21 de jul. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: Aparelhos auditivos



Se a perda auditiva é diagnosticada precocemente, as chances de sucesso na reabilitação aumentam, principalmente quando unidas a bons aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), ao empenho da família e a constante terapia fonoaudiológica. O aparelho auditivo é um equipamento pequeno colocado junto à orelha do individuo com deficiência auditiva, que tem a função de amplificar a intensidade dos sons. Há aparelhos de alto nível de sofisticação, que ampliam o som de maneira cada vez mais seletiva. Os sons da fala tem prioridade sobre os ruídos ambientais.
Os benefícios advindos do uso do aparelho auditivo não são percebidos imediatamente após a sua colocação. Muitas vezes, a pessoa precisa passar por um período de adaptação, no qual o aparelho é regulado mediante a necessidade pessoal e a perda auditiva do usuário. Esse processo de adaptação pode levar semanas e até meses, o que muitas vezes desanima o deficiente auditivo e sua família, levando ao desuso do aparelho auditivo.
No caso da perda auditiva profunda de audição, o uso do aparelho pode não apresentar melhora ou desenvolvimento da fala, mas poderá ser muito útil para a segurança no dia a dia, como ao atravessar uma rua, escutar um alarme, um tiro ou outros ruídos que possam ser importantes para garantir a vida do usuário.
Em se tratando de crianças, os cuidados na escolha do aparelho auditivo devem ser redobrados, primeiro pela possibilidade de perda ou quebra do equipamento e
depois pela dificuldade de garantir um conforto, tanto físico quanto acústico, que favoreça o seu uso.
Não é suficiente usar aparelho auditivo durante algumas horas do dia. Ele precisar ser colocado ao acordar e só deve ser retirado para tomar banho e para dormir. O aparelho auditivo não pode ser molhado, mas seu usuário deve participar de todas as atividades normalmente, como ir a parques, brincar, correr, ir à escola, sempre utilizando o aparelho.
Na semana que vem continuaremos falando sobre aparelhos auditivos, espero vocês.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Um comentário: