24 de out. de 2011

PAPO DE FÉ: OPapa revela como se realiza a verdadeira felicidade


Na Liturgia dominical, Mateus narra que os fariseus reuniram-se para colocar Jesus à prova. Um deles, Doutor da Lei, pergunta a Jesus: "Mestre, na Lei, qual é o grande mandamento?" (v. 36). Jesus responde: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Esse é o grande e primeiro mandamento" (vv. 37-38). "Com efeito, a exigência principal para cada um de nós é que Deus esteja presente na nossa vida. Ele deve, como diz a Escritura, penetrar todos os cantos do nosso ser e preencher-nos completamente", ensina o Pontífice.
Logo após, no entanto, Jesus acrescenta algo que não foi pedido pelo Doutor da Lei: "O segundo, pois, é similar a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (v. 39). "Declarando que o segundo mandamento é similar ao primeiro, Jesus leva a entender que a caridade pelo próximo é tão importante quanto o amor a Deus. De fato, o sinal visível que o cristão pode mostrar para testemunhar ao mundo o amor de Deus é o amor pelos irmãos", continua Bento XVI.
E indica com decisão: "É o amor de Cristo que ilumina a vida de cada homem, revelando como, no dom de si ao outro, não se perde nada, mas se realiza plenamente a nossa verdadeira felicidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário