6 de nov. de 2011

RECORDAR É VIVER! A "Acqua alta" da Piazza San Marco, em Veneza, na Itália


Nesta manhã de domingo caindo uma calma chuvinha, acessei o site G1 e vi uma linda imagem de Veneza, na Itália. Com "acqua alta' alagando a Piazza San Marco (Praça de São Marcos) em fenômeno formado pela maré alta e pelos ventos na cidade italiana. E com previsão de que a água suba até 115 centimetros neste ano.
Então, imediatamente, viajei para lá, onde graças a Deus, tive o privilégio de estar há sete anos na companhia de alguns amigos. E neste post, tem até uma imagem minha na bela Praça de São Marcos, na primeira semana de agosto de 2004. Ah! E num dia que não chovia. O dia estava maravilhoso.
Na época, historiadores me disseram que a Praça de São Marcos é o lugar mais baixo de Veneza, e o primeiro lugar a ser inundado quando a água sobe no Mar Adriático seja por tempestades ou por excesso de chuva. Em pesquisa, aprendi que a água drena diretamente para o Grande Canal - última foto deste post com a inundação de 2005-, o que é ideal quando chove, mas quando a maré sobe (em italiano, diz-se ´acqua alta´) tem o efeito inverso, e a água do canal escoa para a praça.
A Praça de São Marcos (em italiano: Piazza San Marco) é a única praça da bela Veneza, a Veneza antiga, objeto de viagem de turistas do mundo inteiro. É o principal ponto turístico, com abundância de turistas, fotógrafos e pombos.
Tem também uma outra característica muito interessante: "lá está um dos únicos grandes espaços urbanos numa cidade europeia onde as vozes das pessoas se impõem sobre os sons do tráfego motorizado, o qual está restrito aos canais da cidade."O espaço aberto está dominada pelo Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal de Veneza e o Campanário da Basílica que se ergue a um lado da praça.
E viva as belezas da natureza! Por alguns minutos fiz uma bela viagem relebrando momentos inesquecíveis. Há sete anos, direto do meu túnel, de bons e maravilhoso momentos.

2 comentários:

  1. Realmente, confrade Ilivaldo, viva as belezas da natureza!

    Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Prof. Odenir A.C. Montezino6 de novembro de 2011 às 23:25

    Parabéns Grd Ilivaldo, bela matéria.
    Abração e uma ótima e abençoada semana.

    ResponderExcluir