31 de mai. de 2011

SEM ESTÁDIO RB, Sport joga quinta em Apucarana e pode se transferir para o Norte Pioneiro



O jogo entre Sport de Campo Mourão e Grêmio Metropolitano de Maringá, será nesta quinta-feira, às 15h30, em Apucarana, no estádio Bom Jesus da Lapa. De novo o Sport, com mando a favor jogará em Apucarana e longe dos torcedores mourãoenses.

O motivo? É simples de entender. O estádio RB não foi liberado por causa das condições das cabines para imprensa, vestiários e banheiros para deficientes, entre outros motivos. Quem me deu esta péssima notícia foi Luiz Carlos Khel, presidente do Sport. O Leão do Vale está sendo administrado por um grupo de empresários de Santo Antonio da Platinense, que investirão este ano também na Platinense no segundo semestre na terceira divisão do Paranaense.

Khel me disse esperar a liberação do estádio nesta quarta-feira para o jogo de domingo no clássico contra o líder Londrina.

Mas, se o estádio RB não for liberado para este próximo jogo diante do tubarão, é bem provável que os dirigentes decidam pela mudança do time e a volta para o estádio José Eleutério, em Santo Antonio da Platina, no Norte Pioneiro.

Só para tentar entender: se o Campeonato foi divulgado com antecedência porque os dirigentes não avaliaram e prepararam o estádio RB com antecedência para atender as exigências mínimas da Federação Paranaense de Futebol?

COLUNA DO PROFª MACIEL: Abdias, "O negro revoltado"



“Do negro livre, do negro artista, pouco se conhece”.
Sociólogo Diegues Júnior
Abdias do Nascimento não aceitava, não se conformava ser, mas não poder ser. Lutou para poder ser, brava, corajosa, lúcida e exemplarmente. A morte dele, aos 97 anos, ocorrida no último dia 24, tem um grande significado que certamente transcende os limites da vida quase centenária. Abdias viveu intensamente a luta pelas causas e sonhos com indômita bravura, discernimento e determinação.

Tornou-se um dos mais expressivos líderes ativistas em favor de uma sociedade brasileira fraterna, igualitária e que respeitasse a enorme e rica diversidade cultural. As origens familiares como o de ser descendente de escravos, o levaram a publicar muitos livros em que colocava a reflexão crítica do negro no Brasil. Em O negro Revoltado, ou em Orixás: deuses vivos da África são alguns dos muitos livros que publicou, fruto da militância e do estudo histórico-cultural que tinha como matriz a sua formação de professor, tanto é assim que, entre outros cargos e funções de destaque, foi professor benemérito da Universidade do Estado de Nova Iorque.
Poeta, ator, foi também político, exercendo as funções parlamentares como deputado federal e senador representante do Rio de Janeiro. O exílio iniciado em 1968 e que durou dez anos, imposição da ditadura militar, não o afastou do Brasil, o fez mais aguerrido no seu retorno.
Sem desmerecer a questão ideológica racial, tanto atual quanto histórica, Abdias era muito pontual e prático no cotidiano nas suas lutas, como na fundação do TEN – Teatro Experimental do Negro e na criação do 20 de novembro (2006) oficialmente como o dia da consciência negra (em São Paulo).
Fases de Fazer Frases (I)
Na solidão a luz que não pode se apagar é o brilho de quem está só.
Fases de Fazer Frases (II)
Levo o que é leve. Trago o que não trago. Importo com o que suporto e não transporto.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
“Nesta manhã ao ler o jornal Tribuna, em específico sua coluna, me emocionei a ponto de não conter as lágrimas”. Assim começa a carta de agradecimento do ator Valdir Rocha, quando se manifesta sobre o Artigo publicado nesta Coluna a respeito dele, domingo anterior (O Valdir era uma pedrinha). Valdir relembra o como ator profissional e termina dizendo: “E é por este motivo que suas palavras não são simplesmente uma boa crítica, mas um abraço amigo que diz ‘vá em frente, você está no caminho certo’”. Não carecia agradecer, mas registro a atenção do amigo Valdir Rocha, grande artista teatral, sem dúvida.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Pesquisa de campo que ouviu os ciclistas nos dias 17,18 e 19 passados, realizada pelo Rotaract na ciclovia do Lar-Paraná constatou, 63% preferem andar de bicicleta pela avenida presidente Kennedy. Disseram que o uso pelos pedestres especialmente para caminhadas inviabiliza a sua correta utilização. (O fato foi noticiado na Coluna do Ely).
A pesquisa é válida em termos quantitativos, embora pelo senso comum seja facilmente visível comprovar o uso indevido da ciclovia. Tanto é assim que, há mais de dois anos este escrevinhador antes mesmo da entrega oficial da referida via discorreu sobre o tema neste espaço, intitulado Para quem via a ciclovia. O texto terminava afirmando: Apesar de óbvio é preciso ressaltar, a ciclovia é para os ciclistas! Quanto aos pedestres, que têm direito de se exercitar, lá é que não podem continuar, deveriam caminhar pelas calçadas, as muitas calçadas que em muitos trechos simplesmente inexistem ou estão construídas irregularmente, cheias de obstáculos, calçadas também dos comerciantes.
À época o apresentador Ricardo Borges, da TV Carajás, leu trechos do Artigo e comentou a respeito.
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
Prossegue a enorme repercussão o depoimento da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, quando ela falou em audiência pública na Assembleia Legislativa daquele Estado. O vídeo está entre os mais vistos. Em oito minutos ela sintetizou a grave situação da escola pública brasileira, “estão me colocando numa sala de aula com um giz e um quadro para salvar o país?”. No domingo anterior, bem articulada e com um conteúdo digno de elogio, a professora concedeu entrevista ao vivo no Domingão do Faustão. É, professor faz parte da dança dos anônimos.
Olhos, Vistos do Cotidiano (IV)
Chega a ser estúpido e não pode ser chamado de jornalismo mas a imprensa esportiva de um modo geral, ao iniciar o campeonato brasileiro, que, aliás, só teve uma única rodada até o presente momento, já tem quem, mostrando a pontuação dos times, enfatiza os que “estariam classificados na Libertadores”, ou que “hoje estariam rebaixados”. Isso mesmo, com uma rodada! É possível afirmar, quando muito, lá pela décima rodada, alguma tendência ao rebaixamento, só se estiver o time muito ruim e com problemas enormes. E outra idiotice de jogadores, técnicos, dirigentes e novamente a imprensa (não todos, é verdade), a luta obcecada pela Libertadores, quando o mais importante é o próprio título de campeão brasileiro, e a referida competição internacional é mera consequência.
Reminiscências em Preto e Branco
Os rios secam na memória quando não mais bebemos as boas lembranças. O futuro se evapora e volta como chuva só para encharcar nossos olhos d água do que fomos e não mais podemos ser.


José Eugênio Maciel é mourãoense, filho de pioneiros, colunista do jornal Tribuna do Interior, professor, sociólogo, escritor, advogado e membro da Academia Mourãoense de Letras.

EVANGELHO DO DIA 31 de Maio de 2011



Evangelho (Lucas 1,39-56)
Terça-Feira, 31 de Maio de 2011
Visitação de Nossa Senhora
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

30 de mai. de 2011

VISANDO JOGOS DA JUVENTUDE em outubro, basquete feminino de CM vence Goioerê



A equipe de basquete feminino de Campo Mourão realizou amistoso sábado visando os Jogos da Juventude, programados para outubro, na Capital do Centro-Oeste do Paraná.
O jogo aconteceu no sábado e as mourãoenses, comandadas pelo técnico Valdeir Ferro Silva venceram o time goioerense por 41 a 29.

Na foto, o time feminino campeão dos Jojup´s em 2009 na cidade de Umuarama.

A MOURÃOENSE ALINE MATEUS é Campeã Juvenil da 11ª Copa Cidade Canção de Ciclismo



A ciclista mourãoense Aline Mateus, filha do campeoníssimo e "lenda viva" do esporte mourãoense, sagrou-se domingo em Maringá campeã da categoria Juvenil Feminino, para atletas até 17 anos, na 11ª Copa Cidade Canção de Ciclismo. O evento contou com a presença de dezenas de ciclistas do Paraná e do Brasil.
A equipe de ciclismo de Campo Mourão
, que conta com 22 atletas, é mantida pela Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), com apoio do Integrado Colégio e Faculdade.

Os treinamentos são realizados diariamente, tanto nas ruas de Campo Mourão como nas rodovias próximas. Na foto, a campeã ao lado do pai Ari Mateus, e da secretária de esportes e presidente da Fecam Karla Maria Tureck e Gislaine Cândida, diretora técnica da Fecam.

Em 2011, Aline já conquistou outros dois títulos, sendo o Campeonato Regional de Ciclismo e o vice-campeonato na primeira etapa do Campeonato Paranaense.

PROFISSÃO ATITUDE COM ABRAHAM SHAPIRO: O líder autoritário



No Brasil, há uma predominância maciça do modelo de gestão autoritário no exercício do poder. Isso é rescaldo de séculos de “jeitinhos” e também do uso sistemático da técnica que mais influencia na estabilidade da carreira profissional do brasileiro, o Q.I., “Quem Indicou”, já que paternalismo e nepotismo são marcas nacionais.
Os que ocupam cargos de comando tendem a exercê-lo com um poder arbitrário. Inibem a participação, apropriam-se de contribuições e evitam o conflito positivo na relação com os que eles dirigem. Ao subordinado cabe a posição resignada e silenciosa de evitar o conflito, temendo por uma decapitação profissional iminente.
O resultado deste modelo é uma grande ineficiência das nossas organizações, que se converte em passivos intangíveis. A empresa perde continuamente, sem jamais saber mensurar quanto.
Estará aí a explicação da baixa capacidade de se criar um contexto para a inovação no país? Será esta a razão do executivo brasileiro ser reconhecido por sua capacidade individual de se adaptar a contextos e culturas diferentes, de se relacionar com facilidade e ser flexível?
Organizações ineficientes conseguem o mínimo da competência das pessoas, e geram um desperdício incalculável do capital humano.
Fui abordado pelo funcionário de uma grande empresa, recentemente. Ele tem seis anos de casa. Seu chefe toma para si o crédito da maior parte dos bons resultados do trabalho que este funcionário desenvolve. Sendo um gerente articulado, bem relacionado e mais político do que competente e produtivo, adota a prática do “furto de ideias” como padrão de comportamento. O funcionário se ressente. Seus superiores jamais souberam de suas realizações. O esforço que ele investe diariamente para atingir alvos converte-se em vitórias pessoais automáticas do chefe.
Esta situação resulta diretamente do foco em relacionamentos em detrimento ao foco em resultados – típico da liderança brasileira. Por estas bandas, o mais comum é as pessoas subirem nas organizações porque dominam a habilidade de se relacionar. Não que isto seja um mal em si mesmo. Mas quando representa a única via para a ascensão profissional, baseando-se em personalismo e lealdade pessoal, torna-se uma opção ilegítima, especialmente porque é privada dos valores éticos que constroem a noção do mérito e a percepção de justiça.
Lutar isoladamente por reconhecimento dentro de uma cultura organizacional em que esse modelo de gestão prevalece sobre o sistema de reconhecimento individual parece-me uma luta perdida.
Há empresas no Brasil que apresentam soluções excelentes para os desafios impostos pela cultura local. Não são muitas. Elas conseguem gerar ativos intangíveis que representam diferenciais competitivos, neutralizando parte dos vícios daquele modelo nocivo.
O que eu disse ao funcionário chateado? Em linhas rápidas: “Avalie se compensa lutar como um Dom Quixote por reconhecimento. O autoelogio poderá atender sua motivação pessoal! No entanto, se a sua situação já chegou ao nível insuportável, talvez seja hora de assumir as rédeas de sua carreira e mover-se por conta própria em busca de revelar seus talentos. Na era do conhecimento cada dia mais caberá a cada profissional gerenciar sua própria carreira”.
Serve para você? Então mãos à obra!
_____________________
Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 30/05/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

COLUNA DE LUZIA SANTIAGO: Nossa essência é o amor



Nossa essência é o amor
Temos clara consciência de que fomos feitos para amar e ser amados, porque a nossa essência é o amor;
e a fonte que a alimenta é o verdadeiro amor. Quanto mais nos aproximamos da fonte que alimenta a nossa vida, e esta fonte tem um nome próprio: Jesus, tanto mais livres e realizados nos tornamos, independentemente do que acontece ao nosso redor. Ao passo que quando nos afastamos dessa fonte caímos num profundo vazio, no nada, porque a nossa vida tem a sua origem em Deus-amor, que tem vida plena e abundante para cada um de nós.
“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância! (Jo 10,10)
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago, site da Canção Nova

EVANGELHO DO DIA 30 de Maio de 2011



Evangelho (João 15,26–16,4a)
Segunda-Feira, 30 de Maio de 2011
6ª Semana da Páscoa
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

29 de mai. de 2011

PLANTÃO DO BLOG: CM empata em São José dos Pinhais pela terceira rodada da "Segundona"

O Sport Club Campo Mourão empatou por 1 gol na tarde deste domingo em São José dos Pinhais, acumula três pontos e está invicto no Campeonato Paranaense da Segunda Divisão.
Nos outros resultados do final de semana, em Maringá, o Grêmio Metropolitano empatou por 1 a 1 com o Toledo. Em Londrina, o Tubarão goleou o Iguaçu de União da Vitória por 5 a 0. O Foz venceu por 2 a 1 o Cascavel e o Serrano derrotou em Prudentópolis, o Nacional de Rolândia por 2 a 0.
Os próximos jogos do Sport serão em casa e dois clássicos. Contra o Grêmio de Maringá na quarta ou quinta-feira, e no domingo, contra o Londrina.
A liderança da "Segundona" é do Londrina com 7 pontos, juntamente com o Serrano. Nacional tem 6, Toledo 5, Foz 4, Sport 3, Grêmio 3, Cascavel 1, Sâo José 1, Iguaçu 1.

EVANGELHO DO DIA 29 de Maio de 2011



Evangelho (João 14,15-21)
Domingo, 29 de Maio de 2011
6º Domingo da Páscoa
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


28 de mai. de 2011

EVANGELHO DO DIA 28 de Maio de 2011



Evangelho (João 15,18-21)
Sábado, 28 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de mai. de 2011

COPA COAMO, Pork Fest e Jogos Interclubes são atrações do Tocando de Primeira 926 na Colmeia



Os destaaques no programa Tocando de Primeira deste sábado (28) serão no primeiro tempo o professor Paulo Gilmar Fuzeto (foto) coordenador geral da Copa Coamo e gerente da Arcam, ao lado dos rotarianos do Rotary Gralaha Azul Aristeu Zago, Wilson Pereira de Godoy e José Turozzi, para falar sobre a 17ª Pork Fest que acontece neste domingo em benefício da APAE de Campo Mourão.

No segundo tempo do nosso programa TOCANDO DE PRIMEIRA deste sábado com a edição de número 926 nos 850 KHZ da Rádio Colméia, os convidados serão os desportistas Getúlio Ferrari Júnior, Vagner Amaral e Cláudio Teles Lima, representam o Clube dos 30 e a Assercam nos Jogos Interclubes.
Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho!
Programa Tocando de Primeira, um golaço no rádio brasileiro!
Valorizando o bem, resgatando esperanças e promovendo os bons exemplos.
Oferecimento: CENTRO DIAGNÓSTICOS DR. MARCOS CORPA; CARTÓRIO DO VALDEMAR; LOJAS LM; PARANÁ SUPERMERCADOS; FIBRAFIO; TINTAS MODELO; FERRAGENS CENTRAL; ESCOLA EDUCARE; GUARDIAN MONITORAMENTO, SUPER FIORELA; ÓTICA VISOLUX e TOPOCAMP.

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Salvar o Planeta e a própria Humanidade



Nunca as religiões foram tão questionadas como agora. Nunca os extremismos religiosos provocaram tanto medo, incertezas.

Mas as religiões que defendem a vida, reunidas dia 8 de fevereiro, no Fórum Social Mundial em Dakar fixaram alguns princípios mínimos básicos que poderiam tornar possível que as Religiões reúnam suas energias a serviço da salvação do Planeta e da própria Humanidade, em uma Aliança de Civilizações e Religi ões em favor do Bem Comum da Humanidade e do Planeta:
- As religiões devem abandonar a expressão e o conceito da "única religião verdadeira"... porque todas elas o são.
- As religiões são dons de Deus à Humanidade para aprofundar nossa qualidade profunda como seres humanos, de forma que levem à plenitude a nós mesmos, à Vida e ao Cosmos do qual fazemos parte.
- As religiões devem reconhecer que são também criações humanas, misteriosamente elaboradas por nossos ancestrais e, nesse sentido, realidades limitadas, imperfeitas, que necessitam ser tratadas com compreensão e melhoradas com um generoso esforço crítico, com humildade e agradecimento.
- As religiões devem descobrir agradecidas que já não há um Povo Eleito... porque todos são Povos muito amados por Deus.
- As religiões devem superar seu próprio complexo de superioridade religiosa, como um antigo pecado, próprio de tempos já passados.
- As religiões aceitam, estremecidas de gozo, a inabarcável diversidade religiosa e se comprometem a apreciar, proteger e reverenciar tal diversidade do sagrado.
- As religiões devem se esforçar para renunciar ao proselitismo. - As religiões vão estabelecer vínculos entre elas e canais de comunicação e enriquecimento mútuo. A nova "missão" da qual as religiões são conscientes não vai tentar converter o outro, fazendo-o mudar de religião, mas sim ajudá-lo a assumir mais autenticamente a sua própria religião.
- As religiões veneram a Realidade Última, que pode ser chamada com muitos nomes, embora nenhum deles lhe seja apropriado. Nenhuma religião vai conceber ainda essa Realidade Última como um deus tribal, próprio de sua raça, povo ou cultura... Todas as religiões vão superar sua antiga imagem tribal de Deus.
- As religiões coincidem na chamada Regra de Ouro: tratemos os outros como gostaríamos de ser tratados. Essa regra vale tanto com relação aos indivíduos, quanto aos povos e às religiões, assim como à sua coexistência pacífica em meio a toda a Humanidade.
Essa Regra de Ouro abrange também a Vida, a Terra, o Planeta mesmo, nesta hora de crise que estamos atravessando atualmente. Salvar a Vida, a Humanidade e a Terra como um todo é a meta suprema à qual, neste momento histórico, elas deveriam aderir. Esses princípios podem constituir a Visão, a teologia que necessitamos para enfrentar os desafios que a Terra confronta.
As religiões são indispensáveis para superar o momento presente da Humanidade. As religiões podem e devem ajudar a constituir a Aliança de Civilizações e Religiões para o bem comum da Humanidade e do Planeta.
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

LUZIA SANTIAGO: A quem recorrer?



A oração precisa fazer parte da nossa vida em todas as circunstâncias. Há situações para as quais, por vias humanas, não achamos saída, mas a oração põe tudo no seu devido lugar.
O que hoje precisa voltar ao lugar em nossa vida? Lancemos mão desse momento de intimidade e diálogo com Deus, que é a única arma que funciona verdadeiramente e produz um efeito eficaz sem gerar nenhum estrago.
Deixemos que o Espírito Santo aja em nós e por intermédio de nós em todos os momentos e veremos todo o poder de Deus se manifestar nas situações mais desencontradas, as quais não temos como resolver, e nossa alegria será completa.
“Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome” (Sl 95).
Jesus, eu confio em Vós!



Luzia Santiago, do site Canção Nova

"O MEU PAI AVELINO PIACENTINI era um homem sonhador e batalhador", diz Nelita Piacentini



"Sou uma pessoa feliz, bem resolvida, realizada profissionalmente e preocupada com o bem estar das pessoas. E quero ver meus filhos formados e contribuindo para a melhoria do nosso planeta, e muitas pequenas coisas, como viver todos os dias com paixão. O meu pai era um sonhador e batalhador que deixou incutido seus sonhos em seus filhos." Esta frase é de Nelita Piacentini, filha do pioneiro Avelino Piacentini, que será homenageado hoje com o lançamento de livro em sua memória escrito por Ester de Abreu Piacentini.


Seo Avelino esteve sempre envolvido com as causas de nossa cidade e o esporte não podia ficar de fora. Foi um dos primeiros dirigentes do União, time de futebol pioneiro em Campo Mourão.
As imagens acima estão na ENTREVISTA DE DOMINGO com Nelita Piacentini, postada pelo Nosso BLOG em outubro de 2010.
Para ler ou reler a ENTREVISTA DE DOMINGO acesse
http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2010/10/entrevista-de-domingo-nelita-piacentini.html

ESTER LANÇA O LIVRO "Avelino Piacentini - Uma história" nesta sexta em CM



Nesta sexta-feira (27/5), acontece em Campo Mourão o lançamento do livro “Avelino Piacentini – Uma História”, de autoria da escritora e membro da Academia Mourãoense de Letras Ester de Abreu Piacentini (foto), que foi empossa na AML em junho de 2010.

Ester comenta sobre o livro e a história de Avelino Piacentini, sua vinda para Campo Mourão e sua atuação em diversas áreas de atividades no Município.
"A idéia de registrar a história foi do filho Nilmar Piacentini e o objetivo foi o de deixar gravado em páginas algo que perpetue a memória do saudoso pai.
Avelino Piacentini é filho de imigrantes italianos, vindos da região de Toscana, que em 1891 radicaram-se em Mussum/RS, região que lembrava a Itália, pelas paisagens e o clima, com o sonho de se tornarem prósperos em terras brasileiras. Em 1951, ele chegou em Campo Mourão, incentivado pelos amigos Fioravante João Ferri e Ivo Mário Trombini, e iniciou seu trabalho no ramo da gastronomia, com a Churrascaria Marabá.
Ele foi um homem sonhador, estrategista e empreendedor para a época que chegou a cidade. Atuou no ramo de madeiras sendo sócio com a Família Ferrari, na Madeireira Cima, no ramo de entretenimento na sociedade no Cine Plaza, na gastronomia com o restaurante Plaza).

Também foi delegado, na década de 60.

Amante dos bastidores da política, incentivou os amigos e com eles trabalhou em pleitos eleitorais.

Amante do esporte, foi fundador e presidente do União Futebol Clube. Também foi o idealizador do Hotel Piacentini e proprietário da Churrascaria Piacentini, seu último empreendimento.
Gostaria de destacar em Avelino Piacentini a sua benevolência, capacidade de sonhar e a determinação na educação dos filhos, deixando como legado a honestidade e a ética. Ele faleceu em 4 de julho de 1988.
Escrever esta história foi gratificante. Descobri um homem sonhador, guerreiro, empreendedor, austero e firme, mas cuidadoso com a família. Seu principal sonho foi o de educar os seis filhos, com caráter firme, espírito empreendedor, para que todos tivessem formação universitária e não só sonhassem, mas conquistassem uma vida melhor. A atualidade mostra que conseguiu, um ícone para aqueles que tiveram a oportunidade ter o seu convívio".

EVANGELHO DO DIA 27 de Maio de 2011



Evangelho (João 15,12-17)
Sexta-Feira, 27 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos
outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


26 de mai. de 2011

PROJETO VOLEI CRIANÇA faz amistosos em CM



O projeto Vôlei-Criança, criado por meio da lei de incentivo ao esporte de campo Mourão e que tem como parceiros a Fecam (Fundação de Esportes de Campo Mourão), Colégio e Faculdade Integrado e Siriart pelo projeto empresa no esporte, está realizando esta semana uma série de amistosos entre os atletas de seus núcleos.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Rosângela Koch, o projeto visa reforçar e intensificar o trabalho de iniciação na modalidade voleibol feminino e masculino, por meio da descentralização das atividades para a escola, aumentando, com isso, as possibilidades do surgimento de novos valores. Ainda segundo a professora Rosângela, a lei de incentivo ao esporte tornou possível realização de projetos como este. “A prática de esporte contribui para transformar a vida e a perspectiva de crianças e jovens da comunidade de nossa cidade”, afirmou.
A série de amistosos visa a integração social dos alunos dos diferentes núcleos do projeto, bem como o treinamento e preparação para futuras competições. Na quarta-feira (25/05), o amistoso foi realizado no Colégio Estadual, com a equipe do colégio contra a equipe da Escola Municipal Manoel Bandeira. Na quinta-feira foi no Colégio Darcy Costa, onde a equipe anfitriã enfrentou a equipe da Escola Municipal Cidade Nova e, na sexta (27/05), a equipe do Colégio Rondon recebe em casa a equipe da Escola Municipal Ethanil.

Além dos amistosos, as equipes dos Núcleos do Vôlei Criança também participarão da 1ª Copa Integrado de Vôlei de Praia que se realizará no sábado (28/05), a partir das 8h, na Praça do Fórum de Campo Mourão.

AS NOVAS camisas do Palmeiras


Circula na internet um modelo que seria o da nova camisa 2 do Palmeiras. O lançamento dos uniformes 2011 está marcado somente para a próxima terça-feira, a partir das 12h, na Academia de Futebol.
O desenho da camisa 1 também já vazou. O modelo foi confirmado pela Adidas e já é vendido em algumas lojas de São Paulo. A principal lembra a conquista da Copa Rio de 1951, com o escudo idêntico ao daquela época, com as letras “P” e “I” entrelaçadas – em alusão ao antigo Palestra Itália. E viva o Palmeiras!

EVANGELHO DO DIA 26 de Maio de 2011



Evangelho (João 15,9-11)
Quinta-Feira, 26 de Maio de 2011
São Filipe Néri
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou,
assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

25 de mai. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA Camila Zazula: "Teste da orelhinha", você já ouviu falar?



O “teste da orelhinha” ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição.
Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia e outras entidades brasileiras recomendam que o exame seja realizado na maternidade, antes da alta hospitalar. O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contra indicação.
Qual é o próximo passo após o exame...
Quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares.
Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Uma vez confirmados o tipo e grau da perda auditiva o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce que poderá compreender de orientação familiar, uso de aparelhos de amplificação (AASI ou implante coclear) e terapia fonoaudiológica.
A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame e espera-se que todos os hospitais e maternidades do Brasil ofereçam o teste.
A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, linguagem e aprendizagem.
O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico audiológico e intervenção precoce das alterações auditivas.
Agora que você já sabe, exija seu direito e espalhe a notícia.
Aguardo vocês na semana que vem com novos temas e curiosidades sobre a Fonoaudiologia...
Dúvidas,opiniões,observações:envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

PLANTÃO DO BLOG II: CM Futsal empata com o Foz por 3 gols e agora enfrenta o Marreco



O Campo Mourão Futsal/Fecam bem que tentou vencer o Foz Futsal nesta noite de quarta-feira no Valternei de Oliveira. Vencia o jogo por 2 a 0, tomou o primeiro gol, fez 3 a 1, maas levou um grande pressão no final da partida que terminou com o resultado de 3 a 3.

O goleiro Nikinha (foto) com um belo gol e um passe de primeira apara um golaço de Paulinho, foi o grande nome do jogo.

Com 17 pontos na sexta colocação, agora o time mourãoense enfrenta nas quartas de final o Marreco de Francisco Beltrão já neste sábado. O primeiro dos dois jogos será em Campo Mourão.

Os resultados da rodada foram Campo Mourão 3x3 Foz Futsal, Paraná Clube 0x0 Quedas, Palotina 3x2 Corbélia, Marreco 5x1 São José, São Miguel 2x1 São Lucas e Ciagym 6x0 Cianorte.
Confrontos da 2ª fase:
Grupo “A”: Grupo “A”: - 1.º Colocado (Paraná) x 8.º Colocado (Quedas);
Grupo “B”: Grupo “B”: - 2.º Colocado (Guarapuava) x 7.º Colocado (São Miguel);
Grupo “C”: Grupo “C”: - 3.º Colocado (Marreco) x 6.º Colocado (Campo Mourão);
Grupo “D”: Grupo “D”: - 4.º Colocado (Paranavaí) x 5.º Colocado (Maringá).

PLANTÃO DO BLOG: Campo Mourão movimenta 55% da população no Dia do Desafio 2011



Por volta das 21h20min desta quarta-feira (25/5), o Sesc de Campo Mourão divulgou o índice extra oficial de participação da população alcançado pelas cidades desta região na disputa do Dia do Desafio/2011 (DDD).

A classificação das cidades no evento que envolve cidades da América do Norte, América do Sul e da América Central é estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes de cada localidade participante.
O relatório extra oficial aponta que o evento movimentou 48.378 pessoas em Campo Mourão, atingindo 55,9 por cento da população do Município (86.550). O maior índice de participação da comunidade foi alcançado em Nova Cantu, com a participação de 6.475 moradores (87,21 por cento da população do Município, que é de 7.425). Em segundo lugar em termos de participação ficou Jussara (72,62 por cento) e em terceiro lugar classificou-se Farol (68,78 por cento).
O menor índice de participação da população foi registrado em Engenheiro Beltrão (29,55 por cento), seguido de Cianorte (31,04 por cento) e Ivaiporã (37,99 por cento). Vinte e seis cidades da área de atuação do Sesc de Campo Mourão participaram do Dia do Desafio/2011.
Os números foram computados pela central nacional do evento, que aguarda os índices alcançados pelas cidades de outros países que disputam com os municípios desta região. Campo Mourão enfrentou a cidade de Cabaiguán (Cuba).

HOJE TEM CM x Foz, no Lar Paraná



No ginásio Valternei de Oliveira, a partir das 20h30, o Campo Mourão Futsal/Fecam enfrenta o Foz Futsal, de Foz do Iguaçu, decidindo uma das quatro vagas restantes para a próxima fase da primeira parte da Chave Ouro 2011. O jogo terá a transmissão ao vivo pela TV Carajás para toda a região da Comcam.
Com 16 pontos, o Campo Mourão Futsal coordenado pelos dirigentes Itamar Tagliari e Riacardo Elchmeier precisa de apenas um ponto na noite de hoje e brevemente deverá anunciar novos reforços para a sequência da Chave Ouro.
Nos outros jogos da rodada: Paraná Clube x Quedas do Iguaçu, Ciagym Maringá x Cianorte, Marreco x São José, São Miguel x São Lucas e Palotinense x Corbélia.
No sábado começa as quartas de final com jogos de ida e e volta, que podem ser entre 8º colocado x Paraná Clube, 7º colocado x Guarapuava , 6º colocado x São Lucas ou Marreco, e
5º colocado (Campo Mourão x São Lucas ou Marreco).

COLUNA BOAS MANEIRAS & COMPORTAMENTO com Lucilene de Araújo



Dicas práticas para uma atitude Adaptável:
- Relaxe em relação ao tempo do relógio. Procure perceber um tempo mais interno e menos cronológico e experimente estar sempre “no tempo certo”.
- Se você tem uma atividade sedentária, faça alguma coisa que estime a vitalidade do seu corpo.
- Olhe para todos os seus relacionamentos como processos de aprendizagem para você conhecer melhor.
- cuidado com a inércia. Adaptabilidade não é acomodação.
Dicas práticas para uma atitude Organizada:
- Administre melhor o seu tempo. Reconheça a cada momento as prioridades da sua vida.
- Planeje sempre suas atividades na agenda. Tente seguir o plano organicamente. Ordem e flexibilidade se combinam muito bem.
- Avalie os rituais diários da sua vida. Perceba a qualidade de atenção que você tem dedicado a cada um deles. (Ex.: tomar banho, escovar os dentes, guiar o carro, fazer as refeições, etc., etc.)
- Note as diferentes maneiras de organizar as coisas. Sinta as pessoas, os eventos a partir da ordem interior que cada um representa no universo multifacetado em que vivemos.

EVANGELHO DO DIA 25 de Maio de 2011



Evangelho (João 15,1-8)
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o
agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

24 de mai. de 2011

A LOGOMARCA oficial dos 25º JOJUP´S



Esta é a logomarca dos Jogos da Juventude do Paraná, fase final, que será disputada em Campo Mourão no período de 7 a 16 de outubro deste ano.

A Fundação de Esportes (Fecam), apresentou na sexta-feira (20), a logomarca da 25ª Edição da Fase Final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), que será promovida pelo Governo do Estado do Paraná, com apoio da Secretaria de Esportes do Estado, em parceria com o Município de Campo Mourão.
A logo foi escolhida pela comunidade, técnicos, esportistas como a oficial dos jogos e apresentada em solenidade na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM).

Os Jojups terá grande importância esportiva e econômica para Campo Mourão envolvendo mais de 5.000 pessoas entre atletas e dirigentes esportivos de aproximadamente 100 municípios de todo o Estado, que durante 10 dias, movimentam intensamente o esporte e o comércio local.

AGNALDO FEITOZA lança "Pensamento Vivo de João Paulo II" nesta quarta-feira em CM



No livro Pensamento Vivo de João Paulo II, propomos uma seleção de quarenta pensamentos do saudoso Papa, retirados de seus posicionamentos, durante sua trajetória de “vida e missão”, em favor à Igreja de Jesus Cristo, edificada na pessoa de Pedro, do qual foi seu 264º sucessor.

É uma contribuição, mesmo que singela, com o intuito de propagar ainda mais suas manifestações em prol de um mundo digno para todos, na perspectiva dos ensinamentos messiânicos. Este é um momento apoteótico para nós que fomos seus contemporâneos e agraciados por seu, tão especial, pastoreio. Ele, como homem ilustre pelas palavras e ações desenvolvidas, merece ser lembrado hoje e na posteridade.
Desejamos que a leitura reflexiva do Pensamento Vivo de João Paulo II nos ajude a enveredar pelos caminhos do Senhor; que o Bem-Aventurado Papa João Paulo II receba no Céu, de onde intercedeu junto a Jesus Cristo pela cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson, nosso abraço fraterno até que um dia possamos nos encontrar na Glória Eterna, para desfrutarmos das delícias infindáveis reservadas por Deus aos seus eleitos.
Professor Agnaldo Feitoza, escritor, professor, membro da Academia Mourãoense de Letras.

NOTA DO BLOG:

Valeu Agnaldo, amigo e confrade. Viva!

Com as bençãos e graças de Deus.

Muitos pensam, poucos ousam, agem e fazem.

E você, filho do céu, faz e manifesta aa todos a bondade e a misericórdia de Deus. Viva!

DOMINGO TEM 17ª Porco Fest em CM



IMAGENS DA ESTREIA do Sport na "Segundona"



O Nosso BLOG posta duas imagens da estreia do Sport Club Campo Mourão, no último domingo em Toledo. Imagens do nosso Leão do Vale no Campeonato Paranaense da Segunda Divisão.


O ENCONTRO DOS AMIGOS NOS Jogos Interclubes e o primeiro gol do Birão no Veteranos 2011



A noite desta segunda-feira, 23 de maio de 2011 ficará no coração e na história do cidadão e esportista Birão Rodrigues.

Esta data marcou a sua entrada, aos 48, na categoria Veteranos jogando pela Arcam.

E com gol, o único por sinal marcado pela Arcam na derrota por 2 a 1 para o Clube dos 30 do interminável José Tomadon - na foto com Birão-.

Tomadon, de tanto jogar todo dia, contundiu-se no domingo no Clube dos 30 e ficou de fora da partida desta segunda-feira. Lesão esta que o impediu do primeiro confronto com Birão Rodrigues no Interclubes.

Quem sabe este encontro pode ser realizado na final do Veteranos 2011!
Nas imagens abaixo, momentos de amizade e descontração entre os amigos dos 30 e da Arcam, na Assercam,

nesta noite de 23 de maio de 2011.
E viva os amigos do esporte! E viava os Jogos Interclubes de Campo Mourão!

23 de mai. de 2011

EVANGELHO DO DIA 24 de Maio de 2011



Evangelho (João 14,27-31a)
Terça-Feira, 24 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28 Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Disse-vos isto agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30 Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31 amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

A FESTA DOS VETERANOS nos Interclubes


Na rodada desta segunda-feira nos Jogos Interclubes de Campo Mourão, no campo da Assercam, o Clube dos 30 venceu a Arcam por 2 a 1 e no jogo de fundo, a Arsem goleou a Assercam por 6 a 3. O placar pouco importa, o que os veteranos querem é jogar, te competição para se divertirem e após o jogo, bater um papo descontraído e saudável. Viva!

Assercam Arsem Clube dos 30

Arcam

O ENCONTRO DE pai e filho no Tocando de Primeira



O programa Tocando de Primeira edição de número 925 do sábado, 21 de maio de 2011 entrou para a história da família Capelli do Nascimento.

No segundo tempo, entrevistei José Tomadon, do Clube dos 30 que a cada primeira rodada dos Jogos Interclubes de Campo Mourão é presença obrigatória no programa - Tomadon quando do Interclubes no Tocando de Primeira é o mesmo que Carnaval com Birão Rodrigues-.

E também, o filho, de vermelho Guilherme Capelli Nascimento e o pai, de bege, Renato Arruda do Nascimento. Guilherme, quase graduado em Educação Física pelo CIES, faz hoje na Fecam a mesma função que o pai - atualmente, bancário do BB- fazia há 12 anos. Organizando jogos e mantendo um ótimo relacionamento com atletas e dirigentes, Renato fez história na gestão de Tauilo e Getulinho. Foi um encontro e programa de grande emoção, que ficará para sempre no coração e na memória do pai e do filho.

Antes no primeiro tempo, os convidados foram do basquete. Destaque na imagem abaixo para os dirigentes Izidoro Bueno, Eliseu Souza e Edson Hirata, o "China", e o professor apaixonado por todos os esportes Idevalci Ferreira Maia.

E viva o esporte mourãoense!

ROTA DA FÉ de mourãoenses para Paranaguá


A imagem acima mostra o grupo de mourãoenses que participaram no final de semana da Rota da Fé - Turismo Religioso - para Paranaguá e região. No passeio, visitas em Antonina, Morretes, Matinhos e Paranaguá. "A Rota da fé foi muito gratificante, pois conhecemos e aprendemos sobre as histórias emocionantes de como surgiram as Igrejas dessas cidades. Como por exemplo, na foto em anexo, a igreja ao fundo é a Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pilar, no Município de Antonina, que foi construida em 1715", disse Sandro Dall Est, um dos peregrinos da excursão ao Leste do Paraná.

FUTSAL CHAVE OURO: como serão as quartas de final



O artigo 43 da Federação Paranaense de Futsal informa que a segunda fase da primeira parte do Campeoanato Paranaense da Divisão Especial Série Ouro 2011 terá nas quartas de final as oito (8) equipes classificadas da 1ª Fase distribuídas em quatro grupos de duas equipes cada onde jogarão pelo sistema de play-off (eliminatório) em duas partidas.

As equipes melhores classificadas na somatória de pontos e critérios da 1.ª Fase jogarão em seu ginásio a segunda partida do play-off. Com duas vitórias ou vitória e um empate desta melhor equipe definirá o direito de disputar as partidas da 3.ª Fase
Os Grupos desta fase quartas de final serão assim constituídos:
Grupo “A” – 1.º colocado x 8.º colocado
Grupo “B” – 2.º colocado x 7.º colocado
Grupo “C” – 3.º colocado x 6.º colocado
Grupo “D” – 4.º colocado x 5.º colocado.

Se o campeonato tivesse encerrado sua primeira fase no final de semana, os confrontos das quartas de final seriam entre: Paraná Clube x Foz, Guarapuava x Quedas, Paranavaí x Maringá e Marreco x Campo Mourão.

Classificam-se para a 3.ª Fase Semi-Final as quatro equipes vencedoras de cada gupo, distribuídas em dois grupos de duas equipes cada um e jogarão pelo sistema de play-off.

CM FUTSAL x Foz: quarta-feira, às 20h30 no Lar Paraná



Com 16 pontos, fruto de quatro vitórias, quatro empates e três derrotas, o Campo Mourão Futsal volta a jogar diante de sua torcida nesta quarta-feira (25) às 20h30 contra o Foz, no ginásio Valternei de Oliveira, no grande Lar Paraná. A frente do time mourãoense estão Paraná (27), Guarapuava (24), Paranavaí e Marreco, com 20 pontos.

Para estar entre os oito classificados para a próxima etapa desta primeira fase, o Campo Mourão precisa de um ponto, bastando então no mínimo empatar com o time da fronteira. Também brigam por vaga o Maringá e Quedas, com 15 pontos, Foz e São Miguel com 14, e Palotina que tem 13. O torcedor está convocado para ser a força do time mourãoense neste jogo que vale a classificação na 13ª rodada da Chave Ouro.

PAPA BENTO XVI recorda Irmã Dulce, a "mãe dos desamparados"



Após a oração do Regina Coeli proferida ontem no Vaticano, o Papa Bento XVI dirigiu uma saudação aos fiéis de língua portuguesa e recordou a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes em Salvador (BA).
“Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também unir-me à alegria dos Pastores e fiéis reunidos em São Salvador da Bahia para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade ao serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela 'a mãe dos desamparados'", destacou.
O Santo Padre recordou também a beatificação de Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, realizada neste sábado, em Lisboa, Portugal. O Papa destacou que a nova beata ensinou "'a alumiar e aquecer' a multidão de pobres e esquecidos da sociedade, vendo e acolhendo neles o próprio Deus".
E confiou os fiéis à intercessão das novas Beatas, os seus familiares e devotos, as suas filhas e irmãs espirituais e as comunidades eclesiais de Lisboa e São Salvador da Bahia, enquanto "de coração" concedeu a todos sua Bênção Apostólica”.

Fonte: Site Canção Nova e Vaticano

EVANGELHO DO DIA 23 de Maio de 2011



Evangelho (João 14,21-26)
Segunda-Feira, 23 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos
: 21 “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22 Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23 Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

22 de mai. de 2011

PLANTÃO DO BLOG II: Com RB ainda interditado, Sport jogará na quinta-feira em Apucarana



O próximo jogo, o segundo do Sport Club Campo Mourão na Segunda Divisão 2011 era para ser no estádio Roberto Brzezinski, diante da sua torcida.

Era, mas, alguns detalhes, como acesso para deficientes nos vestiários motivaram a não liberação por parte da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

E assim, se não houver alteração, já que na sexta-feira a FPF homologou a segunda rodada, o Sport terá que jogar contra o Iguaçu de União da Vitória nesta quinta-feira, às 15h30, no estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana. E no domingo, o Leão do Vale jogará novamente fora, desta vez em São José dos Pinhais, pela terceira rodada.

E na sequência, terá dois "clássicos" no RB em Campo Mourão. Na quarta-feira, 1 de junho contra o Grêmio Metropolitano, de Maringá, e no domingo, 5 de junho, diante do Londrina.

PLANTÃO DO BLOG: Sport CM empata em Toledo na largada da "Segundona" Paranaense 2011



O Sport Club Campo Mourão, o "Leão do Vale" presidido pelo incansável Luiz Carlos Khel e administrado pelo grupo que dirigia a Platinense, fez boa estreia na Segunda Divisão ao empatar neste domingo em Toledo, por dois gols.

O Campeonato Paranaense marcou a volta do futebol profissional do Londrina Esporte Clube, agora administrado pela SM Sports, que dirigiu o Iraty este ano. O Tubarão voltou a jogar onze meses após o seu rebaixamento para à "segundona".

Nos outros resultados do domingo, Cascavel e Grêmio Metropolitano, de Maringá, empataram sem gols. Em União da Vitória, o Iguaçu perdeu para o Nacional de Rolândia por 1 a 0. Jogando em casa, o Londrina goleou o São José, por 3 a 0 e em Foz, o time da casa foi derrotado pelo Serrano de Prudentópolis, por 3 a 2.