10 de mar. de 2011

OS LAFAIETES mourãoenses de MG

Os personagens deste post são conhecidos da maioria da população mourãoense, tem em comum o fato de ter nascido em um mesmo estado (Minas Gerais), fazem aniversário no mês de abril. Eles são simpáticos, amigos, comunicadores, pessoas que promovem o bem, o belo e o bom, e cumprem função social nas suas atividades junto a comunidade.
São dois lafaietes de valor, mourãoenses de coração e mineiros de nascimento, uai!!!
E com este post são homenageados. Viva!
Um nasceu Lafaiete Tadeu Cézar em 20 de abril de 1953 na cidade de Bueno Brandão. Ele é o "Tadeu Cézar" da TV Carajás (Carajás Esporte) e está na direita da foto com o livro Coamo 40 anos-.
O outro, o da esquerda, incorporou no dia-a-dia o nome "Lafaiete", mesmo tendo sido nascido José Fernandes dos Santos em 3 de abril de 1964, na mineira Malacacheta. É o "Lafaiete" da Viação Mourãoense e da Pastoral Familiar. Viva!
Como o BLOG DO ILIVALDO DUARTE é cultura, aproveite o post para conhecer um pouco dessas duas cidades mineiras que estão no coração do Tadeu e do Lafaiete.
No alto da rica Serra da Mantiqueira
, encontra-se um pedaço do paraíso, a cidade de Bueno Brandão, a Cidade das Cachoeiras.
Um local que faz que qualquer pessoa sinta o prazer de viver em Harmonia com a natureza. Um povo que, com seu jeito interiorano de ser, torna-se extremamente acolhedor e inesquecível. Essa é Bueno Brandão, a Cidade das Cachoeiras, são 33, fundada em 1.938 que tem população de 10.892 habitantes. Seu clima é ameno na maior parte do ano, possui picos de até 1700 metros, Pico da Serrinha e dois irmãos, ideal para as pessoas que procuram à tranqüilidade do campo e uma boa comida típica mineira.
Entre os seus principais eventos destacam-se o Carnaval de rua e o “Arraia do Zé Bagunça”, uma festa típica junina que aquece as noites durante o mês de junho.
Fala-se que o nome Malacacheta foi em razão de existir aqui uma aldeia indígena (Malacaxis) e também pela grande existência o mineral Malacacheta, vulgarmente conhecido como MICA. O primeiro vigário foi Pe Cirilo de Paula Freitas (imortalizado em uma estatua ao lado da majestosa Matriz) que mais tarde foi ser bispo em Corumbá, MT. A emancipação da cidade aconteceu em 14-09-1924, sendo o 1° prefeito o Sr. Juscelino Aarão que também era o presidente da Câmara Municipal. O 1° prefeito eleito pelo voto foi o Sr. Germano de Souza Couy que mais tempo ocupou o cargo, em razão da ditadura Vargas.
Malacacheta é uma cidade hospitaleira e muito festiva. Em março ou abril (conforme o calendário) realizou-se a Semana Santa (uma grande riqueza religiosa com tradições seculares). Em maio acontece a festa da Padroeira, no dia 22, sendo feriado municipal. Malacacheta fica distante de Belo Horizonte 507 Km e sua população é de 17.917 de habitantes.

Um comentário:

  1. EU MARIA RIBEIRO PROCURO MINHA FAMILIA QUA NAO VEJO A MAIS DE 40 ANOS O NOME DELES E JOA RIBEIRO DOLICIM E RITA V DE SOUSA

    ResponderExcluir