19 de mar. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Jair Fábio Lençone

O anastaciano Jair Fábio Lençone, mourãoense de coração desde 1975, desportista, colecionador de amigos, professor de Educação Física, apaixonado por Deus, sua família, amigos, pelo Palmeiras e por sua cidade é o homenageado desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
“Sou uma pessoa simples, humilde, de bem com a vida e que tem na família um grande esteio e motivo para ser feliz", diz Lençone. Ele tem na sua jornada profissional diversas colaborações e atuações nos eventos da cidade em competições no Clube 10, nos Jogos Interclubes, além das oficiais do estado como Jogos da Juventude, Escolares, Abertos, entre outros.
Jair Lençone fez o ensino fundamental e médio em Santo Anastácio, e o curso superior de Educação Física em Tupã, em São Paulo. Na sua adolescência, trabalhou em empresa de ônibus, em madeireira de 1975 a l988 e logo em seguida, em 1990 começou a lecionar, atuando na Regional da Paraná Esportes e no Núcleo de Ensino. “Jogo futebol desde os 5 anos de idade e também fui profissional em Tupã quando cursava a faculdade. Quando cheguei em Campo Mourão disputei vários campeonatos amadores e vesti a camisa de times como Carrocerias Mourão e Fazenda Indaiá”, conta o profissional que tem muitos títulos como treinador, sendo o mais importante o de campeão no futebol dos Jogos Abertos do Paraná.
Uma frase sua que está imortalizada e que sempre pronuncio nos meus programas na Rádio Colméia é : "O negócio é o seguinte..".
Conheça um pouco mais da história de vida e o que pensa Jair Lençone, na Entrevista de Domingo


QUEM É JAIR FÁBIO LENÇONE? Nasci em Santo Anastácio, São Paulo, sou filho de Mário Lençone e Carmela dos Santos Lençone. Pai de keylla e karyna lençone, filhas da minha união com Regina lençone, com quem estou casado há 32 anos. Cheguei em Campo Mourão em 1975 por causa de emprego para trabalhar no ramo de madeiras. Sou uma pessoa normal no dia-a-dia, fiz o ensino fundamental e médio e Santo Anastácio, e o curso superior na cidade de Tupã (SP).
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Em Santo Anastácio, minha infância foi normal e gostosa com diversas brincadeiras como jogar futebol na rua, esconde-esconde, nadar, entre outras. QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Na adolescência trabalhei em empresa de ônibus e trabalhei em madeireira de 1975 a 1988. Comecei a dar aulas em 1990 e estou até hoje nessa atividade com muita alegria e paixão. POR QUE CAMPO MOURÃO? E A CARREIRA DE PROFESSOR? Em 1975 meu irmão me convidou para trabalhar em sua madeireira. Comecei a dar aula em 1990, sempre gostei de esporte, lecionei Educaçao Fisica durante 21 anos e salvo engano para mais ou menos 5 mil alunos QUAL O LEGADO QUE FICA APÓS TANTOS ANOS de ENSINO? Feliz quando encontro um dos meus alunos bem formado, com família constituída e trabalhando.
COMO ESTÁ O NOSSO ESPORTE MOURÃOENSE? SE FOSSE SECRETÁRIO DE ESPORTES QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Está caminhando bem nos últimos 20 anos, conseguindo boas classificações nas competições a nível estadual como nos Jogos da Federação, Escolares, Juventude, Abertos.
Se fosse Secretário de Esportes minha prioridade, sem sombra de dúvida seria formar equipes de base nas diversas categorias para tirar as crianças da rua e formar, juntamente com o empresariado mourãoense uma equipe de futebol com estrutura para disputar o Campeonato Paranaense de Futebol da Primeira Divisao e, talvez, a fase brasileira como a terceira, segunda e até mesmo uma primeira divisão do Brasileirão. TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? NO ESPORTE: JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Jogo futebol desde os 5 anos de idade, joguei profissionalmente em Tupã quando cursava a faculdade. Quando cheguei em Campo Mourão disputei vários campeonatos amadores pela Carrocerias Mourao e Fazenda Indaiá. Disputei diversos campeonatos de futebol suíço no Clube 10, nos Interclubes....QUAL ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO? O futebol, torço pela Sociedade Esportiva Palmeiras e o meu ídolo é Ademir Da Guia.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ JOGOU?E QUAL O MELHOR QUE JÁ TREINOU? O Polenghi de Santo Anastácio, campeão várias vezes no Amador na região da alta Sorocabana em São Paulo. O melhor time que já treinei foi o da Fundação de Esportes de Campo Mourão, na categoria Juventude, nos anos de 2000 a 2003. QUAIS OS TÍTULOS MAIS IMPORTANTES? Vários títulos regionais nos Jogos Escolares, da Juventude e Abertos, mais o de 2000 em Pato Branco nos Jogos da Juventude, sem dúvida, foi o mais gratificante. DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO FUTEBOL E POR CAMPO MOURÃO? Desde os 5 anos de idade, e por Campo Mourão desde quando aqui cheguei em 1975. Aqui casei e sou muito feliz, tenho uma esposa e duas filhas maravilhosas, muitos amigos nas diversas esferas da sociedade.
QUAL O SEU PASSATEMPO E O QUE FAZ COMO HOBBY? O meu passatempo é assistir futebol na televisão, passear com minha família e fazer as minhas caminhadas.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É....De muita tranquilidade com minha família, muita paz no coração. QUAL PROJETO AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA AINDA DE REALIZAR? Ser treinador de uma equipe profissional de futebol em Campo Mourão.
Na imagem abaixo, Jair como preparador físico na década de 90 do Sport Campo Mourão na primeira divisão do futebol paranaense.
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? Campeão Amador em 1973 pela equipe de Santo Anastácio com casa cheia. Esta decisão foi marcante e fui eleito o melhor jogador daquela partida.
QUAL JOGADA OU DECISÃO JAMAIS FARIA SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Em jogo pelo Campeonato Amador nos meados de 1972 contra a equipe de Presidente Prudente, houve um escanteio a favor de nossa equipe e fiz um gol de cabeça. Na jogada seguinte, em um escanteio contra minha equipe fiz um gol de cabeca, só que contra as minhas próprias redes.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Getulinho Ferrari, karla Tureck e Jair Grasso pelo seu trabalho incansável no handebol mourãoense. Jair, ao lado de atletas e amigos celebrando os 20 anos da conquista do título do handebol nos JAP`s.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Dr Elmo Linhares, Dona Jacira - já homenageada na ENTREVISTA DE DOMINGO - e as pastorais das Igrejas Católicas de todo o Brasil em suas campanhas de apoio as pessoas carentes CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... Em minha opinião, gostaria do fundo de meu coração que não houvesse tantas crimes contra os nossos jovens, e as famílias procurassem mais Deus, pois é isso que está faltando não só em Campo Mourão, mas em todo o mundo.
CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Com menos crime, mais Deus no coração de todos os mourãoenses, menos politicagem para que Campo Mourão tenha mais progresso e que os políticos olhem mais para a saúde de nossa população.
ETICA É....respeitar o próximo e não falar o que não deve.
SAUDADES: DO QUÊ OU DE QUEM?: Dos meus pais, de minha infância e dos bons tempos que não voltam mais.
FUTEBOL BRASILEIRO NA ATUALIDADE... Os jogadores não tem amor mais aos clubes, só pensam em dinheiro.
O FUTURO DO ESPORTE MOURÃOENSE É... Espero que melhore dia a dia com os dirigentes e técnicos fazendo um trabalho sério para que a melhoria seja constante.
O PALMEIRAS É..... .A terceira paixão da minha vida. QUAL PERGUNTA NÃO FOI FEITA QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Nenhuma, pois todas foram bem elaboradas. Só fico triste e gostaria de saber porque os jogos de Campo Mourão na Chave Ouro não estão sendo transmitidos pelas nossas rádios. É falta de apoio dos patrocinadores, da Fundação de Esportes, enfim o que está acontecendo?
QUAL FOI O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? De uma satisfação imensa, a impressão que tenho do BLOG é a melhor possível. Fiquei e fico emocionado por este reconhecimento e ter feito parte da história do esporte mourãoense. Quero agradecer pelo convite, estou me sentindo uma Celebridade, com grande alegria, é ótimo a gente ser lembrado por amigos igual a você Ilivaldo. Muito obrigado, do fundo do meu coração
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Faça como eu, abra todos os dias o BLOG DO ILIVALDO que contém muitas novidades do esporte mourãoense e do Brasil, além das mensagens e o Evangelho que devem ser lidos todos os dias para que você possa ser feliz em sua vida. Seja sempre humilde, dê sempre um bom dia, uma boa tarde, uma boa noite; não seja carrancudo, seja simpático, pois são atitudes como essas que fazem bem ao próximo e em fazendo você viverá bem mais feliz no seu dia a dia. Faça isso e verá a mudança acontecer na sua vida.
Jair Lençone, o quarto da esquerda para à direita agachado com o troféu de Melhor Técnico de Futebol em 2000 na premiação do troféu Tocando de Primeira, no Teatro Municipal em Campo Mourão.

3 comentários:

  1. Se o Ilivaldo tivesse perguntado ao Jair para citar uma personalidade de Fênix, tenho certeza que ele responderia: Padre Jorge Wostal. Pensa num camarada que é fã incondicional do ex-pároco da Catedral de Campo Mourão.

    Meu abraço fraterno ao grande amigo Jair, juntamente com sua querida esposa Regina e filhas. Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. o jAIR lENÇONE É UMA FIGURA ESPECIAL E UMA DAS MELHORES QUE ME RELACIONEI ENQUANTO ESTIVE DIRIGINDO O ESPORTE DE cAMPO mOURÃO...PESSOA INTEGRA QUE PASSOU POR MAUS BOCADOS E SOUBE SUPERAR TODOS ELES, SEMPRE COM A FAMÍLIA A SEU LADO...UMA BELA E MERECIDA HOMENAGEM, ILIVALDO, E...JAIR, VOCÊ SABE QUE TEM UM LUGARZINHO SEU EM MEU CORAÇÃO...ABRAÇOS DO GETULINHO.

    ResponderExcluir
  3. Sou de Santo Anastacio, ou melhor do Bairro da Lage-Ribeirao dos Indios. Nasci em 1942. Na minha juventude conheci varias pessoas da Familia Lencone, mas infelismente nao lembro-me do Senhor, o que é uma pena.Meu nome é Antonio Carvelli Sobrinho. Fui jogador do FADA FUTEBOL CLUBE DE SANTO ANASTACIO de 1962 a 1.966, quando foi findo.
    Atualmente moro na cidade de BONN-ALEMANHA.

    ResponderExcluir