AM. O programa terá a edição de número 958.
Presenças do árbitro Nelson de Souza (foto), dos dirigentes Pedro Cordeiro e Luiz Carlos Trindade, o "Portuga", dos torcedores Sidney Ribeiro, Austin de Assis Andrade e Tauillo Tezelli.
O Tocando de Primeira deste sábado será o último do ano de 2011 e voltará ao vivo daqui a três semanas, no dia 21 de janeiro de 2012.
Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho.

Obrigado a você ouvinte, de longe ou de perto, conhecido ou anônimo pela audiência no programa campeão que, com a graçade Deus, em novembro de 2012 completará o programa de número 1.000 , ou seja, 1.000 sábados no ar. Viva!

PLANTÃO DO BLOG: CM BASQUETE anuncia contratações de Rafinha e Djair para temporada 2012


O basquete de Campo Mourão está movimentando o esporte mourãoense neste final de ano, quando a tendência é a exemplo do futebol profissional estar quase parado. Na manhã desta sexta-feira (30), a diretoria da Amobasquete anunciou a contratação de dois novos jogadores: os armadores Djair e Rafinha.
Djair Paulino de Almeida, 35 anos, 1m 72 de altura é natural de Ribeirão Preto-SP. É o mais experiente do time para próxima temporada. Passou por várias equipes brasileiras e possue vários títulos. A sua maior qualidade é a velocidade e a ótima leitura de jogo.
O armador Rafael Diogo da Silva, o "Rafinha" (foto), tem 23 anos e 1m 83 de altura. Ele vem a Campo Mourão como uma das grandes apostas das diretotias da Fecam e Amobasquete. Pode jogar tanto como armador principal como de escolta e irá formar um quarteto muito forte no jogo externo ao lado de Djair, Schneider e Luciano de Souza. Feliz a torcida mourãoense e o treinador professor Emerson Luis de Souza.

O basquete de Campo Mourão fecha o ano de 2011 com seis contratações: Djair e Rafinha, na armação, Schneider e Luciano de Souza, na lateral, Mathias e Robertão, como pivôs. A diretoria estuda a renovação do ala Cleiton, e dos pivôs Borracha e Omar, cujas situações estão indefinidas.

PAPO 2011 & PERSPECTIVAS com o escritor, historiador e comunicador Pedro da Veiga


Não poderia ser melhor o encerramento da coluna Papo 2011 & Perspectiva 2012. O nosso homenageado é Pedro da Veiga - primeiro locutor da Rádio Colmeia de Campo Mourão, servidor público, sempre ligado à administração e à imprensa mourãoense e acima de tudo, amante desta terra e eterno historiador.
Desde muito cedo, ele descobriu e investiu em suas habilidades de escritor, locutor, jornalista e historiador, merecendo esta deferência pela folha de serviços prestados a nossa cidade, haja vista que esteve durante décadas nos eventos de Campo Mourão.
Ele faz uma avaliação do ano e prevê perspectivas para o ano novo sobre a nossa cidade.
Como foi o ano de 2011 para você e quais os seus sonhos para 2012? Foi um ano bom, pude realizar muitas pesquisas para a historiografia de Campo Mourão (coleta de dados e fotos), que culminarão com a elaboração do meu próximo livro, cujo anelo é o de lançá-lo em 2012...
Qual foi o fato mais importante da nossa cidade em 2011? Sem dúvida, foi a inauguração do Hiper Mercado “BIG”.
Quem foi a pessoa que merece ser lembrada em 2011 como destaque de Campo Mourão? Em minha opinião, destacou-se em 2011, como em anos anteriores, o engenheiro agrônomo presidente da Coamo José Aroldo Gallassini, pelo eficiente e arrojado trabalho a frente da cooperativa que cresce a cada ano, destacando-se nas esferas econômicas nacionais e internacionais, enaltecendo e divulgando Campo Mourão.


O que você espera para nossa cidade em 2012? Espero que os Poder público volte seus olhos para solucionar os prementes problemas que se agravam no campo da saúde e da segurança e, que também não deixe de zelar pelo patrimônio público, dinamizando um trabalho, principalmente, de recuperação das vias públicas, com a malha asfáltica degradada.
2012 é ano de eleições, que a comunidade votante se capacite elegendo pessoas dignas e corretas para o mister de bem administrar nosso Município.
Sem citar nomes, em sua opinião, que perfil deve ter o próximo prefeito de Campo Mourão para 2013/2016? Hombridade e, acima de tudo, muita dignidade para zelar pelo bem público, com tino administrativo qualificado para impulsionar o desenvolvimento de Campo Mourão.
Espaço aberto. Vim para cá jovem ainda, cidade que me acolheu, onde tenho vivido crescido, aprendido, ensinado e criado tudo aquilo que me foi dado, conquistando uma longa lista de amigos...
Campo Mourão, Modelo do Paraná, decantada em seu hino... lindo torrão... Cidade em que o povo não foge à batalha, que luta... trabalha... e cumpre o que diz... Um apelo faço, sejamos mais bairrista defendendo nossa terra... botando a boca no trombone em defesa de nossas conquistas... denunciando e reclamando soluções das mazelas que afetam o aspecto urbano paisagístico de nosso recanto pitoresco...

PAPO DE REFLEXÃO: Relógio do coração, de Mário Quintana


Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente.
Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia.
Há paixões que foram eternas, como há amigos que passaram céleres, apesar do calendário nos mostrar que ficaram por anos em nossas agendas.
Há amores não realizados que deixaram olhares de meses, e beijos não dados que até hoje esperam o desfecho.
Há trabalhos que nos tomaram décadas de nosso tempo na Terra, mas que nossa memória insiste em contá-los como semanas.
E há casamentos que, ao olhar para trás, mal preenchem os feriados da folhinha.
Há tristezas que nos paralisaram por meses, mas que hoje, passados os dias difíceis, mal guardamos lembrança de horas.
Há eventos que marcaram, e que duram para sempre o nascimento do filho, a morte da avó, a viagem inesquecível, o êxtase do sonho realizado.
Estes têm a duração que nos ensina o significado da palavra “eternidade”.
Já viajei para a mesma cidade uma centena de vezes, e na maioria das vezes o tempo transcorrido foi o mesmo.
Mas conforme meu espírito, houve viagem que não teve fim até hoje, como há percurso que nem me lembro de ter feito, tão feliz estava eu na ocasião.
O relógio do coração hoje descubro, bate noutra freqüência daquele que carrego no pulso.
Marca um tempo diferente, de emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da gente.
Por este relógio, velhice é coisa de quem não conseguiu esticar o tempo que temos no mundo.
É olhar as rugas e não perceber a maturidade.
É pensar antes naquilo que não foi feito, ao invés de se alegrar e sorrir com as lembranças do que viveu.
Pense nisso. E consulte sempre o relógio do coração: ele lhe mostrará o verdadeiro tempo do mundo.
O tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais:
não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
"Relógio do coração", de Mário Quintana.

Colaboração padre Jurandir Coronado Aguilar, pároco da Catedral São José.

EVANGELHO DO DIA Sexta-Feira, 30 de Dezembro de 2011


Evangelho (Lucas 2,22-40)
Sexta-Feira, 30 de Dezembro de 2011 Sagrada Família, Jesus Maria e José
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.
23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor.
25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meu olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

29 de dez de 2011

UM PEDIDO ESPECIAL para 2012!

PLANTÃO DO BLOG: Luciano Matão é a quarta contratação do CM Basquete para temporada 2012


Luciano Matão foi anunciado hoje pela diretoria da Amobasquete como a quarta grande contratação do basquete mourãoense para 2012. Com 25 anos, o jovem e promissor atleta teve passagens recentes pela Liga Sorocabana, Assis/Basket e por quatro anos disputou o basquete universitário norte-americano.
Nascido em Matão-SP, Luciano tem 2 metros de altura, 98 kilos, e está otimista com o seu novo time. "Conheço o basquete de Campo Mourão que vem crescendo no cenário do Sul do Brasil e que em 2012 irá buscar o biampeonato da Copa do Brasil e a baga para a Super Copa", diz o novo contratato do Campo Mourão Basquete.
Luciano irá se juntar a Guilherme Schneider e Thiago Mathias e ao também novo contratado Roberto Anchieta para representar Campo Mourão na próxima temporada que terá sete competições.

"As diretorias da Amobasquete e Fecam devem divulgar nos próximos dias a contratação de novos reforços para completar esta equipe que promete dar muitas alegrias e orgulho para a torcida mourãoense", prevê o técnico Emerson Luis de Souza, do Campo Mourão Basquete que viajou na noite de ontem em férias para São José do Rio Pardo, interior paulista.

CORRIDA DE SÃO SILVESTRE terá numero recorde de corredores e novo percurso neste sábado na capital paulista


A 87.ª edição da São Silvestre, que será realizada neste sábado (31) terá a participação de 25 mil corredores, recorde da história da tradicional prova paulistana. No ano passado, os organizadores da São Silvestre já haviam festejado o então recorde de 21 mil inscritos. Na ocasião, a elite da prova de 2010 contou com 142 corredores de nove países.
De acordo com os organizadores, esta edição da prova contará com 81% de homens e terá um corredor de 92 anos: o sul-mato-grossense Francisco José Paulino, que será o atleta mais velho do pelotão principal. Já o pernambucano Fhilipe de Barros, de apenas 18, foi o mais jovem a se inscrever para esta São Silvestre.
Neste ano, a prova contará com um novo percurso e não terá mais a sua chegada na Avenida Paulista, como tradicionalmente acontece. Por questões logísticas, ligadas principalmente ao objetivo de dispersar os atletas da via mais famosa da cidade de São Paulo ao mesmo tempo em que se prepara a festa de Réveillon, desta vez os atletas completarão os 15 quilômetros da prova no Obelisco do Ibirapuera.
Pelo novo trajeto traçado, os corredores partirão do Masp, na Avenida Paulista, e seguirão em direção a outros pontos famosos da capital paulista, como o Estádio do Pacaembu, o monumento Duque de Caxias e o Teatro Municipal, antes de chegarem até o destino final da prova. Na imagem acima, o mourãoense Bento Correia da Luz, na prova da Pampulha, em Minas Gerais.

MOURÃOENSE BENTO Correia da Luz disputa neste dia 31 sua 3ª São Silvestre em SP


O mourãoense Bento Correia da Luz, na foto, todo feliz ao participar este ano da Corrida da Pampulha em Belo Horizonte, está em São Paulo. Neste sábado, 31 de dezembro, ele participará pela terceira vez da Corrida de São Silvestre, a mais importante do pedestrianismo brasileiro e da América do Sul.
Bento correu anteriormente em 2005 e 2008, e está feliz, por integrar os milhares de brasileiros que se realizam anualmente nesta importante corrida do atletismo brasileiro.
Força Bento, você merece os parabéns por sus coragem e ousadia: alguns até querem, mas nada fazem para estar aí. E você tem tudo isso. Essa determinação e disciplina, aliado a paixão pelo esporte faz a diferença para a sua saúde e sua vida. Viva!

ÚLTIMA COLUNA DO ANO DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: a comunicação com as crianças


É na infancia que aprendemos a nos relacionar com os outros e formamos nossa personalidade. A atuação fonoaudiológica pode ser desenvolvida de forma individual ou coletiva, lembrando que depende bastante da problemática que será trabalhada, condições socioculturais e ambientais do paciente e sua família, pacientes com idades aproximadas e o problema apresentado seja similar.
O fonoaudiólogo necessita, em grande parte, da ajuda do paciente no sentido de freqüência e ambiente adequado.
Muitos indivíduos pensam que existe uma idade limite para obter resultados relevantes na estimulação fonoaudiológica, mas não há um limite pré-estabelecido. O ideal é que haja intervenção fonoaudiológica após o surgimento do distúrbio.
Preste atenção a qualquer dificuldade que seu filho apresente ao se comunicar. Caso necessário, converse com um Fonoaudiólogo(a) sobre como melhorar a comunicação e a aprendizagem das crianças.
Gostaria de agradecer a todos por esse ano que passou e pela oportunidade de estar escrevendo neste blog sobre a Fonoaudiologia, a minha paixão. E também gostaria de agradecer ao Ilivaldo por me proporcionar esta oportunidade tão grandiosa e Desejo a todos um 2012 maravilhoso, cheio de amor, alegria, paz e muita saúde.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

DIOCESE DE CAMPO MOURAO tem 20 jovens missionários no "Jesus no Litoral" até o dia 5 de janeiro de 2012


A Diocese de Campo Mourão está participando desde o dia 26 de dezembro e até o dia 5 de janeiro no Litoral do Paraná da missão "Jesus no Litoral".
Do total de 20 jovens, sete deles são de Mamborê e estão participando deste evento organizado pelo Ministério Jovem da RCC - Renovação Carismática Católica.
Segundo informações da organização, cerca de 500 jovens de todas as dioceses do estado se reúnem para levar a Boa Nova, anunciar o amor de Deus a todos.

Durante dez dias eles abrem mão de sua rotina, família, amigos, trabalho e outras atividades para viver a essência do Evangelho. As ações da missão acontecem em todo o litoral do Paraná e contam com um palco central na cidade de Matinhos. Os missionários estão alojados em duas escolas. O Complexo Educacional Francisco Santos Junior é o ponto de encontro e formação dos jovens.
"O resultado deste trabalho são as missões que acontecem em todo o estado do Paraná já que, os missionários retornam para suas dioceses ao final deste período com um novo ardor missionário impulsionados pela força do Espírito Santo que move nossa Igreja", disse Reinaldo Batista, coordenador do Ministério Jovem da RCC na diocese de Campo Mourão.
Mais informações acesse www.diocesecampomourao.com.br

PAPO DE FÉ: QUEM FICA de joelhos diante de Deus...

EVANGELHO DO DIA Quinta-Feira, 29 de Dezembro de 2011


Evangelho (Lucas 2,22-35)
Quinta-Feira, 29 de Dezembro de 2011
5º Dia na Oitava do Natal
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor:
“Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te traspassará a alma”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

28 de dez de 2011

PLANTÃO DO BLOG: CM BASQUETE realiza sonho antigo e contrata o experiente ala e pivô Robertão


Com 32 anos de idade, ala, pivô, 1,98 m e 94 quilos, e passagens por várias equipes brasileiras como Flamengo, Joinvile, Fluminense, Cetaf, São José dos Pinhais, e uma temporada de quatro anos no basquete universitário norte-americano. Este é o perfil de Roberto, mais conhecido como Robertão, o mais novo contratado do Campo Mourão Basquete para a temporada 2012.
A contratação é referendada pelo treinador mourãoense, o professor Emerson Luis de Souza, que já trabalhou com o atleta no Keltek, de São José dos Pinhais. Juntos, eles conquistaram a medalha de bronze na Nossa Liga de Basquete 2005/2006.
"A nova contratação irá fazer a diferença na equipe paranaense, conheço muito bem o Roberto e sei muito bem o quanto ele pode ajudar, é um jogador extremamente profissional e comprometido. Tenho certeza que em pouco tempo ele irá fazer história com a camisa mourãoense", prevê Emerson Luis.

PAPO 2011 & PERSPECTIVAS 2012 com Nelson Pedro Martins, da Amobasquete


O mourãoense de coração Nelson Pedro Martins, o "Nelsinho do Basquete", analista de sistemas na Coamo em Campo Mourão, é um esportista e dirigente da nova geração, e de modo especial, trabalhando para o sucesso do nosso basquete. Nelsinho participa hoje do Papo 2011 & Perspectivas 2012, fazendo uma avaliação do ano e apontando as perspectivas para o ano novo sobre a nossa cidade.
Como foi o ano de 2011 para você e quais os seus sonhos para 2012? Foi um ano difícil, mas o economistas falam que o Brasil estará entre as 5 maiores economias mundiais em 2020 pelo desenvolvimento que vem alcançando. É um alento, para um pais que tem muitas questões para resolver, teremos a oportunidade de construir uma nação com maior qualidade de vida. Os meus sonhos em 2012 são os de continuidade com a minha família e com a cidade, o que neste momento me levam a ser feliz.
Qual foi o fato mais importante da nossa cidade em 2011? O anuncio de que a Coamo tornou-se a maior exportadora do Paraná e que se consolidou como a maior empresa do Paraná, o que demonstra que somos uma cidade , uma região, capaz de construir nossos próprios horizontes e termos perspectiva e brilho próprio.
Qual foi o fato que pode ser considerado como o negativo de nossa cidade em 2011? É difícil falar no que é negativo, Campo Mourão é uma cidade que esta em desenvolvimento, precisamos encontrar o caminho e a solução do nosso problemas, temos que ser maiores que as dificuldades.
Quem foi a pessoa que merece ser lembrada em 2011 como destaque de CM? Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, é neste momento máximo da Cooperativa a grande figura e referência para todos nós e as futuras gerações.
No esporte, qual foi o destaque e o esportista (dirigente ou atleta) que merece o título de destaque em 2011? Guilherme Schneider (foto, quando de uma de suas participações no programa Tocando de Primeira, na Rádio Colméia), destaque do basquete mourãonse, que retornou de uma equipe da NBB, o Joinville, para reforçar a nossacidade, e colaborou com tricampeonato nos Jap’s. O que vc espera para nossa cidade em 2012? É um ano de eleição, espero bons projetos e propostas dos candidatos. Sem citar nomes, na sua opinião, que perfil deve ter o próximo prefeito de Campo Mourão para 2013/2016? Que tenha um projeto que leve Campo Mourão para o futuro e que agregue as pessoas a trabalhar e a acreditar que é possível construir uma cidade que nos inspire a viver a nela.
Espaço aberto. Feliz 2012. Obrigado.

PAPO COM LUZIA SANTIAGO: A coragem vem do amor


Quando não nos sentimos amados não somos capazes de amar a nós mesmos, muito menos a nosso próximo.
Precisamos tomar consciência de que, a cada manhã que desperta, o amor do Senhor renova-se por cada um de nós.
Não precisamos viver mendigando amor, sofrendo por falta desse sentimento, porque o Senhor nos ama profundamente.
“Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria o dia todo” (Sl 89,14).
Abramo-nos, hoje, ao amor incondicional de Deus. Não nos deixemos arrastar mais por nossas carências afetivas; vamos nos deixar curar por Jesus de todo desamor para sermos homens e mulheres cheios de amor, de paz e de alegria para dar.
Tomemos posse desta verdade: “O amor vencerá”, porque o amor vence todas as batalhas por ser uma copiosa fonte de coragem e de vida.
Por isso, hoje, a palavra de ordem para nós é a seguinte: Deixe-se amar por Deus.
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: Blog da Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA Quarta-Feira, 28 de Dezembro de 2011


Evangelho (Mateus 2,13-18)
Quarta-Feira, 28 de Dezembro de 2011
Santos Inocentes, Mts.
13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de dez de 2011

CHAVE OURO DE FUTSAL 2012: arbitral será dia 11 de fevereiro em local a ser confirmado


A Federação Paranaense de Futebol de Salão divulgou o calendário de eventos para 2012. Os arbitrais das competições estão previamente marcados: o da Série Ouro será no dia 11 de fevereiro, o da Série Prata em 03 de março, o do Metropolitano dia 14 de março, o da Série Bronze no dia 31 de março e o do Paranaense Feminino no dia 19 de maio.
Resta saber se os dirigentes da FPFS terão bom senso e inteligência em 2012 para não repitir a besteira que fizeram este ano. Criaram, com anuencia da maioria dos dirigentes dos clubes partiicpantes uma primeira fase que só deu prejuízo, com pouco público e motivação, onde a Chave Ouro praticamente não valeu nada para os clubes, em face do privilégio de reunir os times paranaenses na Liga Nacional somente a partir do segundo semestre. E por incrível que pareça, o regulamento foi alterado em pleno congresso (arbitral), às vésperas do início do campeonato.
Abaixo, publico a classificação final da temporada na série Ouro, onde, vale lembrar que o time mourãoense com uma campanha altamente irregular, ficou somente a frente do time de São José dos Pinhais, e dos rebaixados Foz e Cianorte.
Vamos torcer para que em 2012 as coisas sejam realmente diferente, com mudança de conceitos, organização, valorização e relacionamento maior com a imprensa, e resultados dentro dos ginásios.
CLASSIFICAÇÃO FINAL em 2011
CAMPEÃO - CASCAVEL/DIPLOMATA/MUFFATÃO
VICE-CAMPEÃO - SÃO LUCAS/METAIS PEVILON
3º - GAZIN/OI/PENALTY
4º - AGRARIA/GUARAINVEST/GUARAPUAVA
5º - PARANÁ CLUBE/VALE FÉRTIL
6º - SIMONETTO MARRECO FUTSAL
7º - ARAUPEL/QUEDAS DO IGUAÇU FUTSAL
8º - COPAGRIL/FAVILLE/DAL PONTE
9º - SÃO MIGUEL ROADSTAR FUTSAL
10º - ASSOCIAÇÃO PALOTINENSE DE ESPORTES
11º - MANICA/CORBELIA FUTSAL/CONSOLATA ALIMENTOS
12º - CIAGYM/PAM SAUDE/FUTSAL
13º - CAMPO MOURÃO FUTSAL/FECAM
14º - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
15º - FOZ FUTSAL/MIDI JAPAN
16º - C. A. F. E. CIANORTE FUTSAL

PAPO 2011 & PERSPECTIVAS 2012 com a professora Nelita Cecília Piacentini


A mourãoense Nelita Cecília Piacentini, filha dos pioneiros Avelino e Lurdes Piacentini, professora de Educação Física com atuação destacada em prol da terceira idade, vereadora e uma das lideranças da Capital do Centro-Oeste, participa hoje do Papo 2011 & Perspectivas 2012. Ela faz uma avaliação do ano e aponta perspectivas para o ano novo sobre a nossa cidade.
Como foi o ano de 2011 para você e quais os seus sonhos para 2012? 2011 foi otimo, e em 2012 para realizar meu sonho, espero a aprovação do projeto Terceira idade em ação, e outros projetos que queremos viabilizar.
Qual foi o fato mais importante da nossa cidade em 2011? A inauguração do Moradias Avelino Piacentini com 436 casas popúlares com a inclusão das mulheres na area da construção civil;, a construção da sede propria da Comunidade Terapeutica Redenção possibilitando um melhor atendimento as familias, a aprovação do projeto + Mulher.
Qual foi o fato que pode ser considerado como o negativo de nossa cidade em 2011? Eu sempre procuro focar no positivo.
Quem foi a pessoa que merece ser lembrada em 2011 como destaque de CM? Professor Ephigenio Jose Carneiro, e Dr Sadayoshi, que nos deixaram.
No esporte, qual foi o destaque e o esportista (dirigente ou atleta) que merece o título de destaque em 2011?

O Osvaldo Guaiume, da Guardian pelo seu apoio aos esportes no municipio.
O que você espera para nossa cidade em 2012?
A revitalização das calçadas para melhora da acessibilidade
Sem citar nomes, na sua opinião, que perfil deve ter o próximo prefeito de Campo Mourão para 2013/2016?
Deve ser dinamico, empreendedor, audacioso e preocupado com o bem estar da comunidade em geral.
Espaço aberto: Obrigado.

* Na imagem acima, Nelita ao lado do esposo Ben Hur no kartódromo Horácio Amaral, em Campo Mourão, em um dia de provas do calendário estadual de kart.

BASQUETE DE CAMPO MOURÃO anuncia primeiros reforços para a temporada 2012


O ala e armador Guilherme Schneider, 25, e o pivô Thiago Mathias de 22, são os primeiros atletas anunciados pela diretoria da Amobasquete para as disputas das competições na temporada 2012 pelo basquete mourãoense.
O Campo Mourão Basquete conta com apoio da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e de vários patrocinadores que estiveram juntos nas competições em 2011. "A secretária de Esportes Karla Tureck não hesitou em renovar com dois de nossos maiores destaques da temporada passada", informa o vice-presidente da Amobasquete, Nelson Pedro Martins.
Guilherme Schneider foi o maior pontuador da equipe em 2011. Thiago Mathias foi um dos grandes destaques da equipe, sendo o maior reboteiro e o maior bloqueador da Super Copa Brasil 2011, e um dos jogadores mais eficientes da divisão de acesso à Liga Nacional de Basquete (NBB).
Campo Mourão é o atual Campeão da Copa do Brasil-Sul e deverá anunciar brevemente mais jogadores para completar o elenco e iniciar a fase de preparação para as diversas competições programadas para 2012.

É PRECISO ACREDITAR cada vez mais!


Vendo as belezas da vida e os sinais que Deus nos mostra a cada novo amanhecer, tenho a certeza de que ele está conosco e nos quer ver felizes plenamente.
Por isso, é preciso prestar atenção aos fatos, as coisas que estão ao nosso redor e as pessoas que surgem em nossa vida, assim como o vento ou a chuva que chega de mansinho.

Importante é estar sempre com os olhos abertos, porque muitas vezes, eu, você, nós, vemos mas não enxergamos, ou enxergamos mas não queremos ver o que está a nossa frente. A beleza da vida consiste em ver e viver cada momento como se fosse o último, por mais alegre ou difícil que ele nos apresente. A nossa confiança deve ser alicerçada no amor e nas promessas de Deus que nos diz diariamente: Eu estou convosco em todos os seus momentos, não tenhais medo.
Assim, com amor e muita fé, vivamos este dia com a mais alta plenitude e dignidade como Filhos do Céu. Ele será muito melhor que ontem e muitas coisas acontecerão em nossas vidas pela graça, bondade e misericórdia de Deus. Acredite, porque como disse um dia um amigo agricultor, de Godoy Moreira, no Vale do Ivaí: "Quando a gente acredita, as coisas começam a caminhar muito melhor!"
Viva! Viva e seja feliz! Ilivaldo Duarte, em 27/12/2011.

MINUTOS DE SABEDORIA nº 110: Caminhe alegre pela vida!


Ótimo dia!
Caminhe alegre pela vida! Plante sementes boas de paz e otimismo, vivendo bem com sua consciência.
Ajude aos outros o mais que puder, de tal forma que sua vida se torne uma alegria constante, por beneficiar a todos.
Não pergunte se eles agradecerão ou retribuirão a você.
Faça o bem, sem pensar na recompensa, porque só assim você demonstrará amor para com todos.
Fonte: livro Minutos de Sabedoria, página 110.

EVANGELHO DO DIA Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2011


Evangelho (João 20,2-8)
Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2011
São João, apóstolo e evangelista
No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse:
“Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

26 de dez de 2011

PAPO 2011 & PERSPECTIVAS 2012 com Edson Hirata, o professor e dirigente China


O mourãoense de coração, cidadão honorário de Campo Mourão, vascaíno, professor, diirgente esportivo e jovem empreendedor, Edson Hirata, o "China" está no Papo 2011 & Perspectivas 2012. Na imagem ao lado China fazendo intercãmbio rotariano, há quase três anos em Portugal.
Ele faz uma avaliação do ano e opina sobre as perspectivas para o novo ano. Reconhecido na comunidade como empreendedor e líder, China merece este reconhecimento por ser uma das revelações nos últimos anos como dirigente esportivo em Campo Mourão. E também, um dos responsáveis pela volta triunfal do nosso basquete e do surgimento do grupo de Amigos do Basquete para dar apoio e sustentação a esta modalidade coletiva. O basquete vem tendo grande destaque e projeção na mídia e no ambiente esportivo.
Como foi o ano de 2011 para você e quais os seus sonhos para 2012?
2011 foi um ano de muita alegria para mim, na vida familiar e profissional. Falando especialmente do lado profissional, vi meus estudos no doutorado progredindo; abri uma empresa, a Fibrafio Uniformes e ela está indo muito bem; e o nosso basquete se consolidou como uma das principais forças do Estado e da Região Sul do país. Em 2012, só peço à Deus muita saúde para batalhar pelos meus objetivos que estão relacionados com o bem-estar da minha família e com meus estudos.
Qual foi o fato mais importante da nossa cidade em 2011? Acredito que a sediação dos Jogos da Juventude do Paraná, que
é o maior evento para jovens de todo o Estado.
Qual foi o fato que pode ser considerado como o negativo de nossa cidade em 2011? O fato mais comentado negativamente tem sido os problemas com os buracos nas ruas.
Quem foi a pessoa que merece ser lembrada em 2011 como destaque de CM? Para mim , é o técnico Emerson de Souza.
O que vc espera para nossa cidade em 2012? Gostaria de ver uma cidade com um trânsito melhor, que valorizasse ainda mais a educação como forma de combater a violência.
Sem citar nomes, na sua opinião, que perfil deve ter o próximo prefeito de Campo Mourão para 2013/2016? honesto, ético, dinâmico, conciliador. Espaço aberto: sou mourãoense de coração e amo viver nessa cidade que escolhi para educar meus filhos, por isso, gostaria que nossa cidade fosse orgulho para nós em todos os aspectos: idh, educação, esporte, cultura, emprego, saúde, etc...