31 de jan de 2011

AOS PAIS:DEZ SÁBIOS CONSELHOS de Dom Bosco


Neste 31 de janeiro comemora-se o Dia do Dom Bosco, santo da Igreja.
Com a colaboração do amigo confrade, professor, escritor e leitor do BLOG Agnaldo feitoza, posto alguns dos conselhos sábios de Dom Bosco aos Pais.

1. Valorize o seu filho. Quando respeitado e estimado, o jovem progride e amadurece.

2. Acredite no seu filho. Mesmo os jovens mais "difíceis" trazem bondade e generosidade no coração.

3. Ame e respeite o seu filho. Mostre a ele, claramente, que você está ao seu lado, olhe-o nos olhos. Nós que pertencemos a nossos filhos, não eles a nós.

4. Elogie seu filho sempre que puder. Seja sincero: quem de nós não gosta de um elogio?

5. Compreenda seu filho. O mundo hoje é complicado, rude e competitivo. Muda todo dia. Procure entender isto. Quem sabe ele está precisando de você, esperando apenas um toque seu.

6. Alegre-se com o seu filho. Tanto quanto nós, os jovens são atraídos por um sorriso; a alegria e o bom humor atraem os meninos como mel.

7. Aproxime-se de seu filho. Viva com o seu filho, viva no meio dele e conheça seus amigos. Procure saber onde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer seus amigos para a sua casa. Participe amigavelmente de sua vida.

8. Seja coerente com o seu filho. Não temos o direito de exigir de nosso filho atitudes que não temos. Quem não é sério não pode exigir seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito. O nosso filho vê tudo isso muito bem, talvez porque nos conheça mais do que nós a ele.
9. Prevenir é melhor do que castigar o seu filho. Quem é feliz não sente a necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa, a dor e o rancor ficam e separam você do seu filho. Pense, duas, três, sete vezes, antes de castigar. Nunca com raiva. Nunca.

10. Reze com seu filho. No princípio pode parecer "estranho", mas a religião precisa ser alimentada. Quem ama e respeita a Deus vai amar e respeitar o seu próximo. "Quando se trata de educação não se pode deixar de lado a religião".
Prof. Agnaldo Feitoza

PROFº IDÊ comemora um ano do programa "Boas Novas" nas manhãs da Rural AM


Esta terça-feira, 1º de fevereiro é especial para os ouvintes, apoiadores e diretores da Rádio Rural AM, e também para o apresentador professor Idevalci Maia, o professor Idê.
O motivo especial é a comemoração do primeiro ano no ar do Programa "Boas Novas" apresentado nas manhãs da Rural AM de segunda à sexta-feira, das 8 às 10 horas."Completamos um ano de existência do Boas Novas para a honra e glória do nosso bom Deus. Neste momento quero agradecer aos Pastores , Pastoras , Missionários, Missionarias , Evangelistas, Presbíteros, Diáconos e os irmãos e Irmãs pelo grande apoio dado a nossa equipe e desta maneira, ajudando a evangelizar, orando , participando e divulgando", agradece o professor Idê.
Viva o Boas Novas, siga em frente professor Idê. Evangelizar é preciso.

IMAGEM DO SANTUÁRIO de Nossa Senhora Aparecida em Campo Mourão, Paraná

Em dezembro, tive a felicidade de registrar esta imagem do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campo Mourão, Paraná.
E hoje, postando esta imagem da Nossa Mãe, rogo a ela bençãos e graças a você que está lendo este post e a todos os seus familiares, bem como a todos os fiéis do mundo inteiro.
E posto uma oração para que façamos pedindo a proteção de Nossa Senhora.
Oração a Nossa Senhora Aparecida
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus,
Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular protecção, fosse por vós abandonado.
Animados com esta confiança, a vós recorremos.
Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.
Livrai-nos da tentação do demónio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória,
por todos os séculos dos séculos.
Amém.

AMOBASQUETE encontra dificuldades para conquistar grandes patrocínios em 2011


"Sem grandes patrocinadores não teremos um grande time, temos encontrado dificuldades para conquistar patrocínios Master e Oficial para aas competições de 2011", anuncia o dirigente e presidente da Amobasquete, Edson "China" Hirata.
China escreveu na sua coluna dominical no jornal Tribuna e no BLOG http://www.basquetecampomourao.blogspot.com/
que a diretoria do basquete mourãoense continua a sua luta para manter um time competitivo e buscar bons resultados, e para isso tem realizado visitas a empresários para obter apoio e recursos. "As cotas de placas publicitárias e de apoio têm sido comercializadas com certa facilidade, contudo, não temos encontrado interessados para os patrocínios Master e Oficial, que são as cotas que dão sustentação ao basquete. E isso é uma pena, lamentável", afirma o dirigente.
Segundo China, uma equipe de alto nível não pode ser sustentada apenas pelo poder público, mas sim com o apoio da comunidade e dos empresários, se todos quiserem continuar se orgulhando de ter o melhor basquete do Paraná, uma das equipes mais fortes do Sul do Brasil e sonhar com a participação em uma Liga Nacional.

CM É REFERÊNCIA no Xadrez paranaense


Com o Campeonato Paranaense de Xadrez encerrado ontem (30) no Sesc, os esportistas de Campo Mourão realizaram um antigo sonho: o de trazer e promover com brilhantismo uma edição inédita da mais importante competição da modalidade. "Foi um sonho que realizamos juntos, com apoio da Fecam, da Federação Paranaense - Fexpar- e de empresários da cidade. Foi show de bola ver os melhores enxadristas do Paraná em ação nos tabuleiros montados no Sesc em Campo Mourão", disse radiante o professor, técnico da seleção mourãoense e coordenador geral da competição Artur Fernando Monteiro.
Na foto, Artur, com a camisa do Palmeiras, ao lado do atleta mourãoense e diretor tesoureiro da Fexpar Ciro Pimenta, da bicampeã paranaense, a mourãoense Cintia Leão e do presidente da Fexpar, Paulo Virgílio Rodrigues, participando no sábado do primeiro tempo do nosso Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM.

EVANGELHO DO DIA 31 de Janeiro de 2011


Evangelho (Marcos 5,1-20)
Segunda-Feira, 31 de Janeiro de 2011
São João Bosco
Naquele tempo, 1 Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos
. 2 Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3 Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4 Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5 Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7 e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8 Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9 Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10 E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11 Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12 O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13 Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14 Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15 Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16 Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17 Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18 Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19 Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20 E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

PAPA BENTO XVI diz que "Bem aventuranças" nos libertam dos falsos valores


As bem-aventuranças são dons de Deus, e nós temos que ser muito agradecidos por isso e pelas recompensas dele recebidas". Foi o que afirmou o Papa Bento XVI ontem na oração do Ângelus.
Segundo o Santo Padre a liturgia apresenta o "primeiro grande discurso que o Senhor fala ao povo sobre as colinas ao redor do Mar da Galiléia". Jesus na "'cátedra' da montanha" proclama "bem-aventurados" os pobres de espírito, os aflitos, os misericordiosos, os que tem fome de justiça, os puros de coração e os perseguidos. "A mensagem que Cristo lança na montanha (...) é dirigida ao mundo inteiro no presente e no futuro e pode ser compreendida e vivida somente seguindo Jesus", explicou Bento XVI."Não se trata de uma nova ideologia, mas de um ensinamento que vem do alto e toca a condição humana, justamente aquela que o Senhor, encarnando-se, quis assumir para salvá-la", destacou.

O Santo Padre explicou ainda que "as Bem-aventuranças são um novo programa de vida, para libertar-se dos falsos valores do mundo e abrir-se aos verdadeiros bens, presentes e futuros. De fato, quando Deus consola, sacia a fome de justiça, enxuga as lágrimas dos aflitos, significa que, além de recompensar cada um de modo sensível, abre o Reino dos Céus."E acrescentou: "as Bem-aventuranças são a transposição da cruz e da ressurreição na existência dos discípulos. Eles refletem a vida do Filho de Deus que se deixa perseguir, desprezar até a morte, a fim de que a salvação seja concedida aos homens".
Segundo Bento XVI, tal atitude incidiu profundamente nos dois mil anos de história da Igreja. "O Evangelho das Bem-aventuranças se comenta com a própria história da Igreja, a história da santidade cristã, porque – como escreve São Paulo – 'o que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte; o que é vil e desprezado para o mundo, o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é' (1 Cor 1,27-28). Por isso a Igreja não teme a pobreza, o desprezo, a perseguição numa sociedade muitas vezes atraída pelo bem-estar material e pelo poder mundano".

30 de jan de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Valdecy Luiz Alves


Dia 25 de janeiro é comemorado o dia do carteiro. Para comemorar a data e valorizar esta importante classe que há anos leva correspondências às residências e estabelecimentos o BLOG escolheu o carteiro Valdecy Luiz Alves para ser homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO.
De bem com a vida, simpático, atencioso, extrovertido e boa gente, Valdecy Luiz Alves, em 2011 completará 25 anos de tarabalho na agência do Correios em Campo Mourão. Na ENTREVISTA DE DOMINGO ele conta um pouco da sua história de sucesso e conta como é o trabalho na sua função diária.
Valdecy nasceu em Jaguapitã, morou em Marialva, Janiópolis, Boa Esperança e Roncador, antes de Campo Mourão. Trabalhou na lavoura e antes de ser admitido no Correios também foi Fiscal de Cana na década de 80. "Sou feliz e apaixonado com o que faço, todo dia é diferente na vida do carteiro, temos que ter muita alegria e jogo de cintura porque nem todo dia o cliente está de bom humor", diz Valdecy, a mais nova Celebridade na ENTREVISTA DE DOMINGO.

QUEM É VALDECY LUIZ ALVES? Sou uma pessoa abençoada, nasci em Jaguapitã, no Norte do Paraná, em 19 de novembro de 1956. Filho de Joaquim Antonio Luiz, falecido em outubro de 2010 e de Avelina Maria de Jesus. Sou casado com Oralina Correia, pai de Vanize e avô da Fernanda. Meu genro é Fabiano Maycon Pinheiro, tenho uma afilhada Janaina. Sou uma pessoa feliz e realizado na minha profissão, na qual procuro fazer todas as coisas bem feitas e tratar bem todas as pessoas.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Com cinco anos de idade fomos morar em Marialva, pertinho de Maringá, e aos 9 anos fomos para Janiópolis onde meu pai tinha arrendado um sítio para tocar café e lá fiquei até os meus 22 anos. Depois, ainda na agricultura fomos para a comunidade Alto Palmital, em Boa Esperança, até os meus 28 anos. Depois ficamos um ano em Alto São João, antes de voltar para Janiópolis. Com 30 anos vim para Campo Mourão e estou até hoje, com meus 55 anos bem vividos.
Minha infãncia era de muito trabalho nas lavouras de café e algodão, mas arrumava um tempinho para jogar futebol com bola de meia e brincar.

ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Fiz a quarta série em Boa Esperança, com 24 anos conclui o ginásio, e em Campo Mourão conclui o segundo grau no Colégio Ivone Castanharo.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Quando cheguei em Campo Mourão, trabalhei um ano e quatro meses como fiscal do corte de cana na Coamo. Em setembro de 1986 fiz o concurso e a prova no Correios em Campo Mourão. Lembro bem que tinha 98 pessoas candidatas e apenas três vagas, e uma delas foi minha. Passei bem, muito bem. Daí fui fazer os testes práticos em Curitiba e cai nas graças do pessoal que pedia para eu ficar lá na Capital. Mas eu queria mesmo era voltar para Campo Mourão. E assim foi. Em 2011 completarei 25 anos de atividades no Correios.
No Correios todo dia é diferente, tem dia que o cliente tá bem, mas tem dia que ele tá virado e a gente tem que tirar de letras. Trabalhei 11 anos entregado cartas a pé, outros 11 anos de bicicleta e outros 3 anos de kombi entregando Sedex e grandes volumes. Olha, pra dizer a vocês, são raros os bairros que não conheço em Campo Mourão.
COMO ERA O VOLUME DE CARTAS ANTES E COMO É HOJE?Até 1995 a grande maioria das correspondências era de carta. E como o povo escrevia. De lá para cá com o avanço da internet reduziu o número de cartas e cresceu o número de entregas de aviso de cobrança, duplicatas, boleto bancário de financiamento de carro, jornais de propaganda.
Temos 22 setores de distribuição em Campo Mourão para triar e entregar as correspondências.
Nesses últimos oito anos do governo Lula percebi que aumentou o poder de compra dos brasileiros haja vista o número de boletos e financiamentos que entregamos diariamente.
Andando pela cidade fico indignado e muito triste com o comportamento de alguns mourãoenses que destroem telefone público, jogam lixo na rua, e tem gente fumando no carro e jogando bituca nas ruas.

NO ESPORTE: JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Jogo futebol até hoje. Desde os tempos de criança na roça joguei e gostei de futebol.

QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E IDOLO? Futebol, o meu time é o Santos e o meu ídolo não poderia ser diferente, é o Pelé.

QUAL O SEU PASSATEMPO E O QUE FAZ COMO HOBBY? Jogar futebol, cantar e tocar sanfona.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É....muito bom, sou sempre feliz e agradecido a Deus.
ao lado de Maurílio Pavezzi, companheiro há mais de 20 anos de Correios

CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Nelson Tureck, nos tempos do Luiziana; a família Tagliari; Luiz Carlos Khel que acho ser um abnegado, um batalhador.

CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Cito três pessoas abnegadas pelo seu trabalho voluntário a favor do próximo: o José Turozi, da APAE - na foto arquivo, ao lado do vice-governador e secretário de Educação do Paraná- lamentei muito pela sua não eleição, já que ele poderia fazer muito mais pelas APAEs do Paraná e do país; o Geraldo, da Fiorela, pelo comprometimento e envolvimento com outros mourãoenses no Lar dos Velhinhos e o Dilmar Daleffe, que durante muitos anos foi um trabalhador e fez muito pela nossa Santa Casa. Eles e muitos outros outros merecem o nosso reconhecimento e a nossa gratidão.

A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É...uma cidade que gosto muito, que me acolheu e me apoiou na minha chegada. Estaá em crescimento com a chegada de novas empresas e com isso mais empregos. Mas o desafio é a estrada Boiadeira, penso que tem muitos que não querem, porque se fosse prioridade dos políticos ela já teria sido concluída e não passaria de mandato em mandato.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Gostaria que Campo Mourão fosse uma cidade de expansão com serviço para todo mundo e ninguém ficasse à toa. A melhoria e expansão do Cefet (UTFPR), e o campus da Fecilcam irão impulsionar muito a cidade.

QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA?
De alegria e partilha. Alegria por ser lembrado e reconhecido pelo trabalho que modestamente faço, mas sempre com muito entusiasmo e dedicação ao longo desses quase 25 anos de Correios. De Partilha, porque sozinho não somos nada. Por isso, quero dividir esta alegria com todos os meus familiares, amigos e os companheiros de Correios, com os de hoje e não esquecendo daqueles de ontem, que também foram importantes na minha vida pessoal e profissional. Muito obrigado.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Vou citar uma frase que muitos falam quando nos saúdam na saída após receber suas correspondências: Deus abençoe! Vá sempre com Deus! Tenha um bom dia!

EVANGELHO DO DIA 30 de janeiro 2011


Evangelho (Mateus 5,1-12a)
Domingo, 30 de Janeiro de 2011 4º Domingo do Tempo Comum
Naquele tempo, 1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los:
3 ”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12a Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

29 de jan de 2011

CESTA CERTA: CM Basquete contrata Nilo Rodrigues, ex-ala do Macaé do RJ


O primeiro reforço do técnico Emerson Luis de Souza para a equipe adulta é o ala Nilo Rodrigues, ex-Macaé, que depois de quase acertar a sua transferência para o Olympico (MG), decidiu fechar com Campo Mourão.
Renovaram os contratos Gledman "Borracha" Lima, Cleiton Macedo, Robson Nogueira , Thiago Mathias e Willian Silva que estarão na grande temporada 2011 que terá o basquete de Campo Mourão. Com o trabalho do técnico Emerson Souza, o time está selecionando atletas para as suas equipes de base e time principal com peneiras realizadas em Campo Mourão e em São José do Rio Pardo-SP. Fonte: site Cesta Certa

RECONHECIMENTO: PADRE ADEMAR Oliveira Lins recebe homenagem do Rotary Campo Mourão


"Só se tem saudade do que é bom", canta Nelsinho Correia, da Canção Nova. E já estamos sentindo saudade do Padre Ademar Oliveira Lins que aos 57 anos e com 27 de sacerdócio, dos quais 10 anos dedicados a Diocese de Campo Mourão nos deixando neste final de semana e obediente à Igreja assumirá como novo pároco em Ramilândia, no Oeste paranaense, na Diocese de Foz do Iguaçu.
Na quinta-feira desta semana, o padre Ademar, rotariano, recebeu homenagem do seu Rotary Campo Mourãoi com uma placa de Honra ao Mérito em reconhecimento pela sua dedicação e amor prestados à comunidade mourãoense.
A homenagem iniciou-se com a instrução rotária apresentado pelo rotariano Iran Roberto Brzezinski com o tema "Felicidade", com profundas aplicações de valores como Liberdade, família, participação, solidariedade, companheirismo.
Os corações se comoveram no discurso proferido pelo também rotariano Antonio Granado Martinez em homenagem ao Companheiro padre Ademar. “No mundo nem tudo que queremos se concretiza. Ademar poderia ter sido um empresário de sucesso, diretor de uma grande empresa, quem sabe um bom político pois é um homem de talento. Mas ele escolheu ser um representante de Jesus, escolheu levar alegria as famílias e acalentar corações. Felizes daqueles que por onde passam deixam grandes realizações", disse Granado..
O evento contou também com a presença da Associação de Senhoras de Rotarianos ( ASR ) que demonstraram seu carinho ao homenageado.
O Presidente do Rotary Clube Campo Mourão Edmundo Santos Sampaio, agradeceu o carisma e dedicação do paadre Ademar frente comunidade e as atividades rotárias e finalizou dizendo a todos: “ o encontro desta noite foi uma lição de vida”.
E viva o padre Ademar, sempre autêntico e amigo!

EVANGELHO DO DIA 29 de janeiro 2011


Evangelho (Marcos 4,35-41)
Sábado, 29 de Janeiro de 2011 3ª Semana Comum
35 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37 Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38 Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39 Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40 Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41 Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

28 de jan de 2011

TOCANDO DE PRIMEIRA destaca Paranaense de Xadrez, Cultura e Futsal na edição 909


Campo Mourão está sediando pela primeira vez na sua história o Campeonato Paranaense de Xadrez.
Neste sábado, 29 de janeiro, a edição 909 do programa Tocando de Primeira destacará no segundo tempo às 11 horas este importante evento com presenças do professor Artur Monteiro (foto), técnico do selecionado mourãoense e coordenador do evento; atletas de Campo Mourão e de Paulo Virgilio Rios Rodriguez, presidente da Federação de Xadrez do Paraná
No microfone líder de audiência da Rádio Colméia AM, no segundo tempo, às 12 horas, estarei entrevistando a mãe Rosângela e a filha Daniely Oliveira, a mais nova poetisa mourãoense, e o esportista Anderson Carolo Pedroso, o "Lambari". Os ouvintes terão também novidades do futsal e do basquete, entre outros esportes.
É neste sábado, ao vivo e em cores com muitas atrações na Rádio Colméia AM o Tocando de Primeira 909 - há 19 anos no ar, sempre aos sábados.
Oferecimento:
. Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa
. Cartório Valdemar
. Fiorella
. Paraná Supermercados
. Ótica Visolux
. Topocamp
. Escola Educare
. Bit Control Informática
. Ferragens Central
. Tintas Modelo
. Guardian Monitoramento eletrônico e poor imagem
. Fibrafio.

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Tome uma atitude em 2011


Há campanhas que merecem todo apoio, que ajudam a ver melhor o mundo em que vivemos, que pedem uma atitude urgent, como esta do Planeta Voluntários:
“Você sabia que...
- Mais de um bilhão de pessoas no mundo vive com menos de um dólar por dia; - Cada dia, morrem, por causa da fome, 24 mil pessoas. 10% das crianças, em países em desenvolvimento, morrem antes de completar cinco anos...- um terço da população é mal alimentado e outro terço está faminto.
- Que a cada dia 275 mil pessoas começam a passar fome ao redor do mundo. O Brasil é o 9º pais com o maior número de pessoas com fome...
- Atualmente, cerca de 1,2 bilhão de pessoas se encontra no estado de alta pobreza devido às condições climáticas de suas regiões.Você sabia que...
- Mais de um bilhão de crianças, a metade dos menores do mundo, é castigado pela pobreza, as guerras e a Aids;
- Todos os dias, o HIV/AIDS mata 6.000 pessoas e infecta outras 8.200 .
- Todos os anos, seis milhões de crianças morrem de má nutrição antes de completar cinco anos.
- Cerca de 90 mil crianças e adolescentes são órfãos no Brasil, à espera de uma adoção.
- a escassez de água já atinge 2 bilhões de pessoas. Esse número pode dobrar em 20 anos...
- Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;- No Brasil, são 33,9 milhões de pessoas sem casa. Só nas áreas urbanas, são 24 milhões que não possuem habitação adequada ou não têm onde morar.
Você sabia que...
- Que vinte e cinco milhões de pessoas são dependentes de drogas no mundo;
- Que os indígenas continuam a ser vítimas de assassinatos, violência, discriminação, expulsões forçadas e outras violações de direitos humanos.
- Mais de 2,6 bilhões de pessoas não têm saneamento básico e mais de um bilhão continua a usar fontes de água imprópria para o consumo.
- Cinco milhões de pessoas, na sua maioria crianças, morrem todos os anos de doenças relacionadas à qualidade da água.
- No mundo inteiro, 114 milhões de crianças não recebem instrução sequer ao nível básico e 584 milhões de mulheres são analfabetas.
Você sabia que...
- Que é gasto 40 vezes mais dinheiro com cosméticos do que com doações...
- é gasto 10 vezes mais dinheiro com armas do que com educação básica;-
O Brasil é campeão mundial de desmatamento. Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 km2 por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km2.
- O país perdeu um campo de futebol a cada dez minutos na Amazônia, nos últimos 20 anos. ...Agora você já sabe.
E vai ficar aí parado?
Tome uma atitude.
Milhões de Pessoas em Pobreza Extrema Precisam da sua Ajuda!
Seja Voluntário você Também! Junte-se a nós”. Planeta Voluntários http://www.youtube.com/user/planetavoluntariosbr
Uma rede social por um mundo melhor.
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

TUROZI, presidente das Federação das APAEs reivindica ao novo secretário de Educação do PR


O presidente da Federação das APAEs do Paraná, o mourãoense de coração José Turozi este reunido recentemente com colegas membros da diretoria da entidade com o vice-governador e Secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, em Curitiba.
No encontro foi entregue a Arns documento com as principais demandas necessárias para as APAEs do Paraná. Entre as quais destacam-se a revisão da resolução 3616/2008, que regulamenta os procedimentos para celebração de Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com as instituições especializadas, bem como a necessidade de Termo Aditivo para recompor as necessidade de contratação de novos professores especializados, para atender a demanda de novos alunos.
O presidente Turozi elenca também outras medidas consideradas prioritárias, como:
viabilizar recursos para o Transporte Escolar pleno a todas as APAEs e co-irmãs filiadas, e aquisição de ônibus especiais adaptados com rampas e elevadores para acesso de cadeiras de rodas; recursos para as Escolas Especiais para aquisição de equipamentos, adaptação da acessibilidade, reformas e construções de salas e outros espaços para dar atendimento aos alunos especiais.
A APAE reivindica apoio à tramitação e aprovação do Projeto de Lei nº. 126/2010 que passou pelas Comissões da Assembléia Legislativa do Paraná visando tornar a Educação Especial, uma política de governo do Paraná e apoio do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Educação a eventos como o 44º Encontro das APAEs do Paraná, o 2º Congresso Técnico Multidisciplinar, o 3º Forum dos Autodefensores e o 1º Forum da Família da Educação Especial que estão programados para 2011.

O CARTEIRO VALDECY Alves será homenageado esta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO


Simpático, atencioso, extrovertido e boa gente, sempre de bem com a vida com bom papo e bonitas histórias, e agradecendo a Deus por tudo. Assim é Valdecy Luiz Alves, que em 2010 completará 25 anos de carteiro na agência do Correios em Campo Mourão, e recebe homenagem como Celebridade esta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Nascido em Jaguapitã e tendo residido em Marialva, Janiópolis, Boa Esperança e Roncador, antes de Campo Mourão, Valdecy trabalhou na lavoura e antes de ser admitido no Correios também foi Fiscal de Cana na década de 80.
"Sou feliz e apaixonado com o que faço, todo dia é diferente na vida do carteiro, temos que ter muita alegria e jogo de cintura porque nem todo dia o cliente está de bom humor", diz Valdecy que contará um pouco da sua história na ENTREVISTA DE DOMINGO.

EVANGELHO DO DIA 28 de janeiro de 2011


Evangelho (Marcos 4,26-34)
Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2011 Santo Tomás de Aquino
Naquele tempo, 26 Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28 A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29 Quando as espigas estão maduras, o homem met e logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30 E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32 Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

27 de jan de 2011

CM FUTSAL contrata fixo experiente e fará em fevereiro pré-temporada em SC


Os experientes Paulinho e Biju estarão ao lado dos companheiros do Campo Mourão Futsal em fevereiro de 14 a 25 na cidade de Lontras, no Sul de Santa Catarina para uma inédita pré-temporada participando de um Torneio de Verão, tradicional no interior de Santa Catarina.
A ideia é do novo técnico do time mourãoense, o catarinense Egidio Beckauzer, e é interessante a medida em que todas as despesas com transporte, hospedagem, alimentação serão dos anfitriões. Não sei quais serão e em que estágios encontram-se os adversários, porém, os mourãoenses não tem nada a perder e conseguirão ritmo e entrosamento com a sequência de jogos.
Novidade - Quem foi contratado para reforçar o Campo Mourão Futsal é Jorge Mário, fixo experiente, 35, atual vice-campeão da Liga Nacional pelaa Copagril de Marechal Cândido Rondon. Ele conquistou muitos títulos e defendeu vários clubes pelo Brasil, e agora se junta aos s goleiros Nika e Boquinha, fixo Biju, alas Eduardo, Preá, Taynan, Piliu, Juninho e Graffiti, e pivôs Betinho e Paulinho para iniciar ana semana que vem os treinamentos físicos com o professor Beto Souza.

MUTIRÃO:Em 3 horas, voluntários de CM produzem 5 mil fraldas para vítimas das chuvas no RJ

Dar de si sem pensar em si deveria ser a missão de cada ser humano. Prova disso foi o bom exemplo de 200 voluntários mourãoenses na noite desta quarta-feira (26) merece registro e aplausos. E todos com um só objetivo: produzir fraldas numa elogiável Campanha de Solidariedade na Casa da Amizade de Campo Mourão em benefício das vítimas das enchentes do Rio de Janeiro.

Desenvolvida pelo Rotary Araucária, a meta era fabricar 5 mil fraldas infantis.
"A idéia era reunir umas 70 pessoas, mas foram mais de 200 entre companheiros do Rotary, empresários, membros da comunidade, adultos e crianças, e juntos confeccionamos em 3 horas as 5 mil fraldas infantis egeriátricas", conta Marta Kaiser, idealizadora do projeto Casa das Fraldas.

Para Adriano Lima, membro do Rotary Araucária e diretor da Ideia Comunicação, a iniciativa foi muito positiva reunindo representantes de vários segmentos da sociedade. "O gostoso era ver todo mundo colaborando, interagindo e sorrindo. Ninguém ali conhecia quem estaria ajudando, mas sabiam que muitas crianças estão necessitando", disse Lima. O "Mutirão da solidariedade" ganhou destaque na imprensa, inclusive em rede estadual da Globo no Paraná.

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA Camila Zazula: Voz, parte II


Hoje continuaremos com o assunto VOZ, sendo que na semana passada falamos sobre o que é a voz, como ela é produzida e hoje falaremos sobre os cuidados necessários para se ter uma boa saúde vocal.

O termo saúde vocal corresponde a alguns cuidados básicos que ajudam o indivíduo a preservar sua voz, prevenindo o surgimento de possíveis alterações e/ou doenças. O que prejudica á saúde vocal: Fumo, álcool, drogas e poluição; Tossir, gritar muito ou pigarrear; Cantar ou gritar quando gripado; Falar em locais barulhentos; Mudanças bruscas de temperatura; Ambientes com muita poeira, mofo, cheiros fortes, especialmente se você for alérgico.

Confira alguns cuidados que podemos tomar no nosso dia-a-dia com a nossa voz:
· Ingerir água em temperatura ambiente de 7 a 8 copos, a hidratação é muito importante para o funcionamento adequado do aparelho fonador;
· Procurar atendimento especializado se usar a voz na profissão;
· Realizar exercícios regulares de relaxamento, avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas, assim como aquecimento e desaquecimento ;
· Repouso da voz, após cada "apresentação" pública;
· O sono é um fator fundamental;
· Usar roupas leves que não apertem a região do pescoço e do abdômen;
· Evitar refrigerantes, gorduras e condimentos;
· Pastilhas, sprays ou medicamentos, só indicados por Médicos;
· Evitar automedicação e soluções caseiras (gengibre, romã, etc.);
· Manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a aula, a fala ou o canto
· Alimento indicado: proteínas, alimentos ricos em fibras, maçã (propriedades adstringentes que eliminam os possíveis resíduos presentes no trato vocal);
· É preciso estar alerta quanto à realização de atividades físicas concomitantes à fonação, o que pode sobrecarregar a voz.

Esses cuidados básicos com a voz são necessários sendo que a partir deles podemos prevenir qualquer alteração vocal, orgânica e/ou funcional, e assim ter uma melhor qualidade vocal.
“Cuide da sua voz, como se estivesse cuidando de seu melhor amigo...”

Encontro vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia, obrigado a todos que estão me acompanhando neste novo desafio.

Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR

EVANGELHO DO DIA 27 de janeiro 2011


Evangelho (Marcos 4,21-25)
Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2011 3ª Semana Comum - Divina Misericórdia

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24 Jesus dizia ainda: “Pres­tai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

26 de jan de 2011

MÍDIA: Equipe da TV Carajás está empenhada em melhorar o sinal para os telespectadores

A TV Carajás pede através deste BLOG desculpas aos telespectadores pelos transtornos da interrupção do sinal de transmissão no sinal aberto.
"Nossa equipe técnica está toda empenhada em solucionar os problemas com a maior brevidade. Como nossos parceiros, os telespectadores merecem o melhor e a nossa preocupação é estar sempre trabalhando e proporcionando o melhor som e imagem. Contamos com a compreensão de todos", considera Leusmara Carvalho, diretora Administrativa e Financeira TV Carajás.
A TV Carajás foi inaugurada em 7 de setembro de 1998 como integrante da família do Sistema de Comunicação Carvalho, sendo uma grata novidade para Campo Mourão e região. Um marco na história da imprensa mourãoense.

BLOCO BUPS nao desfila no Carnaval 2011, mas Cai Nessa e Cidade Nova estão confirmados


Os blocos mais tradicionais da cidade, o Cai Nessa e o União Cidade Nova estão confirmados para desfilar no Carnaval 2011 em Campo Mourão. A novidade será a ausência do bloco BUPS, que pela primeira vez ficará de fora da avenida.
Segundo entendimento entre os realizadores, participantes e órgãos apoiadores, como o Carnaval de Rua será uma Mostra não competitiva entre os blocos, a Fundacam montará Comissão Julgadora, que selecionará os seguintes destaques entre os participantes: Blocos da Terceira Idade: melhor passista masculino, melhor passista feminino, melhor fantasia masculino e melhor fantasia feminino.
Outros Blocos: melhor bateria, melhor passista masculino e melhor passista feminino, melhor ala, melhor comissão de frente, melhor ritmista, melhor interprete, melhor instrumentista, melhor samba enredo, folião e folia mais animados.
Outros Blocos interessados em participar do evento deverão procurar a Fundacam, para mais informações, ligando no telefone 3523 9439, ou seguir diretamente a Divisão de Eventos na Estação da Luz, Praça Getulio Vargas.
Participaram da reunião que definiu o Carnaval 2001, a secretária de Cultura Sônia Singer, representantes do 11º BPM, do SESC, o Centro de Convivência do Idoso da Secretaria de Ação Social, da Sanepar, Fundação de Esportes, Secretaria de Saúde e ainda a vereadora Nelita Piacentini e técnicos da Fundacam.

CARNAVAL DE RUA 2011 em Campo Mourão será dia 5 de março com novidades


A Fundação Cultural de Campo Mourão-Fundacam definiu com participante e apoiadores a programação do Carnaval de rua 2011 em Campo Mourão, no dia 5 de março na Praça São José, com a Passarela do Samba.
O evento será uma Mostra cultural, com os blocos apresentando suas alegorias e disputando o Estandarte de Ouro para o melhor desempenho dos passistas, intérpretes, ritmistas, alas, comissão de frente.
Além destas inovações, haverá novidades como a temática “Saudade” e o Matinê da Terceira Idade às 17 horas, com animação da Banda Municipal. Haverá também apresentação especial dos blocos tradicionais Cai Nessa e União Cidade Nova às 20h30 após o Abre Alas da Trupe Circense.

EVANGELHO DO DIA 26 de janeiro 2011


Evangelho (Lucas 10,1-9)
Quarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011 São Timóteo – São Tito
Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem rece bidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ ”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

25 de jan de 2011

MAJOR PADILHA será promovido a Tenente-Coronel e atuará em Londrina


O major Antonio Roberto dos Anjos Padilha, curitibano de nascimento e torcedor do Coritiba está em Campo Mourão desde janeiro de 1989. Aqui comandou o 11º Batalhão de 25 de janeiro de 2009 a 26 de maio de 2010. Agora, ele por méritos, será promovido a função de tenente-coronel no 2º Comando Regional de Polícia Militar na cidade de Londrina.
Padilha exercerá a função de Tenente-Coronel, como Chefe do Estado Maior, responsável pelo Policiamento das seguintes Unidades: 2º Batalhão da Polícia Militar de Jacarezinho, 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana, 15º Batalhão da Polícia Militar de Rolândia, 18º Batalhão da Polícia Militar de Cornélio Procópio, 4ª Companhia Independente de Londrina, 6ª Companhia Independente de Ivaiporã e 7ª Companhia Independente de Arapongas.
Antonio Roberto dos Anjos Padilha, 45 anos, ingressou como Soldado na Polícia Militar do Paraná em 01 de agosto de 1985 pelo BPTRAN (Batalhão de Polícia de Trânsito). Fonte: Site do Ely Rodrigues