13 de dez. de 2011

COLUNA DO PROFESSOR JOSÉ EUGÊNIO MACIEL: A generosidade, feitos do Feitoza


"Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber;
porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”
Rm 12:20
A amizade não carece de adjetivos. Basta afirmar amizade. O que ela possui na sua essência são as qualidades. A amizade é a afinidade entre pessoas fortalecida no que é comum e as identifica. A amizade é complemento, a qualidade de um é admirada pelo outro amigo. O entrelaçamento entre ambos resulta em virtudes que preenchem o que no outro faltaria. Amigos se formam sem o tempo cronologicamente em si, mas é no e com o tempo que os relacionamentos perduram, se enraízam, dão sentido às pessoas, ao ato de praticar a convivência fraternal.
Entre muitas características da amizade encontra-se o feito: é o que se faz; acabado, concluído; combinado; decidido; É também fato heróico; proeza; Sem deixar de amealhar todas as características mencionadas anteriormente, aqui o significado da palavra feito é proeza.
Com inúmeras atividades que lhe demandam afazeres constantes, cotidianos e com pouquíssimos intervalos, tais como o exercício do magistério; o de ser ministro da Eucaristia na Catedral desde 1987; o de conduzir e apresentar o programa Momento da Fé, na Musical FM, já tendo completado uma década; de proporcionar a devida atenção e suporte a sua adorada família; além de escrever, participar e contribuir para o êxito de muitos eventos, notadamente os religiosos e os educacionais, fazem de Agnaldo Feitoza uma pessoa singular, referência abundantemente positiva. A grande e notória proeza dele sem dúvida contém a predisposição de realizar todo o seu mister agindo com empenho e esmerada convicção.
Feitoza é especialista em Pedagogia Religiosa, leitor contumaz das várias áreas do conhecimento humano, lançou sábado passado o livro PENSAMENTO VIVO De Dom Jaime Luiz Coelho, no qual o autor conta a vida e a obra religiosa do primeiro bispo da recém-criada Diocese de Maringá.
Na noite de autógrafos, em meu pensamento foram surgindo caudalosas reminiscências tangentes à amizade que com orgulho tenho com o Agnaldo. É notável como ele encontra ou faz o tempo dele ser extraordinariamente produtivo. Tempo que ele consolida também dando aos amigos enorme atenção sempre que nos encontra. Agnaldo tem fé no que faz como peregrino da palavra sincera, afetuosa, edificante. Agnaldo tem na bagagem de vida a bondade, a compreensão, a solidariedade. Paciente, traz consigo o hábito marcante de dialogar olhando nos olhos da pessoa atentamente, sem discriminar, recriminar, e sim almejando confortar, mostrar caminhos novos que tenham efetivamente saídas positivas. Além da serenidade e compaixão, o professor é bem humorado, tem histórias agradáveis para contar, tornando o semblante dele ainda com mais sorriso, cativante e envolvente.
No âmago da alma e espiritualidade, Agnaldo Feitoza tem luz própria e com teor celestial, uma pessoa do bem, com a generosidade que é marca a reunir as demais, motivo de orgulho de todos os amigos, entre eles eu me incluo, com grande júbilo.
Fases de Fazer Frases (I)
O olhar que não está à procura vê o que não é capaz de enxergar.
Fases de Fazer Frases (II)
O patife espatifa como roubador que arromba com arrombo.
Fases de Fazer Frases (III)
A vespertina vespa vesga, com vesânia, deixa mais vesano o homem que veste a vestia.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Em Barbosa Ferraz 121 pessoas estão na fila para obterem dentaduras. A Prefeitura fez licitação para adquirir 480 próteses. A Promotoria da Justiça do Patrimônio Público entende não haver a necessidade de tanta dentadura e quer explicações. Se tiver irregularidade, quem tem dentes não deve por enquanto estar sorrindo. E será que existirá alguém a “dar com as línguas nos dentes?”
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Depois de promover uma verdadeira “turbinada” no DEM em Campo Mourão, notadamente com a filiação de diversas lideranças que pretendem disputar a vereança, o empresário da comunicação Nery José Thomé teve o nome dele lançado pelo diretório local à prefeitura. É certo que o Partido não DEMorou e, com o nome do Nery, demonstra disposição para a disputa.
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
Eles pretendem disputar as eleições com chapa completa, vão fazer a estreia nas próximas eleições. O PSOL tem diretório em Campo Mourão quer seguir caminho próprio na referida disputa.
Olhos, Vistos do Cotidiano (IV)
Duas crianças, cerca de cinco anos de idade, agachadas observam as formigas:
– Nossa! Elas são muito pequeninhas! E nós somos bem grandes! - Disse a primeira.
– É que elas são bichos. E nós somos gente! - Comentou a segunda.
– Mas o elefante é bem grandão, bem maior que a gente! - Exclamou a primeira.
– … Mas aqui não tem elefante... Só formigas, cachorro... - Emendou a segunda.
Reminiscência em Preto e Branco
O jogador e o ser humano Sócrates foi o doutor da bola e da cidadania. Tinha singular talento nos gramados e como patriota. Sincero e sem ser vazio nas duas declarações – aliás, comum a falta de cultura predominante entre jogadores e dirigentes – ele foi franco ao assumir ser alcoólatra durante muitos anos, ciente dos malefícios por ser médico. Infelizmente não conseguiu driblar como mestre do calcanhar e com a elegância que sempre teve dentro e fora do campo. Foi driblado, tolhido num carrinho que o derrubou, antes do apito final, da vida.

Esta coluna foi publicada no domingo (11/12) no jornal Tribuna. José Eugênio Maciel é mourãoense, filho de pioneiros in memorian, advogado, professor, sociólogo, escritor e membro da Academia Mourãoense de Letras.

Um comentário:

  1. Agradeço ao estimado confrade Prof. Maciel pelas palavras de incentivo e carinho!

    Prof. Agnaldo

    ResponderExcluir