17 de fev. de 2011

COLUNA DA CAMILA ZAZULA: Gagueira Infantil


Aprender a falar é muito complicado. Pequenas disfluências fazem parte deste processo. Para algumas crianças, no entanto, estas podem ser sinais que deveriam nos alertar para uma possível gagueira, especialmente se a família tem história positiva.
A criança por sua condição de estar desenvolvendo as habilidades motoras e lingüísticas, está sensivelmente sujeita às determinações motoras, cognitivas e emocionais ligadas à produção da gagueira natural.
Existe a gagueira fisiológica, que acontece entre dois e seis anos de idade da criança. Como ela não tem domínio da língua que esta adquirindo, ela atua em cima desta linguagem, apresentando muitas vezes disfluências, porém consideradas naturais para a própria estruturação da língua e linguagem do ser falante.
Os pais, professores e amigos, por não saberem deste desenvolvimento normal da fala nesta idade, não aceitam sua fala e pedem para que ela fale direito, devagar, pense antes de falar, respire, se acalme, dando importância à forma como ela fala, ao invés de se importarem com a mensagem que está sendo transmitida.
Os pais, familiares, amigos e professores tem que procurar entender as diferenças individuais da fala, aumentar a tolerância, expressar aceitação, descrever os comportamentos ao invés de rotulá-los. Tentar reduzir os medos e as frustrações com a fala disfluente para mostrar à criança como lidar com estes sentimentos. Não repreender, ridicularizar ou expor a criança, não ameaçá-la, castigos, não mandar parar de gaguejar. Não é recomendado “ajudar” a criança completando suas falas, falando ou usando o telefone por ela, nem estimulá-la a substituir palavras gaguejadas por fluentes. Substituir palavras é considerado um insucesso. Aumenta muito o nível de preocupação pelo vocabulário e não diminui a gagueira. A criança, por não saber falar de outro jeito, passa a partir de então a fazer tentativas para falar melhor, de forma que agrade aqueles que não aceitam sua fala e já se considera mal falante. O fato de a criança errar, após acertar, mostra um falante submetido ao movimento da língua.
Vendo-se como mal falante, diante da ideologia do bem falar, antecipando e tentando falar bem, a fala se torna tensa e não sai fluente. Portanto, a gagueira está mais no pensamento do que na fala.
Encontro vocês na próxima semana.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, em Campo Mourão - PR.

7 comentários:

  1. Nesta matéria está muito claro o que acontece com alguns pais em relação a seus filhos com dificuldades na fala. Pela falta de conhecimento da estrutura da fala, acabam pedindo para que a criança fale mais devagar com o intuito de diminuir a gagueira.

    E como diz a matéria: "Não repreender, ridicularizar ou expor a criança, não ameaçá-la, castigos, não mandar parar de gaguejar."

    E eles fazem tudo ao contrário, não todos é claro, digamos uma minoria, não é mesmo?

    Então, para aqueles pais que desconhecem este problema, esta aí uma coluna explicando corretamente o problema. Agora o que os pais devem fazer, é procurar um profissional.

    Ótima matéria!

    Bjos

    Te amo Amor!

    ResponderExcluir
  2. amiga como sempre vc se supera...
    parabêns pela reportagem!
    a clinica betel tem muito orgulho de vc!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Esta matéria mostra o que acontece com os pais que não tem o conhecimento necessário sobre a gagueira. Em muitas vezes, estes, tentam fazer com que o filho se esforce para tentar falar corretamente no intuito de tentar ajudá-lo, e acaba o prejudicando.

    Como está relatado nesta matéria: “Não repreender, ridicularizar ou expor a criança, não ameaçá-la, castigos, não mandar parar de gaguejar.”

    Portanto se os pais realmente conhecerem o problema do seu filho, devem levar a um profissional da saúde mais indicado, que é a Fonoaudióloga.


    Ótima matéria.


    Bjos

    Te amo Amor

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Cá fico orgulhosa de vc amiga, vc é e sempre foi muito inteligente, só podia dar nisso né! Que cada dia vc cresça mais... te adoro...sucessoooooooooo...Mariana Romera

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, fiquei até gago ao tentar falar algo,rssss.
    Parabéns!

    ResponderExcluir