14 de jul. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: Audição e suas alterações



Deficiência Auditiva é quando alguma das estruturas da orelha apresenta uma alteração, ocasionando uma diminuição da capacidade de perceber o som. Geralmente o deficiente auditivo se comunica pela fala e apresenta uma perda auditiva de grau leve, moderado, severo ou profundo.

A surdez também é ocasionada por alguma alteração nas estruturas da orelha, ocasionando uma incapacidade em perceber o som. Geralmente, o surdo de comunica através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A deficiência auditiva e a surdez apresentam características bem diferentes, porém ambas ocasionam uma limitação para o desenvolvimento do indivíduo. Consideramos que a audição é fundamental para a aquisição da linguagem falada e sua deficiência pode ocasionar muitas dificuldades psicológicas e nas relações sociais.
Na maioria das vezes, é mais fácil detectar uma perda auditiva severa ou profunda do que uma moderada ou leve. Muitas pessoas apresentam uma perda auditiva leve, nem percebem que a tem, pois ela não ocasiona muitas vezes nenhum sintoma.

Sintomas das perdas auditivas, alterações que podem ser notadas no dia-a-dia:
Perda auditiva Leve:
geralmente não é notada, apresenta apenas uma leve dificuldade para compreensão da fala a distância. A incapacidade de ouvir sons abaixo de 30 decibéis. Discursos podem ser de difícil audição especialmente se estiverem presentes ruídos de fundo.

Perda auditiva Moderada: apresenta dificuldade na compreensão da fala, A incapacidade de ouvir sons abaixo de cerca de 50 decibéis. Aparelho ou prótese auditiva pode ser necessária.

Perda auditiva Severa: A incapacidade de ouvir sons abaixo de cerca de 80 decibéis. Próteses auditivas são úteis em alguns casos, mas são insuficientes em outros. Alguns indivíduos com perda auditiva severa se comunicam principalmente através de linguagem gestual, outros contam com uso das técnicas de leitura labial.

Perda auditiva Profunda: A ausência da capacidade de ouvir, ou a incapacidade de ouvir sons abaixo de cerca de 95 decibéis. Tal como aqueles com perda auditiva severa, alguns indivíduos com perda auditiva profunda se comunicam principalmente através de linguagem gestual, outros com uso das técnicas de leitura labial.

Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Um comentário: