9 de fev. de 2011

OS SENTIMENTOS DE DEUS: Em Deus existe alegria e misericórdia II

Em Cristo e por Cristo, Deus com a Sua misericórdia se torna visível, põe-se em evidência o atributo da divindade, que já o Antigo Testamento tinha chamado "misericórdia". Cristo confere a toda a tradição do Antigo Testamento, quanto à misericórdia divina, sentido definitivo. Não somente fala dela e a explica com o uso de comparações e parábolas, mas, sobretudo, Ele próprio a encarna e personifica. Ele próprio é, em certo sentido, a misericórdia.

Para quem a vê n'Ele e n'Ele a encontra, Deus se torna particularmente visível como Pai rico em misericórdia (Cf. João Paulo II, Encíclica Dives in misericordia n. 2).O amor de misericórdia vem ao nosso encontro! Tudo o que se refere aos seres humanos não deixa Deus indiferente, mas ecoa em seu coração até provocar ansiedade, esperança, dor e alegria! Dá para ver que temos muito valor diante d'Ele! E mais ainda: o Altíssimo nos conhece por nome, ama com amor infinito a cada pessoa!

O verdadeiro significado da misericórdia não consiste apenas no olhar, por mais penetrante e mais cheio de compaixão que seja, com que se encara o mal moral, físico ou material. A misericórdia se manifesta quando reavalia, promove e sabe tirar o bem de todas as formas de mal existentes no mundo e no homem. Constitui o conteúdo fundamental da mensagem de Jesus Cristo e a força da Sua missão. Desta mesma maneira, entendiam e praticavam a misericórdia os discípulos e seguidores de Cristo.

A misericórdia nunca cessou de se manifestar nos corações e nas obras destes, como prova do amor, que não se deixa vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem. É preciso que o rosto genuíno da misericórdia seja sempre descoberto de maneira nova. Não obstante vários preconceitos, a misericórdia apresenta-se como particularmente necessária nos nossos tempos (Cf. Dives in misericordia 6).

Esperança, alegria, misericórdia, ao lado de tantos outros atributos que nos parecem tão humanos, se encontram no Céu! É que para sermos mais humanos, nosso olhar deve voltar-se para o alto, ao Deus de toda perfeição. E como o Céu desceu à terra, olhar para Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, é descobrir o modo melhor para ser gente!
Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo de Belém - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário