29 de jun. de 2011

O BLOG DO Wille Bathke Júnior





Dia desses lendo o bom BLOG DO LUISINHO tomei conhecimento do BLOG DO WILLE BATHKE JÚNIOR. E mais do que depressa passei a seguí-lo e não parei mais. E recomendo aos leitores deste para acessar o http://www.wibajucm.blogspot.com/

Fazer jornalismo hoje é fácil, muito fácil. Tem tecnologia, computador, internet e a colaboração on line, entre outras facilidades.

Difícil mesmo era nas décadas de 70 e 80, nos tempos dos pioneiros Wille e Pedro da Veiga, só para citar dois expoentes quando os repórteres tinham de ir aonde os fatos aconteciam e os noticiaristas produzir, ou seja, escrever suas matérias em máquinas Facit e Oliveti com direito a carbono para apresentação em dupla, em duas vias.

Na imagem acima, Wille, à direita ao lado de Osvaldo Wronski e Félix Santiago, em uma das edições memoráveis do Torneio Osvaldo Wrosnki, no estádio Roberto Brzezisnki em Campo Mourão. Percebam que naquela época já existia o tradicional coreto e a estrutura não era muito diferente da situação atual do nosso velho RB.

Bons tempos do "Jornal Falado". Era um tempo que me lembro bem. Silêncio total em casa na hora do almoço para ouvir o noticiário pela Rádio Colméia, com a qualidade e dinamismo do Wille Bathke Júnior, a quem nestas curtas linhas faço uma singela homenagem e a gratidão pela sua folha de serviços no exercício da sua profissão. Viva!

No Post do BLOG DO WILLE muitas histórias e curiosidades, como por exemplo esta da presença da seleção brasileira em Campo Mourão.

"Anísio Morais e Wille Bathke Junior apresentavam Colméia Nos Esportes (12 às 13 hs) e narravam os jogos pela Rádio Difusora Colméia.
Antes do meio-dia Gerson Costa (funcionário da Coletoria Estadual) apresentava um jornal de 15 minutos, aperitivo de Colméia Nos Esportes.
No dia 1° de Maio daquele ano (Dia da Mentira), o Anísio datilografou umas linhas assim: >Pelé estará amanhã em Campo Mourão com um show de embaixadas. Faz parte da preparação da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo, ano que vem (1970) <
Colocou na mesa do estúdio sem o Gérson ver. Ele iniciou a apresentação, viu, pegou o papel... deu ênfase e falou em alto e bom som:
‘Atenção.. atenção desportistas... Pelé estará em Campo Mourão... etc etc.’
Disse da importância e da honraria de Campo Mourão. Acrescentou: vou deixar essa bomba aqui, assim meus amigos Anísio e Wille vão divulgar e, por certo, com mais detalhes’
Eu vi que o Anísio entrou na sala de discoteca e caiu na risada: putzz... o cara caiu... e ria... que Pelé que nada... hoje é 1° de Abril e peguei mais um!!!
O Gérson saiu, entramos apresentar o programa, e disse rapidinho: “dá uma olhada naquela nota, e mande ver”.
No outro dia, nada de Pelé. Aliás, nunca veio a Campo Mourão. Passado um bom tempo o Gérson soube que foi arte do Anísio e ficou por isso mesmo. ....."


Para saber o final convido a acessar o BLOG DO WILLE.
Willie, o segundo da direita para à esquerda, ao lado de Celebridades do rádio mourãoense na década de 70 - Pedro da Veiga, Erwin Bonkoski, Zé Mané, Toninho Reinniz e Doracy Scorsato, na Rádio Colméia.

Um comentário: