13 de fev. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Ivo Chiroli


Uma pessoa simples, batalhadora e vencedora, com bons propósitos e uma energia enorme, desejando o bem para todos. Este é um breve perfil do conhecido Ivo Chiroli, da Gráfica Mourão, um dos gráficos mais experientes do Norte e Centro-Oeste do Paraná. Ele é o homenageado desta semana aqui na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Ivo nasceu em Tabatinga (SP
), é casado com Maria Cleide, pai de Marcos, Marcelo, Márcio e Ivo Júnior, Ivo Chirolli, e avô de Ana Laisa, Nicole, Ivo Neto, Lenara, Isadora, Pedro Otávio e Enzo.
Ele chegou em Campo Mourão em primeiro de abril de 1969, para gerenciar uma gráfica. Mas, antes passou a infância em Maringá, dos 9 aos 32 anos. Em um ano morou em Londrina trabalhando e praticamente vivendo dentro da Grafica Ipê, onde conheceu Walkírio Bueno, que mais tarde tornou-se seu sócio na Grafica Mourão.
Honestidade, integridade, disciplina e ética, são valores que o patriarca da família Chiroli tem praticado ao londo desses mais de 40 anos em Campo Mourão. Seu legado continua na pessoa dos seus filhos que trabalham e continuam o ideal do pai na mesma gráfica, que foi o motivo de sua vinda ao solo mourãoense.
Conheça um pouco da história deste mourãoense de coração, santista e coxa-branca apaixonado Ivo Chiroli, aqui na ENTREVISTA DE DOMINGO.
QUEM É IVO CHIROLI? Nasci em 5 de abril de 1937, em Tabatinga - SP (Fotos abaixo). Sou filho de João Chiroli e Rita Chiroli, casado com Maria Cleide Mendonça Chiroli, pai de Marcos, Marcelo, Marcio e Ivo Junior. Sou avô de Ana Laísa, Nicole, Ivo Neto, Lenara, Isadora, Pedro Otávio e Enzo. Cheguei em Campo Mourão em primeiro de abril de 1969, por causa de um convite de Benedito Aparecido Gonçalves para gerenciar uma gráfica. Minha infância foi em Maringá dos 9 aos 32 anos, nesse período passei um ano em Londrina trabalhando e morando dentro da Gráfica Ipê. Foi lá que conheci o Walquírio Bueno e mais tarde, em 1970 fomos sócios na Gráfica Mourão até os anos 80.
A imagem da sede da Gráfica Mourão na Rua Harisson José Borges.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou honesto, simples e trabalhador, seguindo a filosofia do meu pai João Chiroli.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? aos 7 anos trabalhei na aroça carpindo mato, aos 11 anos comecei a entregar leite na cidade e aos 13 anos entrei em uma gráfica pela primeira vez na cidade de Maringá chamada Tipografia Maringá, foi onde comecei como aprendiz de tipógrafo. Depois passei a trabalhar em outra gráfica chamada Paraná e depois na Gráfica Bandeirante onde fiquei por mais ou menos 1 ano. Em seguida fui para Londrina trabalhar na Grafica Ipê, de 1955 a 1956, onde conheci o Walquírio Bueno. Depois voltei para a Gráfica Bandeirante onde trabalhei até 1969 quando vim para Campo Mourão gerenciar a gráfica do meu primo Benedito. E após, comprei a Grafica Mourão juntamente com
meu amigo e sócio Walkírio Bueno - na foto, ao lado da esposa Diva.
POR QUÊ CAMPO MOURÃO? E A CARREIRA DE GRÁFICO? A carreira de gráfico foi porque um primo já trabalhava em gráfica e gostou do emprego e da profissão. Foi o primeiro emprego fora da roça. Escolhi Campo Mourão porque quando seu primo chamou para trabalhar na gráfica aqui em Campo Mourão iria ganhar mais e pela cidade ser pequena e calma, gostei da cidade e viu um ótimo futuro para criar meus filhos.
NO ESPORTE: JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Somente amador, nos times de gráfica contra gráfica, no campeonato interno nunca saimos fora da cidade para jogar bola. Jogava de lateral-esquerdo, depois passei a ser goleiro tanto no futsal quanto no futebol de campo.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E IDOLO? Futebol Santos Futebol Clube.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE: QUEM FOI O “CULPADO”? A primeira vez que viu um time jogando foi em 1955 quando ouvia jogos do Campeonato Carioca e ddo Paulista pelo rádio porque até então não tinha visto rádio e muito menos televisão pois morava no sítio que não tinha nada disso. A partir daí quando ouvia os jogos pelo rádio fiquei encantado com o futebol e pela emoção que o rádio passava nos jogos.
Vi o Santos jogar na primeira vez de 1960 a 1966 com Pelé, vi o Pelé jogar várias vezes, inclusive uma vez em Maringá quando o Santos goleou o Grêmio de Maringá, que na época era o atual Campeão Paranaense, por 11 a0 ou 11 a 1, não me lembro. Só sei que foi um show de bola.
NOTA DO BLOG: A foto ao lado é do jogo que o Ivo citou. O Grêmio Esportivo foi massacrado pelo esquadrão fantástico do Santos por 11 a 1, com oito gols marcados em menos de 20 minutos. Mas havia um compromisso entre os dois clubes de fazer um amistoso verdadeiramente "Amistoso" para mostrar as grandes estrelas do clube bicampeão mundial, arrecadar dinheiro e comemorar o 18º aniversário de Maringá. O Santos era a base da Seleção Brasileira que ia para a Copa. Mas os Santisstas naão cumpriram o acordo e o Grêmio foi Goleado. Pelé marcou dois gols nesse histórico jogo.
O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM GRÁFICO? Tem que gostar da profissão, só isso.
Ao lado de colaboradores da Gráfica Mourão, há várias décadas.
QUAL O SEU PASSATEMPO E O QUE FAZ COMO HOBBY? Antigamente lia muito livros de faroeste, gostava de dançar bastante, frequentava bailes da sociedade sempre, hoje em dia somente TV, Novelas e Futebol. Atualmente tenho me divertido e viajando quase sempre.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É..... o momento mais tranquilo, não tenho tanto compromisso quanto antes faço academia, caminhada convivo mais com minha esposa e com os filhos, certamente é a melhor idade.
QUAL PROJETO QUE AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA DE REALIZAR? Conhecer mais o Brasil em geral, praias do sul e do nordeste brasileiro são minhas prioridades atuais. QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? A maior decisão que mais marcou foi o casamento e a compra da gráfica.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Tudo o que eu fiz não me arrependo de nada, foi tudo conforme tinha que ser.
QUAL O TÍTULO MAIS IMPORTANTE? A homenagem que o Rotary Campo Mourão fez, juntamente com a homenagem do Programa Falando Sério com o Luiz Gonzaga Aguiar e também o Tocando de Primeira com Ilivaldo Duarte, foram as maiores homenagens que recebi pela vida profissional que eu traçei.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Jair Grasso, Itamar Tagliari e Ferruginha (Djeferson Rossano Matos).
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Dr. Renato Fernandes Silva como ex-prefeito de Campo Mourão e advogado; Bispo Dom Mauro (foto) como representatividade religiosa e Antonio Corpa Neto como presidente do Lar dos Velhinhos.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... Que tem muito a se desenvolver, uma cidade que acolhe bem seus visitantes. É uma cidade muito acolhedora.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Com grandes indústrias, um comércio forte e que mantenha a população segura e com educação de primeira.
SER HOMENAGEADO COM O TROFÉU TOCANDO DE PRIMEIRA NA RÁDIO COLMÉIA NO SÁBADO 5 DE FEVEREIRO DE 2011 FOI.... Uma sensação muito agradável que eu nunca esquecerei. Ivo Chiroli e Ilivaldo Duarte, em 5 de fevereiro de 2011.
SAUDADES: DO QUÊ OU DE QUEM?:
Dos meus pais já falecidos. QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Orgulho e grande vaidade pela homenagem e também, de enorme agradecimento.
QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE ESTE QUADRO NO BLOG: ENTREVISTA DE DOMINGO? A impressão de ser uma pessoa importante para Campo Mourão e de ter meu trabalho reconhecido.
O pai e os quatro filhos, há dez anos na Gráfica Mourão.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Que vejam o BLOG, prestigem quem trabalha homenageando o esporte e a história viva de Campo Mourão. Compartilhem com os amigos e aprendam a admirar quem fez e faz de Campo Mourão a melhor cidade para se viver.

2 comentários:

  1. Parabéns aos membros da família Chiroli pelo exemplo de vida perseverante. Peço a Deus que derrame abundantes graças sobre todos! E mais uma vez os nossos agradecimentos ao confrade Ilivaldo pela entrevista de pessoas que constroem a história do nosso município de Campo Mourão!

    Prof. Agnaldo

    ResponderExcluir