28 de jul. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: Aparelhos Auditivos, parte 2



Nesta semana continuaremos a falar sobre aparelhos auditivos.
Atualmente, possuem três tipos de tecnologias de aparelhos auditivos:
Analógicos: foram os primeiros a serem lançados no mercado. O som é captado por um microfone, enviando-o para um pequeno amplificador. Já amplificado, o som é conduzido a um receptor que o remete para a orelha. Seus ajustes são realizados manualmente por um profissional, geralmente um fonoaudiólogo.
Digitais: são os aparelhos de ultima geração que temos no mercado. São os mais avançados. O som passa por um processador de sinal que o digitaliza e o amplifica de forma diferenciada. Esse sistema proporciona ainda uma maior flexibilidade e precisão nos ajustes da amplificação sonora. A tecnologia digital permite a existência de memórias diferentes para amplificações personalizadas em diferentes ambientes sonoros, como a amplificação apenas da fala e redução de ruído ambiental. A programação do aparelho é realizada por um fonoaudiólogo em um computador.
Programáveis- Digitais por trimer: são os aparelhos com um sistema intermediário entre os analógicos e os digitais. Podem ser chamados de digitalmente programáveis. Seu funcionamento se equivale a um aparelho analógico, porem seus ajustes são através de uma chave.
Os aparelhos auditivos funcionam com uma pilha de zinco que deve ser trocada, em média, a cada 10 dias.
Os modelos dos aparelhos auditivos são:
Microcanal: aparelho que fica totalmente dentro do canal auditivo, se tornando praticamente invisível em seus usuários.
Intracanal: aparelho que, como o nome já diz, fica dentro do canal auditivo, sendo uma das opções para pessoas que querem unir a estética à boa amplificação.
Intra- auricular: aparelho que fica posicionado dentro do ouvido, ocupando toda a parte da concha auricular, sendo indicado para pessoas que apresentam perdas leves a severas.
Retroauricular: aparelho que fica atrás da orelha, muito conhecido no mercado. é um dos modelos mais antigos e pode ser adaptado em pessoas com perdas auditivas de todos os graus. Pode ser de tamanho normal ou mini- retro.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Um comentário:

  1. Aparelho auditivo de Adaptação Aberta (OTE) ou OPEN-FIT

    Este modelo de aparelho auditivo possui um plug flexível e macio e sua caixa extra é muito pequena, os modelos Aparelho auditivo de Adaptação Aberta (OTE) ou OPEN-FITon-the-ear (OTE) é leve e super confortavél. Os aparelhos auditivos chamados de Adaptação Aberta, nada mais são do que aparelhos retro-auriculares menores, mas que foram desenvolvidos com caracterisitcas capazes de eliminar “efeito de oclusão”, ou seja, a sensação desconfortável de audição abafada, ouvido tampado, queixa que muitos pacientes sentem quando estão fazendo uso de um aparelho auditivo. Este tipo de aparelho auditivo é mais indicado para perdas auditivas leves a moderadas.

    Esta tecnologia está disponível na Rede de clínicas Direito de Ouvir, hoje é a maior rede de clínicas especializadas em aparelhos auditivos do Brasil, esta empresa oferece 5 das maiores e melhores marcas de aparelhos auditivos do mundo, e seus pecos chegam a ser até 70% mais barato. Importante frisar ainda que esta empresa fornece também as pilhas para o aparelho auditivo por apenas R$ 1,50 em qualquer unidade da rede. Há no
    YOU TUBE diversos videos: http://www .youtube.com/watch?v=ThAkjLU1K0U, mas o site oficial da empresa é www.direitodeouvir.com.br curta a empresa no Face Book

    ResponderExcluir