30 de set. de 2011

EVANGELHO DO DIA Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2011


Evangelho (Lucas 10,13-16)
Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2011
São Jerônimo
Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

29 de set. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: A aquisição e o desenvolvimento da linguagem das crianças - Parte 02


Até os 3 anos: o vocabulário e a construção de sentenças aumentam; fase do não, sendo significativa; Fase da possessividade; Prefere companhias para brincar; Gosta de música, dançar acompanhando o ritmo com batidas de palmas; Começam a definir dominância lateral; Abandona o uso de fraldas.

Até os 4 anos:
compreende os conceitos das funções básicas; lembra e conta histórias; fase do porquê; pedala um triciclo; realiza AVD (atividade da vida diária) sozinho. Funções básicas: esquema corporal, orientação espacial, orientação temporal, cor, forma, quantidade, entre outros.

Até os 5 anos: inventa (mentiras? – exercícios de liberação da sua imaginação/saírem de situações desconfortáveis) e conta as próprias histórias; começa a dominar o uso dos talheres e tesoura; quer tomar as próprias decisões; já é narrador.

Até 8 anos: fase da alfabetização; corre riscos, esquecendo-se das noções de segurança; brinca muito em grupo.

Até 12 anos: crescimento físico (meninas: 8 aos 13 anos e meninos: dos 10 aos 15 anos) e desenvolvimento sexual; identificação com o grupo.
Aguardo vocês na semana que vem, com outros assuntos sobre a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

O DIA DOS ARCANJOS São Miguel, São Gabriel e São Rafael!


“Os anjos existem, são enviados pela Divina Providência, para que nos ajudem a alcançar a santidade da vida." A frase é do Papa João Paulo II.
Hoje a Santa Igreja celebra os Arcanjos, os Santos Anjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
Os anjos são entidades pessoais e espirituais, que não possuem um corpo físico. São criaturas perfeitas de Deus, criados para servi-Lo em todos os seus desígnios, conforme seu nome - missão (em toda a Sagrada Escritura, podemos notar a relação do nome e da Missão de cada um dos escolhidos de Deus, como por exemplo, Simão vira Pedro, pedra da edificação da Igreja; Abrão vira Abraão, pai de muitas nações; Saulo vira Paulo e etc.).

E assim também é com os Anjos (do latim ângelus e do grego ággelos, que significa mensageiro). São como diz o Salmista: “poderosos executores da sua palavra e obedientes ao som da sua palavra” (Sl 103,20). Servos e Mensageiros!
Hoje em especial, é celebrado o dia de três Arcanjos, que desempenham papel ímpar em todo plano de salvação
São Rafael Arcanjo (Deus cura). Este Santo Anjo é citado apenas no livro de Tobias, ajudando o jovem Tobias na missão dada pelo seu pai Tobit, sem demonstrar que era um Anjo de Deus. Somente se deu a conhecer, no capítulo 12 versículo 15: "Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor". E deixa uma mensagem belíssima a todos nós: "Se é bom conservar escondido o segredo do Rei, é coisa louvável revelar e publicar as obras de Deus. Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos, porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;" (12, 7-9). Assim também, a Tradição e o Magistério da Igreja reconhece-o presente em outros momentos importantes do plano de Salvação, como por exemplo, o Anjo de João 5,2, que balançava a água para curar os doentes
São Gabriel Arcanjo (Força de Deus), anjo da Anunciação. A este Arcanjo, foi confiada a mais alta missão, a de anunciar a Encarnação do Verbo à Santíssima Virgem Maria. Só mesmo a FORÇA de Deus para anunciar tão grande Mistério. “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1, 19). Sua singela e pura saudação à Maria e a obediência ao Pai ecoa nos nossos corações até hoje, por meio da oração "Ave-Maria". É este o Anjo que nos aconselha na caminhada rumo ao Céu, e leva ao Deus Uno e
Trino as necessidades e dores do povo.
São Miguel Arcanjo (Quem como Deus?), o Arcanjo que defende a Onipotência de Deus. Ele trás em suas mãos a justiça de Deus e é o chefe da milícia celeste. Foi ele quem expulsou os anjos decaídos e satanás que se rebelou contra Deus querendo ser igual a Deus, soltando um grande grito: QUEM COMO DEUS?, e lançando satanás e os anjos decaídos na mansão dos mortos. (Cf. Is 14,12-15). Exemplo para nós de humildade e servidão, o Arcanjo São Miguel é o patrono também da Santa Igreja Católica, aquele que guarda e defende a todo o povo de Deus, e não deixa que as portas do Inferno sobre ela prevaleça. Grande adorador de Cristo, ensina que as coisas do Alto são alcançadas pela obediência ao Pai em Jesus Cristo. Ele protege a Virgem e seus descendentes da serpente, que somos nós. Então como dizia São Gregório: “Toda vez que na Santa Igreja algo de valoroso ocorre, deve-se honrar São Miguel!”.
São Miguel, São Rafael e São Gabriel, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA - Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2011


Evangelho (João 1,47-51)
Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2011
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?”
Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

28 de set. de 2011

GOVERNADOR DO ROTARY 4630 é homenageado no programa Tocando de Primeira, na Rádio Colméia AM


Foi marcante e determinante, e porque não dizer, histórica, a passagem na semana passada pelos clubes de serviços de Campo Mourão, do governador do Rotary - Distrito 4630, Flávio Aparecido Zunta.
Simpático, simples e inteligente, cheio de bons propósitos, ele cumpriu agenda extensiva em três dias na Capital do Centro-Oeste do Paraná. E no sábado, tive o prazer de entrevistá-lo no primeiro tempo do programa Tocando de Primeira, na Rádio Colméia AM. Acompanharam o governador os rotarianos David Camargo, Antonio Carlos Cardoso, Pedro Gonçalves Barbosa, João Ernesto, Ademar Issi e Ademar Batista de Melo.
Na oportunidade, Zunta disse que o movimento rotário mourãoense é ativo e diferente, com qualidade, participação e grande interesse. "Não foi por acaso que iniciei minhas visitas oficiais por esta cidade. Fiquei feliz e impressionado com o povo e as coisas bonitas que vi em Campo Mourão", disse.
Flávio Zunta foi homenageado no programa Tocando de Primeira recebendo o "Troféu Tocando de Primeira", produzido por Troféus Coelho, outorgado as Celebridades, e um cartão postal de Campo Mourão com a imagem da Catedral São José e do chafariz da Praça Getúlio Vargas.
Nas imagens abaixo, momentos dos rotarianos no Tocando de Primeira, edição 944, no sábado, 24 de setembro de 2011.

David, Ademar Melo, Pedro e Ademar Issi, João Ernesto, Antonio Carlos e Flávio Zunta, no estúdio da Rádio Colméia AM em Campo Mourão.

EVANGELHO DO DIA - Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2011


Evangelho (Lucas 9,57-62)
Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2011
26ª Semana Comum
Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus:
“Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de set. de 2011

A NOVA FASE DA BLZ INFORMÁTICA na Tecnologia da Informação


A tecnologia da informação, numa definição sintética, é a área de conhecimento que é responsável pela criação, administração e manutenção da gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados. Tudo isso, de forma a gerar informações para tomada de decisão. E a região de Campo Mourão está bem servida na áreade TI, como é conhecida a Tecnologia da Informação. Na última semana, a BLZ Informática, que possui o domínio dos campos de TI, e atuação no desenvolvimento de sistemas web, webdesign, redes de comunicação e internet wireless, inaugurou sua nova sede que faz parte do seu planejamento estratégico de expansão e melhoria dos serviços que beneficiará suas dezenas de clientes e parceiros. “Projetando, construindo, implantando e evoluindo sistemas estratégicos para as empresas, a BLZ Informática contribui para elevar o patamar competitivo de seus clientes, prezando pela excelência em seus serviços e por relacionamento de longo prazo com seus clientes”, afirma Eder Pereira, que ao lado de José Carlos Guaitanele, são diretores da empresa - que está prestes a comemorar seus primeiros dez anos de existência.
Conheço o Eder Pereira e a sua paixão pela inovação e empreendedorismo na TI há mais de uma década. Desde os tempos em que ele começou na então Start Informática, na avenida José Custódio de Oliveira, de cuja parceria nasceu e foi produzido o site Tocando de Primeira, que modéstia à parte, foi uma inovação na época, marcando o início na internet na região, com conteúdo próprio e personalizado, atualizações diárias de noticias e um seleto grupo de colunistas locais (Rubens Sartori, Sid Sauer, Wilson Bibiano, Birão Rodrigues, João Milton, Euro Maciel, Nelsinho Martins), entre outros.
Com essa inauguração, assumimos um compromisso diante da sociedade de que a BLZ vai crescer muito mais, coma conquista de novos mercados e mais clientes, e é claro, um trabalho primando pela qualidade. Tudo isso é possível pela confiança dos nossos clientes”, destaca Eder Pereira.

O TÍTULO DO HANDEBOL mourãoense no Campeonato Paranaense Juvenil


A alegria do professor, esportista e Celebridade mourãoense, Jair Grasso, no final de semana parecia relembrar e remeter aos bons tempos de garoto. Ele tem motivos de sobras para comemorar e se emocionar. A seleção mourãoense juvenil acaba de conquistar o título paranaense na categoria. E agora, como campeão, os meninos mourãoenses entram na preparação final para jogar em casa a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná, os Jojup’s, a partir do dia 7 de outubro. O título foi conquistado no domingo (25), em Campo Mourão, no ginásio Valternei de Oliveira, no Lar Paraná.
O técnico Jair Grasso comemora a qualidade e o sucesso da equipe que foi campeã vencendo todos os três jogos, diante de Francisco Alves, Maringá e Londrina. Isso mesmo, bom mesmo é ganhar, e invicto é melhor ainda.
Valeu Jair Grasso e viva o nosso bom e eterno handebol masculino. Que venha o biacampeonato nos Jojups´2011, e em casa, diante de sua torcida. Viva!

VICENTINOS: HOJE É DIA DE São Vicente de Paulo


"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39). Se não foi o lema, viveu como se fosse. São Vicente de Paulo, que nasceu na Aquitânia, em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.
Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados, mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem, foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos, sua liberdade.
A partir desse embate com o real, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a congregação da missão (Lazarista) e unido a Santa Luisa Marilac, edificou as irmãs de caridade vicentinas.
Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu aos 27 de setembro de 1660.
São Vicente de Paulo, rogai por nós!

Parabéns a todos os vicentinos, que com generosidade e voluntariado fazem a diferença para um mundo melhor e mais fraterno. Viva!

EVANGELHO DO DIA - Terça-Feira, 27 de Setembro de 2011


Evangelho (Lucas 9,51-56)
Terça-Feira, 27 de Setembro de 2011
São Vicente de Paulo
51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente
. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

26 de set. de 2011

O BRILHO DO VASCO, o vexame palmeirense e o instável Campeonato Brasileiro em 2011


O Brasileirão 2011 está bem diferente das temporadas anteriores. Haja vista que, faltando 12 rodadas para apontar o campeão do ano, a diferença entre o quinto colocado (Fluminense, com 41) - o último classificado hoje para a Taça Libertadores- e o décimo-segundo (Atlético-GO, com 35) é de apenas seis pontos. Na gangorra da tabela, o Vasco lidera com dois pontos a mais que o Corinthians e a oito do Fluminense, que está em quinto.
Um certame instável, com nenhum time "querendo" disparar na liderança.
O Vascão, dos professores Edson Hirata, o "China" e Beto Souza, sobe na competição, graças a evolução do atacante Diego Souza (foto). Domingo, ele marcou um golaço digno de placa nas Minas Gerais e fez os três gols da goleada cruzmaltina em cima do hoje frágil Cruzeiro.
O verdão de Parque Antárctica é só vexame e acumula vergonha no Nacional, com futebol robótico, elenco limitado, e mancada atrás de mancada. O jornalista Antero Greco, na sua coluna de hoje no O Estadão, define a vergonha de domingo no empate por 1 gol no Serra Dourada, diante do esforçado Atlético Goianiense. "O verdão é um time sem alma, coragem, equilíbrio e competência". É um time que vive às custas das faltas e cruzamentos de Marcos Assunção, apenas isso. Nem o badalado Kleber, o apagado Fernandão e o "superado" Felipão aparecem no jogo.
De resto, não só no Palmeiras, mas na quase totalidade dos times brasileiros, falta o craque, aquele que decide. Isso me faz lembrar de Zico, Roberto Dinamite, Evair, Leivinha, Dario, Careca, Ronaldo, Muller, Roberto Rivelino, só para citar alguns, nos bons tempos do futebol brasileiro maravilhoso.
Por isso é que nada deve nos surpreender. Jogador é tudo igual, seja aqui, na China ou na Nova Zelândia. O beijo no escudo é artificial, é um engodo à torcida e história dos times. Defendo que devemos continuar apaixonados, e nunca fanáticos, pois quem é herói hoje e pensa que é craque, no jogo seguinte pode ser "cabeça de bagre" e vilão, levando tristeza, revolta e decepção a milhares de torcedores.
E viva o futebol brasileiro!

HOJE É DIA DE São Cosme e São Damião


Dois santos populares da Igreja são comemorados nesta segunda-feira: São Cosme e Damião.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados. Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências.
A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Igarassu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".
Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.
Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste. Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.
Oração a São Cosme e São Damião
Amados São Cosme e São Damião, Em nome do Todo-Poderoso Eu busco em vós a bênção e o amor.
Com a capacidade de renovar e regenerar, com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo, de causas decorrentes, do passado e presente, imploro pela perfeita reparação do meu corpo e dos meus filhos (...............................................)
e de minha família.
Agora e sempre, desejando que a luz dos santos gêmeos esteja em meu coração!
Vitalize meu lar, a cada dia, trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.
Amados São Cosme e Damião, eu prometo que, alcançando a graça, não os esquecerei jamais! Assim seja, salve São Cosme e Damião, Amém!
[Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.]

PAPO DE FÉ: "Onde Deus está presente, existe esperança", afirma o Papa Bento XVI


Depois de quatro dias intensos na Alemanha, o Papa Bento XVI agradeceu a todos os que contribuíram com a realização da sua 21ª visita apostólica internacional e a terceira à sua terra natal. Durante o discurso diante do presidente do país, Christian Wulff, no aeroporto de Lahr, Bento XVI fez memória de todos os eventos que participou ao lado do povo alemão.
“Agradeço a todos por estes dias estupendos, por tantos encontros pessoais e pelos inumeráveis sinais de atenção e de estima que me manifestaram”, disse o Pontífice.
O Santo Padre lembrou os momentos vividos na cidade de Berlim, Erfurt, Eichsfeld e Friburgo que durante estes dias, receberam a atenção do mundo pelo entusiamo dos católicos e pelos fortes discursos proferidos pelo Pontífice.
“Encorajo a Igreja na Alemanha a continuar, com força e confiança, o caminho da fé, que faz as pessoas voltarem às raízes, ao núcleo essencial da Boa Nova de Cristo”, enfatizou.
Ao final da colocação, Bento XVI detendo-se sobre o tema da visita “Onde há Deus, há futuro” palavras de esperança ao povo alemão. “Onde Deus está presente, há esperança e abrem-se perspectivas novas e, frequentemente, inesperadas que vão para além do hoje e das coisas efêmeras”
Fonte: Site Canção Nova e Vaticano

EVANGELHO DO DIA - segunda-feira, 26 de Setembro de 2011


Evangelho (Lucas 9,46-50)
Segunda-Feira, 26 de Setembro de 2011
São Cosme e São Damião
Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior
. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

25 de set. de 2011

PLANTÃO DO BLOG 4: Basquete de CM perde em Palmas para Titãs, de Curitiba


O basquetebol Sub-17 de Campo Mourão foi derrotado no início da tarde deste domingo por 71 a 34 para a equipe do Titãs, de Curitiba, em Palmas, no Sul do Paraná.
Segundo informações, vários jogadores foram poupados já que deverão ser aproveitados nesta semana no jogo da categoria Adulto em Londrina, pelo Paranaense.

A partida decisiva em Palmas valia o primeiro lugar na fase de classificação para a próxima fase do Campeonato Paranaense na categoria Sub-17. As delegações do Sub-13 e Sub-17 iniciaram viagem de retorno por volta das 15 horas rumo à Capital do Centro-Oeste do Paraná.

EVANGELHO DO DOMINGO 25 de Setembro de 2011


Evangelho (Mateus 21,28-32)
Domingo, 25 de Setembro de 2011
26º Domingo do Tempo Comum
Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo:
28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi.
30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi.
31Qual dos dois fez a vontade do Pai?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”.
Então Jesus lhes disse: “Em verdade eu vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

Palavra da Salvação : Glória a vós Senhor!

PLANTÃO DO BLOG 3: Com a música "Caipira", Emerson Pires e Fernando Lago vencem 31º Festival de Calouros da Arcam


Com excelente nível, foi encerrado neste início de domingo, no ginásio da Arcam em Campo Mourão, o 31º Festicam, 0 Festival de Calouros da Arcam.
Os campeões foram Emerson Pires e Fernando Lago (foto) , do Município de Cantagalo, no Centro-Sul do Paraná, com a música "Caipira", de Chitãozinho & Xororó.

Em segundo lugar, com "Tente outra vez" , de Raul Seixas, Graziele Vecchi Bernini Moreira, de Bragantina, no Oeste paranaense.
A música "Negue", de Nelson Gonçalves, deu o terceiro lugar a Jorge Luis da Silva Correia, de Goioerê.
"Que país é este", de Legião Urbana, o quarto lugar a dupla Denilson kuligowski e Jean Gasparin, de Paranaguá.
E o quinto lugar foi para o grupo Entebe, de Engenheiro Beltrão, com a música "Delírios de Amor", de Alexandre Pires e Grupo Revelação.

Um grande público prestigiou a festa da música brasileira, que pela 31ª vez aconteceu na Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo, em Campo Mourão.

PLANTÃO DO BLOG 2: Pela Chave Ouro, Campo Mourão Futsal é goleado fora de casa pelo Corbélia por 6 a 1


Diferente do que os torcedores e dirigentes imaginavam, o Campo Mourão Futsal não reeditou a exuberância apresentada no jogo da semana passada ana vitória maiúscula sobre o Marechal Rondon e na noite deste sábado, fora de casa, foi goleado pelo Corbélia, no Oeste do Paraná, por 6 a 1. Isso mesmo,: 6 a 1. O Campo Mourão perdia por 3 a 0 no primeiro tempo.
Agora, com Corbélia foi a 16 pontos, atrás do Marreco (19), Guaarapuava (21) e Cascavel (25).
Campo Mourão fiocou nos 13 pontos, mesmo número do São Miguel e com a mesma campanha ( 4 vitórias, 1 empate e 6 derrotas), porém, tem 6 gols a mais de saldo. Depois, aparecem Marechal (12) com um jogo a menos e Foz (5).
O próximo jogo será neste sábado em São Miguel, no confronto direto. Com a classificação mais distante depois deste vexame em Corbélia, agora o pensamento tem que ser lutar para fugir do rebaixamento à Chave Prata.

24 de set. de 2011

PLANTÃO DO BLOG: No Basquete SUB-17, CM vence Círculo Militar e decide título neste domingo contra o Titãs, de Curitiba


O basquetebol mourãoense em Palmas, no Sul do Paraná, decide neste domingo o título do Sub-17 no Campeonato Paranaense, às 12h30, diante do Titãs, de Curitiba.
A vaga para a final saiu na vitória por 76 a 40 contra o Círculo Militar, também de Curitiba.
O time será dirigido por Rafael Godoy e auxiliado por Gledman Lima, o "Borracha".

Boa sorte aos mourãoenses no Paranaense.

IMAGENS DA Eliminatória do 31º Festival de Calouros da Arcam - Festicam



O BLOG posta neste sábado, algumas imagens com calouros que fizeram bonito na noite de ontem na fase Eliminatória do Festival de Calouros da Arcam, o tradicional Festicam. Entre eles, Emerson Pires e Fernando, Os Mamonas de Luiziana, Jorge Marcelo e Jorge Luiz Correia.

A festa da música brasileira prossegue hoje com as apresentações de 23 canções na grande final da MPB, a partir das 21 horas, com entrada franca no ginásio da Arcam.
E viva a Música Popular Brasileira!

EXTRA! Confira os classificados e a Ordem de Apresentação da grande final do Festival de Calouros da Arcam

Sensacional. Assim foi a Eliminatória do Festival de Calouros da Arcam nesta sexta-feira em Campo Mourão. Devido ao excelente nível, a comissão julgadora classificou 23 músicas para a grande final deste sábado, às 21 horas, no ginásio da Arcam.
Confira os classificados e a ordem de apresentação do 31. Festicam
ORDEM DE APRESENTAÇÃO DA GRANDE FINAL
Música / Cantor / Calouro / Unidade
1) NOITE/CHRYSTIAN E RALF com NELSON KLEPA E JOAO MARCOS MACIEL (ARAL MOREIRA/PALMITAL)
2) NÃO PRECISA/PAULA FERNANDES com ELIZ SCHIMIDT (AMAMBAI)
3) SEU ASTRAL/JORGE E MATHEUS com JOSE CARLOS DE ARAÚJO "SABONETE" (DEMOP)
4) O DIA EM QUE SAI DE CASA/NALVA AGUIAR com MAYARA KAROLINE KOGALESKI (BOA ESPERANÇA)
5) MINHA HISTÓRIA/JULIANO CESAR com RAUL DOS SANTOS MAZETTI (BOA ESPERANÇA)
6) ROBOCOP GAY/MAMONAS ASSASSINAS com MARCOS EXPEDITO/PAULO ELIAS SUBTIL/ALAN RODRIGUES/ RONALDO LOPES FORATO E ALTHIERES FANTINI (LUIZIANA)
7) O HERDEIRO DA PAMPA POBRE/ENGENHEIROS DO HAVAI com GEOVANE SANTOS (LUIZIANA)
8) FOGÃO DE LENHA/CHITÃOZINHO & XORORÓ com ROGERIO DOBBINS (MANOEL RIBAS)
9) O BÊBADO E A EQUILIBRISTA/ELIS REGINA com CRISTIANE NEVES MORAES HAUAGGE (SECEX)
10) DUPLA SOLIDÃO/MARCOS E BELUTTI com LUCAS FAUSTINO DE SOUZA (FÊNIX)
11) DELÍRIOS DE AMOR/ALEXANDRE PIRES E GRUPO REVELAÇÃO com GRUPO ENTEBE (ENG. BELTRÃO)
12) TOCANDO EM FRENTE/ALMIR SATER com ELIELTON ROCHA (ALTAMIRA DO PR)
13) NEGUE/NELSON GONÇALVES com JORGE LUIS DA SILVA CORREIRA (GOIOERÊ)
14) ENCANTO DA NATUREZA/DANIEL com REGINALDO DE CARVALHO E LUCAS PEREIRA (PITANGA)
15) QUE PAÍS É ESTE/LEGIÃO URBANA com DENILSON KULIGOWSKI E JEAN GASPARIN (PARANAGUÁ)
16) PRIMEIROS ERROS/CAPITAL INICIAL com SUZANA MILANI DE AQUINO E JOÃO PAULO FREITAS (QUARTO CENTENÁRIO)
17) AMÉRICA/JESSÉ com JORGE MARCELO BATISTA (MANGUEIRINHA)
18) TENTE OUTRA VEZ/RAUL SEIXAS com GRAZIELE VECCHI BERNINI MOREIRA (BRAGANTINA)
19) GALOPEIRA/CHITÃOZINHO & XORORÓ com VICTOR HUGO GARCIA MARCONDES (VIA SOLLUS)
20) CAIPIRA/CHITÃOZINHO & XORORÓ com EMERSON CARLOS PIRES E FERNANDO LAGO (CANTAGALO)
21) O QUE EU SINTO É AMOR/ELlANE CAMARGO com FERNANDA RIBEIRO GOMES DE ASSIS (PALMITAL)
22) O ÚLTIMO JULGAMENTO/MILIONÁRIO E JOSÉ RICO com MILTON BERTI LAZARIN E ANDRE JONAS DE FREITAS (TOLEDO/DEMOP)
23) CAMINHONEIRO - PAULA FERNANDES/DOMINGUINHOS com KARINE DE SOUZA BRANDALIZE FANTINI (LUIZIANA)
O FESTICAM É O GRANDE SHOW DOS CALOUROS DA ARCAM.
HA 31 ANOS REVELANDO TALENTOS E VALORIZANDO A MÚSICA BRASILEIRA.

23 de set. de 2011

NO TOCANDO DE PRIMEIRA deste sábado: Rotary Club, Paranaense de Basquete e Jogos da Juventude, entre as atrações


Os preparativos das equipes mourãoenses para a fase final dos Jogos da Juventude; o Campeonato Paranaense de Basquete, a "decisão" entre Corbélia e Campo Mourão, na Chave Ouro de Futsal, e a visita do governador do Distrito 4630, estão entre as atrações deste sábado do programa Tocando de Primeira, com a edição de número 944, na Rádio Colméia AM. Na imagem, os assistentes do governador - Davi Camargo e Roberta Lopes- e o casal Flávio e Valdete Zunta, quando da visita nesta sexta-feira à Coamo Agroindustrial Cooperativa.
Convidados do programa, no primeiro tempo, o governador Flávio Zunta, do Distrito 4630, ao lado de companheiros dos Rotary´s mourãoenses - Davi Camargo, Ademar Issi e Antonio Carlos Cardoso. Em destaque, a visita oficial de Zunta aos clubes mourãoenses.
No segundo tempo, os técnicos Djeferson Rossano Matos, o "Ferruginha" do futsal feminino, e Valdeir Ferro, do basquete feminino, para falar sobre os Jogos da Juventude do Paraná. E também, do jornalista Roberto Soares, âncora das transmissões esportivas da Rádio Colméia, e o jogador Júlio, do Campo Mourão Futsal.
É neste sábado no Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM.
Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho.

Um golaço no rádio brasileiro. Valorizando o bem, resgatando esperanças e promovendo os bons exemplos.
Oferecimento: Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Cartório do Valdemar, Super Fiorella, Ótica Visolux, Topocamp, Escola Educare, Ferragens Central, Guardian Segurança Eletrônica e Paraná Supermercados.

EMBALADO COM DUAS VITÓRIAS SEGUIDAS, CM Futsal busca bom resultado em Corbélia, no Oeste Paranaense


Após as vitórias diante do Foz e do Marechal Rondon, que deram maior motivação e estabilidade ao grupo, o Campo Mourão Futsal enfrenta neste sábado, às 20h30, o Corbélia, no Oeste do Paraná. O jogo terá a transmissão da equipe esportiva da Rádio Colméia, com o comando de Gerson Maciel.
Os dois times estão com 13 pontos, e uma nova vitória mourãoense o colocará na zona de classificação do grupo B.
No grupo, o ala/pivô Rheverson, sentido dores no joelho pode ficar de fora do jogo. Mas, quem volta é o fixo Biju, batizado Eder Tadeu Basílio.

CAMPO MOURÃO JOGA BEM E DERROTA MARINGÁ no Campeonato Paranaense de Basquete no JK


Foi sensacional a estreia de Campo Mourão no Campeonato Paranaense de Basquetebol Masculino na noite desta quinta-feira, no ginasinho JK, na Capital do Centro-Oeste do Paraná. Uma vitória maíuscula sobre Maringá, por 103 a 89, após ter encerrado o primeiro tempo por empate em 38 pontos.
Grande atuação e apoio de quase 400 torcedores levaram o time mourãoense a esta grande vitória no Clássico do basquetebol paranaense. Festa para os comandados do professor Emerson Luiz de Souza. Campo Mourão volta a jogar pelo Paranaense, na próxima quarta-feira (28), fora de casa, diante do Londrina.

É HOJE! Começa às 20h30 o 31º Festival de Calouros da Arcam


Subir no palco e expressar os seus sentimentos que são manifestados nas letras e melodias das canções da nossa MPB. Esta é a missão dos mais de quarenta calouros nesta sexta-feira em Campo Mourão, no 31º Festival de Calouros da Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo, o tradicional Festicam.
O evento é realizado há 31 anos e é um dos mais antigos no interior paranaense. Ao longo de mais de três décadas vem revelando calouros e valorizando a música brasileira
. Nas imagens deste post, momentos dos ensaios nesta quinta-feira a noite no ginásio da Arcam, dos calouros de Quarto Centenário, Engenheiro Beltrão e Campo Mourão.O Festicam 2011 terá duas noites (sexta e sábado) com mais de cinco horas de música de boa qualidade no ginásio da Arcam. A programação terá a Eliminatória, nesta sexta-feira, a partir das 20h30 e a grande final, no sábado, com início às 21 horas. Ao final das apresentações de sexta-feira serão conhecidos os calouros que voltarão a ser apresentar na finalíssima diante de milhares de pessoas que prestigiarão o evento em Campo Mourão. E viva a Música Brasileira, pois o Festicam é o show dos calouros da Arcam.

EVANGELHO DO DIA - Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2011


Evangelho (Lucas 9,18-22)
Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2011
São Pio de Pietrelcina
Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele.
Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.
22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

22 de set. de 2011

PAPO DE ROTARY: Governador do Distrito 4630 Flávio Zunta visita os cinco Rotary´s em Campo Mourão


O governador do Distrito 4630, Flávio Aparecido Zunta e esposa Valdete na tarde desta quinta-feira foram recepcionados por dezenas de rotarianos em Campo Mourão. Até a noite deste sábado, Zunta cumprirá extensa agenda na cidade onde visitará todos os cinco clubes de serviços.
Lindomar Teles de Oliveira, diretor da escola municipal Cidade Nova destaca a importância da visita do governador, que junto com a esposa, fez a entrega de livros às crianças do colégio. “A Governadoria só engrandece o trabalho da educação com esse incentivo que eles trazem na parte da leitura à nossa escola. Mais uma atividade, mais um apoio que o Rotary Verdes Campos vem trazendo para a escola, nesta parceria que dura quase seis anos”, finaliza o diretor e membro do Rotary.
Flávio Zunta muito emocionado, afirmou ser este um momento muito importante para ele e os companheiros do Rotary. “O projeto em execução na escola faz parte do trabalho da governadoria voltado para a cidadania. Incentivando a leitura essas crianças vão exercer a sua cidadania, temos que apostar na nova geração, pois só assim vamos ter um país melhor”.
Com fotos de Valter Velozo e informações do site www.itribuna.com.br

PLANTÃO DO BLOG 3: Confirmada participação de 106 Municípios nos Jogos da Juventude 2011

Cento e seis Municipíos confirmaram presença nos 25º Jogos da Juventude do Paraná, que serão realizados em Campo Mourão, de 7 a 16 de outubro. O número é recorde, segundo os organizadores, que esperam a participação de 5.500 atletas e dirigentes esportivos, disputando 16 modalidades esportivas.
A confirmação aconteceu nesta quinta-feira no Congresso Técnico realizado na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, que reiniu dirigentes da Fundação de Esportes do Município anfitrião e também da Paraná Esporte.

Para Karla Maria Tureck, secretária de Esportes de Campo Mourão e presidente da Fecam, o evento está sendo muito comemorado pela cidade que tem história e tradição na organização das competições. “Valorizamos muito as parcerias com o Estado, a Copel, as secretarias municipais, e ainda com nossa equipe de trabalho, todos muito comprometidos com o sucesso destes Jojup´s”, considera Karla Tureck.

PLANTÃO DO BLOG 2: Basquete de CM com duas vitórias hoje a tarde no Paranaense Sub-13 e 17 em Palmas

O basquetebol mourãoense venceu suas duas partidas hoje a tarde em Palmas, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense, nas categorias Sub-13 e Sub-17.
No primeiro jogo dos meninos mourãoenses, a vitória foi em cima do forte time do Titãs, de Curitiba, por 71 a 68, no Sub-17. No segundo, no Sub-13, Campo Mourão derrotou Castro por 75 a 15.
Nesta sexta-feira, os craques do futuro do nosso basquete, que estão sendo orientados em Palmas, pelo professor Eliseu Souza e o experiente atleta Gledman Lima, o "Borracha", jogarão novamente no Paranaense. Desta vez, pela terceira e última rodada da primeira fase. No primeiro jogo, às 15 horas, o Sub-17 de Campo Mourão enfrenta Pinhão, e às 17h00 o time mourãoense Sub-13 joga contra o Círculo Militar, de Curitiba.

PAPO DE ROTARY com Vainer Martins dos Reis, do Rotary Lago Azul, de CM


"O movimento rotário de Campo Mourão é muito forte e importante para o Distrito 4630, pois temos o maior clube do distrito, que é o RC Campo Mourão, com 74 sócios, e também o terceiro maior clube, que é o RC Gralha Azul, com 54 sócios", considera Vainer Martins dos Reis, presidente do Rotary Club Lago Azul, hoje no PAPO DE ROTARY nesta semana especial para os rotarianos mourãoenses.
Segundo Vainer, os cinco clubes de Campo Mourão totalizam 204 sócios, cuja quantidade, se considerada nossa população, é bastante superior à outras cidades do mesmo porte e, proporcionalmente, até a cidades maiores. "Contudo, essa quantidade de sócios de nada adiantaria se não houvesse qualidade na prestação de serviços. E nisso Campo Mourão também se destaca, pois o movimento rotário contribui para a manutenção de diversas instituições da cidade, promove intercâmbio de jovens, intercâmbio de grupos de estudos e desenvolve projetos em parceria com Clubes de outros países, realizando assim, plenamente, os objetivos do Rotary Internacional."
O Lago Azul foi fundado em 22 de abril de 2004 com 30 sócios fundadores, dos quais cinco continuam ativos. Atualmente, o clube conta com 17 membros efetivos e 3 honorários. As reuniões acontecem às terças-feiras, às 12 horas, na Casa da Amizade.
Principais eventos do Lago Azul no ano rotário: Promoção “Peixe ao Molho Chinês com Arroz Shop Suei”. Trata-se de 500 gramas de filé de tilápia, empanados com ingredientes selecionados que dão mais sabor à fritura e uma textura bem mais crocante, sem qualquer excesso de óleo. O ingrediente secreto do prato é o molho tipo “agridoce” que é colocado sobre os filés empanados e que proporciona um sabor diferenciado e inigualável. Acompanha uma porção de arroz “shop suei”. O prato serve duas pessoas, é vendido ao preço de R$ 40,00 e está sendo vendido para ser retirado no próximo dia 02/10 na casa da Amizade.
Essa promoção é realizada duas vezes durante o ano rotário: uma vez em set/out e outra vez em abr/mai, e visa arrecadar fundos para o clube prestar apoio à instituições filantrópicas da cidade e contribuir com a Fundação Rotária em suas atividades mundiais.

Vainer: qual é o seu maior desafio no ano rotário? Considero meu maior desafio manter a motivação de nossos membros para prestar serviços à comunidade e promover uma interação social, com vistas a manter o atual quadro social e promover o recrutamento de novos sócios que congreguem características e vontades similares às nossas. É preciso aumentar o quadro social do Rotary Clube Campo Mourão Lago Azul, contudo preservando a qualidade rotariana dos membros.
O que é ser rotariano para você? Significa viver e trasmitir valores éticos, fazendo de minha vida algo mais proveitoso para a cidade, para o Estado, para o País e para o Mundo. Muito além de fazer assistencialismo, é promover a reflexão social e fazer parte de iniciativas importantes, que contribuem para melhorar a vidas das pessoas, principalmente das gerações futuras. É ampliar meus relacionamentos sociais, conhecer e integrar-me com pessoas que tem os mesmos objetivos.

PLANTÃO DO BLOG: Pelo Paranaense de Basquete, CM joga hoje a tarde em Palmas, no Sub-13 e Sub-17


Em Palmas, no Sul do Paraná, o basquetebol mourãoense entra em quadra na tarde de hoje pela segunda rodada do Campeonato Paranaense, nas categorias Sub-13 e Sub-17.
No segundo dia de competições, Campo Mourão jogará às 15 horas pelo Sub-17 contra o Titãs, de Curitiba, e na sequência, às 16h30, os meninos do Sub-13 enfrentam Castro.
Boa sorte aos futuro do nosso basquete masculino.

HOJE TEM CLÁSSICO DO BASQUETE PARANAENSE NO JK: Campo Mourão x Maringá. Imperdível!


Um grande programa para hoje a noite é ir ao ginasinho JK e conferir de perto a estreia do Integrado/Fecam/Campo Mourão às 20h00 no Campeonato Paranaense de Basquete. O adversário é por demais conhecido: o Maringá, atual vice-campeão da Copa Sul.
Campo Mourão, que tem em Omar, um dos seus principais atletas, defende o título estadual e espera buscar mais uma conquista paranaense antes dos Jogos Abertos do Paranaá, em este ano em Toledo.
O técnico Emerson Luiz de Souza confia na equipe, mas prevê um jogo díficil hoje no JK. “Vai ser um jogo duro, uma estréia muitas vezes pesa, mudamos um pouco a equipe do ano passado, mas vamos manter a mesma determinação que tivemos em casa para que possamos defender esse titulo consecutivo”.
O próximo jogo de Campo Mourão será em Londrina no dia 28 de setembro diante da equipe ADL/Londrina.
A equipe de basquete de Campo Mourão é patrocinada por Fecam, Faculdade Integrado, Guardian Monitoramento, Marcovic, Cristófoli Biossegurança, Centro de Diagnósticos Marcos Corpa, TV Plug, Tribuna do Interior, Gelo Sapeca, Rádio Rural, Fisioterapia Betel, Agroindustrial Contabilidade, Carajás Esporte, Rádio Musical, Gazeta do Centro Oeste, Academia Trainer, Sabor Saúde, Restaurante Ebenezer, Gouveia, Mr. Japan e Clinica de Ortopedia Ortoclin.

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: A aquisição e o desenvolvimento da linguagem das crianças


Caros leitores, a partir de hoje, começarei a falar sobre as etapas da aquisição e o desenvolvimento da linguagem nas crianças.
Até 3 meses:
a criança vira a cabeça quando ouve a voz dos pais e se acalmam com os mesmos, atividade reflexa simples (sugar e agarrar); controle do pescoço; se assusta, chora ou acorda com sons intensos e repentinos; leva as mãos à boca e suga os dedos; desenvolve tipos diferentes de choros, certas formas de olhar e o balançar das pernas e mãos; sorri e dá gritinhos (gorjeio/ sons guturais: bem estar e satisfação) quando está feliz ou agitado; começam a ter noção visual (enxerga vultos). Obs.: antes dos 3 meses a criança enxerga vultos, a nitidez começa a partir dos 3 meses, antes disso, a audição e o olfato são mais aguçados; Sorriso não contextualizado.
Até os 7 meses: é capaz de rolar de um lado para o outro (bloco); sente medo de estranhos; sorriso mais contextualizado; explora os brinquedos, apanha um objeto, transfere-o de uma mão par a outra e coloca-o na boca; mantém o equilíbrio se for colocado sentado; localiza a origem do som; surge o balbucio; gosta da brincadeira “cadê?... achou!, e de jogar objetos no chão para algum adulto pegar; percepção total das cores.
Balbucio reduplicado (CANÔNICO): consoante + vogal – mama, dada.
Balbucio não reduplicado (não canônico ou variado): consoante mais vogal variados: mada, pama.
Até 1 ano: sorri ao ver sua imagem no espelho; erupção dos 2 incisivos superiores centrais e 2 incisivos laterais (+ - 5/6 meses); engatinha, arrasta, senta-se sem suporte e fica em pé com apoio; pega em pinça; bate palmas e dá adeus; aponta com o dedo o que deseja pegar; aumenta o balbucio, contendo elementos supra segmentais (modulação da voz, tem que ser agradável, ter um ritmo), segmentais (junção de consoantes e vogais para a construção de uma palavra – palavra mais significativa) e prosódicos (ritmo, velocidade da fala. Se você fala de um jeito firme, o bebê também vai falar firme, não vai ter ritmo, o jogo da vocalização.
Até os 2 anos: anda sozinho sem apoio; reconhece o próprio nome; começa a correr, chutar bola e subir em móveis; é possessivo e não gosta de compartilhar brinquedos; primeiras palavras, crescendo seu vocabulário de 10 a 12 palavras por mês. Podendo construir frases simples;
Período da holófrase: frases não iguais ao adulto com ausência dos conectivos. Emissão das primeiras frases. Ex.: “ké banana” e não “eu queto banana!”
Aguardo vocês na semana que vem, para continuarmos a falar sobre este assunto.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

EVANGELHO DO DIA - Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2011



Evangelho (Lucas 9,7-9)
Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2011
25ª Semana Comum
Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos
. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Hero­des disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

21 de set. de 2011

PLANTÃO DO BLOG 2: Masters do handebol mourãoense disputam torneio no Clube Pinheiros esta semana em SP


A equipe de handebol masculino Master de Campo Mourão que participou recentemente da Taça Maringá Veterano de Handebol - Em pé, da esquerda para direita: Boleslau (convidado de Ponta Grossa), Marcelo Silveira, Cezão Bronzel, Birão Rodrigues, Carlão Koch e Richard Gonçalves. Agachados, da esquerda para direita: Walmir Lima, Luis Carlos Prates e Jonas Rodrigues, estará neste final de semana no Clube Pinheiros, em São Paulo, disputando a Copa Pinheiros Master de Handebol, para atletas acima de 40 anos.
Junto com eles, reforçam o time mourãoense Ubiraci Rodrigues, Getulinho Ferrari e Ulisses Reis, como convidado de Ponta Grossa.
Birão Rodrigues, coordenador da equipe mourãoense agradece o patrocínio das empresas Pedreira Casali Campusmorao, Radar Esportes, Academia Trainer, Guardian Monitoramento, e do deputado Douglas Fabricio e Cézar Bronzel.