23 de mar. de 2011

COMPORTAMENTO & Boas maneiras com Lucilene de Araújo


BOAS MANEIRAS PARA CHEFES E AUXILIARES II

Estes conselhos são dedicados aos homens e as mulheres, porque ambos podem ser empregados ou empregadores, chefes ou subordinados. Ambas as posições são delicadas e requerem tato para que haja uma atmosfera agradável, sem a qual o esforço é trancado ou diminuído por certo mal-estar.

3º. - O patrão deve ser pontual (dependendo do trabalho) para dar exemplo. Dar um bom dia, boa tarde, até logo, e interessar-se por um empregado que esteja enfermo ou com pessoa de sua família adoentada, são atos banais, que agradam sempre e forma um ambiente sadio.

4º. - Se o empregado for falar ao patrão, deve pedir licença antes de entrar na sala e manter-se em pé, enquanto fala com ele. O patrão deve ouvir com atenção o que lhe é dito, mesmo se for uma notícia desagradável. Se a conversa for longa, não custa mandar o empregado sentar-se para discutir o assunto.

5º. - Por mais íntimo que o empregado seja do patrão, durante o trabalho não pode tratá-lo com intimidade. O "você" ou o "tu" são expressões de camaradagem pessoal, não deve ser empregados. Mesmo dois irmãos, em reunião de negócios em que haja estranhos ou gente de cerimônia, devem tratar-se como tratariam qualquer das demais pessoas presentes.

Com esta postagem completo um mês da coluna desde a estreia aqui no BLOG.
Obrigado a todos pelo prestígio, sugestões, observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário