27 de fev. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Amani Spachisnki de Oliveira


Paranaense de Pinhão, no Centro-Sul, há 55 km de Guarapuava, nascido em 1952, Amani Spachinski de Oliveira é o homenageado desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO. Filósofo, teólogo, professor, escritor e poeta, licenciado em Filosofia, Sociologia e Psicologia, com especialização em Filosofia Clínica e pós-graduação em Psicopedagogia e Filosofia.
Filho de Rozendo Mendes de Oliveira e Maria de Lourdes Spachinski de Oliveira, Amani em 1980 foi ordenado padre pelo Bispo Dom Frederico Helmel e exerceu o ministério sacerdotal em Pitanga – PR até em 1983 quando “deixou a batina” e casou-se com Rita de Cássia Cartelli de Oliveira.
Cidadão ativo e participante que está em Campo Mourão desde 1993 quando assumiu a direção do Senac e lecionou aulas de Filosofia, Amani integra diversas entidades - Associação Mourãoense de Escritores (AME), Academia Mourãoense de Letras, Academia Mourãoense de Filosofia, Academia Virtual Brasileira de Letras, Academia Literária da Língua Portuguesa, Centro de Letras do Paraná, Fundação São José de Ciência Humanas e Religiosas e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na Região de Campo Mourão (NECAPECAM).
" A escolha do meu nome foi de minha avó materna. Ela disse ter conhecido um jovem com esse nome, e que ele lhe parecia um anjo de bondade. Minha mãe aceitou e, na minha juventude, descobri que a palavra Amani, em um determinado dialeto da Índia, significa "Shalon" — "A paz esteja com Você".
Conheça um pouco, apenas um pouco da história de vida pessoal e profissional do conhecido professor Amani que entra para o rol das Celebridades esta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
QUEM É AMANI SPACHINSKI DE OLIVEIRA? Nasci em Pinhão, no Paraná, no dia 26 de maio de 1952, filho de Rozendo Mendes Oliveira e Maria de Lourdes Spachinski de Oliveira. Sou casado com Rita de Cássia Cartelli de Oliveira pai do Victor de Néri Oliveira, Vinícius Emanuel do Oliveira, Sogro da Sophia e Avô do Miguel.Morei em Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Pitanga, Cascavel Campinas SP, Nova Tebas e atualmente em Campo Mourão, onde cheguei em 1993 para assumir a direção do Senac e dar aulas de Filosofia.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Foi uma rica experiência. Conheci e convivi com pessoas maravilhosas quando a cidade de Guarapuava era pequena. Foi lá que cresci e me desenvolvi, com leitura, troca de gibis na frente do "Cine Guará", tomando leite com folhado no Bar América, comprando gibis na "Bombonier e Charutaria OK", na rua XV, brincando de mocinho e bandido em terrenos vagos na rua XV de Novembro, quando ainda era calçada com paralepípedo. Corria de bicicleta pelas rua da "zona do baixo meretrício", atrás da Cadeia pública, etc., etc., etc. Que saudade! Teve um ano que vi e brinquei na neve pela primeira vez.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou humanista cristão católico, poeta, romântico e humorista. Um ser em busca do autoconhecimento e do significado da vida.
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Grupo escolar Visconde de Gaurapuava; Fundamental e Médio em Londrina, Filosofia e Teologia em Ponta Grossa. Letras Literatura (não completo) em Guarapuava. Licenciatura em Filosofia na Cidade de Palmas Pr. Pós graduação em Psicopedagogia e Filosofia em Campo Mourão. Doutorado (créditos) em Florianópolis e Filosofia Clínica em Curitiba.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Comecei a trabalhar informalmente bem cedo, primeiro ajudando meu pai que era carpinteiro. Depois na roça. Fui bóia fria (colheita de batatinha), engraxate, vendedor ambulante (jornais, flâmulas de times de futebol -quando nasceu minha paixão pelo Santos no início da década de 60), revistas, picolés, salgadinhos e doces. Fui auxiliar de mecânico, balconista, mecânico de máquinas agrícolas, lambretas e DKW.

Ordenado padre, exercí o ministério em Pitanga. Depois que me casei, trabalhei como encarregado de Recursos Humanos em uma grande empresa de transportes coletivos em Cascavel. Exerci a função de Secretário Municipal de Saúde em duas prefeituras. Fui vice-diretor e diretor de escola estadual. Instrutor de Cursos, palestrante e conferencista. Diretor do Senac em Campo Mourão e professor de filosofia. Preposto em representação de calçados. Tornei-me empresário, sócio proprietário de um depósito de materiais de construção (Novacom).
Quanto a formação acadêmica, sou Corretor de Imóveis e Professor, licenciado em Filosofia, Psicologia, Sociologia, especialista em Filosofia Ocidental e Psicopedagogia.
POR QUE CAMPO MOURÃO? E A CARREIRA DE PROFESSOR, POETA E ESCRITOR? Campo Mourão foi minha "sorte grande". Como exercia um cargo político em uma cidade de outra região, o prefeito que assumiu me mandou embora, no mesmo mês recebi o convite para dirigir o Senac de Campo Mourão, pois já havia trabalhado na entidade e tinha experiência administrativa. Aceitei. Viemos morar aqui para ficar enquanto durasse a gestão na direção do Órgão, no entanto, por opção própria e da família, fixamos residência e pretendemos não sair tão logo daqui. Meus filhos estão formados, portanto a primeira parte da missão de pai já está completa, agora é só continuar.

Desde estudante fui também professor. Dar aulas e ministrar palestras são as minhas paixões. Quanto à literatura em prosa e verso, confesso que comecei como criança. Aprendi ler, da mesma forma que dirigir, sem muita necessidade de instrução e ajuda. Lia de tudo, placas, rótulos, propagandas, gibis, a Bíbila, livros infantis, aventura romances, poesia, o que caisse nas mãos era objeto de minha leitura. Ler é o melhor exercício do movimento racional, psicológico, espiritual, sociológico e abre qualquer porta para o sucesso. Isso foi o que me fez escritor, poeta e palestrante.
TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA, JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Essa é uma de minhas dores. Quase não pratiquei esportes, a não ser caminhadas esporádicas. Não consigo acompanhar meus clubes. Quando estudante, joguei futebol, a maioria das vezes no banco de reserva. Lembro-me que uma vez fui escalado para jogar num torneio. Eram as semifinais. Nos primeiros minutos de jogo estava longe da grande área e veio a bola num passe alto do meio do campo. Levei a perna, sem conhecimento técnico nem prática, e acertei em cheio a "pelota" com o peito do pé em direção às traves. Fiz o gol por cobertura do goleiro. O time adversário escalou os dois melhores para me marcar pensando que eu fosse o melhor do time. Resultado, ganhamos o jogo. Foi o primeiro, último e único gol de minha carreira. Me alegro porque superei muitos outros jogadores profissionais, que ainda não fizeram nenhum gol até hoje.
QUAL ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E IDOLO? Esporte preferido futebol e hoje, pela profissão dos filhos: tênis de Campo e automobilismo. Times do coração: Botafogo, Santos, Paraná Clube e Grêmio. Ídolo, não tenho, admiro o profissionalismo do Pelé. QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Não resta dúvidas que o melhor time de todos os tempos e do Mundo é o Santos. Mas, em 48 anos que torço para ele nunca tive a oportunidade de vê-lo jogar ao vivo. Vi o Paraná Clube jogar, gostei, para mim, jogou melhor.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELA CULTURA/EDUCAÇÃO E FILOSOFIA? QUEM FOI O “CULPADO”? Desde que me lembro, sempre fui apaixonado pela Cultura. Quando criança criei circo com lona de caixa de papelão, folha de zinco e arquibancadas com madeiras emprestadas dos vizinhos, juntamente com meus amigos, também eramos os artistas. Vendíamos ingressos e, diversas vezes, o circo lotou.
Declamei poesias, acompanhei duplas sertanejas, criei grupos de teatro, dirigi peças, como Natal de Esquina, Auto da Compadecida, entre outros. Cantei em corais e fiz shows de humor. Dirigi espetáculos e apresentei palestras motivacionais humorísticas.
Nas letras, comecei com a leitura, depois escrevia, desde diários pessoais, receitas para minha mãe, até relatórios de maior responsabilidade.
A Filosofia veio a partir do Curso de Filosofia Pura no Seminário. Descobri que ela é a solução para a maioria dos problemas humanos. Para ser mais equilibrado é preciso pensar correta e logicamente.
A paixão pela Educação foi desde o primeiro dia que entrei em sala de aula como professor e enfrentei o desafio de ter que responder perguntas de alunos interessados. Sempre apresentei aulas ativa, procurando a transformação integral do aluno.
Minhas aulas deixaram saudades e deram condições a muitos alunos para conquistarem um lugar melhor na vida.
Sou imensamente feliz por isso. Tenho dois "culpados": Meu pai (falecido) que, embora sendo semi-analfabeto, me ensinou a ler o mundo, suas mensagens e como me utilizar delas. E o outro, principal "culpado", foi a leitura. Como não havia luz elétrica em minha casa, lia à luz de lampião a querosene. De manhã, ao lavar o rosto, percebia que havia sinais de fumaça nas narinas.
Tenho por certo que somente bons leitores adquirem conhecimentos de maior solidez, têm mais cultura e aprendem melhor a filosofia.
QUAL O SEU PASSATEMPO E O QUE FAZ COMO HOBBY? Ler, escrever, criar poesias, juntar orquídeas e perigrinar, por cultura, aventura e religiosidade.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... Uma luta para manter-me motivado a viver, por conta das sequelas do "ex câncer". Quem não encontra motivação para viver é igual peru, morre na véspera.
QUAL PROJETO QUE AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA DE REALIZAR? Escrever e lançar um livro que responda os mais profundos anseios da Humanidade; Falar para 70 mil pessoas, já falei para quatro mil. É impressionante.
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? Tenho duas. A de ser padre, considero que fui um ótimo padre, enquanto estive na ativa e cumpri bem meu dever. A outra foi a de casar e ser pai. Acho que tenho respondido bem esta segunda vocação. Primeiro por ter encontrado uma excelente esposa - uma mulher inteligente, competente, compreensiva, dedicada, perspicaz e, acima de tudo, bonita. Segundo pelos filhos, nora e neto maravilhosos, que só me dão alegria. Sou um homem feliz e realizado como pai e agora avô.
QUAL DECISÃO JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Ter deixado de ouvir mais meu pai, meu avô materno e minha avó paterna.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Os professores Itamar Tagliari e Edson Hirata, o "China" - foto- e Luiz Carlos Kehl. CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? José Aroldo Galassini, professor Agenor Krul (foto) e Denir Daleffe.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... A esperança do futuro, pois este Município tem tudo para dar certo. É ainda uma criança e já tem tudo. Vocês vão ver quando crescer.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Próspera, bem desenvolvida, a melhor do Paraná, uma das melhores do Brasil e a melhor do Mundo para se viver. Esta cidade tem futuro garantido.
QUAIS ENTIDADES O SENHOR PARTICIPA ATUALMENTE? AME - Associação Mourãoense de Escritores, Academia Mourãoense de Letras, Academia Mourãoense de Filosofia, Academia Virtual Brasileira de Letras, Academia Literária da Língua Portuguesa, Centro de Letras do Paraná, Fundação são José de Ciência Humanas e Religiosas, NECAPECAM - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na Região de Campo Mourão.Primeira reunião em 2011 da Academia Mourãoense de Letras na Estação ada Luz.
SAUDADES: DO QUÊ OU DE QUEM?: Da sala de aula e de meu filho que se encontra na Europa.
O SENHOR SE ORDENOU PADRE, PEDIU AFASTAMENTO DAS SUAS FUNÇÕES MINISTERIAIS E CASOU-SE COM SUA ESPOSA. COMO ISSO ACONTECEU EM SUA VIDA? Não é que fui padre, sou padre dispensado das funções. O Sacramento da ordem não é tirado de uma pessoa, pois é um caráter que lhe foi impingido permanentemente. Pedi a dispensa por me encontrar em grande crise existencial, temendo não responder adequadamente às exigências legais e morais no exercício do ministério. Por isso resolvi pedir dispensa e encontrar alguém que me ajudasse. E encontrei. Casei com uma mocinha, hoje advogada, professora, Mestre em Direito, Rita de Cássia Cartelli e somos felizes há 28 anos, dos quais, mais da metade dedicados à Educação de Campo Mourão.
Meu pedido de dispensa foi assim. Em junho de 1982 fui falar com o Senhor Bispo. Disse a ele que não estava aguentando mais e queria pedir minha dispensa para sair. Ele me respondeu "fique até as festas do final do ano, para ajudar o pároco, aí você sai", como que diz, "esse moleque logo muda de opinhão e me pede para ficar". Guardei aquilo no coração. Não Falei mais com ele sobre esse assunto. Nesse tempo conheci mais profundamente minha futura esposa. Começamos a namorar escondido. No dia, que para mim, foi o combinado, 02 de janeiro de 1983, haviam terminadas as festas que o Bispo falou, rezei a última Missa, despedi-me da comunidade, juntei todas as coisas que me pertenciam, alguns livros velhos que os carrego até hoje, coloquei tudo em um fusquinha velho que tinha e fui para Guarapuava "entregar a Batina" para o Senhor Bispo. Então, depois de muitas lagrimas, muita conversa, ele aceitou meu pedido de dispensa. Protocolou a carta e me deu um abraço paternal, com muito carinho, me abençoou e me desejou felicidades e sucesso. Fui embora, mas nunca deixei de trabalhar pela Igreja e pelo Reino de Deus. O QUE SIGNIFICA PARA O SENHOR FAZER PARTE DAS ACADEMIAS DE LETRAS E DE FILOSOFIA, E DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ? A realização de um sonho. Uma imensa honra. A legitimação daquilo que fazíamos informalmente. A possibilidade de continuar estudando, aprendendo e convivendo com pessoas que buscam o mesmo ideal nas letras, na cultura, na filosofia e nas artes literárias. Essas agremiações das quais participo, são um verdadeiro aprendizado. Considero-me um felizardo em poder participar e de dar um pouco daquilo que um dia recebi recebi.

Na foto, na posse no Centro de Letras do Paraná ao lado dos escritores Antonio Senna e Jair Elias.
COMO ESTÁ CAMPO MOURÃO NA ÁREA CULTURAL? É um município que produz muito. Nossa produção literária, embora às vezes careçamos de mais apoio de quem de direito, é invejavel, no Estado do Paraná e em parte do Brasil. Entendo que a cultura tem que se enraizar na cabeça e no coração do povo a ponto de transformar seus costumes, criar hábitos bons e aperfeiçoar os relacionamentos. Isso é diferente de somente promover ações culturais. A cultura tem que ser plantada, adubada, podada, regada e lhe ser dispensados muitos cuidados, para muitos e bons frutos. Acredito que a cultura deva ser sempre mais mais animada do que todas as outras áreas.
QUAL PERGUNTA NAO FIZ QUE O SR GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Quantos livros e outras obras escreveu? O primeiro foi um caderno e poesias românticas que, infelizmente perdi. Tenho oito livros solo, sendo quatro editados tradicionalemte, dois eletrônicos e dois prontos mas ainda não editados. "Uma Vida e um Mundo Melhor Para se Viver", "Anseios D'Alma", Um Et no Oeste do Paraná", "As Luvas do Capitão Gancho", "Gritos de Amor e Paixão", "Pérolas Preciosas". "Leão da Montanha" e "O Lobo do Terceiro Planalto", respectivamente. Tenho mais de trinta obras editadas em coletâneas de Campo Mourão e do Brasil. Também, mais de uma centena em jornais e revistas, alé das espalhadas em páginas e concurso na Internet.

QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Primeiro me senti indigno, depois orgulhoso, enfim, uma responsabilidade muito grande. Mas, na verdade, esta é uma oportinidade na vida, que me faz muito feliz. De fato, um presente. Meu sentimento é de gratidão, para esse grande homem da imprensa e do esporte mourãoense, Confrade, Dr. Ilivaldo Duarte. Obrigado e parabéns por seu grande e valioso trabalho.
QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE A ENTREVISTA DE DOMINGO? Uma das melhores. Creio que cumpre a importante missão de resgatar e expor a lume a história do esporte, da cultura e da política e dos grandes feitos mourãoenses. Parabéns pela brilhante iniciativa e coragem da continuidade. Votos de grande e perene sucesso.

QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? É importante viver bem. Ter a consciencia irrepreensível. Amar e respeitar as pessoas, os animais, a natureza e a vida. Plantar coisas boas para poder colher o que á de útil de de melhor para si e para a família. Quem planta o mal colherá o mal, é a lei da natureza. Minha sugestão para se viver melhor é a prática da leitura e da meditação diária. Isso sim nos faz perfeitos.

Como mensagem, quero emprestar a poesia que há muito fiz para minha esposa e, com sua permissão, deixá-la como mensagem aos leitores desta página: "Meu Grito" Cansado deste silêncio tímido e tolo em relação a nós resolvi gritar para sua e minha libertação: Eu amo você!
NOTA DO BLOG: algumas frases de Amani Spachisnki de Oliveira.
"Com a leitura, o ser humano, desenvolve habilidades interiores, para interagir diligentemente, em todas as instâncias do desenvolvimento sócio, cultural, econômico e politicamente em sua comunidade."
"O espírito em trevas mergulha no caos. A dor na alma escurece o caminho. O ser humano vê que está sozinho. Em meio a augúrios de inimigos maus"
"Nem sempre as qualidades exteriores fazem a diferença, mas as interiores. E estas é que fazem alguém voar ou tornar-se príncipe muito querido."


Conheça um pouco mais de Amani Spachinski visitando os sites:
Amani, na primeira fila do Teatro Municipal, na posse da Academia Mourãoense de Letras em Campo Mourão.

2 comentários:

  1. Com muita alegria faço uso deste espaço para dizer que tenho grande admiração pelo prof. Amani. É, sem dúvida, um homem ilustre que semeia "vida e libertação" por onde anda. Tenho imenso orgulho de ser seu amigo.

    Quando ele entra na minha fila da Comunhão, penso: "como pode, eu como Ministro Extraordinário da Eucaristia, distribuir a Hóstia Consagrada a um Padre?". De fato, ele continua sendo.

    Prof. Amani, profª. Rita e filhos, recebam meu abraço fraterno e total estima! Deus os abençoe, abundantemente!

    ResponderExcluir
  2. parabéns meu irmão Ilivaldo pela brilhante homenagem ao Prof. Amani, uma pessoa vitoriosa e iluminada. Que Deus continue abençoando o prof Amani e sua família e tendo sempre a sabedoria e o brilhantismo para continuar sua caminhada.
    abraços Ilioneti.

    ResponderExcluir