14 de out. de 2011

COLUNA DE CAMIZA ZAZULA: A atuação fonoaudióloga em UTI Neonatal


A atuação Fonoaudiológica em UTI neonatal, na assistência a recém-nascidos de risco, é ainda um tema bastante recente da Fonoaudiologia no Brasil. No entanto, nos últimos cinco anos ocorreram grandes avanços e o campo de atuação foi expandindo, passando a incluir a promoção à saúde e prevenção de patologias da comunicação humana, especialmente no estímulo e promoção ao aleitamento materno, humanização e controle do ambiente e atuação no Método Canguru, favorecendo o apego entre a mãe e o bebê, a amamentação e a alta precoce, além de intervenção fonoaudiológica no desenvolvimento motor oral e auditivo.
A atuação Fonoaudiológica inicia-se na gestação com um programa preventivo eficaz em Fonoaudiologia materno-infantil, que como parte do pré-natal inclui a orientação e auxilio sobre assuntos ligados à anatomia e fisiologia feminina, fecundação, desenvolvimento da gravidez, saúde da mulher, parto, e os cuidados com o recém-nascido. Visa também promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, parto normal e o alojamento conjunto, demonstrando suas vantagens para a mãe e para o bebê.
No pós-parto realiza-se a triagem auditiva com o objetivo de detectar precocemente as deficiências auditivas e garantir um acompanhamento do desenvolvimento auditivo, através do “Teste da orelhinha”. A intervenção fonoaudiológica no desenvolvimento do bebe de risco consiste no posicionamento adequado, pois este é importante para o desenvolvimento dos padrões de movimentos mais maduros, além da manutenção de tônus muscular o mais adequado possível. A participação dos pais é essencial para a evolução do bebê, bem como para estabelecer o apego. Deve - se estimular os pais a compreenderem o comportamento do bebê, tocá-lo e conversar com ele, pois o manuseio adequado acelera o desenvolvimento do bebê.
Na semana que vem continuaremos a falar sobre a Fonoaudiologia na UTI Neonatal.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário