1 de dez. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: Implante Coclear - Parte 2


Continuamos com o tema "Implante coclear".
As operadoras que não seguirem as regras, sendo que é obrigatória a cobertura dos planos de saúde ao procedimento do implante coclear bilateral apartir de 01 de janeiro de 2012, estarão sujeitas a punição, a multa varia de R$ 30 mil a R$ 80 mil, as reclamações devem ser feitas pelo site da ANS ou pelo telefone 0800-701-9656.
O implante coclear consiste em dois tipos de componentes, interno e externo.
O COMPONENTE INTERNO: é inserido no ouvido interno através do ato cirúrgico e é composto por uma antena interna com um imã, um receptor estimulador e um cabo com filamento de múltiplos eletrodos envolvido por um tubo de silicone fino e flexível.
O COMPONENTE EXTERNO: é constituído por um microfone direcional, um processador de fala, uma antena transmissora e dois cabos.
A sensação auditiva ocorre em frações de segundos. Todo o processo inicia-se no momento em que o microfone presente no componente externo capta o sinal acústico e o transmite para o processador de fala, por meio de um cabo. O processador de fala seleciona e codifica os elementos da fala, que serão reenviados pelos cabos para a antena transmissora (um anel recoberto de plástico, com cerca de 3mm de diâmetro) onde será analisado e codificado em impulsos elétricos. Por meio de radiofreqüência, as informações são transmitidas através da pele (transcutaneamente), as quais serão captadas pelo receptor estimulador interno, que está sob a pele. O receptor estimulador contém um “chip” que converte os códigos em sinais eletrônicos e libera os impulsos elétricos para os eletrodos intracocleares específicos, programados separadamente para transmitir sinais elétricos, que variam em intensidade e freqüência, para fibras nervosas específicas nas várias regiões da cóclea. Após a interpretação da informação no cérebro, o usuário de Implante Coclear é capaz de experimentar sensação de audição.
Quanto maior o número de eletrodos implantados, melhores serão as possibilidades de percepção dos sons.
Esta matéria mostra claramente a importância e os benefícios do implante coclear, uma linda matéria.
http://www.youtube.com/watch?v=TUO_rwpLIns
Até na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário