5 de dez. de 2011

HOMENAGEM PÓSTUMA A RB: uma iniciativa para perpetuar a história para os mais novos e também para os mais experientes


A homenagem promovida pelos familiares do ex-prefeito e mourãoense de coração Roberto Brzezinski, recentemente, em alusão ao seu centenário de nascimento, merece ser registrada e até copiada por outras famílias mourãoenses.
Foi uma noite histórica e emocionante com vários momentos, todos com a sua devida importância, em homenagem a um grande homem que deixou muitos e muitos legados, e muito fez pela nossa Campo Mourão. Lá estive e fiquei emocionado com tudo o que aconteceu, ficando na memória e no coração dos presentes.
Um pouco da história de RB - Roberto Brzezinski, nasceu em Almirante Tamandaré, em 25 de novembro de 1911. Filho de Francisco Brzezinski e Maria Kaminski. Casou com Tecla Mussak Brzezinski. Tiveram cinco filhos: Francisco Irineu, Iracema, Iria, Iran Roberto e Irene.
Em 1948, tomou conhecimento do eldorado no vale do ivaí, as terras de campo mourão – na época, imagem de prosperidade sonhada por todos os imigrantes. Dedicou-se à atividade madeireira e as plantações de café. desde 1952 até sua morte, viveu em Campo Mourão.
Foi eleito prefeito de Campo Mourão em 1955 com uma soma de votos que superava a somatória de votos dos outros três candidatos.

Durante seu mandato construiu a praça Getúlio Vargas, promoveu a igualdade social, construiu escolas, abriu estradas para diversos distritos, ergueu o estádio municipal.
instalou a coletoria estadual e o serviço de metereologia, criou a primeira banda municipal e fundou a biblioteca municipal e a sua luta incessante pela titulação de terras para posseiros, demonstrando o seu compromisso em favor dos oprimidos pelas camadas dominantes.
faleceu de maneira prematura vítima de acidente automobilístico, antes de terminar o mandato, em 21 de setembro de 1959, e na condição de líder regional, era favorito nas futuras eleições para mandato legislativo.

Recebeu várias homenagens: é nome do estádio que construiu, de uma das principais ruas de Campo Mourão, de uma escola de primeiro grau da vizinha cidade de Campina da Lagoa, e de uma comunidade Vila “Roberto Brzezinski”.
Nas imagens abaixo, este blogueiro com o autor do livro "Roberto Brzezinski semeador de esperança" Jair Elias, e José Alves da Cruz, gerente dos correios de Campo Mourão.
Viva a história mourãoense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário