3 de nov. de 2011

COLUNA DA CAMILA ZAZULA: A atuação fonoaudiológica em UTI Neonatal Parte III


Caros leitores, hoje termino de escrever sobre a atuação Fonoaudiológica nas UTI neonatal.
Um dos métodos também utilizados e foi recentemente desenvolvido no Brasil é o Método Canguru, como parte de estimulação precoce dos cuidados maternos ao bebê pré-termo, bem como do estabelecimento do aleitamento materno no nascimento de prematuros e consiste na colocação do bebê em contato pele a pele com sua mãe tão logo suas condições clínicas permitam
.
Neste caso, a atuação fonoaudiológica visa o favorecimento do contato mãe- bebê, bem como a intervenção para que o amadurecimento oral ocorra o mais brevemente possível, com estimulação de sucção não-nutritiva através de exercícios orais e estímulo de sucção nutritiva através de conta-gotas, copo e amamentação precoce. Esse método favorece o desenvolvimento do apego, estimula a produção de leite e manutenção da lactação materna, previne apnéias, episódios de regurgitações, hipotermia, desenvolve a confiança dos pais, reduz o tempo de internação e os custos hospitalares.
A atuação fonoaudiológica tem o objetivo de estimular, desenvolver, incentivar, proteção e promoção do aleitamento materno que possui inúmeros benefícios para o recém-nascido. Será realizado orientações e auxilio quando houver dificuldades no inicio ou na manutenção do aleitamento. As dificuldades trabalhadas podem ser tanto da mãe quanto do bebê e, especialmente nas dificuldades de sucção do bebê.
Outra atuação fonoaudiológica pode ser através do programa de controle de estímulos ambientas, contra ruídos hospitalares e controle de estímulos e humanização ambiental. Os recém –nascidos são extremamente sensíveis aos estímulos ambientais, podendo levá-los a stress excessivo e piora do quadro clínico. Por esse motivo, deve haver um controle de luminosidade e manuseio destes bebês, proporcionando organização, ciclos de sono e vigília bem delimitados, além da diferenciação entre o dia e a noite. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do neonato, acelerar seu processo de cura e desenvolvimento e evitar problemas auditivos, especialmente decorrentes da potencialização de efeitos de medicamentos e ruídos. Este tipo de intervenção proporciona bem-estar à equipe, aos pais e, conseqüentemente ao neonato.
Aguardo vocês, na semana que vem tem mais temas sobre a Fonoaudiologia.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário