27 de out. de 2011

COLUNA DE ABRAHÃO SHAPIRO: BLOG PROFISSÃO ATITUDE - Verdadeira Grandeza


A falta de conceitos na vida causa sofrimento e confusão. Não ter um entendimento claro sobre o que são as crises, por exemplo, impede-nos de tirar maior proveito delas e de sermos melhores indivíduos. Fugir de uma crise é fugir de uma oportunidade incomparável de se tornar grande. Quando você foge da responsabilidade que tem em um lugar para estar em outro, duas coisas ficam imperfeitas: o local onde era preciso que você estivesse e o local onde você se encontra agora, mas não devia.
A lição maior a respeito das crises pode ser aprendida por meio de uma pergunta aparentemente corriqueira: “E agora? Como vamos superar esta situação?” A saída ou solução que se encontrar será um excelente indicador qualitativo da magnitude humana de quem enfrenta a tal situação.
De uma vez por todas precisamos saber: não existe vida sem crise.
O que é crise? Os dicionários definem como “estado de súbito desequilíbrio, incerteza, vacilação ou declínio”.
As crises existem para extrair o melhor daquilo que há no ser humano. É quando a potencialidade oculta – desconhecida ou, até, inconsciente – pode tornar-se visível sob a forma de inteligência, brilhantismo, força, velocidade, eficácia, produtividade, boas idéias e muito mais.
Se há vida, há crise. Então, por que temos uma rejeição natural às dificuldades que são inerentes à própria vida? Por que reagimos com desânimo, fraqueza ou sentimento de auto-desprezo ao invés de coragem e bravura? Nossa objeção está na ótica com que encaramos nossos apertos.
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário