13 de abr. de 2011

OSWALDO WRONSKI é Cidadão Honorário de CM



Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou na terça-feira, 12, a concessão do Título de Cidadão Honorário de Campo Mourão ao farmacêutico pioneiro do Município, Oswaldo Bronislau Wronski. A homenagem foi proposta pelo vereador e ex-prefeito José Pochapski, através de projeto de resolução apresentado recentemente no Poder Legislativo. Oito vereadores subscreveram a proposição.

Oswaldo Wronski radicou-se em Campo Mourão no ano de 1954, quando o Município tinha apenas sete anos. Ele foi o primeiro farmacêutico “formado” a se estabelecer na cidade. Recém diplomado pela Universidade Federal do Paraná, veio para Campo Mourão a convite de Roberto Brzezinski, que na época era secretário da Prefeitura.

Decorridos 56 anos, Oswaldo Wronski continua à frente da Farmácia América, que efetivamente faz parte da história de Campo Mourão, e que encerra suas atividades nesta semana. A farmácia foi inaugurada em 6 de junho de 1954, instalada num acanhado prédio de madeira, na Avenida Capitão Índio Bandeira. Em 1958 ergueu o primeiro prédio em alvenaria de Campo Mourão, com dois pavimentos.

Wronski fixou residência na cidade quando tinha 23 anos e foi fundador e primeiro presidente da Liga Regional de Futebol. Na foto abaixo, em um dos saudosos torneios ao lado do seu filho e dos inseparáveis radialistas Félix Santiago e Willi Bathke Júnior.

Ele integrou-se com os homens que trabalhavam pelo futebol e, desde então, participou com dedicação e amor aos esportes amadores da cidade e região. Por duas vezes foi presidente da Liga Amadora Regional, nos períodos de 1966/68 e 1970/72. Conseguiu dinamizar os campeonatos regionais, atraindo as atenções das cidades vizinhas para as competições.

Em homenagem ao trabalho de Oswaldo Wronski, a Liga instituiu, a partir de 1969, o torneio futebolístico com o seu nome, para ser disputado todos os anos, nos meses de março, com a participação de 16 equipes regionais. O torneio, embora instituído pela Liga, era patrocinada pelo próprio homenageado que premiava os quatro primeiros classificados, com belíssimas taças, afora os troféus distribuídos a todas as equipes. Também participou ativamente da fundação do Lions Clube e do Country Club.

“Para nós é uma honra estar homenageando o Oswaldo Wronski. Ele ajudou a cidade a ser grande, puxando a locomotiva da economia do Interior do Paraná”, explica José Pochapski, autor da homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário