10 de mar. de 2011

COLUNA DA CAMILA ZAZULA: O que é Disfagia?


A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias conseqüências a saúde.

Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Esse desvio pode ser facilitado também pelo envelhecimento natural das estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc.)

Além do envelhecimento das estruturas o acidente vascular encefálico (derrame), traumatismo craniano, as doenças neurológicas (como Parkinson e Alzheimer), as distrofias musculares e o câncer de cabeça e pescoço podem causar a disfagia. Pode surgir devido a prótese dentárias mal adaptadas, refluxo gastroesofágico grave e após longos períodos de entubação.

A disfagia além de provocar problemas emocionais e o isolamento social, causa problemas sérios como a desidratação, desnutrição e pneumonia, além do risco de morte por asfixia. A disfagia não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindíveis a orientação e o tratamento adequado.

As alterações de deglutição devem ser diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas e, fundamentalmente por fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.

Orientações Durante a alimentação:
· Manter a postura ereta e confortável, nunca coma deitado, salvo em caso de orientações específicas;
· Coma sem pressa;
· Mantenha a prótese dentária bem adaptada;
· Caso necessário, como alimentos mais pastosos e tome líquidos mais grossos, pois o engasgo com alimento líquido é mais freqüente.
· A atenção e o auxílio às pessoas com dificuldades de engolir são muito importantes para diminuir as complicações provocadas pela disfagia.

O envelhecimento não ocorre igualmente em todo ser humano. Alguns apresentam maiores dificuldades neste processo. Contudo, com o avançar da idade, todos necessitam de atenção e cuidados específicos para que isso ocorra de forma saudável. Envelhecer não é adoecer. Viver a vida sem perder o sabor é envelhecer com saúde.

As alterações de deglutição devem ser diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas e, fundamentalmente por fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.

Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail paracamilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577)na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário