24 de mar. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: Afasia II


Hoje continuaremos a falar sobre o tema Afasia...

A Afasia é causada por Acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranianos e encefálicos, tumores cerebrais, infecções e processos degenerativos, aneurismas cerebrais.

Diagnóstico - O diagnóstico da afasia pressupõe avaliar a capacidade de compreensão e de expressão do paciente. É sempre importante começar pela avaliação sensorial, uma vez que a deficiência auditiva pode interferir no processo de comunicação. Nos casos de hemiplegia provocada por acidentes vasculares cerebrais, é preciso ter certeza de que apenas um lado está comprometido, antes de pedir que a pessoa movimente o outro braço para mostrar que entende o que lhe é pedido.

Tratamento - O tratamento da afasia é feito pela estimulação da linguagem e é planejado especificamente para cada caso. Conhecendo as condições exatas em que se encontra o paciente, o terapeuta irá construir pontes entre as habilidades que permaneceram e as que foram perdidas, valendo-se da plasticidade do sistema nervoso central. A plasticidade neuronal permite estabelecer novas ligações entre os neurônios.No tratamento da afasia, a estimulação controlada, auditiva e visual, tem por objetivo ajudar a pessoa a construir cadeias para ultrapassar os déficits provocados pela lesão, de modo a tornar as palavras novamente disponíveis.

Recomendação -
* é sempre possível melhorar a afasia, embora o nível dos resultados possa depender de alguns fatores como extensão da lesão, motivação e idade do doente e de suas condições gerais de saúde. * o portador de afasia deve ser estimulado para fazer um tratamento que o ajude a reabilitar as capacidades comprometidas, sejam elas de fala, escrita ou compreensão.
* Independente do grau ou tipo de afasia existente o tratamento e a reeducação das funções da fala e da linguagem são sempre válidos e devem ser iniciados o mais rápido possível, melhorando assim o prognóstico.
* A família tem papel fundamental na estimulação e recuperação da comunicação do afásico.

Na Clínica de Fonoaudiologia do CESUMAR (Centro Universitário de Maringá) possui um grupo para Afásicos chamado GOIA – Grupo de orientação e integração de Afásicos, favorecendo a (re)integração social e pessoal do afásico a partir de sua (re)constituição como sujeito. No grupo inclui atividades verbais e não verbais com o objetivo de privilegiar o exercício efetivo das práticas lingüísticas cotidianas e dos processos alternativos de significação de que os afásicos podem lançar mão para se (re)constituírem como sujeitos da linguagem e se inserirem, da melhor forma possível, num mundo em que o discurso se apresenta como nossa qualidade propriamente humana.

Para saber mais informações entre em contato na Clínica de Fonoaudiologia pelo telefone: 44 3027-6360 ramal 255

Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia ...
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail para
camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR

Um comentário:

  1. Gostei se saber um pouco sobre Afasia...sempre bom saber coisas novas...

    ResponderExcluir