31 de out. de 2011

CANTATA DE NATAL - Natal solidário em dezembro no Colégio Santa Cruz em CM

Mais de 60 empresas aderiram ao Projeto lançado pelo colégio Vic. Santa Cruz Cantata de Natal-Natal solidário. A parceria da instituição de ensino com empresas arrecadou mais de 10 mil reais em produtos de higiene e limpeza e leite longa vida que serão repassados a várias entidades. Os produtos são adquiridos em 4 supermercados
de Campo Mourão e entregues diretamente na escola que por sua vez fará a separação e distribuição. As empresas apoiadoras terão suas marcas divulgadas na mídia do evento Natal solidário que acontece dia 1o de dezembro em frente ao colégio vicentino santa cruz.

Uma noite com encenação de Natal, canto, música e chegada do papai noel com a participação de alunos e funcionários.
A direção do colégio e Coordenadoras da Cantata Natal solidário agradecem o apoio das dezenas de empresas que mesmo após o prazo para adesão ter terminado, ainda continuam oferecendo apoio.

PAPA BENTO XVI CONVIDA cristãos a testemunhar a fé com a vida


No Angelus de domingo, 30, o Papa Bento XVI comentou a liturgia do dia, onde o apóstolo Paulo convida a ler o Evangelho “não como palavra de homens", mas como ele é realmente: "Palavra de Deus”.
Deste modo, podemos acolher com fé as advertências que Jesus dirige à nossa consciência para assumir um comportamento em conformidade com Ele, observou o Santo Padre.
Ao recordar o Evangelho deste domingo, o Papa explica que o Senhor censura os escribas e os fariseus porque não colocavam em prática o que ensinavam com tanto empenho e rigor. Ora, “há que acolher a boa doutrina, mas esta corre o risco de ser desmentida por uma conduta incoerente”.
A atitude de Jesus é o oposto dos escribas e fariseus: “ele é o primeiro a praticar o mandamento do amor, que ensina a todos. Pode, portanto, dizer que é um peso leve e suave, precisamente porque nos ajuda a levá-lo, juntamente com Ele”. Como escrevia São Boaventura, “ninguém pode ensinar e muito menos concretizar, nem alcançar as verdades que se podem conhecer, sem que esteja presente o Filho de Deus”.
“Jesus senta-se sobre a Cátedra como o Moisés maior, que estende a Aliança a todos os povos. É Ele o nosso verdadeiro e único Mestre. Somos portanto chamados a seguir o Filho de Deus, o Verbo encarnado, que exprime a verdade do seu ensinamento através da fidelidade à vontade do Pai, através do dom de si mesmo”, enfatizou.
O Papa pediu ainda a intercessão de Maria Santíssima e convidou a todos para rezar "por todos os que na comunidade cristã são chamados ao ministério do ensinamento, para que possam sempre testemunhar com as obras as verdades que transmitem com a palavra”.
Após o Angelus, o Papa dirigiu saudações em diversas línguas. Confira a saudação aos fiéis de lingua portuguesa:
"Saúdo agora os peregrinos de língua portuguesa, de modo especial os fiéis brasileiros da Paróquia de São Cristovão, da Diocese de São João da Boa Vista. Possa esta visita a Roma confirmar a vossa fé, como os Apóstolos Pedro e Paulo, na Boa Nova de Jesus Cristo! Por ela, sabemos que somos filhos no Filho e entramos no seio da Santíssima Trindade. Desça, sobre vós e vossas famílias, a minha Bênção Apostólica."
Fonte: site Canção Nova e Vaticano

EVANGELHO DO DIA - segunda-Feira, 31 de Outubro de 2011


Evangelho (Lucas 14,12-14)
Segunda-Feira, 31 de Outubro de 2011
31ª Semana Comum
Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos.
14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

30 de out. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Fabrício Camargo


Gratidão, honestidade, saber esperar e a prática do dízimo, são valores que fazem o cotidiano do jovem empresário mourãoense, Fabrício Camargo. Ele é o homenageado deste final de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no nosso BLOG. Com esta entrevista, o BLOG presta uma homenagem a todos os flamenguistas, que comemoraram seu dia em 28 de outubro.
"Nasci em Porto Alegre, em 1982 e com um mês de vida vim para Campo Mourão, onde fui criado e cresci. Considero-me uma pessoa perfeccionista, determinada, honesta e comunicativa. Gosto e trabalho muito, procurando fazer as coisas certas. Sou alegre, feliz, com muita fé, acreditando sempre muito em Deus", relata Fabrício. Confira o que pensa e as façanhas deste flamenguista que tem acompanhado os jogos do seu time e em Campo Mourão tem coordenado uma importante campanha social em prol de várias entidades.


QUEM É FABRÍCIO CAMARGO? Nasci em Porto Alegre em 25/10/1982. Sou filho de Jair Vieira Morais e Vera Lúcia Camargo. Com um mês de vida vim para Campo Mourão onde fui criado e cresci. Fui criado pela minha avó materna que foi minha mãe, meu pai e meu tudo. Eu chamava ela de mãe, minha mãe biológica eu a chamo pelo nome de Vera, temos uma amizade, um carinho, mas afeto e todos o sentimentos de mãe eu tive com a dona Neirta, que faleceu em 05/01/2010. Foram 27 anos junto com ela. Minha infância foi na rua Santa Cruz, na Vila Urupês onde brincava de jogar bola na rua, de carrinho de rolimã, burquinhas, betes. Pegava rabeira de caminhão e brincava nas enxurradas da rua. Hoje, sou noivo e moro com minha noiva (Tayla), temos um filho chamado Felipe, de 3 anos e meio, ela está esperando a Nicoly que nascerá no início de fevereiro de 2012. Queremos nos casar em 2013, na igreja e no cartório, e festa para os amigos. Este é o meu desejo e sonho temos. Moramos juntos e levamos uma vida de casados no dia a dia. COMO FOI O INÍCIO DA SUA VIDA PROFISSIONAL? Aos 9 anos de idade eu trabalhava no bar do Pézao (hoje , vereador Ademir Franco de Lima), eu cantava bingos e vendia aos domingos frangos assados. Aos 14 anos fui registrado na Fiorella onde trabalhei dois anos. Pedi para sair e fui morar com meu pai em Porto Alegre. Minha única assinatura na carteira de trabalho foi na Fiorella. Sempre fui batalhador, sonhador. Tive muitas oportunidades de entrar no mundo das drogas, entre outros vícios, com vizinhos e amigos que se criaram junto na Vila Urupês na infância - uns já se foram, outros estão presos, desempregados. Enfim, cada um seguiu um rumo, e eu graças a Deus e a dona Neirta venci na vida. Me considero um vitorioso. ONDE O SENHOR ESTUDOU, QUE CURSOS FEZ OU FAZ? COMO NASCEU SUA VOCAÇÃO PARA A FOTOGRAFIA? Estudei na escola da Vila Urupês até a 4ª série fundamental, da 5ª serie a 8ª serie na Unidade Pólo, o ensino médio Marechal Rondon. Fui no breve retorno a cidade natal em meados de 1998 morar com meu pai e lá surgiu a vocação e paixão chamada fotografia. Realizei curso no Foto Cine Clube Gaúcho em Porto Alegre. Retornando a Campo Mourão em 2001 comecei a trabalhar com profissionais do ramo fotográfico, de auxiliar de cinegrafistas, puxando cabos, transformei em fotografo de eventos. Com o talento demonstrado fui convidado para coberturas com empresas de formatura e trabalhos free lancers em batizados, aniversários, books, passando a ser conhecido como Fabrício Camargo fotógrafo. Com o aumento dos trabalhos em 2003 foi fundada a Camargo eventos, hoje com mais de oito anos no mercado. Já fiz mais de 300 casamentos, vários aniversários, books, e formaturas. O foco principal da Camargo eventos é formatura - uma empresa fotográfica especializada na cobertura de formaturas.
COMO O SENHOR SE DEFINE? sou uma pessoa perfeccionista, determinado , honesto, muito comunicativo, trabalhador. Gosto das coisas certas, sou alegre, feliz, acredito muito em Deus, tenho muita fé, sou católico, sou amigo, gosto de viajar, gosto de fazer amizades.
COMO É O SEU DIA A DIA? Meu dia a dia é super agitado com correria. Acordo às 07 horas e vou dormir às 23h45 - uma maratona para um jovem de 29 anos super agitada, com bastante responsabilidades, compromissos, mesmo dia a dia sendo cheio de responsabilidades profissionais, muitas tarefas, muitos compromissos, eu procuro sempre ser um pai presente, me
dedico muito ao meu filho, dou toda atenção , carinho , converso muito com ele, apesar da pouca idade dele 3 anos e meio, converso como gente grande, e somos super amigos. Me considero um pai presente muito participativo em todos momentos da vida dele .
O QUE É SER FOTOGRAFO? é fácil ser fotógrafo hoje em dia. Tirador de foto tem aos montes hoje em dia (amador ). Ser fotógrafo é amar e ter o dom de desenhar com luz, com a tecnologia digital e tantos recursos opcionais, como o photoshop etc.... Fotografar se tornou acessível para os fotógrafos amadores, mas o olhar e a emoção de um fotógrafo vocacionado não se compara com os efeitos especiais da tecnologia digital .
QUAIS PRINCIPAIS FOTOS E OBRA PRIMA QUE JÁ FEZ? Foram milhares de fotos de crianças, no início da minha carreira, as quais considero obras primas: fotos de bebes engatinhando, com babinhas, boca suja de chocolates, balas, doces, lances jornalísticos, fotos espontâneas, lances fantásticos, foram minhas obras primas na época .
O QUE É SER FLAMENGUISTA E A CAMPANHA SOCIAL DOS MOURÃOENSES? Ser flamenguista não foi uma escolha, e sim veio do coração, uma paixão que nasceu do coração e faz parte da minha vida. Aos 10 anos de idade ou seja em 1992, o Flamengo tinha um super time com Zinho, Júnior, Paulo Nunes, Djalminha, enfim foi campeão brasileiro de 1992, e a mídia, e nossa cultura aqui do interior do Parana em torcer para times de Rio e São Paulo fez com que eu começasse a torcer pelo mengo. A campanha social começou em 2009, tomei iniciativa própria e sozinho, apenas com um amigo aqui outro ali apoiando a idéia, mas botar mão na massa foi eu mesmo:custos, despesas, tempo que foi maior dificuldade para correr atrás, mas deu tudo certo e vem crescendo a campanha. Em 2009 primeira campanha arrecadou 470 kg de alimentos foram doados ao Lar do
s Velhinhos e 49 bolsas de sangue foram coletadas. A segunda campanha em 2010 deu 800 kg de alimentos , foram doados metade ao Lar Dom Bosco, e outra metade a Casa de Apoio aos Doentes de Câncer e foram coletadas 68 bolsas de sangue .
Em um passado recente as campanhas filantrópicas eram vistas como uma atitude demagógica e de promoção pessoal. Hoje as mais diversas campanhas para tantas causas sociais são denominadas de Responsabilidade Social com ONG´s pequenas, médias e grandes empresas promovem os mais diversos eventos, com menor ou maior impacto de resultados . Mas no conjunto de todo o processo estão contribuindo para um Brasil melhor. É isso que a Camargo Eventos no terceiro ano da Campanha do Dia do Flamenguista está fazendo com doação de sangue e alimentos COMO É ESTA AVENTURA DE ACOMPANHAR OS JOGOS DO MENGÃO EM VÁRIOS ESTÁDIOS? E OS ÍDOLOS, COMO SÃO? São tantas aventuras já vividas, mas todo jogo parece ser o primeiro. Toda vez que vou ao um estádio assistir um jogo do mengo parece ser a minha primeira vez. Um.a paixão inexplicável, só quem já viveu sabe o que é Já peguei carro de madrugada em baixo de muita chuva parti para Curitiba assistir mengo na arena, já assisti jogo mengo no meio da torcida do corinthians.No Pacaembu lotado o Mengo eliminou os corintianos na Libertadores no ano do centenário, Não tinha mais ingressos para torcida do Mengo, fiquei quietinho no meio dos corintianos. Foi uma loucura, já fui para Santiago no Chile em 2010.
Levei meu filho ao Maracanã em 2009 com um ano e meio de idade, tinha 95 mil pessoas no jogo contra o Santos. Vencemos o jogo no ano do Hexa. QUAL É O MEHOR TIME DO FLA DE TODOS OS TEMPOS? Apesar de não ter visto jogar, Zico é o meu ídolo e de toda nação rubro negra. O ídolo do presente é o R 10. Todos jogadores em si, são todos bacanas, muito amigo, atenciosos. Não vejo como estrelas, metidos, tanto que consegui um vídeo com Renato abreu para a Campanha do Dia do Flamenguista. O Melhor time do Mengo foi o time campeão mundial de 1981: Raul, Zico, Adílio, Andrade, tita, júnior, Leandro, etc....
VAPT-VUPT
ÉTICA EM UMA FRASE É...
cumprir com lisura as regras da sociedade !
menos uma “ uma vez flamengo , sempre flamengo ....” rsrsrsrsrs .....
POLÍTICA É...uma ciência humana, como tal sujeita a erros, e como ainda somos uma nação jovem , nas próximas eleições vai dar tudo certo
CITE PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO? Duas personalidades: Aroldo Gallassini e Geraldo dos Santos, da Fiorella.
CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É ... uma cidade em desenvolvimento, em crescimento.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ... uma cidade maravilhosa para viver
GOVERNO NELSON TURECK... .um idealizador politico
GOVERNO BETO RICHA... nada a comentar
GOVERNO DILMA... ela é a oportunidade que as mulheres almejavam, sem necessitar ser incluída em um programa de cotas. 58 milhões de votos é um bom resultado do governo anterior. Agora ela é o Brasil Feminino, é o Brasil das Oportunidades para elas e eles .
COMIDA : picanha , estrogonofe que minha noiva faz .
MUSICA : sertaneja
UM FATO INESQUECÍVEL : ultima rodada brasileirão 2009 contra Grêmio maraca lotado 100 mil pessoas, flamengo hexa campeão brasileiro depois de 17 anos sem ganhar um titulo brasileiro.
UM FATO MARCANTE perda da minha mãe-avó Neirta em 2010
UMA FOTOGRAFIA ... igreja catedral e raio nos céus de Campo Mourão - foto de Nelson Cerqueira
UM SONHO ... assistir uma final de mundial de clubes ( flamengo x ....)
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM? Me senti muito feliz e honrado em participar desta entrevista em seu conceituado blog, e fazer parte da historia de Campo Mourão e entrar para historia através de seu blog .
Na imagem abaixo, Fabrício no programa Tocando de Primeira, número 949, na Rádio Colméia AM, em 29 de outubro de 2011, ao lado de Birão Rodrigues, Jadson Oliveira e Valdemir "Peixinho" Carvalho Lopes, em homenagem aos flamenguistas.
RECADO AOS LEITORES: A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso , cante , chore, dance, ria e viva intensamente , antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos ! Charles Chaplin . Alguns segredos do meu sucesso A QUAL EU ATRIBUO HOJE MINHA VIDA : GRATIDAO, HONESTIDADE, TEMPO ( SABER ESPERAR ), DIZIMO entre tantas outras ações ( RETRIBUIR O TANTO QUE DEUS NOS DA ) . “ cada um tem o que merece “ .... esta é uma frase que tenho comigo.

PLANTÃO DO BLOG: Com time B, volei do Brasil joga como time A, vence Cuba e é bicampeão do Pan em Guadalajara


Um time B que vale por time A. Mesmo tendo apenas um titular do grupo principal, o Brasil conquistou o Pan de Guadalajara com autoridade. E a final foi a grande prova disso. Diante da tradicional equipe de Cuba, os brasileiros não tomaram conhecimento de quem estava do outro lado, venceram por 3 sets a 1, parciais de 25-11, 24-26, 25-18 e 25-19 e garantiram a 47ª medalha de ouro para o país.
"A gente sabia que ia ser difícil essa final contra Cuba. Revivemos a decisão do Mundial do ano passado, e mais uma vez conseguimos sair vencedor, apesar do sofrimento. A equipe foi bem o tempo todo, focada, e fizemos nossa melhor partida justamente na final. Eu me senti muito bem nesse grupo, todos quiseram muito a vitória, e nos unimos muito. O sacrifício valeu a pena", afirmou o levantador Bruninho, o único titular do time principal que disputou o Pan, em entrevista à TV Record.
O jogador, aliás, revelou uma conversa com Bernardinho antes da final. "Falei com o meu pai e ele estava muito feliz, principalmente pela dedicação da equipe. Não dava para saber se seríamos campeões, mas essa equipe se dedicou e brigou muito", disse o camisa 1.
Bernardinho, que sequer viajou ao México e deixou a função para o auxiliar Rubinho, deve ter gostado do que viu. O treinador ficou comandando a equipe principal que se prepara para a Copa do Mundo do Japão, em novembro. A competição dá três vagas nas Olimpíadas de Londres-2012.

Fonte: matéria do site da Uol e foto do site do Volei.org

EVANGELHO DO DIA - Domingo, 30 de Outubro de 2011


Evangelho (Mateus 23,1-12)
Domingo, 30 de Outubro de 2011
31º Domingo do Tempo Comum
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e a seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de ser chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

29 de out. de 2011

NA RÁDIO COLMÉIA, O TOCANDO DE PRIMEIRA destaca a ação social dos flamenguistas e a cultura mourãoense


No programa Tocando de Primeira, deste sábado, edição de número 949, na Rádio Colméia AM, os convidados do primeiro tempo, das 11 às 12 horas serão os flamenguistas Birão Rodrigues, Peixinho, Jadson, Leandro Giovani e Fabrício Camargo. Em destaque o Dia dos Flamenguistas e a ação social em favor de entidades mourãoenses.
No segundo tempo, a partir do meio dia, será a vez da cultura, com artistas mourãoenses, entre eles, Chico Hernandes e Silvio Vilczak (foto).
É neste sábado, ao vivo e em cores no Tocando de Primeira. Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho.

BASQUETE: ALUNOS DO PROJETO CIDADÃO participam de Festival no JK em CM


Neste sábado (29), o ginasinho JK receberá os alunos do projeto Basquete Cidadão - crianças que praticam o basquete em núcleos distintos da cidade no colégios Unidade Polo, Santa Cruz, Marechal Rondon, Escola Parigot e no ginásio JK.
O Festival terá seu inicío as 8:00 da manhã com alunos nascidos em 2003, 2002, 2001, 2000 e 1999.
A frente do Festival estará o professor Eliseu Souza (na foto, ao lado do técnico do principal Emerson Luis), que é o coordenador do Projeto. Contará também com presenças dos acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade Integrado -Martinez, Bruno, Tharcisio, Joubar, Francismar, Andressa e Luan.
Para Eliseu Souza, esta é uma oportunidade dos alunos de diferentes núcleos se relacionarem e difundir ainda mais a modalidade.

Para o técnico da equipe adulta, Emerson Luis de Souza, os festivais de basquete são momento único para os alunos que estão iniciando a prática e o gosto pelo basquete. "Muitas crianças irão guardar estes Festivais para sempre, além de terem um momento lúdico, respeito e companheirismo com os colegas".

EVANGELHO DO DIA - Sábado, 29 de Outubro de 2011


Evangelho (Lucas 14,1.7-11)
Sábado, 29 de Outubro de 2011
30ª Semana Comum
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

28 de out. de 2011

NA CASA DAS FRALDAS, alunos da Catequese da Catedral São José praticam açao solidária


Cerca de 60 adolescentes de ambos os sexos que freqüentam a Catequese na paróquia de São José estiveram nesta sexta-feira (28/10) na Casa das Fraldas de Campo Mourão. Uma turma prestou serviço voluntário no período da manhã e outra turma no período da tarde.
Os jovens, crismados no dia 17 de setembro último, produziram mais de 1.300 fraldas infantis descartáveis ao longo do dia, que agora serão destinadas a entidades que atuam no atendimento de crianças em situação de risco social e também a famílias comprovadamente carentes.
Algumas mães também participaram do mutirão, juntamente com o padre Clauber. Novos grupos e entidades têm procurado a Casa das Fraldas para prestar serviço voluntário, o que vem ampliando consideravelmente a produção. Aqueles que desejarem dedicar algumas horas para colaborar na confecção de fraldas devem entrar em contato através do telefone (44) 3523 6449.
A Casa das Fraldas é um projeto de responsabilidade social encabeçado pela Faculdade Integrado e a Associação Comercial e Industrial (Acicam), que tem o apoio de clubes de serviços, entidades, empresas e da Justiça Federal.

Fonte: Assessoria da Acicam

COM A ALUNA MARIA CLARA, ESCOLA EDUCARE TEM trabalho premiado no Concurso AGRINHO 2011



NA TRIBUNA: PROJETO ATLAS AMBIENTAL agita professores em Campo Mourão


Com a participação de dezenas de professores e milhares de alunos, está sendo desenvolvido em Campo Mourão o projeto educacional “Atlas Ambiental Campo Mourão”. Os participantes são docentes e discentes de escolas das redes estadual e municipal, os quais estão sendo beneficiadas com esta ferramenta pedagógica de educação socioambiental, que congrega crianças do 6º ao 9º ano, na faixa etária de 9 a 14 anos de idade.
O projeto é resultado da parceria entre a Basf e a Coamo, com apoio do município de Campo Mourão e participação direta da Secretaria Municipal de Educação, e o Núcleo Regional de Educação (NRE). O Atlas Ambiental Campo Mourão foi lançado no mês de setembro do ano passado fazendo parte dos 40 anos da Coamo. Trata-se de uma iniciativa inédita no estado do Paraná e está em andamento no seu primeiro ano de atividade, dos dois previstos pelos organizadores.
Já foram promovidos dois módulos de capacitação para mais de 60 professores em cada um deles. O último foi realizado no mês de maio quando os participantes aprenderam a leitura dos mapas e textos verbais e não verbais, com conteúdo multidisciplinar envolvendo professores das área de História, Geografia e Ciências. Já o terceiro módulo começou ontem e encerra hoje com atividades de campo. A programação inclui atividades em vários locais da cidade, entre eles, o Parque do Lago, o Museu Municipal, e a Fazenda Experimental da Coamo.
No Parque do Lago
Ontem um grupo formado por cerca de 50 professores de Educação Física, Geografia e Ciências esteve durante toda a manhã no Parque do Lago. O objetivo desta atividade é a contextualização geográfica, histórica e biológica com ênfase para a história e os pontos estratégicos de Campo Mourão. De acordo com uma das instrutoras do projeto, Iara Nordi Castellani, o objetivo é desenvolver uma atividade extra-classe com os professores para que eles possam ter o contato direto com a natureza, verificando as condições da vegetação e de relevo, por exemplo. “Trata-se de uma investigação no Parque do Lago, a percepção do ambiente, da fauna e da flora. Um momento de observar também os pontos positivos e negativos”, comenta Iara.
Os professores participaram ainda de outras atividades como a identificação de árvores por meio do tato. Com os olhos vendados, tinham o desafio de identificar que tipo de árvore estavam tocando. “É interessante como você percebe mais as coisas quando não se vê. De um modo geral estamos fazendo a leitura e a interpretação do meio ambiente”, completa.
O Atlas Ambiental de Campo Mourão é um projeto gerido pela Fundação Espaço ECO e, na fase inicial, terá a duração de dois anos com o propósito de auxiliar professores e alunos a entenderem história, geografia e temas socioambientais, levando em conta aspectos globais e regionais, que fazem parte do universo da criança. “O conhecimento que a gente aprende não tem valor se não for repassado para a comunidade e nada melhor que este projeto com os alunos que irão transferir essa aprendizagem para esta e futuras gerações. Temos uma parceria com a Coamo que compartilha os mesmos valores, é uma parceria de atitudes, como esta. A Coamo é orgulho para Campo Mourão, para o Paraná e para o Brasil”, afirma o vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos BASF para América Latina, Eduardo Leduc.

FABRÍCIO CAMARGO estará na ENTREVISTA DE DOMINGO


O jovem fotógrafo e empresário, flamenguista, Fabrício Camargo é o homenageado deste final de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no nosso BLOG. Em homenagem a todos os flamenguistas, pela passagem do seu dia neste 28 de outubro.
"Nasci em Porto Alegre, em 1982 e com um mês de vida vim para Campo Mourão, onde fui criado e cresci. Sou uma pessoa perfeccionista, determinada. Honesto e comunicativo, gosto e trabalho muito. Gosto das coisas certas. Sou alegre, feliz, com muita fé. Acredito muito em Deus e gosto de fazer amizades", conta Fabrício na entrevista. Ele também contará sobre seu fanatismo e as viagens que fez e faz para acompanhar o mengão em várias partes do país. Na imagem, Camargo ao lado do ex-jogador do Flamengo e atual comentarista, Júnior. "Ser flamenguista não foi uma escolha, e sim, veio do coração. É uma paixão que nasceu do coração e faz parte da minha vida."

HOJE É DIA DE SÃO JUDAS TADEU, patrono das causas desesperadas


Celebra-se hoje o Dia de São Judas Tadeu, o patrono das causas desesperadas. São Judas Tadeu, primo-irmão de Jesus, era filho de Alfeu, também chamado Cléofas, irmão de São José, e de Maria. Seu pai foi um dos discípulos a quem Jesus apareceu, no entardecer do dia da ressurreição, quando iam para a aldeia de Emaús e sua mãe era uma das mulheres que estavam juntamente com Maria Santíssima, aos pés da cruz de Jesus.
Seu irmão também foi chamado por Jesus para ser apóstolo: Tiago Menor.
Dois de seus sobrinhos igualmente faziam parte do grupo apostólico: TiagoMaior e João Evangelista, ambos filhos de sua única irmã, Maria Salomé.
Há um episódio do Evangelho de São João (14,22) em que Jesus estava confidenciando aos apóstolos as maravilhas do amor do Pai e lhes garantia uma especial manifestação de si próprio, quando Judas Tadeu não se conteve e perguntou: "Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo"? Jesus lhe respondeu, afirmando que teriam a manifestação dele todos os que guardassem sua palavra e permanecessem fiéis em seu amor.
Sem dúvida nenhuma, São Judas Tadeu demontra nesse fato, sua generosa compaixão por toda a humanidade, querendo que todos se salvem.
É desse amor demonstrado por todos que provém o fato de ele ser tão querido pelo povo. Há notícias de que por muitos lugares ele passou, pregando o Evangelho.
No ano 50 participou do primeiro concílio em Jerusalém. Sua pregaçào tinha muita força, pois era sempre acompanhada do testemunho de sua vida. Ele acreditava e vivia o que pregava. Sua coerência de fé e de vida impressionaram vividamente os pagãos que se convertiam em massa ao Evangelho, por meio dele.
Isso provocou a fúria invejosa de falsos pregadores, de feiticeiros e de ministros pagãos. De tal modo que eles conseguiram incitar parte da população contra São Judas Tadeu que foi trucidado a golpes de machado, no dia 28 de outubro do ano 70.
Assim, São Judas Tadeu se tornou mártir. Quer dizer: mostrou sua adesão total a Jesus, testemunhando sua fé com a doação da própria vida, derramando seu sangue pelo Cristo.
São Judas Tadeu escreveu uma carta colocada no catálogo dos livros inspirados. Ao que parece, essa carta foi dirigida aos judeus cristãos da Palestina, pouco depois da destruição da cidade de Jerusalém, quando a maioria dos apóstolos já havia falecido.
Aconselhamos que todos os devotos de São Judas Tadeu procurem ler, na Bíblia, no Novo Testamento, a Epístola (carta) desse tão querido Santo.
Nela poderão encontrar muitas palavras de conforto escritas sob a inspiração do espírito Santo, muito úteis para a vida dos Cristãos.
A DEVOÇÃO A SÃO JUDAS TADEU
A devoção a São JUDAS TADEU é hoje verdadeiramente impressionante em toda parte. Há um grande fervor e um entusiasmo sempre crescente pelo Santo Apóstolo de CRISTO. O povo o invoca, sente a proteção valiosa do Grande Taumaturgo. São JUDAS, cujo nome lembrava sempre o do traidor Judas Iscariotes, foi bem esquecido em alguns séculos. Hoje se revigora admiravelmente a devoção ao Grande Apóstolo de CRISTO. Há uma grande ânsia de conhecimento dos fiéis em torno a vida e prodígios do Santo.
Os Santos Apóstolos que viveram na intimidade com Nosso Senhor JESUS CRISTO merecem nossa devoção especial, pois pregaram por toda a parte o Santo Evangelho (Mc 16, 20), congregaram a Igreja Universal, que o SENHOR fundou sobre eles e edificou sobre o bem-aventurado Pedro, seu príncipe, sendo a Pedra Angular o próprio CRISTO JESUS.
A Santa Igreja os celebra em sua liturgia com toda a solenidade do seu Rito. São JUDAS TADEU, além de Apóstolo de CRISTO, pertenceu à Família Santa e privilegiada que deu ao mundo o Salvador. Mais um motivo para nossa devoção, de que deve ter ele grande poder junto de DEUS no Céu, para nos socorrer.
Hoje, como que desejando mesmo dar ao Nosso Senhor JESUS CRISTO uma REPARAÇAO da traição de JUDAS Iscariotes, a Cristandade lembra o nome de São JUDAS, discípulo querido e fiel de JESUS, parente consangüíneo do Redentor, e o fidelíssimo Apóstolo que tanto fez e padeceu por JESUS CRISTO e amou tanto neste mundo.
São JUDAS é o nome com que invocamos o Apóstolo que se chama também TADEU ou LEBEU. Na verdade, a etimologia do nome segundo os intérpretes significa o que realmente é o grande Santo: MISERICORDIOSO, BENIGNO, BONDOSO e DESTEMIDO em confessar e morrer pelo nome de Nosso Senhor JESUS CRISTO.
O Evangelho segundo São Mateus o chama simplesmente TADEU e o coloca no décimo lugar entre os doze Apóstolos: "Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, também chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu írmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, o filho de Alfeu, e TADEU ; Simão, o zelota, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu" (Mt 10, 2-3).
O Evangelho segundo São Marcos também o chama com o nome de TADEU e o coloca no décimo lugar: "Ele constituiu, país, as Doze, e impôs a Simão a nome de Pedra; a Tiago, o filho de Zebedeu, e a João, o irmão de Tiago, impôs o nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão, depois André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, o filho de Alfeu, TADEU, Simão o zelota, e Judas Iscaríotes, aquele que o traiu" (Mc 3, 16-18).
O Evangelho segunda São Lucas o chama JUDAS e o coloca no DÉCIMO PRIMEIRO LUGAR: "Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre e escolheu DOZE, aos quais deu a nome de APÓSTOLOS: Simão, a quem impôs a nome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamada Zelota, JUDAS, FILHO DE TIAGO, e Judas Iscaríotes, que se tornou um traidor" (Lc 6, 13-16).
Onde a expressão: "JUDAS, FILHO DE TIAGO", poderia significar também "irmão de Tiago".
Os Atos dos Apóstolos o chama também com o nome, de JUDAS e o coloca em último lugar, no DECIMO PRIMEIRO porque não nomeiam Judas Iscariotes, o traidor: "Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, a zelota; e JUDAS FILHO DE TIAGO"(At 1, 13).
A lista dos DOZE APÓSTOLOS chegou até nós sob estas quatro formas diferentes que acabamos de ver. Notemos que divide-se sempre em três grupos de quatro nomes, sendo o primeiro de cada lista sempre o mesmo em todas elas: PEDRO, FILIPE e TIAGO, filho de Alfeu. A ordem pode variar no interior de cada grupo. Assim, o primeiro grupo, o dos discípulos mais ligados a JESUS, os Evangelistas Mateus e Lucas colocam juntos os irmãos Pedro e André e os irmãos Tiago e João, enquanto os evangelistas Marcos e Lucas (nos Atos dos Apóstolos) colocam André no quarto lugar, para dar lugar aos dois filhos de Zebedeu que, juntamente com Pedro, se tornaram os três íntimos do SENHOR (cf. Mc 5, 37).
Ainda mais tarde, já nos Atos dos Apóstolos, Tiago, filho de Zebedeu, cedera o seu lugar ao seu irmão mais moço, João, que se tornou mais importante. No segundo grupo, que parece ter sido o dos que tinham afinidade especial com os não-judeus, Mateus ocupa o último lugar nas listas de Mateus e dos Atos dos Apóstolos; e só em Mateus é chamado "o publicano". Quanto ao terceiro grupo, o mais judaizante, TADEU (variante LEBEU), de Mateus e de Marcos - se é que é o mesmo que JUDAS (FILHO) DE TIAGO, de Lucas em seu Evangelho e nos Atos dos Apóstolos - passa, nesses últimos, do segundo para o terceiro lugar. Simão, o Zelota, de Lc e At, não é senão a tradução grega do aramaico, Simão "QAN'ANA" de Mt e Mc. Judas Iscariotes, o traidor, figura sempre em último lugar. O seu nome é interpretado freqüentemente como "homem de Cariot" (cf. Js 15, 25), mas poderia também ser um derivado do aramaico "SHEQARYA": "o mentiroso, o hipócrita".
No texto grego São JUDAS é chamado LEBEU que segundo Cornélio A. Lapide significa: "LEB" - CORDATO, BONDOSO, OU CORAJOSO. TADEU porém, vem da palavra siríaca "THAD" que significa "MAMMAN" (latim = mamma, ae = mama, teta), que quer dizer: MISERICORDIOSO, BENIGNO.
O nome de São JUDAS, como vimos, foi muitas vezes substituído pelo de TADEU, por causa do nome de Judas Iscariotes, o traidor. Os próprios Evangelistas como São João, ao se referirem a São JUDAS TADEU, Apóstolo, diziam: JUDAS, não o Iscariotes ou o traidor. Ora, o nome de Iscariotes ficou para sempre odiado.

NO PAN, FUTEBOL FEMININO do Brasil peca nas finalizações e perde o ouro nos pênaltis para o Canadá


A seleção feminina voltou a perder nos pênaltis e fica com a prata no futebol. O Brasil repetiu o teiro de derrota para os Estados Unidos no Mundial e, com 4 a 3 nas penalidades, desperdiçou a chance de terceiro ouro no Pan. Durante o jogo, o time brasileiro foi incompetente nas finalizações e perdeu a chance de conquistar a medalha de ouro no tempo normal.
Passaram-se pouco mais de três meses e o triste roteiro se repetiu. Assim como no último Mundial, a Seleção Brasileira sofreu um gol no fim do tempo regulamentar e, nos pênaltis, foi derrotada, perdendo o título. Se na competição anterior o adversário eram os Estados Unidos, pelas quartas de final, nesta quinta-feira o algoz foi o Canadá, que tirou da equipe a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Após empate em 1 a 1 nos 90 minutos e sem gols na prorrogação, o Brasil perdeu por 4 a 3 nos pênaltis, ficando com a prata.

Site: Globo Esporte.