24 de nov. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: Implante Coclear - Parte 1


O tema da coluana de hoje é um assunto muito importante, um avanço nos direitos das pessoas que possuem deficiência auditiva. O implante coclear bilateral passa a ser procedimento obrigatório na cobertura dos planos de saúde a partir de 1° de janeiro de 2012. A resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) permitirá que as pessoas que necessitam de cirurgia possam solicitá-la aos seus convênios gratuitamente, com recomendação conjunta de fonoaudiólogos, médicos e psicólogos.
O que é implante coclear?
O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, a fim de ser decodificado pelo córtex cerebral.
O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O AASI amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som.
Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.
O implante coclear bilateral auxilia no desenvolvimento das habilidades auditivas, como a somação binaural e a figura-fundo, que permite a localização da fonte sonora e a compreensão da fala em meio ao ruído. São benefícios que contribuem para o melhor desempenho das atividades do dia a dia do paciente.
Aguardo vocês na semana que vem, para continuarmos a falar sobre o implante coclear.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário