29 de set. de 2011

O DIA DOS ARCANJOS São Miguel, São Gabriel e São Rafael!


“Os anjos existem, são enviados pela Divina Providência, para que nos ajudem a alcançar a santidade da vida." A frase é do Papa João Paulo II.
Hoje a Santa Igreja celebra os Arcanjos, os Santos Anjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
Os anjos são entidades pessoais e espirituais, que não possuem um corpo físico. São criaturas perfeitas de Deus, criados para servi-Lo em todos os seus desígnios, conforme seu nome - missão (em toda a Sagrada Escritura, podemos notar a relação do nome e da Missão de cada um dos escolhidos de Deus, como por exemplo, Simão vira Pedro, pedra da edificação da Igreja; Abrão vira Abraão, pai de muitas nações; Saulo vira Paulo e etc.).

E assim também é com os Anjos (do latim ângelus e do grego ággelos, que significa mensageiro). São como diz o Salmista: “poderosos executores da sua palavra e obedientes ao som da sua palavra” (Sl 103,20). Servos e Mensageiros!
Hoje em especial, é celebrado o dia de três Arcanjos, que desempenham papel ímpar em todo plano de salvação
São Rafael Arcanjo (Deus cura). Este Santo Anjo é citado apenas no livro de Tobias, ajudando o jovem Tobias na missão dada pelo seu pai Tobit, sem demonstrar que era um Anjo de Deus. Somente se deu a conhecer, no capítulo 12 versículo 15: "Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor". E deixa uma mensagem belíssima a todos nós: "Se é bom conservar escondido o segredo do Rei, é coisa louvável revelar e publicar as obras de Deus. Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos, porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;" (12, 7-9). Assim também, a Tradição e o Magistério da Igreja reconhece-o presente em outros momentos importantes do plano de Salvação, como por exemplo, o Anjo de João 5,2, que balançava a água para curar os doentes
São Gabriel Arcanjo (Força de Deus), anjo da Anunciação. A este Arcanjo, foi confiada a mais alta missão, a de anunciar a Encarnação do Verbo à Santíssima Virgem Maria. Só mesmo a FORÇA de Deus para anunciar tão grande Mistério. “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1, 19). Sua singela e pura saudação à Maria e a obediência ao Pai ecoa nos nossos corações até hoje, por meio da oração "Ave-Maria". É este o Anjo que nos aconselha na caminhada rumo ao Céu, e leva ao Deus Uno e
Trino as necessidades e dores do povo.
São Miguel Arcanjo (Quem como Deus?), o Arcanjo que defende a Onipotência de Deus. Ele trás em suas mãos a justiça de Deus e é o chefe da milícia celeste. Foi ele quem expulsou os anjos decaídos e satanás que se rebelou contra Deus querendo ser igual a Deus, soltando um grande grito: QUEM COMO DEUS?, e lançando satanás e os anjos decaídos na mansão dos mortos. (Cf. Is 14,12-15). Exemplo para nós de humildade e servidão, o Arcanjo São Miguel é o patrono também da Santa Igreja Católica, aquele que guarda e defende a todo o povo de Deus, e não deixa que as portas do Inferno sobre ela prevaleça. Grande adorador de Cristo, ensina que as coisas do Alto são alcançadas pela obediência ao Pai em Jesus Cristo. Ele protege a Virgem e seus descendentes da serpente, que somos nós. Então como dizia São Gregório: “Toda vez que na Santa Igreja algo de valoroso ocorre, deve-se honrar São Miguel!”.
São Miguel, São Rafael e São Gabriel, rogai por nós!

Um comentário:

  1. Eles sao maravilhosos; quando voce reza para eles.
    Lovados sejam oa ANJOS!!!para sempre sejam Louvados!

    ResponderExcluir