11 de mar. de 2011

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Fraternidade e a Vida no Planeta


Mais uma vez nesta Quaresma, somos convidados a refletir o cuidado da vida no planeta, tema da Campanha da Fraternidade 2011, promovida pela CNBB. O lema, "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22) nos leva a refletir sobre o sentido da Páscoa cristã, da “passagem” para uma ética do cuidado com a vida. A teologia e as religiões tem muito a contribuir para uma consciência ecológica.

Desde sua criação em 1964, iluminada pelo espírito do Vaticano II, as campanhas de fraternidade têm buscado despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, numa denúncial profética, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.
E um dos temas mais repetidos é o cuidado com a vida, como podemos relembrar: 1979- tema: Por um mundo mais humano,- lema: Preserve o que é de todos; 1984- tema: Fraternidade e vida,- lema: Para que todos tenham vida; 2004- tema: Fraternidade e Água,- lema: Água, fonte de vida; 2007- tema: Fraternidade e Amazônia,- lema: Vida e missão neste chão; 2008- tema: Fraternidade e defesa da Vida,- lema: Escolhe, pois, a vida. Apesar da ecologia estar na moda, cabe às religiões, às igrejas iluminar esse processo de conscientização. Devem inserir em suas celebrações e ritos os elementos da natureza, portadores de vida. Mais que falar de natureza deveríamos falar de criação. Criação remete ao Criador. O ato de criação não ocorreu no passado primordial. Ele está ocorrendo a cada momento. A criação continua “ge mendo em dores de parto”…

Se Deus não continuar dizendo "faça-se a luz", "surjam as águas, os animais e as plantas e fundamentalmente ser humano" tudo voltaria ao nada. Assistimos a todo instante ao milagre da criação e à emergência do céu e da Terra. Tudo isso leva a uma atitude gratidão, de veneração e de júbilo. Em nós surge a consciência ética de cuidarmos desta herança sagrada que Deus nos confiou e que o universo nos entrega dia a dia. Assim como a mãe se encanta com o filho e dele cuida, temos que nos encantar e cuidar de tudo que é criado.E ensinar aos filhos a se encantarem e cuidarem…

Reaprender com o índio Mestre indígena Seattle, que em 1853 escreveu uma carta ao presidente norte Americano que queria comprar as terras indígenas: “Ensina aos teus filhos e filhas aquilo que nós ensinamos aos nossos filhos e filhas: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontece com a terra acontece com os filhos da terra. Todas as coisas estão relacionadas. O ser humano não teceu o tecido da vida: ele é apenas um fio. Tudo o que ele faz ao tecido ele faz a si mesmo… Nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar que o possuem como desejam possuir a terra, mas isso não é possível. Ele é o Deus de todos e sua compaixão é igual para o homem branco e para o homem vermelho. A terra lhe é preciosa e ferí-la é desprezar seu criador…”

Em termos geoecológicos o Brasil é um país decisivo para o equilíbrio do planeta Terra, é a potência das águas, possui as maiores florestas úmidas do mundo, o maior estoque de terras agricultáveis e o leque mais diversificado de alternativas energéticas. É a maior diversidade religiosa convivendo em harmonia. Ele será decisivo para o novo equilíbrio da Terra. Que Deus nos ilumine!!!

Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br"

Nenhum comentário:

Postar um comentário