19 de mai. de 2011

CAMILA ZAZULA: A importância do posicionamento correto da língua na cavidade oral



Ao tomar uma posição diferente dentro da cavidade oral, a língua, além de deixar de cumprir seu papel modelador dos arcos dentários, causa prejuízo de acordo com o posicionamento lingual podendo causar diversos tipos de mal-oclusão.
Ainda, quando a língua encontra-se com o dorso elevado e a ponta baixa, ela irá inibir o crescimento mandibular e estimulará o crescimento da parte anterior da maxila, podendo levar uma classe II. Este posicionamento da língua pode causar ceceio lateral pelo estreitamento criado entre o palato e o dorso da língua, dificultando a saída do ar.
Porém, a língua pode ficar totalmente rebaixada no soalho da boca levando a mandíbula para a frente, estimulando o prognatismo. Pode ainda, a língua ficar interposta entre as arcadas, levando a uma mordida aberta anterior. Há presença de respiração oral na grande maioria dos portadores de mordida aberta na dentição mista ou decídua.
Atualmente acredita-se que alterações em posições dentárias, ou mesmo, o direcionamento de crescimento inadequado é causado muito mais pela postura de repouso da língua inadequada, do que pela deglutição atípica.
A Fonoaudiologia trabalha na área de Motricidade Orofacial para adequar a posição correta da língua em repouso e durante a fala, através da realização de exercícios diariamente.
Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia ...
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail paracamilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário