28 de out. de 2011

NA TRIBUNA: PROJETO ATLAS AMBIENTAL agita professores em Campo Mourão


Com a participação de dezenas de professores e milhares de alunos, está sendo desenvolvido em Campo Mourão o projeto educacional “Atlas Ambiental Campo Mourão”. Os participantes são docentes e discentes de escolas das redes estadual e municipal, os quais estão sendo beneficiadas com esta ferramenta pedagógica de educação socioambiental, que congrega crianças do 6º ao 9º ano, na faixa etária de 9 a 14 anos de idade.
O projeto é resultado da parceria entre a Basf e a Coamo, com apoio do município de Campo Mourão e participação direta da Secretaria Municipal de Educação, e o Núcleo Regional de Educação (NRE). O Atlas Ambiental Campo Mourão foi lançado no mês de setembro do ano passado fazendo parte dos 40 anos da Coamo. Trata-se de uma iniciativa inédita no estado do Paraná e está em andamento no seu primeiro ano de atividade, dos dois previstos pelos organizadores.
Já foram promovidos dois módulos de capacitação para mais de 60 professores em cada um deles. O último foi realizado no mês de maio quando os participantes aprenderam a leitura dos mapas e textos verbais e não verbais, com conteúdo multidisciplinar envolvendo professores das área de História, Geografia e Ciências. Já o terceiro módulo começou ontem e encerra hoje com atividades de campo. A programação inclui atividades em vários locais da cidade, entre eles, o Parque do Lago, o Museu Municipal, e a Fazenda Experimental da Coamo.
No Parque do Lago
Ontem um grupo formado por cerca de 50 professores de Educação Física, Geografia e Ciências esteve durante toda a manhã no Parque do Lago. O objetivo desta atividade é a contextualização geográfica, histórica e biológica com ênfase para a história e os pontos estratégicos de Campo Mourão. De acordo com uma das instrutoras do projeto, Iara Nordi Castellani, o objetivo é desenvolver uma atividade extra-classe com os professores para que eles possam ter o contato direto com a natureza, verificando as condições da vegetação e de relevo, por exemplo. “Trata-se de uma investigação no Parque do Lago, a percepção do ambiente, da fauna e da flora. Um momento de observar também os pontos positivos e negativos”, comenta Iara.
Os professores participaram ainda de outras atividades como a identificação de árvores por meio do tato. Com os olhos vendados, tinham o desafio de identificar que tipo de árvore estavam tocando. “É interessante como você percebe mais as coisas quando não se vê. De um modo geral estamos fazendo a leitura e a interpretação do meio ambiente”, completa.
O Atlas Ambiental de Campo Mourão é um projeto gerido pela Fundação Espaço ECO e, na fase inicial, terá a duração de dois anos com o propósito de auxiliar professores e alunos a entenderem história, geografia e temas socioambientais, levando em conta aspectos globais e regionais, que fazem parte do universo da criança. “O conhecimento que a gente aprende não tem valor se não for repassado para a comunidade e nada melhor que este projeto com os alunos que irão transferir essa aprendizagem para esta e futuras gerações. Temos uma parceria com a Coamo que compartilha os mesmos valores, é uma parceria de atitudes, como esta. A Coamo é orgulho para Campo Mourão, para o Paraná e para o Brasil”, afirma o vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos BASF para América Latina, Eduardo Leduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário