18 de jul. de 2011

AMANI SPACHISNKI: A 20ª Rota da Fé encanta e emociona os romeiros




"Com a participação de grande quantidade de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias, aconteceu neste domingo, 17 de julho, com excelentes resultados, a 20ª Rota da Fé da Diocese de Campo Mourão.

A peregrinação teve início em Campo Mourão, na Praça São José, com um delicioso Café da manhã, seguida da mensagem inicial proferida pelo Bispo diocesano Dom Francisco Javier Paredes e a benção dos cajados e romeiros pelo Pároco da Catedral São José, Padre Jurandir Coronaro de Aguilar.

O primeiro destino foi Capela de Santa Luzia, localizada na entrada da Cidade de Araruna, trajeto realizado em nove ônibus e mais alguns carros pequenos. Diante da capela, o Padre Gerson de Araújo Costa e membros da comunidade local acolheram os turistas religiosos visitantes. O Pároco apresentou o histórico da Capela e proferiu a benção das vistas, por intercessão de Santa Luzia.

Em seguida a Romaria fez a primeira procissão a pé, até a capela ucraniana, Nossa Senhora da Luz. Na linda igreja decorada, os Romeiros foram recebidos pelas Irmãs que prestam serviços naquela comunidade e mantém Escola Natividade de Nossa Senhora. O padre Gerson, que acompanhou a procissão proferiu a benção por intercessão de Nossa Senhora da Luz e a procissão seguiu adiante, pelas ruas de Araruna até a Paróquia Santo Antonio, para participar da Missa dominical junto com a comunidade paroquial.

Os participantes ficaram encantados com a Igreja de Santo Antonio. A Missa foi celebrada pelo Pároco, com o auxílio do Diácono, seminarista diocesano presente e a equipe litúrgica. Depois da Missa a Romaria seguiu para uma visita à diaconia Santo Estevão onde foi acolhida pelo Diácono Artur Baretta, que, além de contar a história da Diaconia, fez uma linda celebração da Palavra e, por intercessão de Santo Estevão, proferiu, juntamente com o Pároco, uma benção especial à comitiva.

A próxima atividade foi o almoço. Uma recepção da Paróquia e membros da comunidade, em parceria com a Prefeitura, que ofereceram o prato típico da cidade. Todos puderam conhecer a panela que cozinhou, de uma só vez, o arroz para seiscentas pessoas e degustar aquela verdadeira delícia, sempre acompanhados pelo pároco Pe. Gerson.

Depois de um breve e merecido descanso, a visita e compra de produtos na exposição de artesanato e produtos agroindustriais, a Rota da Fé retomou a viagem em ônibus, com destino à Comunidade de Venda Branca. Os participantes puderam vislumbrar as imensas plantações de milho e soja que cobrem a maior parte das terras daquela região. Na capela, ouviram, da primeira catequista ainda lá presente, a história da capela e de uma família pioneira a história da colonização.

A comunidade fez uma homenagem aos romeiros e, depois de uma dinâmica de socialização aplicada pela equipe organizadora, seguram em ônibus até a Cidade de Peabiru, parando na capela de Nossa Senhora Aparecida. Ali aconteceu a recepção por membros da comunidade e pelo Padre Vigário Paulo Cesar Nogueira CSF, que procedeu a benção de Nossa Senhora Aparecida e aspergiu o povo com água benta. Na sequência a romaria seguiu em procissão a pé para Paróquia São João Batista, onde nos aguardavam membros da comunidade e o Pároco, Peabiru o Pe. Wagner Zacarias Rufino CSF, que fez a acolhida, falou sobre a Paróquia e apresentou a Congregação e as atividades que realizam em Peabiru.

A coordenação da XX Rota da Fé fez a palestra de encerramento, homenagem aos aniversariantes, a conclusão da parte espiritual e a benção final. Como última ação aconteceu no Salão paroquial a recepção pela comunidade, que em parceria com a prefeitura, promoveu um delicioso jantar de confraternização. E todos voltaram felizes para suas casas, afirmando que valeu a pena ter participado, com a família, dessa peregrinação de Turismo Religioso Sustentável. "
Professor Amani Spachinski de Oliveira - amanispachinski@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário