23 de jun. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: Você sabe o que á Autismo?



o autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. A causa do autismo não é conhecida, a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Algumas características dos autistas: boa capacidade de memorização de determinadas coisas, movimentos repetitivos, não se apegar as pessoas, emoções negativas e positivas ao mesmo tempo, a não adaptabilidade a novas situações, pessoas e a mudança de rotina, nervosismo, irritabilidade, não gostar do contato físico, desligamento da realidade exterior, repulsa ao toque, dificuldade para falar e se comunicar, sensibilidade intensa a odores e a ruídos repentinos e preferência pelo isolamento .
Essas crianças parecem diferentes? Sim elas são diferentes. Algumas são meninas, outras são meninos; algumas são altas, outras pequenas; algumas são de nacionalidades diferentes; alguns são loiros e outros morenos e alguns têm autismo.
Mas todas elas têm algo em comum: possuem sentimentos e querem ter amigos.
Significa pensar diferente, agir diferente porque os cérebros trabalham diferente.
Como ser amigo de um autista?
Quando se fica amigo de um autista, ambos aprendem muito um com o outro. Aqui estão algumas idéias que podem ajudar nessa relação:
- aceite as diferenças ;
- evite coisas que os aborrecem;
- fale frases pequenas, palavras simples e use gestos;
- divirta-se com a atividades que lhes interessam;
- seja paciente, entenda que o autista não que lhe aborrecer;
- convide–o para brincar e unir–se a um grupo;
sente–se próximo dele sempre que puder, para lhe ajudar a fazer as coisas.
“É preciso trabalhar a favor das crianças autistas, ajudando-as a descobrir seus talentos ocultos a se tornarem menos estranhas.” ( Temple Grandim)
Dúvidas,opiniões,observações:envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário